Nessa quarta-feira é feriado nacional na Argentina pelo dia da Revolução de Maio, evento histórico dos mais importantes do país, que marcou o início de sua independência da Espanha, proclamada seis anos depois, em 9 de julho – seis antes da nossa.
Se você aproveitou o feriado brasileiro de Corpus Christi para passar uns dias na capital argentina, que tal conhecer um pouco mais dessa história em dois museus de Buenos Aires?
O 25 de maio argentino explicado em 2 museus

Corria o ano de 1810 no Vice-Reinado do Rio da Prata quando um grupo de revolucionários argentinos decidiu que era hora de se libertar de uma vez da coroa espanhola, destituindo o vice-rei Baltasar Hidalgo Cisneros e criando, no seu lugar, o primeiro conselho de governadores do estado nacional, conhecido como Primeira Junta.
O processo foi longo, mas seus dias mais quentes e decisivos aconteceram de 18 a 25 de maio de 1801, na chamada Semana de Mayo, quando o povo saiu às ruas pedindo por liberdade e ocupando em peso a Praça de Maio, que na época ainda se chamava Plaza de la Victoria.
Os detalhes da revolução estão contados em diversos museus portenhos, mas a gente recomenda muito dois deles, o Museo Nacional del Cabildo y la Revolución de Mayo e o Museo Histórico Nacional – Havia um terceiro, o Museo del Bicentenário, mas atualmente está fechado para reformas.

Outro dos museus públicos que recomendamos é o Histórico Nacional, fundado em 1897 no terreno onde fica o Parque Lezama, em San Telmo. Já escrevi sobre ele aqui. A coleção tem mais de 50 mil peças relacionadas à história argentina – de sua fundação até meados do século 20. A Revolução de Maio, naturalmente, é um dos temas mais presentes, sobretudo em duas mostras permanentes: Revolución de Mayo y Guerra de la Independencia, e Sociedad porteña en 1810. O museu abre de quarta a domingo e, nas quartas, a entrada é de graça.

Museo Nacional del Cabildo y la Revolución de Mayo
Bolívar, 65, em frente à Praça de Maio.
Terça, quarta e sexta das 10h30 às 17h; sábados, domingos e feriados das 10h30 às 18h, quintas das 10h30 às 20h. Visitas guiadas em diversos horários.
Entrada: $15 (grátis às terças)
Museo Histórico Nacional
Defensa, 1.600, San Telmo
De quarta a domingo, das 11h às 18h
Entrada: $20 (grátis às quartas)
Aproveite e conheça os 6 museus nada comuns em Buenos Aires.
Se está procurando museus tradicionais, veja os 10 melhores museus de Buenos Aires.
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Sou jornalista e tradutora brasileira, e há doze anos visito regularmente Buenos Aires. Em agosto de 2015 vim pra cá de mala e cuia para passar uma longa temporada. Livros, cinema e cultura em geral são meus assuntos preferidos. Você pode acompanhar minhas andanças aqui no Aires Buenos e também no Medium.
OLÁ, Quais as programações para os dias 28 de abril a 01 de maio?
dia 30 de abril e 01 de maio será feriado na Argentina?
É feriado sim, a maioria dos museus fecha, assim como o Centro. Recomendamos ir aos parques e locais abertos.
Bom dia Mariana, queria tirar uma dúvida: o Cabildo a entrada é gratuita na terça ou na quarta? Ao longo do texto você colocou que era na quarta, mas no final colocou as terças.
Olá, Thaty, obrigada pelo toque. Já consertamos no texto. O dia gratuito é terça-feira, “los martes” 😉 Beijão!
Oi Alexandre, tudo bem? Aqui tem uma programação básica do que vai rolar amanhã. Quanto à livraria El Ateneo da Santa Fe, o melhor seria telefonar antes pra garantir: 011 4813-6052. Saludos! http://agendacultural.buenosaires.gob.ar/evento/la-ciudad-festeja-la-patria/12555
Bom dia Mariana, estamos chegando amanhã cedo e vi que ano passado tiveram shows na Plaza de Maio, até o Carlos Vives, qual a programação para amanhã na cidade, fora conhecer a história da Argentina, tem shows, eventos culturais, sabe se a livraria El Ateneo estará aberta, no site não diz nada. abraços