Qual é o melhor aeroporto de Buenos Aires? Aeroparque ou Ezeiza?

Qual é o melhor aeroporto de Buenos Aires? Aeroparque ou Ezeiza?

Qual o melhor aeroporto de Buenos Aires? Para chegar os turistas têm duas opções: o tradicional aeroporto de Ezeiza e, desde 2010, também é possível chegar pelo Aeroparque.

Infelizmente responder qual é melhor aeroporto de Buenos Aires não é tão simples assim, já que eles tem importantes diferenças entre si. Como já moro na cidade, sempre prefiro usar o Aeroparque, mesmo com sua péssima estrutura. Porém, um turista desavisado que precisa trocar dinheiro, quer aproveitar o freeshop e pegar um táxi pode ter algumas dificuldades.

Aqui uma lista de prós e contras de cada um dos aeroportos de Buenos Aires, para você mesmo decidir.

Aeroparque

Aeroparque aeroporto de buenos aires

Talvez o seu único ponto a favor desse aeroporto de Buenos Aires seja a pouca distância. Fica dentro da cidade, ao lado do Rio da Prata, na Avenida Costanera Norte. É bem mais perto. Dependendo do ponto da cidade que você vai, pode chegar em 15 ou 10 minutos de táxi.

O grande problema é a infraestrutura. Lembre-se que até pouco tempo atrás esse aeroporto só recebia voos nacionais ou para o Uruguai.  Os guichês da Aduana tem sempre uma enorme fila e às vezes, se chegam dois voos internacionais juntos, a fila da imigração é tao grande que você pode fazer fila na pista, numa área descoberta. Haja saco.

Existe  uma filial do Banco La Nación, com cotações oficiais que fica bem no desembarque internacional, meio escondido do lado do guichê do Manuel Tienda León, que é uma opção de transfers e táxi. Outra alternativa é usar o caixa eletrônico, mas lembre de desbloquear seu cartão para viagens antes com seu banco!

Possui pouquíssimas lanchonetes, que cobram preços absurdos. Não recomendo mesmo alguém passar fome aqui, porque vai sofrer uma bela dor no bolso!

Pegar táxi é uma verdadeira zona nesse lugar. Totalmente desaconselhável sair do aeroporto e pegar alguns dos táxis do lado de fora. É 90% de certeza que você vai levar golpe, o taxímetro vai estar adulterado e o taxista vai dar uma volta. É uma verdadeira várzea! A dica é pegar algum remis em algum dos guichês dentro do Aeroporto, como o Tienda Leon, uma corrida até o Centro sai cerca de 100 pesos (preços de julho de 2013). Outra saída é ligar para o Rádio Táxi, que aí sim mandam um taxista honesto.

Também é possível pegar um busão normal da cidade. A linha 37 passa pela Recoleta e parte do Centro, a linha 33 passa por Retiro, Centro e San Telmo e a 160 passa por Palermo e Almagro. Lembre-se que só aceitam moedinhas ou o cartão SUBE.

Ahhh… Outro ponto negativo é o Free Shop, que é bastante modesto e cerca de um terço do que é Ezeiza.

Saiba mais sobre transporte do Aeroparque no post Como ir do Aeroparque ao centro de Buenos Aires.

Ezeiza

ezeiza aeroporto de buenos aires

Grande, espaçoso e com a infraestrutura que corresponde. Ezeiza é o principal aeroporto de Buenos Aires e do país, porém está longe de do centro e perto da casa do Maradona. Sim, el pibe morava num condomínio fechado na cidade de Ezeiza.

Tem um amplo Free shop onde a classe média faz a festa. Para trocar dinheiro, vá direto ao Banco La Nación, que tem uma filial em cada um dos setores de desembarque. Suas cotações são as melhores possíveis.

Como é longe, pegar um táxi é caro. Recomendo novamente não pegar os táxis pretos e amarelos aí. Certamente taxistas insistirão e tentarão te convencer disso, mas resista. Não caia no conto deles, que se mostram todos os simpáticos mas depois vão te fuuuu bonito! Lembre-se, táxi em Buenos Aires é cobrado em pesos e nunca dólares. Muitas vezes os taxistas dizem o contrário.

Recomendo pegar os táxis do Táxi Ezeiza, um guichê que fica bem na saída do parte do desembarque. Cobram um preço fixo para qualquer ponto de Buenos Aires: 330 pesos (preços de maio de 2014). Veja o preço atual no site deles. Esses táxis brancos são caros mas confiáveis, mas lembre que Ezeiza fica a cerca de 45 km da cidade.

Uma outra saída é pegar um ônibus do Manuel Tienda León, espécie ônibus executivo que leva para o centro de Buenos Aires e saem a cada meia-hora. Custa 110 pesos (preços de maio de 2014) e pagando um pouco mais eles disponibilizam um transfer que leva você até o endereço desejado, desde que seja numa região mais central da cidade. O trajeto todo dura cerca de 40 minutos. Veja mais detalhes e o preço atualizado no site do Tienda León.

Possui poucas opções para comer se pensarmos que é o principal aeroporto do país, mas pelo menos tem um McDonald´s que não cobra os olhos da cara e um Starbucks já na área de embarque.

Pegar ônibus de linha é também possível e bem barato, menos de 3 pesos. A linha 8 sai de Ezeiza e passa por vários bairros de Buenos Aires, mas prepare-se para a dor no bumbum. O trajeto do 8 demora cerca de 1h40 minutos até o centro. Recomendado só se você estiver numa pindaíba daquelas.

Saiba mais sobre transporte no post Como ir do Aeroporto de Ezeiza ao centro de Buenos Aires.

Read this post in english: Ezeiza or Aeroparque? Which is the best Buenos Aires Airport?

E aí, da próxima vez que você for viajar, por qual aeroporto de Buenos Aires vai chegar? O Aeroparque ou por Ezeiza?

Post Atualizado em maio de 2014

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

46 comments

  1. O único é que o Banco La Nacion do EZEIZA tem dias que não troca mais dinherio para extrangeiros. Mas tem dias que sim!!!!!

  2. Carlos Lima

    Eu troco um pouco nesse Banco e o restante na Calle Sarmiento. O câmbio dessas casas surpreendeu-me. Pensei que o melhor câmbio fosse no Banco de la Nacion. Nas casas de câmbio da Calle Sarmiento o câmbio é melhor. Eu prefiro vir por Ezeiza. Nossa tá caro o táxi. Quando vou uso o serviço de transfer do hotel. Com esse preço vejo que o que vou pagar em novembro pelo serviço valerá a pena.

  3. Pingback: Dicas de segurança em Buenos Aires: evite roubos, golpes e seja feliz | Aires Buenos

  4. Pingback: Dicas de segurança em Buenos Aires « Onde ir em Buenos Aires

  5. alisson

    Fui pegar um táxi fora do Ezeiza e para variar tentaram me dar um golpe, mas como já conhecia mandei eles se **** e cheguei tranquilo no hotel. Eles trocaram uma nota de 100 pesos por uma de 10 e alegavam que eu que queria enganar eles…..O pior é que peguei um táxi credenciado…..Hoje, jamais pegaria um táxi fora do aeroporto para tentar economizar.

  6. Jussara

    Estive em Buenos Aires para um curso em agosto/2012 e pelo menos uns três taxistas tentaram nos enganar, fingindo não ser como chegar em lugares centrais. Além da informação que tivemos sobre o risco de troco com notas falsas. Fomos ao restaurante “El Palacio de las Papas Fritas” que já conhecíamos e fomos muito mal atendidas. Além de uma piora importante na qualidade da comida. Foi uma experiência muito, muito ruim.

    • romulo

      Nao recomendo pegar o voo das 7 da manhã da gol no Ezeiza. Você terá que chegar no aeroporto 4 da manhã e não terá nada para fazer. Nenhuma loja aberta, nem o Mcdonalds! Também terá serias dificuldades em ligar para o Brasil se precisar. As ligações internacionais são feitas direto no orelhão, que aceitam apenas moedas. É confuso e funciona mal. Outra dica é que se você pegar o ônibus para chegar ou sair do aeroporto SEMPRE LEVE MOEDAS. Não é aceito dinheiro.

  7. Rosa Maria de Vasconcelos

    E péssimo para a cidade, já fui roubada me levaram a bolsa com documentos e tudo foi
    Um verdadeiro transtorno. Tanto que deixei de Irma buenos aires e sempre comento minha
    Experiência. Estou indo agora por necessidade, pois nao vale os riscos, os precos tb aí ficaram insuportáveis principalmente para os turistas. Pretendo ficar no hotel parlemitano.
    Espero nao voltar decepcionada e mais uma vez com péssima impressão.

  8. Pingback: O Triste retrato da viagem de um turista que não lê o Aires Buenos | Aires Buenos

  9. Pingback: Primeira vez em Buenos Aires? Dicas com nossos vizinhos! | ¡Pindalolas!

  10. Naná

    Olá,
    Faço uma conexão de 6 horas, chegando pelo Aeroparque, no próximo domingo, como ja fui duas vezes a Argentina, ja conheço os principais pontos turísticos, mas gostaria de conhecer algum lugar ou comer em algum lugar bem legal, o que me sugere? Obrigada! Bjs

    • Túlio Bragança
      Author

      Naná, se vc gosta de comida de rua bem na saída do Aeroparque existem várias opções de carrinhos que vendem sanduíches de carne como choripan, bondiola e bife de chorizo. Uma outra opção é ir pra Palermo, que fica a uns 15 min de táxi. Lá tá cheio de restaurante!

  11. Pingback: 7 dicas básicas para os turistas de primeira viagem em Buenos Aires - Aires Buenos

  12. Pingback: Quanto dinheiro devo levar para Buenos Aires? - Aires Buenos

  13. Roney

    Olá
    Viajarei em março/2014 pela primeira vez para Buenos Aires sozinho, pretendo ficar apenas de quinta a segunda, por isso optei por me acomodar num alberque no centro mesmo (Mil house), conhece?teria alguma dica a me passar sobre ele?
    Minha outra dúvida é em relação ao câmbio, devo levar meu dinheiro e trocar em Buenos Aires? Chego em AEP, sei que lá não tem o Banco lá nacion, o que as pessoas costumam fazer quando chegam pelo AEP, procurar um banco próximo (tem?), ou algum outro lugar que troque?
    Desde de já agradeço a atenção, suas informações vão ser muito importantes pra mim.

    • Túlio Bragança
      Author

      Roney, dê uma pesquisada no blog porque temos vários posts sobre câmbio. Existe um Banco La Nación no Aeroparque sim, é meio escondido mas ele está lá, perto do transfer Manuel Tienda Leon. Abs!

  14. Ivo

    Sou do time do AEP! EZE é longe demais, e os táxis pras regiões centrais acabam custando o triplo. E o free shop em si do AEP já tá bem melhor do que o nosso de GRU. :)

  15. Izis

    O hotel Concord Callao By Temporary Apartments Av Callao 1234, Buenos Aires é bom?
    Boa localização?

     

  16. MARISA

    PODE ME INFORMAR UM LOCAL PARA PASSAR ALGUMAS HORAS PRÓXIMO AO EZEIZA? CHEGO DE MADRUGADA 1:30 E RETORNO AS 13:30. HOTEL SEGURO E BARATINHO. GRATA

  17. MARC

    Em todas viagens q fiz a BAires fui lesado de alguma forma, taxis, restaurantes, etc… além do mau atendimento em alguns lugares. Sinceramente, parece q os turistas brasileiros não são bem aceitos lá. Enfrentei um problema sério com dinheiro falso (troco) q recebi. CONCLUSÃO: não vale apena passear na Argentina, principalmente em BAires.

    • Túlio Bragança
      Author

      Marc, vc deve ter tido uma péssima experiência. Felizmente isso está cada vez mais raro, mas é preciso tomar alguns cuidados. Abs

  18. Luiz Fernando Rodrigues

    Estou indo para Buenos Aires em Junho, espero ter um ótima experiência e o blog me ajudou muito para “conhecer” como virar por lá!

  19. Fabrício Almeida

    Olá Túlio! Parabéns pelo seu blog…muito bom!! Chego em Buenos Aires em 05/06 (Aeroparque) e retorno dia 09/06 (Ezeiza). Vou ficar hospedado no Lafayette Hotel (Centro da Cidade). Qual o melhor transporte (custo/benefício) para o translado de ida/volta? Obrigado!!

  20. Pingback: Buenos Aires roteiro 4 dias – Dica do Leitor – btrips

  21. Baran

    Ainda é preciso pagar a taxa de embarque no aeroporto, antes de embarcar? Quando estive em BsAs, em 2008, era assim.

  22. joao

    Se tiver conexoes em voos da Aerolineas, exemplo,chego em Buenos Aires-EZE e o outro voo para Bariloche-Aeroparque sai do outro aeroporto, oferecem estre traslado gratuitamente?

    • Túlio Bragança
      Author

      João, sei que existe esse traslado grátis mas não sei como funciona pra ser sincero.

  23. Ilzete

    Oi Túlio!
    Qual é a taxa q pagamos para sair de Buenos Aires?
    Já saí de EZE e esta taxa só se paga em pesos. Em Aeroparque tb tem? Qual o valor?

  24. Suzi

    Oi Túlio… Sabe me dizer se o banco lá nación funciona 24 horas? Chego lá no sábado a noite….

  25. Guilherme

    Oi Tulio, minha pergunta é parecida com a da Suzi rsrs…no Aeroparque o Banco la Nacion funciona Domingo tb? To pensando em ir só com reais pra trocar no paralelo, mas preciso trocar um pouco para domingo. (Taxi etc)

  26. Carlos

    Tulio estarei indo para buenos aires em janeiro junto com minha esposa.Ficaremos 5 dias inteiros lá.Sendo que serão quatro para passeios e um para pequenas compras..rs..com R$ 2.000,00 reais eu consigo?

  27. Pingback: Free shop de Buenos Aires: O que você precisa saber | Aires BuenosAires Buenos

Curtiu? Comente aí!