Como funciona o Tax Free na Argentina?

Imagina economizar até 21% nas suas compras em Buenos Aires? Que beleza, né? Esse é o maravilhoso Tax Free, que devolve para o turista uma parte dos impostos dos produtos made in Argentina e pode fazer uma baita diferença no seu orçamento.

Gostou? O problema é que poucas lojas aceitam esse programa e ele não é válido para qualquer tipo de produto. Mas mesmo assim vale a pena conhecer como funciona para saber aproveitar esse desconto.

Entenda como funciona o Tax Free na Argentina

Quem aceita?

Nem todas as lojas aceitam o Tax Free, já que ele não é algo obrigatório. Faz parte do programa quem quer. Para saber se a loja aceita basta procurar pelo adesivo do Tax Free na vitrine. Geralmente eles ficam no mesmo lugar onde as lojas deixam os adesivos de cartão de crédito, por exemplo. Muitas lojas da região dos outlets e da Calle Murillo, especializada em couro, aceitam. A Falabella também é outra que faz parte do programa.

Veja aqui uma lista completa das lojas que aceitam TaxFree na Argentina.

 

tax free argentina

 

Que tipo de produtos estão incluídos?

Apenas compras acima de 70 pesos e produtos feitos 100% na Argentina estão incluídos no programa do Tax Free. Ou seja, pode acontecer de você fazer uma compra numa loja que aceita o Tax Free, mas nem todos os produtos ganhem o desconto. Muitas roupas como Puma e Lacoste, por exemplo, não são fabricadas na Argentina, logo não tem imposto a ser devolvido.

Como peço o retorno do meu dinheiro?

Pedir o retorno é bem simples. Basta solicitar o formulário do Tax Free para o funcionário da loja na hora de fazer a compra e preencher tudo corretamente. São duas vias, uma azul e outra branca. Uma fica com a loja e outro com você. Fique ligado porque você vai precisar preencher com o número do seu RG ou passaporte! Guarde a sua via do formulário, que terá que ser entregue no momento que você sair do país. Guarde também o comprovante da compra.

Onde e como recebo meu dinheiro de volta?

tax free

Você recebe seu dinheiro do Tax Free de volta no momento em que estiver saindo do país. É preciso ir na cabine do Tax Free presente nos aeroportos de Buenos Aires (mapa acima da localização no aeroporto de Ezeiza) ou no terminal marítimo do Buquebus, caso você esteja indo para o Uruguai (Veja no link a lista de todos os locais com Tax Free na Argentina).

Entregue seus formulários para o funcionário, junto com seus documentos e o comprovante da compra. Ele vai verificar tudo e pronto! Você poderá receber a devolução dos impostos direto no seu cartão do crédito, o que pessoalmente acho mais prático e rápido, e também em dinheiro vivo. Para receber em cash o funcionário orientará nos próximos passos.

A dica é chegar com tempo no aeroporto para fazer esse trâmite do Tax Free. Muitas vezes existem filas e o tempo levado nisso pode complicar o voo. Não chegue na última hora e não perca o voo. Vai sair muito mais caro que o dinheiro devolvido!

Pronto! Depois disso você pode embarcar de volta pro Brasil sabendo que pode economizar ainda mais.

Você já usou o Tax Free alguma vez? Tem alguma dica? Conte pra gente nos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

68 comentários

    • Túlio Bragança
      Author

      Daniel, a rede de vinhos Winery aceita. Tem lojas por toda a cidade, inclusive em shoppings.

  1. Guilherme

    Túlio uma pergunta meio óbvia: o reembolso será em pesos não é? É que fiquei pensando que se o sujeito pegar o reembolso em pesos e trazer para o Brasil vai conseguir muito pouco devido ao cambio oficial aqui.
    Como você disse, nem todas as lojas aceitam.Tem a limitação do produto ser de fabricação argentina.No final das contas se ainda tiver que trazer para o Brasil o peso rsrsrs
    Que torre no Freeshopping!

    Claro, é melhor que nada. Mas imagino que vá representar muito pouco.

    Valeu pelo blog!

      • Rosane Guerra

        Fala ai Tulio, boa tarde! To indo para BA em outubro proximo, bem no feriado da raça e gostaria de saber se está tudo calmo por ai. Li uma reportagem que a pobreza na Argentina aumentou muito e tem muitas pessoas morando na rua o que colabora e muito para a violencia. É isso mesmo? Devo evitar alguma area especifica? Vou ficar em hotel bem no Retiro. Outra informação, nas ultimas vezes que fui era possivel pagar no comercio tambem com REAL (eles faziam o cambio e davam o troco). Ainda é assim?

        • Túlio Bragança
          Author

          Oi, Rosane! Nao sei onde vc viu a reportagem, mas a pobreza nao aumentou. Está a mesma coisa. Em Buenos Aires é bem tranquilo. Sobre pagar em real, somente lugares extremamente turísticos aceitam. Nunca recomendamos isso.

  2. leidy

    Túlio, como vai?

    Estou indo em Agosto, olhe ao lado, mas não achei nenhum post de balada. algum site ou dica?

  3. Henrique

    As lojas de vinho da rede Tonel Privado também utilizam o tax free e possuem ótimos preços.

  4. Leidy e Paula.

    Uma balada muito bacana em Buenos Aires é o Club Bahrein (Lavalle, 345). São 3 baladas (Yellow Club, XSS e Funky Room) em um só lugar.
    Outra muito legal, cheia de gente bonita é o Asia de Cuba em Puerto Madero. Até a 1:00 da manhã é restaurante para depois disso virar uma balada.
    Agora se é para ver e ser vista se joga na Pacha, que fica na Costanera em Palermo.

    Só que diferente do Brasil a balada em B´As começa a ficar cheia depois da 1:30, 2:00 da manhã. E a entrada é mais em conta que no Brasil. Eles não tem muito o esquema de consumação obrigatória como no Brasil.

    • Pedro Paulo

      Já estive no Club Bahrein, San Nicolás, muito boa…pesei que nem existisse mais..fui a várias baladas, KiKa, Niceto, com passaporte para baladas pagando muito pouco com direto a duas cervejas….maravilha.

  5. Patrícia Alves

    Túlio.Vamos fazer uma conexão em Buenos Aires chegando pelo Aeroparque e saindo pelo EZE. Será que acho os famosos doces de leite e alfajors em um dos aeroportos?

  6. Luciano

    Túlio, meu voo será de madrugada, e o escritório estará fechado. Posso entregar o formulário um dia antes de sair do país?

  7. Eduardo

    Ola Tulio … prestação de serviços tambem tem tax free? Hotel por exemplo possuem uma taxa de 21%.

  8. Vanessa

    Olá Tulio…É obrigatória a apresentação dos itens comprados junto com o formulário e o comprovante da compra?

  9. Mauro

    Boa noite
    Hoje estive na avenida Córdoba fazendo compras e a vendedora informou que tinha que mostrar as mercadorias. Então não precisa mesmo?

    • Túlio Bragança
      Author

      Mauro, não consigo imaginar a cena de alguém tendo que mostras as mercadorias no aeroporto. Não tem muito sentido sinceramente e no site deles não diz nada sobre isso.

  10. Baran

    Em 2008 consegui a devolução do imposto de umas roupas que comprei numa loja perto do Galerias Pacifico (Rigar’s). Foi bem simples e pedi o estorno no próprio cartão.

    Ninguém me pediu para ver as roupas. Ainda bem, pois foram muitas. 🙂

  11. Wania Spohr

    Eles podem pedir para você mostrar os produtos comprados, então fique ligado, se for o caso, tenha os próprios, numa mala de mão.

  12. graciane

    Oi Túlio.Não achei tão simples assim ñ..comprei uns produtos na Falabella,daí a menina do cx disse q tinha que ir em outro cx q tinha uma fila gigante onde as pessoas tb fazem trocas de produtos.O sujeito q me atendeu tava perdidinho e ñ soube explicar o q eu teria q fazer depois.No aeroporto nos enviaram pra uma loja tipo lan house e de lá ele mandou a gente pro posto da alfândega(longe a beça) e depois voltamos pra mesma loja e só nos deu a opção de receber pelo cartão de crédito.

  13. Jean

    Bom dia, Tulio
    Estou planejando viajar pra Buenos Aires no carnaval de 2015,sabe me dizer se as lojas costumam abrir?

    • Túlio Bragança
      Author

      Sim, Jean. Abrem normalmente mas as lojas do centro nem sempre. Sugiro ficar as compras no sábado e domingo.

  14. Wemerson

    Boa noite! Gostaria de tirar uma duvida, estou indo para Buenos Aires no ano que vem e essa sera minha primeira viagem, e aconselhável comprar Peso ou o Real é aceito normalmente ? Ou ainda é melhor comprar Dollar?

  15. Fabio Taioli

    Olá Túlio, acabo de voltar de Buenos Aires (via Ezeiza) e fui ao balcão Tax Free no setor de embarque onde conferiram minhas notas, compras, etc. Daí falaram que estava tudo em ordem e que o refund seria dado em outro balcão Tax Free, após passar a Imigração. Bem, procurei por toda parte e perguntei a vários guardas e ninguém foi capaz de me indicar onde ficava o tal do balcão. Apesar de eu ter tempo e teimosia de sobra, foi uma grande roubada (latu senso). Abraços.

  16. marisa

    Não tem como utilizar isto para saber quanto gastamos e ter algum problema com limite de gastos?

    • Túlio Bragança
      Author

      Marisa, realmente nao sei. De qualquer maneira a Receita Federal nos aeroportos nao costuma encher muito o saco de quem viaja pra América do Sul nao. Sao mais estritos com quem vai pros EUA

  17. Natany

    Túlio, Bom dia.
    Vou viajar esse fim de semana para Buenos Aires, porém gostaria de saber se eles aceitam real também?! estou levando alguns pesos argentinos tb.

  18. Marcello Carvalho

    Bom Dia Daniel,
    Estive na Argentina em Maio/15 protocolei 06 notas carimbadas com os dados do cartão de crédito,até agora só me reembolsaram 01 fatura,estariam dando o calote nos turistas ???
    Marcello

  19. Bruna

    Oi Tulio e pessoal.
    Vc informar se em Mendonza tem o tax free?.
    Estou em Santiago e em alguns dias vou p Mendinza….aqui só tem desconto no hotel :/

  20. Marcela

    Tulio,
    Irei, através de um cruzeiro, para bueno! A troca por dólar de forma legal, costuma demorar? Tenho apenas dois dias pra conhecer bueno e não queria perder tempo!

    • Túlio Bragança
      Author

      É rápido, Marceloa. Mas sao poucos pontos no centro oficiais. Acaba tendo mais lugar no cambio paralelo

  21. Andrea

    Oi Tulio, fiquei com uma duvida, vou voltar de Buenos Aires pelo Aeroparque, la também tem o balcão do Tax Free ?

  22. Juliana

    Túlio, estou indo pra Buenos agora em abril não comprei tránslado e meu aeroporto é EZEIZA e ficamos na Recoleta no Sam Diego você tem ideia do valor do taxi pra lá ? Obrigada! Adorei seu blog

    • Túlio Bragança
      Author

      No post sobre Ezeiza falamos disso. veja o site do taxi ezeiza que lá esta indicado o valor

  23. Guilherme

    Ola tulio, meu voo de retorno p brasil sai eze as 5h da manha, tax free fechado, vc sabe se tem alguma forma de conseguir o reembolso?

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Guilherme! Aí complica entao. Acho que só chegando no dia anterior mesmo. Nao tenho certeza se eles pedem o ticket de embarque, pq senao vc poderia ir numa outra filial deles, tem a do Buquebus perto do centro por exemplo. De repente se vc tiver tempo valeria tentar

  24. Heloisa Lofrano

    Olá! Vou da Argentina direto para o Uruguai pelo Buquebus, dessa forma como devo proceder? Pois não sairei do país de avisão e sim de barco.
    Obrigada!

  25. Georgia

    Bom dia, Túlio. Fiz uma viagem para o Uruguai e o tax free era devolvido altomaticamente na fatura do cartão. Lá em Buenos Aires, tenho que ir no aeroporto solicitar, ou é igual?

  26. Jorge

    Tulio, obrigado pelas dicas. Minha dúvida é sobre os restaurantes. No Uruguai há devolução do IVA automaticamente quando se paga com cartão internacional. existe algo semelhante na Argentina?

    antigamente eu levava dólar para usar nos restaurantes. como o câmbio paralelo era muito vantajoso, pegava o troco em pesos e praticamente comia de graça. agora acho que isto não é mais praticado, né?

    • Túlio Bragança
      Author

      Jorge, o cambio paralelo hj está bem menos vantajoso. Sobre o IVA, na Argentina não é devolvido por enquanto

  27. Alan

    Tulio, queria saber se no aeroporto de Buenos Aires (AEP), também tem as maquinetas para devolução de dinheiro. E se não tiver qual seria a opção mais viável. Muito obrigado

Curtiu? Comente aí!