Há várias lendas e curiosidades sobre Buenos Aires que nem todos os turistas conhecem. Muitos prédios, avenidas e monumentos escondem “causos”, histórias, lendas e até mesmo algumas assombrações.
Aqui uma lista de 11 fatos para você impressionar os amigos na próxima conversa de boteco, rsrs.
Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)
Curiosidades sobre Buenos Aires
1. A Casa Rosada é formada originalmente por 2 edifícios diferentes
Se você olhar bem ela não é simétrica. Sua entrada não é exatamente no meio e as janelas são diferentes de cada lado.
2. Aqui você pode cair na náite numa discoteca projetada por Gustave Eiffel
É o Club Museum que fica em San Telmo, mais exatamente na Calle Peru 535!
Gustave Eiffel, o mesmo cara que fez a Torre Eiffel, projetou o prédio originalmente para ser uma ferraria, inclusive no topo da sua fachada há a escultura de um ferreiro. Suas colunas foram trazidas da França de navio. Hoje no lugar há uma discoteca.
Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!
3. O Obelisco tem endereço e CEP
Não só tem endereço, como tem número e até mesmo CEP, já que ele possui um pequena portinha. É Avenida Corrientes, 1066. Só nunca conferi se deixam a conta de luz ali.
4. Linha A, a mais velha da América do Sul
Inaugurada em 1913, essa linha começa embaixo da Casa Rosada e segue a Avenida de Mayo e depois Av. Rivadavia.
Confira => Passeios em Buenos Aires e arredores
5. Pra criar a 9 de Julio eles destruíram tudo na época
Foi em 1937 e rolou uma forte polêmica entre os portenhos da época. Toda a área da avenida era preenchida por prédios e casas.
Somente três construções não foram destruídas na época: o atual prédio da Embaixada da França, o edifício do ministério do desenvolvimento social, conhecido por ter a enorme figura da Evita e a Iglesia Inmaculado Corazón de María, que fica em Constitución.
Leia mais: Hotéis na Avenida 9 de Julio
6. Diagonal Norte e Sul
Essas duas avenidas que nascem na Casa Rosada foram inauguradas em 1920 e têm um detalhe interessante. Todos seus prédios tem a mesma altura, 33 metros.
Andar por essas avenidas, principalmente pela Diagonal Norte, é um espetáculo de arquitetura.
Leia também: Os edifícios mais bonitos de Buenos Aires
7. Sarmiento, o rei das ruas
Existem três logradouros que homenageiam o ex-presidente argentino. Uma que é paralela a Av. Corrientes, outra é uma avenida em Palermo, do lado do Zoológico e a última é uma pequena passagem no bairro da Balvanera. Isso sem contar o Parque Sarmiento e a Plaza Sarmiento, que são em lugares diferentes.
Seja bem específico com o taxista caso queira ir a alguma Sarmiento, você pode parar do outro lado da cidade.
Imperdível => Show no Señor Tango (com jantar opcional)
9. Puerto Madero, o bairro feminino
Simplesmente todas as ruas de Puerto Madero têm nome de mulher. Alicia Moreau de Justo, Macacha Guemes, Azucena Villaflor e Juana Manso são exemplos de nomes de ruas. Se não bastasse ainda existe no bairro o Parque Mujeres Argentinas.
10. O leão que comeu o genro
Na Avenida Montes de Oca 110, próximo a Estação Constitución, está um edifício com algumas estátuas de leões. Seu dono era Eustaquio Díaz Vélez, rico empresário que era louco pelos felinos, tendo alguns deles em lugar de cachorros.
Diz a lenda que no dia da festa de noivado de sua filha, um dos leões se soltou e comeu o seu genro. A inconsolável jovem Díaz Vélez acabou se suicidando, já que não conseguia viver sem seu amado.
Até hoje se escutam os gritos da pobre apaixonada nos cantos desse prédio. Atualmente ele é sede da VITRA (Fundación para Vivienda y Trabajo del Lisiado Grave), única escola de primeiro e segundo grau para crianças com deficiências motoras.
Leia mais: Lendas urbanas de Buenos Aires
11. Chalé nas alturas em plena 9 de Julio
Bem próximo ao Obelisco existe um sobrado construído no topo de um prédio. Essa bizarrice arquitetônica foi construída pelo dono do edifício, que na época tinha uma loja de móveis no térreo e queria um lugar pra tirar uma soneca. Fizemos um post sobre o Chalé nas alturas.
E aí, gostou destas curiosidades sobre Buenos Aires?! 😉
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Sou brasileiro e moro há vários anos em Buenos Aires. Cansei de ver brasileiros entrando em roubadas na cidade, por isso sempre tento trazer dicas e as últimas informações para quem quer conhecer a capital portenha. Trabalho no Departamento de Criação da Fox International Channels.
Você pode me achar no Google+
Oi! Tenho que fazer um trabalho sobre as datas comemorativas da Argentina. Vc poderia me falar sobre algumas curiosidades das festas daí. Se são muito diferentes das do Brasil. E a respeitos dos casamentos, aniversários se tem algo diferente de como nós comemoramos. Achei pouquíssimas coisas a respeito. Grata
Oi Túlio, tudo bem?
Mas não tem nada que podemos trazer que tenha melhores preços? Está tudo inflacionado?
Oi Túlio, estou querendo saber o q levar de moeda para Buenos Aires? Tenho um pouco de dólar e peso. E gostaria de saber se é vantagem ir até o Unicenter fazer compras, vou na quinta a noite e voltaremos segunda a noite, iremos em Maio, e está compensando fazer compras das famosas marcas( Lacoste, Tommy Hilfiger, Vans, Hollister e outras que aqui no Brasil são caras) ou devo ir com a idéia de passeio e conhecer a cultura?
Daniela, temos um post aqui explicando qual a melhor moeda trazer, veja aqui https://airesbuenosblog.com/e-melhor-levar-reais-ou-dolares-para-buenos-aires/
Não acho que vale a pena perder tanto tempo indo e voltando para o Unicenter para fazer compras. Já foi o tempo que Buenos Aires era barata. O que ainda compensa é a vida cultural, preço das comidas e shows. Roupas e sapatos estão bem salgados, mais que Brasil.
ola! Estou indo a Buenos Aires e Cordoba..Tenho mais de 7 dias em Buenos Aires..O que posso conhecer..?Grata. Rosana Almeida.