O que fazer em Buenos Aires em 5 dias – Dica do leitor

Hoje é a vez do Robson postar o relato da sua visita à capital portenha, um Roteiro de o que fazer em Buenos Aires em 5 dias.

Para ver um roteiro de 4 dias em Buenos Aires feito pelo Aires Buenos especialmente para turistas brasileiros, baixe nossos ebooks: Guia de Viagem para Buenos Aires – O que fazer em 4 dias e Guia Lado B dos pontos turísticos em Buenos Aires.

O que fazer em Buenos Aires em 5 dias – Dica do leitor

Depois de utilizar “trocentas” informações e dicas do Aires Buenos, não poderia deixar de dar meu relato e oferecer meu agradecimento sobre o que fazer em Buenos Aires em 5 dias. Eu tinha uma programação bem ajustada, graças ao blog e à internet! Como já havia visitado BsAs duas vezes, algumas atrações importantes (Casa Rosada, San Telmo, Puerto Madero e Recoleta) estavam fora do meu roteiro. Gostei do formato utilizado pelo Samuel para relatar a viagem dele e vou tentar reproduzi-lo.

Terça-feira, a preparação

roteiro buenos aires 5 dias

Programado: dormir cedo para descasar bem, pois no dia seguinte o voo seria de madrugada.

Realizado: Às 19:30h, eu estava relaxando e lendo o Facebook em casa. De repente, vi esta mensagem: “Tá vindo pra Buenos Aires ou voltando para o Brasil nessa quinta, dia 28? Se você voa de Aerolineas ou LAN, seu voo pode ser afetado pela greve geral na Argentina. Aconselhamos ligar pra companhia aérea para se informar!”. Era do Aires Buenos!

Toca a ligar para companhia aérea, chefe, parentes; desespero. Para resumir uma trama rocambolesca: consegui remarcar para dia 27, e às 22:10h (duas horas e quarenta minutos depois) estávamos eu, malas, cuias e esposa no aeroporto. No check in avisaram que infelizmente o voo iria atrasar: de 01:55h para 05:45h. Sorte que encontramos uma conhecida no aeroporto (ela ia a BsAs pra um seminário), e passamos a noite batendo papo e cochilando nos bancos.

A Aerolineas ofereceu um vale lanche para compensar o atraso: três salgados e uma bebida não alcoolica. Nos preços estratosféricos do aeroporto, isso correspondia a mais de 35 reais!

Quarta-feira – dia 1

roteiro buenos aires 5 dias

Programado: trabalhar, arrumar malas e ir para o aeroporto a noite.

Realizado: o bom do susto foi ganhar um dia extra em BsAs! Chegada 09:30h em Ezeiza; fomos direto no Taxi Ezeiza – dica do Blog. Valor até o centro:100 reais; aceitaram bem os reais, até mesmo para gorjetas.

Transito ruim até o centro, por causa de umas manifestações, mas a viagem em si foi tranquila. Café no hotel (depois das 10 horas, cobram a metade do valor, ou 25 pesos por pessoa). Passeio a pé no Centro, encontramos com amigos brasileiros que já estavam em BsAs e deram a dica do cambio. Troca reais por pesos (1 real por 5,20 pesos), na rua Florida. Visita a Galerias Pacífico.

Visita ao restaurante El Federal (não confundir com o bar do mesmo nome!). Pedimos o menu regional, 7 pratos por 400 pesos. Muito interessante, porque cada prato é uma região (Entre Rios, Patagônia, etc). Mas se você não for nível Glutão III, aconselho a NÃO pegar este menu – no quarto prato eu já estava BEEEEM satisfeito. Tive que fazer muita hora e esforço para comer tudo! As bebidas, inclusive vinho, já estavam incluídas nos 400 pesos.
Conferimos ingressos para as atrações (Colón e Fuerza Bruta). Fomos para o hotel descansar! Nossos amigos, que já estavam lá há mais dias, foram a um tango!

Quinta-feira – dia 2

roteiro buenos aires 5 dias

Programado: chegar em Ezeiza, ir ao hotel e aproveitar a manhã para visitar o Colón. Almoço no Dada Bistro (dica do Blog), descansar a tarde. Chá da tarde no Alvear Hotel, pequena pausa e Concerto no Teatro Colón.

Realizado: café da manhã bem relaxado no hotel, fomos a pé ao Colón. Conseguimos ingresso para a visita guiada de 10:30h (150 pesos por pessoa), enquanto esperávamos fizemos fotos bem divertidas no saguão de entrada (40 pesos por foto, colocam sua imagem como num postal do Colón). Tentamos trocar os vouchers por ingressos do concerto, mas tivemos uma má notícia: por causa da paralisação, mudaram a data de quinta para sexta. Ofeceram lugares na sexta, mas já tinhamos programação. Estornaram o cartão de crédito sem problemas.

Visita ao Colón: IMPERDÍVEL! Se o seu grupo deixar, peça para conhecer o palco – o nosso grupo preferiu conhecer os camarotes. Interessante, mas o palco seria impagável.

Passeio a pé na Florida, parada para o almoço. Chegando ao Dada Bistro, estava fechado! Funcionários não conseguiram chegar por causa da paralisação. Reprisamos o El Federal, que é bem perto, e como estavam com poucos funcionários e atrasaram a comida, ofereceram uma taça de espumante para cada um! Muito simpático! Voltamos para a Florida, comprei um sobretudo em uma loja elegante de roupas masculinas, aceitaram dolares (1 dólar = 15 pesos). Compramos várias lembracinhas, e meu amigo decidiu comprar um violão de lutier (?!?). Como é uma peça artesanal, tem que testar uma por uma. Na Calle Sarmiento é cheia de lojas de instrumentos musicais, alguns raros e feitos a mão. Ficamos lá um tempão! Saímos correndo com violão, compras e roupa do dia mesmo, para o Hotel Alvear. A comida é de boa qualidade, mas você paga principalmente pela experiência e para conhecer o lugar. Fomos muito bem atendidos, e o hotel realmente lembra um palacete europeu. Passeio a pé pela Recoleta, aproveitando que não teríamos mais a programação da noite. Nossos amigos tentaram ir a um tango, mas alguns teatros da Corrientes estavam fechados por causa do “paro geral”, inclusive o que eles tinham escolhido.

Sexta-feira – dia 3

roteiro buenos aires 5 dias

Programado: Passeio no Zoo de Lujan, para o dia todo, jantar no La Cabrera, Fuerza Bruta.

Realizado: Compramos o Zoo de Lujan no Brasil. Se você tem interesse em visitar este local, tente antes de quinta-feira, pois nos informaram que as filas são mais vazias. Como estávamos com o receptivo, tínhamos hora para voltar (15:30h). Se você contrata um remi ou um taxi para levar, fica mais livre para voltar a hora que quiser, e dá tempo de ver mais animais e escolher as fotos com mais calma. Eu tinha pensado em ir apenas para acompanhar o grupo. Mas chegando lá, não dá para resistir à oportunidade de ver um felino de grande porte de perto, ou tirar foto com uma arara na mão! Minha esposa, que é medrosa e não gosta nem de cachorro, chegou a dar uma voltinha com o leão dentro da jaula! O almoço não foi gourmet, mas achei ótimo: quarenta e oito pesos por uma milanesa com batatas fritas, já incluída uma gaseosa. Também fui esperando uma estrutura terrível, por causa de relatos da internet, mas achei aceitável e condizente com a proposta. A entrada foi 300 pesos por pessoa.

Jantar no La Cabrera: a melhor refeição da viagem, sem dúvida – mesmo com um garçom meio mal humorado (ele já era mais de idade, e não tinha muita paciência em responder às nossas muuuuuuitas perguntas em portunhol). Tinhamos reservas feitas pela internet, e foi ótimo, pois do contrário não conseguiríamos nem entrar. A conta um pouco alta (1000 pesos para quatro pessoas) se justifica plenamente por uma comida abundante, bem executada e supreendente. Apesar de termos pedido o óbvio (bife de chorizo), várias porções pequenas de acompanhamentos e molhos dão o complemento perfeito. (Ah, você não pode escolher os acompanhamentos, o chefe manda os “do dia”). Um bife grande dá e sobra para duas pessoas!

Fomos depois para a Recoleta, assistir ao Fuerza Bruta – DJ Nights! Este show dividiu nosso grupo: ninguém ficou indiferente, mas quem não gostou, odiou! VÁ se você gostar de arte contemporânea, instalações artísticas, música eletrônica, discoteca. NÃO VÁ se você gosta de espetáculos com assentos, linha coerente para contação de histórias, música acústica ou clássica. Eu, particularmente, gostei do show, mas me senti incomodado por nem todos estarem “no clima”. Hahaha.

Sábado – dia 4

roteiro buenos aires 5 dias

Programado: visita à Catedral Metropolitana, comprar lembranças do Papa, almoçar em Palermo (no Miranda?), visitar o MALBA, o Jardim Japones e o Jauja, jantar e show de tango no We are Tango.

Realizado: na última hora, recebemos um email confirmando disponibilidade no ônibus do Tour do Papa. Tínhamos mandado um pedido MESES atrás por email, mas eles só confirmaram na última hora. Assim, se você se animar a marcar este tour por email, aguente firme, que eles acabam respondendo! Desfizemos os planos para o dia, e valeu muito a pena. Minha esposa é muito devota, e eu sabia que ela iria gostar deste passeio; eu já não frequento muito, mas confesso que é difícil não se comover com a história de Jorge Mario, sua família de imigrantes, sua vida simples, sua luta contra a doença pulmonar e sua entrega para uma vida na Igreja. O onibus turístico bem estruturado não estava cheio – o que é uma pena. O guia é muito bem humorado e um estudioso da vida do Papa. O ônibus passa por vários bairros pouco visitados (Flores, Villa Devoto, Agronomia), e além da vida do Papa, dá uma idéia da vida cotidiana dos Portenhos, da fé católica argentina e da história da cidade.

Chegamos já de tarde no Microcentro, visitamos a Catedral Metropolitana. Caminhamos até a rua Florida e almoçamos por lá mesmo, e aproveitamos para “cambiar” de novo. Passeamos por umas lojas na Av. Corrientes.

A noite, We Are Tango! Não dá para chamar de Show, a sensação é mais como se um grupo de artistas te convidasse para ir a casa deles, e fizesse um sarau musical com um jantar. Três músicos, um cantor, dois dançarinos, um apresentador, uma bartender, um chef de cozinha e apenas dezesseis convidados. Equipe toda muito eficiente, simpática e sintonizada! Todos adoramos a experiência! Mas quem espera uma coisa tipo espetáculo pode se decepcionar. VÁ se você gosta de locais aconchegantes, se espera uma noite mais descontraída que impressionante, se gosta de escolhas personalizadas, se estiver com sua cara metade (a aula de tango no final fica bem mais divertida!). NÃO VÁ se gosta de grandes teatros, se espera um espetáculo com cenário, corpo de baile e orquestra, muitos figurinos, montagem tipo broadway. Agora, se você gosta muito de tango, vá nesse e em um grande teatro (tipo Los Angelitos ou Esquina Carlos Gardel)! Até mesmo em outros!

Domingo – Dia 5

roteiro em buenos aires 5 dias

Planejado: verificar late check out, visitar La Boca pela manhã, almoçar em Puerto Madero (Cabana las Lilas?), caminhar no Puerto, voltar ao hotel, ida para aeroporto.

Realizado: no hotel não tinha late check out, estavam lotados! Toca a arrumar mala correndo, terminamos tudo, fizemos checkout e conseguimos chegar ao Caminito perto de 11:30h. Visita a várias lojas, decidi comprar um casaco de couro e como os pesos estavam acabando, paguei em reais (1 real = 5 pesos). Tiramos várias fotos, volta para o Microcentro para pegar as malas (guardadas no hotel), almoço na Pizzaria Los Imortales (Av. Corrientes).

Ida para Ezeiza em um remis alugado (270 pesos, divididos para 4 pessoas). Passa no free shop para gastar os pesos restantes. (ATENÇÃO: se você gosta de compras em free shop, esta pode ser uma grande oportunidade, pois o peso lá dentro é o oficial – 8,40. Se você fez troca na Florida, já dá uma economia no gasto. O mesmo vale para pagar o hotel). Compramos uns chocolates, bem menos que a cota de 500 dolares, hehehe.
Voo para o Brasil saiu no horário, sem problemas. Saudades e planos para um próximo passeio.

Abraços, pessoal! Até a proxima visita a BsAs!
Robson

Valeu pelo post e todas suas dicas, Robson!  Veja mais posts com dicas e relatos de leitores na categoria DICA DO LEITOR

Quer mandar um relato da sua viagem pra gente? É só mandar um email para o airesbuenosblog@gmail.com com a sua história e suas melhores fotos!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

52 comentários em “O que fazer em Buenos Aires em 5 dias – Dica do leitor”

  1. Boa tarde! Estou na argentina desde ontem e ficarei ate o dia 12, qual show de Tango me indica e como fazer pra pegar o onibus turistico. Grata

    Responder

Deixe um comentário