Livraria El Ateneo – Buenos Aires

Sim, queridos leitores viajantes! Buenos Aires tem muitas livrarias, dos mais diversos tipos! É a cidade com mais livrarias no mundo, um total de 467. Mas tem uma em especial que leva maior destaque: a El Ateneo Gran Splendid, mais conhecida apenas como livraria El Ateneo. É tão famosa que virou um ponto turístico tradicional da cidade. Tanto é que está presente no nosso Guia Básico O que Fazer em Buenos Aires em 4 dias.

Em 2012 a El Ateneo foi considerada pelo jornal inglês The Guardian a 2ª livraria mais bonita do mundo, perdendo apenas para holandesa Selexyz Dominicanen Boekhandel. Tal beleza se deve à construção, afinal a El Ateneo fica dentro de um antigo teatro, mantendo ainda a cúpula e as varandas originais. Mesmo se você não estiver pensando em comprar um livro durante a viagem, vale a pena conhecer esse local!

Livraria El Ateneo – Buenos Aires

El_Ateneo_1

O que tem de bom

Além dos 120 mil livros em suas prateleiras, os visitantes podem sentar em confortáveis cadeiras para ler o que quiserem no interior da livraria. No térreo há um ótimo e moderno espaço infantil, que foge bastante do estilo de arte do restante do edifício.

No palco do antigo teatro há um café com um piano, onde você pode tomar um delicioso cortado! Imagina só, tomar um café no mesmo lugar em que o grande Carlos Gardel já se apresentou? Além disso, no piso superior há um espaço dedicado para exposições.

Mas o local é bom mesmo para quem gosta de se perder no interior de grandes livrarias e ficar muito tempo contemplando os mais diversos livro e a beleza da construção em harmonia com tanta sabedoria!

El_Ateneo_4

História

O teatro Gland Splendid foi construído em 1919 por Max Glücksmann, que na época era o dono da gravadora Nacional-Odeón, responsável pelo sucesso do famoso cantor de tango Carlos Gardel. O teatro tinha capacidade para 500 pessoas e por lá passaram grandes celebridades do tango.

Além de Gardel, a casa recebeu Ignacio Corsini, Roberto Firpo e Paquita Bernardo. A cúpula interior foi pintada por Nazareno Orlandi e representa a paz do fim da 1ª Guerra Mundial.

Onde fica

A livraria El Ateneo fica na Avenida Santa Fé, 1860. Bairro: Recoleta

El_Ateneo_2

Como chegar

Para ir de metrô, pegue alinha D (verde) e desça na estação Callao, que fica na Av. Córdob, a três quadras de distância. Indo de ônibus, estas são as linhas que passam por perto:  12 – 37 – 39 – 101 – 108 – 124 – 132 – 150 – 152.

Horário de funcionamento

A El Ateneo funciona de segunda a quinta, das 9h às 22h. Nas sextas e sábados ela fica aberta até a meia-noite e nos domingos funciona do meio-dia às 22h.

El_Ateneo_3

A marca El Ateneo é uma rede tradicional de livrarias de Buenos Aires. A rede possui outras sucursais espalhadas pela cidade, como uma bem bonita na Calle Florida 340, em frente a loja Falabella, porém nenhuma dessas livrarias consegue ser tão encantadora como a Grand Splendid!

Se você estiver passeando pela Recoleta aproveite a ocasião para dar uma passadinha na livraria, vale a pena tirar uma foto com as várias galerias iluminadas ao fundo. Se estiver pensando em comprar um livro em espanhol, essa é a ocasião perfeita!

E você, já visitou a livraria El Ateneo? Gostou de lá? Escreva nos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...