Trabalho voluntário em Buenos Aires – Dica do leitor

A dica do leitor de hoje está sensacional! A Roberta do blog Buena Onda veio para Buenos Aires passar uns meses fazendo trabalho voluntário com crianças e adolescentes e acabou se apaixonando pela cidade. Então ela não vai nos contar seu roteiro, mas sim dar algumas dicas de quem realmente viveu a vida portenha durante um tempinho.

Mas se você está buscando roteiros de viagens para planejar sua vinda para Buenos Aires, sugerimos o nosso Guia Básico de Buenos Aires – O que fazer em 4 dias. Pois com ele sua viagem já está planejada! O blog tem também o Guia Lado B dos pontos turísticos em Buenos Aires, para quem quer fugir um pouco do circuito tradicional de turismo da cidade.

Trabalho voluntário em Buenos Aires – Dica do leitor

dica_do_leitor_1

Buenos Aires, tão querida!

Fui passar uma temporada em Buenos Aires para trabalhar como voluntária de um projeto cultural num abrigo para crianças e adolescentes. O contato com os meninos da fundação me ajudou muito a entender o país que eu escolhi para viver essa experiência. A curiosidade deles sobre o Brasil ia muito além do futebol e acabávamos conversando muito sobre educação, política e desigualdade social, já que os dois países se parecem em alguns desses aspectos. Conversando com as pessoas do lugar você descobre coisas que nenhum livro te conta.

Conheci o lado maravilhoso e o lado não tão lindo de Buenos Aires. Morava no Centro e sempre ficava de saco cheio por causa de trânsito, lixo na rua, ônibus cheio, preços que não param de subir, protestos, greves, etc. Mas no final do dia eu percebia que apesar de tudo isso eu gostava mesmo de Bue e era exatamente ali que eu queria estar e não em outro lugar do mundo.

dica_do_leitor_3

Buenos Aires é uma mescla de elementos que às vezes tem cara de Europa. Mas o sotaque, a música, a criatividade e as cores nos lembram que Bue é pura latinidade. Nem todo mundo se acostuma com o ritmo, com as pessoas e com as bizarrices que só existem lá. Mas para mim, a cidade é realmente mágica e é onde eu me sinto em casa.

Tudo é acelerado, a vida cultural não para e a vida noturna então, nem se fala. Mas ao mesmo tempo a cidade parece conspirar para que a vida passe devagar enquanto você lê um livro em um café ou toma mate no parque curtindo um fim de tarde qualquer.

dica_do_leitor_5

Mais do que ter visitado e morado, eu vivi Buenos Aires. Deixei um pouco de mim na cidade e carrego um pouco dela comigo. Recomendo que você viva a sua Buenos Aires também. Mas se quiser experimentar um pouquinho da minha, deixo algumas sugestões:

  • Passe uma tarde nos Bosques de Palermo. Seja andando de patins, nos pedalinhos, de bike ou simplesmente boludeando na grama. É um dos lugares mais gostosos da cidade.
  • Tem muita música nas ruas, e não só tango. Para apreciar um pouco do sotaque e da criatividade musical argentina eu escuto bastante Los Fabulosos Cadillacs, Divididos, Los Coming Soon, Perota Chingo, Los Piojos, La Franela, Soda Stereo, Bajofondo, Fito Paez e Babasonicos.
  • Tem vários bares excelentes espalhados pela cidade. Para experimentar alguns drinks belíssimos, vá no Victoria Brown, The Sensi, Lupita e Florería Atlántico.
  • Se você também curte uma cerveja, nem só de Quilmes se faz uma Argentina. Não deixe de conhecer a Antares. A cerveja HoneyBeer e a porção de Papas Antares são a minha receita para uma happy hour de sucesso.
  • O Palácio Barolo é uma das construções mais lindas da cidade e de quebra tem uma vista incrível. O congresso visto a partir da Avenida de Mayo e o Obelisco visto da Avenida Corrientes são outros ângulos ótimos para fotografar o Centro Porteño.
  • A feirinha da Plaza Serrano é tão legal quanto a de San Telmo.
  • Aproveite os (muitos) cafés. O Croque Madame (no Museu de Arte Decorativo) é um dos meus favoritos pelo combo charme e ar livre.
  • Se for viajar entre dezembro e fevereiro, prepare-se. O verão em Buenos Aires é pesado. Para enfrentá-lo corra para San Isidro. Em Acassuso tem o complexo Peru Beach e rola até kayak e windsurf.
  • Desencane um pouco de Havanna e Freddo e experimente todos os sorvetes e alfajores.

dica_do_leitor_2

O legal das grandes cidades do mundo é que elas podem ser o que a gente quiser, é só abrir a mente e o coração. Já perdi a conta de quantas vezes vi gente falar mal ou bem de um lugar que não conhece, quando deveríamos simplesmente ir e tirar nossas próprias conclusões. O mesmo acontece com Buenos Aires. Tem gente que ama e tem gente que odeia. Vale a pena ir e desenhar sua própria experiência.

Por aqui, eu ainda tenho muito mundo pra ver. Mas de você eu sinto saudades sempre, minha Buenos Aires.

dica_do_leitor_4

Muito obrigado pelas dicas, Roberta! Ótimo ver essa sua vivência compartilhada aqui! 

Se você gostou dessa dica e quer ver muitas outras mais, visite a categoria DICA DO LEITOR.

E para você que já visitou Buenos Aires, por que você ainda não nos mandou o seu relato? Vamos amar ler sobre sua experiência na cidade, por isso mande seu texto com algumas fotos para airesbuenosblog@gmail.com.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

2 comentários em “Trabalho voluntário em Buenos Aires – Dica do leitor”

  1. Gostaria de saber como fazer este trabalho voluntário, pode dar o contato?

    Responder

Deixe um comentário