A gente já escreveu aqui sobre viajar de ônibus para Buenos Aires e já demos algumas dicas sobre os dois aeroportos, para quem chega voando. Mas que tal uma viagem de carro para a Argentina?
Reunimos a seguir algumas dicas essenciais para quem está planejando encarar uma aventura de carro a Buenos Aires ou outro lugar da Argentina. Será um tantinho burocrática, mas certamente inesquecível.
Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)
Tudo o que você precisa saber para uma viagem de carro à Argentina
A primeira coisa que você precisa saber antes de pegar a estrada rumo a Buenos Aires é que alguns documentos serão necessários:
– Carta Verde. Não, não se trata da PID, a Permissão Internacional para Dirigir – que, aqui, não é exigida. Trata-se de um seguro obrigatório contra terceiros para rodar nos países do Mercosul, que você deve contratar por alguns bancos ou com um corretor de seguros pelo tempo que estiver no exterior. É bom estar atento para a data de vigência e quem sabe deixar uma folga, para o caso de qualquer imprevisto na viagem.
– Carteira Nacional de Habilitação, que o motorista obviamente deve trazer (dentro da validade, por favor!), não se esqueça também da Carteira de Identidade, já que a primeira não exclui a segunda.
Na Argentina, como você sabe, brasileiros não precisam necessariamente mostrar o passaporte. Mas o RG tem que ser original, bem conservado e com foto atual. Ou seja: nem pense em tentar passar aquele velhinho, de quando você era criança. Mais informações no nosso post “documentos para viajar para Buenos Aires”.
– Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo original. Veículos também precisam comprovar documentação. Se o carro não estiver no nome do motorista, o proprietário terá que assinar uma autorização e registrá-la em cartório com firma reconhecida. Caso o veículo seja financiado, não esqueça de consultar a financeira ou o banco para conseguir essa autorização. Se você sua viagem de carro para a Argentina é com seu próprio fica mais fácil.
Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!
Para cruzar a fronteira e entrar em terras argentinas, o automóvel deve contar com alguns itens de segurança obrigatórios. Além dos básicos, já exigidos nas estradas brasileiras (cinto de segurança nos bancos da frente e de trás, placa legível, faróis e lanternas funcionando direitinho, estepe, macaco, triângulo e chave de roda), aqui você também é obrigado a portar um extintor de incêndio dentro do prazo de validade e um triângulo adicional.
Os policiais rodoviários argentinos costumam ser bem mais exigentes que os brasileiros, e há relatos de motoristas sobre a obrigação de apresentar kit de primeiros socorros, estepe duplo, correntes para pneus em lugares onde pode nevar, cabo de aço ou cambão de 3 metros para rebocar veículos, apoio de cabeça em todos os bancos e um item no mínimo polêmico: dois lençóis brancos para cobrir possíveis vítimas de acidentes. Como nada disso está incluído na lei argentina, teoricamente você não precisaria trazer.
Mas sempre há o risco de topar com um policial sedento por propina na sua viagem de carro para a Argentina – e aqui, falamos de suborno mesmo, não da famosa “gorjeta” em espanhol -, por isso fica a seu critério se garantir quanto a esses itens extras.
Confira => Passeios em Buenos Aires
Dica: se você tem uma picape equipada com aquelas grades de proteção ou engates para reboque, cuidado. Acessórios não-originais são de uso proibido na Argentina.
Aos que viajam com crianças pequenas: o uso de cadeirinha é lei, assim como no Brasil. E aqui não é aceita a certidão de nascimento, só o RG ou passaporte, mesmo que seja criança de colo. Menores de 18 anos só podem viajar acompanhados do pai e da mãe. Se um dos dois estiver ausente, não se esqueça de pedir uma autorização especial e reconhecê-la em cartório.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Para não ter erro, legalize todos os documentos no Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty, que tem escritórios regionais em várias cidades do Brasil.
Por último: lembre-se de ter moeda local em mãos, pois depois de cruzar a fronteira seus realitos não serão aceitos nos pedágios.
No mais, é aquela história de sempre: dirija com cuidado, respeite o limite de velocidade e jamais beba antes de sentar no banco do motorista na sua viagem de carro para a Argentina!
Buen viaje!
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Sou jornalista e tradutora brasileira, e há doze anos visito regularmente Buenos Aires. Em agosto de 2015 vim pra cá de mala e cuia para passar uma longa temporada. Livros, cinema e cultura em geral são meus assuntos preferidos. Você pode acompanhar minhas andanças aqui no Aires Buenos e também no Medium.
Oi Suelen, ainda está na Argentina, se vc tiver algumas dicas a passar, pretendemos ir de carro eu e meu esposo, e saber se janeiro é uma boa época pra conhecer a Buenos Aires
edinaguedin@gmail.com