O que esperar de Buenos Aires em 2014?

Podem falar mal de argentino à vontade, mas se tem uma coisa que eles sabem fazer muito bem é vender atrações turísticas e torná-las atraentes.

O tempo vai passando e uma coisa não muda: os turistas não deixam de visitar a capital argentina. Passa ano, entra ano, passa crise, entra crise, Buenos Aires continua um dos principais destinos turísticos da América do Sul. Pensando nisso resolvi dar uma de Mãe Dinah e fazer um exercício de futurologia.

O que esperar de Buenos Aires em 2014?

Rosedal - Buenos Aires para Crianças

Clima

O verão 2013-2014 está batendo recordes na cidade. A onda de calor no final de dezembro foi a mais quente dos últimos 100 anos, gerando caos elétrico e muitos cortes de luz. A previsão continua a mesma até o fim de março, com temperaturas bem altas. É bem comum estar acima de 30 graus à meia-noite.  O calor só vai amenizar mesmo no fim de março. Já o inverno pega mais pesado em julho. Pra mim as melhores épocas para visitar a cidade são no outono e primavera, quando chove menos e o clima é uma delícia.

Câmbio

A cada dia que passa o peso vale menos em comparação ao real. Isso por dois fatores básicos: a inflação argentina e a desvalorização cambial imposta pela equipe econômica argentina. Em 2013 o peso desvalorizou quase 30%. Junto a isso existe a proibição de troca de moeda oficial, o que gerou todo um mercado negro. Facilmente percebido por qualquer turista que passa pela Calle Florida. Se o ritmo continuar assim, a coisa vai ficar pior para os argentinos e melhor para os turistas que trocam dinheiro no mercado paralelo. Mas não seja sem noção e se informe um pouco. Aqui três coisas que você precisa saber antes de aventurar no câmbio negro.

Comida

O bife de chorizo, o dulce de leche e os helados vão continuar dominando a culinária portenha, mas ultimamente raramente vemos alguma nova parrilla abrindo. As pizzarias andam dominando, afinal são muito mais baratas. Uma pizza alimenta com o mesmo preço muito mais gente do que um bife de chorizo. A Avenida Corrientes, por exemplo, está cada vez mais cheia delas. Por um lado é ótimo, já que são mais baratas, mas por outro é bastante entediante. Outras modas gastronômicas que chegaram em Buenos Aires para ficar são as cafeterias modernas, nada daqueles sem graça que ficam em esquinas, o clássico brunch e os restaurantes de portas fechadas.

Cultura

Depois do sucesso enorme das exposições do Ron Mueck na Fundación Proa e da Yayoi Kusama no Malba, os museus devem aumentar ainda mais as opções. O Malba tem Mario Testino a partir de março, por exemplo. Na música, o Lollapalooza passa pela primeira vez na Argentina. Em junho chega o Cirque du Soleil. Isso sem falar no BAFICI, festival de cinema, que é sensacional a cada ano.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

95 comentários em “O que esperar de Buenos Aires em 2014?”

  1. Olá, gostaria que vc me desse uma dica sobre em que bairro ficar. Já fiquei em San Telmo em um hostel muito bem humorado.Adorei! Mas agora gostaria de um lugar mais descolado: viajo com uma amiga e queremos sair para baladas contemporaneas, vinho, jazz, gente bonita. Um lugar seguro, Será em outubro, Alguma dica? Outra questão: a feira de Matadouros vale a pena?

    Responder
  2. Ola, ja comprei minhas passagens para os dias 14 à 20 de outubro de 2014. Estarei indo na companhia da minha tia.
    Ainda não reservamos hotel, estamos conversando com a atendente do hotel America del Sur Hostel – Buenos Aires! É indicado? A duvida que quase todos os brasileiros tem quando viajam para BA (principalmente nós que estamos indo a 1° vez) É melhor levar dólar, real, pesos ou um pouquinhos de todos? rs
    Bom, estou seguindo suas dicas e sempre que eu tiver alguma duvida com certeza vou tirar com você!

    Obrigada desde já!

    Responder
  3. Olá Milton já comprei passagens para BsAs entre os dias 13 e 24 de outubro/2014. Já fui duas vezes, foi super bom. Estou indo sozinho. Companhia é sempre bem vinda. Abraço!

    Responder
  4. Bom dia Túlio , vou em dezembro passar sete dias , mas fiquei um pouco receiosa por causa da crise que está acontecendo por aí , passou no jornal nacional que em alguns mercantis fecharam e lojas também , que a calle florida estava ficando perigosa, alguns golpes sendo aplicados … Vc acha que mudou muita coisa para nós turistas ? Está perigoso visitar buenos Aires?
    Att

    Responder
    • Marília, perigoso é visitar o Rio de Janeiro e São Paulo. Comparada com essas cidades, Buenos Aires é tranquila. Sim, a crise existe mas não está essa catástrofe toda. Ela afeta mais a vida da classe média do que os turistas. Os restaurantes continuam cheios e os pontos turísticos lotados. Isso de Calle Florida falida e dos golpes é algo que sempre esteve presente, com crise ou sem crise. Existem muitos outros locais para fazer compras.

      Responder
  5. Oi Túlio!Adorando suas dicas.Vou pra Bs As nesse fim de semana com um grupo de 18 amigos.Li várias dicas de restaurantes,mas são muitas opções.Ja estivemos na cidade outras vezes,conhecemos Lá Cabrera,Café tortoni ,La Parollacia…Chegamos na quinta e voltamos na segunda.Gostaria q vc me passasse o nome de uns 4 restaurantes imperdiveis na sua opinião.De pé sujo a restaurante legal.Rs..Obrigada.

    Responder
    • Michelle, só procurar os posts de restaurantes aqui. Temos vários.

      Responder

Deixe um comentário