A gente já escreveu aqui sobre viajar de ônibus para Buenos Aires e já demos algumas dicas sobre os dois aeroportos, para quem chega voando. Mas que tal uma viagem de carro para a Argentina?
Reunimos a seguir algumas dicas essenciais para quem está planejando encarar uma aventura de carro a Buenos Aires ou outro lugar da Argentina. Será um tantinho burocrática, mas certamente inesquecível.
Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)
Tudo o que você precisa saber para uma viagem de carro à Argentina

A primeira coisa que você precisa saber antes de pegar a estrada rumo a Buenos Aires é que alguns documentos serão necessários:
– Carta Verde. Não, não se trata da PID, a Permissão Internacional para Dirigir – que, aqui, não é exigida. Trata-se de um seguro obrigatório contra terceiros para rodar nos países do Mercosul, que você deve contratar por alguns bancos ou com um corretor de seguros pelo tempo que estiver no exterior. É bom estar atento para a data de vigência e quem sabe deixar uma folga, para o caso de qualquer imprevisto na viagem.
– Carteira Nacional de Habilitação, que o motorista obviamente deve trazer (dentro da validade, por favor!), não se esqueça também da Carteira de Identidade, já que a primeira não exclui a segunda.
Na Argentina, como você sabe, brasileiros não precisam necessariamente mostrar o passaporte. Mas o RG tem que ser original, bem conservado e com foto atual. Ou seja: nem pense em tentar passar aquele velhinho, de quando você era criança. Mais informações no nosso post “documentos para viajar para Buenos Aires”.
– Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo original. Veículos também precisam comprovar documentação. Se o carro não estiver no nome do motorista, o proprietário terá que assinar uma autorização e registrá-la em cartório com firma reconhecida. Caso o veículo seja financiado, não esqueça de consultar a financeira ou o banco para conseguir essa autorização. Se você sua viagem de carro para a Argentina é com seu próprio fica mais fácil.
Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

Para cruzar a fronteira e entrar em terras argentinas, o automóvel deve contar com alguns itens de segurança obrigatórios. Além dos básicos, já exigidos nas estradas brasileiras (cinto de segurança nos bancos da frente e de trás, placa legível, faróis e lanternas funcionando direitinho, estepe, macaco, triângulo e chave de roda), aqui você também é obrigado a portar um extintor de incêndio dentro do prazo de validade e um triângulo adicional.
Os policiais rodoviários argentinos costumam ser bem mais exigentes que os brasileiros, e há relatos de motoristas sobre a obrigação de apresentar kit de primeiros socorros, estepe duplo, correntes para pneus em lugares onde pode nevar, cabo de aço ou cambão de 3 metros para rebocar veículos, apoio de cabeça em todos os bancos e um item no mínimo polêmico: dois lençóis brancos para cobrir possíveis vítimas de acidentes. Como nada disso está incluído na lei argentina, teoricamente você não precisaria trazer.
Mas sempre há o risco de topar com um policial sedento por propina na sua viagem de carro para a Argentina – e aqui, falamos de suborno mesmo, não da famosa “gorjeta” em espanhol -, por isso fica a seu critério se garantir quanto a esses itens extras.
Confira => Passeios em Buenos Aires

Dica: se você tem uma picape equipada com aquelas grades de proteção ou engates para reboque, cuidado. Acessórios não-originais são de uso proibido na Argentina.
Aos que viajam com crianças pequenas: o uso de cadeirinha é lei, assim como no Brasil. E aqui não é aceita a certidão de nascimento, só o RG ou passaporte, mesmo que seja criança de colo. Menores de 18 anos só podem viajar acompanhados do pai e da mãe. Se um dos dois estiver ausente, não se esqueça de pedir uma autorização especial e reconhecê-la em cartório.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Para não ter erro, legalize todos os documentos no Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty, que tem escritórios regionais em várias cidades do Brasil.
Por último: lembre-se de ter moeda local em mãos, pois depois de cruzar a fronteira seus realitos não serão aceitos nos pedágios.
No mais, é aquela história de sempre: dirija com cuidado, respeite o limite de velocidade e jamais beba antes de sentar no banco do motorista na sua viagem de carro para a Argentina!
Buen viaje!
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Sou jornalista e tradutora brasileira, e há doze anos visito regularmente Buenos Aires. Em agosto de 2015 vim pra cá de mala e cuia para passar uma longa temporada. Livros, cinema e cultura em geral são meus assuntos preferidos. Você pode acompanhar minhas andanças aqui no Aires Buenos e também no Medium.
ola pessoal quero ir agora em dezembro partindo de SC, estou na duvida se desço Punta del leste, Colonia Sacramento, Buenos aires e Mar del plata, ou se vamos a Mendoza direto, se alguem tiver dicas uma pergunta tenho que tirar o engate do carro ou pode ir de boa?
Oi, Andre! Mendoza está a cerca de mil km de Buenos Aires, seria uma viagem bem longa.
Eu sinceramente cortaria Mar del Plata, em dezembro é lotadíssima, com preços caros e a praia em si é bem feia. Não é a toa que os argentinos amam as praias de SC. Mas de resto acho um belo passeio descer até Punta, passar em Montevideu, quem sabe ir na Bodeza Bouza ou outra que tem visita guia e degustacao, depois Colonia e ai pegar o barco pra Buenos Aires.
Já estive em Buenos Aires mas de avião ,mas estarei montando pra 2017 ir de carro pois eu e meu marido gostamos de viajar de carro .
Estarei anotando suas dicas obrigada
olá pessoal
eu sou professora e me encantaria conhecer Buenos Aires de carro também, devido o preço das passagens aereas.
moro no interior de São Paulo e voces poderiam me ajudar?
viajaria com meus filhos e marido.
o que precisaria?
qual melhor caminho?
quais cidades seriam melhores para pernoitar e que lugares no caminho seria interessante conhecer?
grata aguardo resposta
alcione
Oi, Alcione! Diria para vc calcular bem os gastos pq nem sempre pode valer a pena. Uma parada em Foz do Iguacu seria uma boa ou em POsadas na Argentina. O melhor caminho imagino que seria esse. Mas nunca fizemos de carro, ficamos em dívida
Alcione, bom dia. Também moro no interior de São Paulo – Piracicaba. Estou me preparando para fazer essa viagem em Agosto/2017 juntamente com a minha esposa. Gostaria de montar uma “caravana” para realizar essa viagem e, poderíamos amos manter contato. Meu e-mail: thiago.a.s.souza@hotmail.com
Minha esposa e eu fizemos essa viagem em 2002 com uma perua Santana Quantum. Sofremos muito com o calor sem ar condicionado, comodidade com que eu estava acostumado quando viajava pela Argentina a trabalho e usando um carro do escritório da empresa em Buenos Aires. Como trabalhei lá de 1995 a 2008, sempre viajando pelo interior, resolvi ir de carro para dar um gostinho à minha esposa de quão linda é a Argentina. Mas como eu não conhecia bem o Brasil, escolhi uma rota com trânsito muito complicado e perdemos um dia de viagem pois a ideia era ir direto de São Paulo até Puerto Iguazu, em Misiones, mas tivemos que pernoitar em Guarapuava.
No dia seguinte chegamos a Puerto Iguazú e lá ficamos dois dias, um dia para cada um dos parques – brasileiro e argentino – no entorno das cataratas.
Em seguida saímos de Puerto Iguazú e fomos direto a Posadas. Quase tivemos problemas com a Gendarmeria, no posto de controle logo no início da Ruta Nacional 12 (RN12) por causa da adaptação do veículo às exigências apontadas pelo Túlio. Mas eu estava acostumado com o jeito deles pelos anos de experiência por aqueles pagos. E como eu tinha bom traquejo com o castelhano, tudo se resolveu com um papo amigável – os argentinos do interior são pessoas super simples e bastante amigáveis, muito parecidas com os brasileiros do nosso interior – e depois de uns 10 ou 15 minutos de papo fomos autorizados a seguir viagem. Almoçamos em um restaurante já meu conhecido, em Montecarlo, com comidinhas caseiras bem saborosas e com praticamente todo o cardápio – exceto as massas recheadas, como capeleti e revioli – vindo do sítio do dono. Chegamos em Posadas no meio da tarde,tomamos um banho e fomos passear a pé. Minha esposa ficou admirada da quantidade de árvoras pela cidade e também pelo jeito “certinho” da divisão da cidade em quadras, fruto do planejamento que existe em todas as províncias argentinas: quarteirões do mesmo tamanho.
Na manhã seguinte fugimos dos planos pela primeira vez e fomos visitar as ruínas de Santo Ignacio Mini, lugar muito bonito e passeio recomendado. Almoçar por lá é que foi complicado: muitos lugares para turistas. Acabamos almoçando em uma parrilla de beira de estrada onde eu esperava encontrar algo com sabor mais local e nos demos bem: churrasco com salada mista e,,, mandioca frita!!! (come-se muita mandioca em Misiones) Voltamos para Posadas. (onde se come muito bem também, inclusive com deliciosos peixes de rio na parrilla – o surubi é imperdível!)
Com o encantemento da minha esposa com as cidadezinhas argentinas, no dia seguinte uma nova quebra no roteiro original: ao invés de irmos para Corrientes eu a levei para conhecer Encarnación, cidade paraguaia que fica defronte a Posadas cruzando o rio Paraná pela ponte internacional. Ela realmente ficou bastante decepcionada com a comparação e nem da comida paraguaia ela gostou! Acabamos voltando para a Argentina e fomos até Ituzaigó, Província de Corrientes, para tomar um sorvete e para que ela tivesse o gostinho de ver como eram as paisagens de planícies intermináveis que a gente encontra por quase todo o resto do país.
Próximo dia: o início da volta.
RN12 de novo para o pernoite em Iguazú, onde pernoitamos e nos despedimos do surubi na parrilla.
E bem cedinho partimos de volta direto para São Paulo, via Cascavel, Maringá e Ourinhos, de onde pegamos a Rodovia Castelo Branco até em casa.
Se eu fosse fazer essa viagem atualmente, eu entraria por Uruguaiana/Paso de Libres → Corrientes → Posadas → Puerto Iguazú/Foz do Iguaçú.
Passeio bem bacaninha que eu recomendo!
muito obrigado pelo relato
Eu e meu marido fizemos essa viagem ano passado de carro, e foi uma delícia! Na época as passagens aéreas estavam muito caras, e com o mesmo valor a gente conseguiu tranquilamente abastecer e pagar o pedágio. Sem contar que pudemos conhecer vários lugares, que de avião iria dificultar um pouco. Optamos também em fazer a travessia de Buquebus em Colônia do Sacramento.
O trajeto foi o seguinte: Telêmaco Borba-PR > Gramado-RS > Pelotas-RS > Punta Del Este-Uruguai > Buenos Aires > Santa Fe > Corrientes > Foz do Iguaçú-PR > Telêmaco Borba
Levamos o tal do cambão, um segundo triangulo e kit de primeiro socorro. Também fizemos na nossa seguradora a Carta Verde, até onde pesquisamos ele é obrigatório nos países do Mercosul. Fomos parados duas vezes somente: uma entre Santa Fe e Corrientes onde o guarda tentava nos vender um material didático. A outra foi já perto de Foz querendo saber pra onde a gente tava indo e porque fizemos todo esse trajeto, mas em nenhum momento foi pedido proprina.
Ah, e as estradas por onde passamos, tanto no Uruguai, quanto na Argentina, estavam em bom estado.
Pra nós valeu muito a pena ir de carro!
Suéllen, qual seu e-mail? Gostaria de algumas informações sobre a viagem de carro e algumas dicas. meu e-mail é o guilhermegavanski@gmail.com
Olá Guilherme, já te mandei um e-mail.
Ola Pessoal. Estou indo agora em Julho por este caminho. Poderiam passar dicas de locais de paradas, restaurantes, hoteis etc? agradeço desde ja eduamaralbr@yahoo.com.br
Olá Eduardo. Estou pensando em fazer esse mesmo roteiro em julho/agosto do ano que vem. Contudo, lendo informações em alguns outros blogs fiquei apreensiva com a questão do tempo (neve). Após o seu retorno, você poderia me passar dicas/informações úteis quanto a esse aspecto? Meu e-mail: dany.macedo@gmail.com .Desde já agradeço.
Eduardo e Danielle, bom dia. Estou me preparando para fazer essa viagem em Agosto/2017 e também gostaria de obter informações sobre Restaurantes, Hotéis/Hostel, Pousadas para ficar. Pretendo fazer essa viagem com a minha esposa. E se alguém que for viajar essa época, quiser montar uma caravana, vamos mantendo contato. Meu e-mail: thiago.a.s.souza@hotmail.com
Olá pessoal boa noite, meu nome é André, também estou me preparando para viajar em julho/2017 saindo daqui no dia 14/07/2017 em direção a Buenos Aires com a minha família, eu, minha esposa, meus 4 filhos, minha sogra e minha cadelinha. Se alguém também for sair nessa data, vamos conversando.
OBS: vou sair daqui de Rio das Ostras-RJ
rw.empresarial.ltda@gmail.com
Tens como enviar mais informações sobre a viajem, iremos a da Serra do Rio grande do sul a Buenos aires.
tassio7777@gmail.com
oi Suelen. Poderia me.passar mais informações. borgesirapua@hotmail.com. Obrigado
Boa tarde, gostaria de realizar essa viagem, será que poderia me enviar os roteiros. Obrigada.
Suelu
Suélle, boa tarde. Nas abordagens, o pessoal averiguava todo o carro ou só pediam os documentos?
ola estou indo para Buenos aires sabado que vem….estou na duvida qual seria o melhor caminho….indo pelo sul porto alegre ou indo pelas cataratas em foz do iguacu…help …..rs
Depende de onde vc está saindo. Recomendo ver o que o Google indica
Suellen pode me passar mais detalhes da sua viagem no meu e-mail por favor? tbm quero fazer essa rota em julho lais.fleming@hotmail.com
Oi boa tarde Suelen,eu e meu marido pretendemos ir de carro esse mês,só temos dúvidas quanto aos documentos necessários para atravessar a fronteira pois o carro pegamos a pouco tempo mas ainda não está em nosso nome,mas posso pegar uma autorização com o antigo proprietário,agora temos dúvidas quanto ao valor que iremos gastar com gasolina +pedágios e algum lugar para dormir.
Meu WhatsApp 22 99821-3988,somos do Rio de Janeiro.
Meu e-mail é marla.ramos@me.com
Bom dia. Gostei de sua pergunta pois estou como vc .que te falaram a respeito do custo e do documento do carro. julianommc@hotmail.com
Bom dia! tbm gostaria de receber essa informação! E-mail -> vinicius_passofundo@hotmail.com
ola gostaria de algumas dicas meu e-mail é diegodsouza15@yahoo.com.br…amei o post
Minha família e eu pretendemos fazer uma viajem até Buenos Aires de carro agora em julho, saindo de Santa Catarina. Gostaria de algumas informações sobre a carta verde, os pedágios, restaurantes, onde trocar moedas…. Meu email é aline__mm@hotmail.com
Olá Suéllen. Vocês percorreram a Ruta 14? Que tal a estrada?
Estou pensando em fazer esse caminho na ida a Buenos Aires, mas em dúvidas devido relatos de ocorrência com policiais corruptos.
Se possível, gostaria de sua opinião sobre isso.
Meu end. eliascamillo@hotmail.com
Att,
Elias.
Olá pretendo fazer essa viagem saindo de SP, pode me passar informações sobre hotéis e pousadas que ficaram?
Oi tudo bem estou querendo ir para Argentina de carro poderia me.mandar umas dicas szjoia@gmail.com