Uma das características de Buenos Aires que me chama muito a atenção é sua arquitetura, a estrutura de seus prédios, de suas ruas, de seus monumentos. E um prédio que se destaca na paisagem é o Edificio Alas, um monstro de concreto e linhas retas.
Assim como outras construções da cidade já apresentadas por aqui, como a Biblioteca Nacional da Argentina, o Palacio de las Aguas Corrientes e o Edifício Kavanagh, agora vamos apresentar este, o Edifício Alas.
Não esqueça do seu Seguro Viagem Para a Argentina (aqui tem desconto)
Edifício Alas Buenos Aires
Sempre que passo pela Avenida Leandro Além em Buenos Aires e olho para esse prédio, me sinto meio em Gotan City. Todo quadradão e com seu estilo racionalista – assim como é o próprio Kavanagh que já falamos aqui no blog – o Edificio Alas impressiona.
O que me lembra Gotan City nele são suas várias partes, como se fossem corpos diferentes com alturas distintas. É uma beleza um tanto lúgubre que chama muito atenção na paisagem de Buenos Aires.
São muitas linhas retas, muitas janelas e poucas delas aberats num um prédio com cara de poucos amigos.
| Não sabe onde se hospedar? Leia este post: Hotel em Buenos Aires: dicas para escolher melhor |

História do Edifício Alas
Durante muitos anos, entre 1950 e 1996, ele foi o prédio mais alto de Buenos Aires. Não é à toa, pois são 42 andares de puro concreto. Diz a lenda que foi o primeiro da América Latina a passar de 40 andares.
Construído em concreto armado, foi o primeiro arranha-céu da América do Sul a passar da marca dos 40 andares. Sua forma escalonada é dividida em três partes: a base robusta, uma seção intermediária e a torre esbelta que se projeta no céu. A fachada revestida em granito e o saguão principal em mármore travertino refletem a elegância típica da época.
| Tenha internet 100% do tempo na Argentina – saiba como! |
O prédio tem também uma história curiosa: inicialmente, foi concebido como Edifício ATLAS (Agrupación de Trabajadores Latinoamericanos Sindicalizados SA), mas acabou sendo desapropriado e finalizado pela Força Aérea Argentina, que o utilizou como residência para militares. Com o tempo, passou a ser chamado de Edifício Alas.
Além da sua importância arquitetônica, o edifício já abrigou os estúdios do Canal 7, entre 1957 e 1978, ocupando os subsolos, o térreo e parte dos andares inferiores. Hoje, essas áreas são utilizadas como estacionamento
O Tour de ônibus hop-on hop-off te mostra toda Buenos Aires com conforto e comodidade!

Curiosidades Edifíco Alas Buenos Aires
Como o presidente da Agrupación de Trabajadores Latinoamericanos Sindicalizados SA era funcionário do então Presidente Perón, o edifício conta com umas surpresinhas.
Uma delas é um bunker antinuclear no seu subsolo.
Embora não seja um edifício aberto à visitação turística como outros pontos da cidade, o Alas é facilmente avistado em passeios pela região central e se tornou parte do skyline histórico de Buenos Aires, junto a outros marcos da Avenida Leandro N. Alem, como o edifício Comega.
Para quem gosta de arquitetura e história urbana, vale a pena incluí-lo no roteiro de caminhada pelo centro, aproveitando para observar sua imponência de diferentes ângulos e imaginar como era a cidade quando ele dominava o horizonte portenho.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Onde fica o Edificil Alas
O Edifício Alas fica na calle Leandro Alem, quase esquina com Avenida Córdoba, em pleno microcentro portenho.

- Leia também: Os 10 edifícios mais bonitos de Buenos Aires
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Sou brasileiro e moro há vários anos em Buenos Aires. Cansei de ver brasileiros entrando em roubadas na cidade, por isso sempre tento trazer dicas e as últimas informações para quem quer conhecer a capital portenha. Trabalho no Departamento de Criação da Fox International Channels.
Você pode me achar no Google+
É disso que eu falo! =)
Gracias!