5 mitos sobre Buenos Aires que você talvez acredite

Buenos Aires é de longe um dos destinos internacionais mais visitados pelos brasileiros. Tem gente que vem uma vez, se apaixona pelo  lugar e acaba voltando inúmeras outras vezes.

Porém, mesmo com esse grande número de turistas brasileiros ainda existem alguns mitos sobre Buenos Aires e a Argentina que muitos insistem em acreditar.

Morando há tanto tempo na cidade podemos perceber que muita coisas que brasileiro acha graças a notícias veiculadas na mídia nem sempre são verdades. Confira!

Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)

Mitos sobre Buenos Aires que você talvez acredite

1. Argentinos não gostam de brasileiros

Esse é um dos maiores mitos que os brasileiros acreditam. Não sei se é a mídia que ainda insiste nisso, basta lembrar quantos quadros o Pânico ou o CQC fizeram zuando argentinos e os ufanismos de Galvão Bueno, mas o fato é que isso não passa de uma grande lenda.

Os argentinos sim tem uma rixa futebolística enorme com o Brasil, porém tem uma muito MAIOR com a Inglaterra, como já disse Ariel Palácio, correspondente do Estadão e Globo News, numa entrevista pro blog no Aires Buenos TV.

A rivalidade do argentino com o brasileiro fica somente no futebol. Basta dizer que você veio de terras brazucas que um argentino abre um sorriso e logo começa a contar algum causo relacionado a uma viagem pra lá ou uma namorada brasileira que um dia ele teve.

A grande verdade é que os argentinos, principalmente os portenhos que vivem numa cidade cheia de gente neurótica, invejam muito os brasileiros pelo seu espírito tranquilo e seu modo de aproveitar a vida.

Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


2. Buenos Aires é uma cidade muito violenta

É fato que o governo de Cristina Kirchner piorou a qualidade de vida dos argentinos e Buenos Aires deixou de ser aquela calmaria, mas dizer que a cidade é muito violenta é um grande exagero.

Basta comparar os índices de criminalidade da capital portenha com qualquer cidade grande brasileira para ver a diferença. Até mesmo a ONU em 2013 informou que a Argentina tem um dos menores índices de crimes da América Latina.

É possível aproveitar a cidade sem nóias e preocupações, mas nunca se esquecendo de tomar cuidado e prestar atenção à sua volta, claro.

A maioria dos crimes que tem como vítimas os turistas não são violentos. Os assaltantes se aproveitam da desatenção e quando você percebe, já levaram sua bolsa ou pertence de valor. Veja outros conselhos no post: dicas de segurança em Buenos Aires.

Confira => Passeios em Buenos Aires

Buenos Aires em maio - outono

3. Buenos Aires está numa crise enorme

Depende. Sim, a Argentina enfrenta uma crise econômica bastante complicada, mas Buenos Aires continua sendo um ótimo destino, uma cidade viva cheia de opções para todos os tipos de turistas. É só sair de noite e visitar qualquer restaurante para ver como os argentinos continuam consumindo e  vida continua.

Hotéis lotados, feira de San Telmo cada vez mais bombando, pólos gastronômicos de Palermo, Villa Crespo e Las Cañitas sempre com restaurantes lotados são só uma prova disso.

Frequentemente familiares e amigos me perguntam e comentam sobre notícias que vem na TV e nos jornais brasileiros. Muitas delas são extremamente catastróficas, passando a imagem que a Argentina está caótica. O que vejo diariamente é bastante diferente. Continuo vivendo com uma ótima qualidade de vida e a cidade funciona da mesma maneira.

Óbvio que tenho muitas reclamações ao governo, principalmente relacionadas a inflação e câmbio de moedas, mas esses itens afetam o turista muito menos do que os habitantes.

Imperdível => Show do Tango Porteño (com jantar opcional)

Hotel com desconto e pagamento parcelado

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no El Quarto, uma plataforma brasileira onde você consegue os melhores preços. E mais: ganhe 5% de desconto usando o nosso cupom AIRESBUENOS, pague com PIX ou em até 12 vezes no cartão de crédito. O bom é que em praticamente todos os hotéis é possível cancelar ou alterar datas sem custo.

Reserve aqui!!!


4. O centro de Buenos Aires é o melhor lugar para se hospedar

Temos aqui no blog vários posts de hotéis no centro. Sei que os turistas adoram ficar por lá e por isso sempre busco novas informações sobre locais para hospedagem, porém se algum amigo ou conhecido me pergunta a real eu sempre digo: não fique no centro. Sim, tem fácil acesso a tudo e existem hotéis ótimos na Avenida 9 de Julio, mas é só isso. Há poucos restaurantes bons por lá, de dia é muito caótico com muita gente, carro, barulho e sujeira e, pela noite, o lugar fica deserto.

Existem outros bairros muito melhores onde você pode aproveitar Buenos Aires de uma maneira muito mais calma e tranquila. Meus favoritos são Recoleta, Palermo ou Villa Crespo. Veja todos nossos posts sobre hotéis e hostels.

Nesses lugares sim você pode conhecer muito melhor o dia a dia da cidade e dos argentinos. O centro é uma parte muito pequena disso tudo. As pessoas vão lá pra trabalhar e só. Se fosse bom mesmo, mais argentinos morariam nessa parte da cidade.

Delícia => Aventura gastronômica por Buenos Aires (3 horas)

5. Pegar um táxi em Buenos Aires é perigoso

As histórias de taxistas se aproveitam de turistas em Buenos Aires são tantas que acabam criando uma verdadeira nóia na cabeça de muita gente. Pouca gente sabe é que algumas coisas mudaram nos últimos anos, graças a ações da prefeitura da cidade.

Agora todos os carros precisam ser mais novos e no futuro todos terão ar condicionado. Existem uma outra série de regras que os carros precisam manter, algo que a prefeitura negocia em troca de autorizar os aumentos do táxi. Esse sim é o lado ruim da história.

Por ano existem dois aumentos no valor da tarifa, mas se pensarmos que os carros estão melhorando e o valor ainda continua interessante, se comparado a taxis de grandes cidades brasileiras, ainda vale a pena.

Infelizmente ainda existem muitas ressalvas aos táxis. As principais dicas que dou são 2: evite pegar táxi que não seja de uma cooperativas de rádio táxi, isso é fácil de perceber com os neons e placas no teto do carro, e também evitar pegar táxis no Aeroparque, onde uma máfia age no lugar com taxímetros adulterados e cobrando coisas extras de turistas.

táxi em buenos aires

Agora que esses mitos caíram, aproveite e veja o que visitar na cidade no post: o que fazer em Buenos Aires? 101 programas na cidade.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

78 comentários em “5 mitos sobre Buenos Aires que você talvez acredite”

  1. Olá, Túlio.

    Estou em dúvida entre 2 hostels.
    Um fica mais próximo ao centro e a uma estação de metrô:
    Nome: Rock Hostel & Brewery
    Endereço: Av.Rivadavia 1587, 1033 Buenos Aires

    O outro fica um pouco mais afastado, mas não tem estação de metrô por perto, só ônibus:
    Nome: Art Factory Palermo
    Endereço: Costa Rica 4353, Palermo, C1414BSC Buenos Aires

    Qual você recomenda mais?

    Desde já muito obrigada 🙂

    Responder
    • Olha, aproveito para perguntar se seria perigoso chegarmos às 22h no Porto Madeiro e irmos para qualquer uma desses hostels numa sexta-feira à noite.
      Vamos estar chegando de barco, do Uruguai.

      Responder
    • Lorrayne, o Art Factory é bem mais conhecido e fica numa área bem gostosa

      Responder
      • Ah ok!
        E andar de ônibus é tranquilo em BA?

        Muito obrigada pela atenção!

        Responder
  2. Égua, Túlio!

    Tu me deixaste cabreira agora, vou sozinha em agosto e vou ficar em San Telmo, bem em frente a praça Dorrego. É muito perigoso andar sozinha de noite por lá mesmo?

    Responder
    • Plaza Dorrego é super movimentada. Vai firme!

      Responder
  3. Olá, Tulio. Estamos vendo um hotel para irmos em Dezembro. Tem alguma indicação entre os Hotéis Tribeca, Aspen, Melia…

    Responder
    • Danielle, desses conheco o Aspen somente que é muito bom. MInha sugestão sempre é se guiar pelas notas do Booking

      Responder
  4. Oi gostei muito das dicas,tem algo p dizer sobre a fácul UBA.

    Responder
    • Oi, Nadia. Nao sei muito pq nunca estudei lá. Ideal vc entrar na comunidade Brasileiros em Buenos Aires do Facebook que alguem pode te ajudar

      Responder
  5. Boa noite, estarei em BUE no final de novembro e reservei o Mérito San Telmo. Pergunto se é perigoso caminhar a noite nesta área.
    Obrigada

    Responder
    • Elizabeth, San Telmo está cheio de turistas. Vai tranquila.

      Responder

Deixe um comentário