San Antonio de Areco: tranquilidade e relax bem perto de Buenos Aires

Seja pela distância ou seu preço, Buenos Aires é um dos destinos preferidos dos brasileiros na hora de viajar. Conheço gente que já veio várias vezes e até mesmo alguns apaixonados pela cidade que viajam todo ano para cá.

Porém, mesmo com tantas opções de turismo na capital argentina, chega um momento que o visitante mais frequente quer fazer algo diferente. Para todas essas pessoas ou para quem quer dar uma escapada para relaxar do estresse porteño recomendo San Antonio de Areco.

Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)

San Antonio de Areco

San Antonio de Areco

Essa cidadezinha de cerca de 20 mil habitantes, que está 113 km de Buenos Aires, é carregada de história.

Fundada em 1730, mesmo ano que foi inaugurada a igreja principal da sua praça, San Antonio de Areco é conhecida por ser um dos lugares que mais mantém a tradição dos gauchos. Não é nada estranho cruzar com alguns vaqueiros com belas roupas de gauchos passando pela cidade, sentados num barzinho ou até mesmo dirigindo um carro totalmente bêbado. Sim, presenciei essa cena!

San Antonio de Areco

Pacata como qualquer pequena cidade, San Antonio de Areco possui ótimas opções de turismo rural ou turismo relaxante. Algumas estâncias proporcionam um dia de gaucho, perto do Rio Areco, ou você simplesmente pode pegar uma bicicleta ou alugar um cavalo, andar pelas estradas que levam às fazendas e sentar na sombra de uma árvore e ver aquele infinito campo verde com vacas, cavalos, ovelhas e até mesmo lhamas.

Um dos locais tradicionalíssimos da cidade, onde encontramos uma patota de gauchos conversando e bebendo tranquilamente, é o Boliche de Bessonart.

Antigo ponto de encontro de vaqueiros e gauchos da região, esse bar foi fundado nos idos de 1850 e pelo jeito até hoje sua fachada nunca sofreu uma reforminha. Esse clima rústico e até mesmo primário dá mais autenticidade para o lugar, que fica na esquina das calles Zapiola e Segundo Sombra.

Imperdível => Passeio Estância, Churrasco e Folclore em San Antonio de Areco
(saindo de Buenos Aires)

San Antonio de Areco

La Vieja Sodería, um bar novo mas com ares de antiguidade é outra opção para tomar uns bons drink. Fica na Bolivar 196.

Numa cidade que cultiva suas tradições, obviamente a comida aqui é o churrasco. O tradicional asado argentino pode ser devorado em praticamente todos os restaurantes.

O Almacén de Ramos Generales (Calle Zapiola 143) é um dos mais movimentados da cidade, do mesmos donos do La Vieja Sodería. Com uma decoração cheia de quinquilharias e itens do campo, tem um ambiente bastante pitoresco. Como nesse dias não estávamos muito afim de bife, escolhemos uma truta com roquefort que estava uma belezinha. Além do mais, o Almacén vende coca de 1,25 litro! Um fator preponderante para saber se um lugar é honesto é quando eles vendem coca de litro. O Manolo, em Buenos Aires, é um deles.

San Antonio de Areco Argentina

O restaurante Guida (Calle Arellano 75) chama atenção por pegar pratos tradicionais e modernizá-los um pouco. Que tal um bife de bondiola com molho de cerveja e mostarda? Ou um peito de frango recheado acompanhado de risotto de pesto? Como quase todos lugares de San Antonio de Areco, o Guida possui um pátio interior em que o almoço a céu aberto numa sombrinha fica ainda mais saboroso.

Para sobremesa não há outro local senão a Fábrica de Chocolates La Olla de Cobre (Calle Matheu 433). Esse pequeno lugar é ponto de peregrinação de todo turista que visita a cidade. Sentamos lá para tomar um café por alguns minutos (o chocochino estava uma delícia) e pudemos ver a movimentação de visitantes de um dia, excursões de aposentados e várias famílias. Todos em busca dos deliciosos e caseiros chocolates vendidos por quilo, alfajores e vários outros tipos de doces. O ritmo de fabricação é frenético. Nunca imaginaria que esse casinha tão diminuta produzisse tantas delícias!

Para o finzinho da tarde, comecinho da noite, está o bar El Mitre. Localizado na esquina das Calle Mitre e Alsina, na praça principal da cidade, esse bar também é super histórico. Afinal o que não é histórico em San Antonio de Areco?

El Mitre só abre no finzinho da tarde e vende ótima cerveja, comida e uma picada deliciosa. Perfeito para sentar e olhar o não movimento dessa calma cidade. Pode parecer programa de velho, mas tem certas horas que tudo que você mais quer é fazer nada, não é?

Em Mitre

Fiquei encantado por tudo de San Antonio de Areco, mas tenho certeza que metade de todo encantamento veio pelo hotel onde fiquei, o Paradores Draghi. Gostei tanto de lá que fiz um post só sobre ele.

Confira outras opções de hospedagem em San Antonio de Areco aqui

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Como chegar em San Antonio de Areco?

Existem ônibus saindo do Terminal de Retiro de Buenos Aires com vários horários todos os dias para San Antonio de Areco. A passagem custa  cerca de 7 dólares e é possível comprar direto no site da companhia Nueva Chevallier. A viagem dura cerca de 2 horas.

Outra opção, claro, é ir de carro pela Ruta Nacional N° 8, caso tenha alugado um. 😉

Vale a pena olhar o site de turismo da cidade, que é bem completinho e tem informação sobre o que fazer, além de muitos lugares para comer e se hospedar.

Boa viagem!

bate e volta de Buenos Aires

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

33 comentários em “San Antonio de Areco: tranquilidade e relax bem perto de Buenos Aires”

  1. Pessoal, pra quem chega em Ônibus em Areco, tem algum tipo de Taxi ou similar para levar até as estâncias? 20 km de distância!

    Responder
  2. Já li inúmeros comentários, inclusive em sites especializados (Vj na Vg), de que não vale a pena visitar o Caminito. É isso?

    Responder
    • Valmyr, Caminito é lindo e tem uma história muito bonita. Vale a visita sim, de repente visitando no mesmo dia que a feria de san telmo. Só nao espere grandiosidade.

      Responder
  3. Olá pessoal! Devo confessar que os comentários do cidadão que “esculhambou” com Bs As me deixou meio desanimado. Estamos com passagem e hotel reservado (Sielo) para março/2017. Ficaremos sete dias (seis pernoites) na Ricoleta. Nossa intenção é visitar sacramento (URU), La Plata (recomendam?) e gastar tempo aqui e alí. Ainda bem que imediatamente outros viajantes desmentiram as opiniões pessimistas do Endie Eloah. Estou aberto a outras sugestões de passeio e diversões. Desde já agradeço!!!!

    Responder
    • Valeu! Enquanto um esculhamba tem milhoes que visitam a cidade todo ano

      Responder
  4. Bom Dia Tulio! Estou com passagem comprada para Buenos Aires. Embarco dia 11 de novembro de 2016. Ficarei apenas 4 noites. Quero separar um dia para conhecer tradições gaúchas argentinas! também gostaria de comer aquele churrasco tradicional gaúcho na fazenda! Posso ir para Areco passar apenas 1 dia ou ficaria cansativo (voltaria para dormir em Buenos Aires)? Eu já havia pesquisado sobre uma fazenda mais próxima a BsAs chamada Don Silvano. Tendo em vista que só tenho 1 dia para este passeio, qual que vale mais a pena? obrigada desde já! Ass. Andreia

    Responder
    • Oi, Andreia! Dá sim, é uma viagem rapidinha pra Areco e curto muito a cidade.

      Responder
  5. nossa… simplesmente BIZARRO o comentário acima.
    BUE é simplesmente deliciosa. Comida IMPECÁVEL. Arquitetura sensacional.
    É uma cidade que não se esgota.
    Já fui 9 vezes e pretendo voltar.
    Brasil só tem destinos “caros” (e muito), claro que tem exceções. Mas basicamente é isso.

    Responder

Deixe um comentário