Mundo Lingo, a babel portenha

Ainda me assombro com a quantidade de estrangeiros em Buenos Aires, sejam turistas ou residentes. É hello pra cá, bonjour pra lá, até coreano e húngaro ouvimos por aqui, mesmo sem entender nada.

Uma cidade tão multicultural e internacional como esta não podia perder a chance de reunir esse povo pra conversar nos mais variados idiomas.

Alô, poliglotas: este post é pra vocês que gastaram uma plata estudando no Fisk, na Aliança Francesa, na Cultura Inglesa. Sejam bem-vindos à Babel portenha, sejam bem-vindos ao Mundo Lingo.

Mundo Lingo, a babel portenha

Mundo Lingo
(Fotos: Mundo Lingo)

Reunir pessoas de idiomas diferentes em diferentes bares de Buenos Aires. Essa é a proposta do Mundo Lingo, evento criado em 2011 por um inglês morador da capital portenha que andava com dificuldades de fazer amigos locais. A ideia de aproximar estrangeiros e a comunidade local funcionou tão bem que já foi “exportada” para outras 15 cidades de 13 países em 3 continentes (mas ainda não ao Brasil).

Mundo LingoNosso amigo Victor Martins Soares, paranaense de Cascavel há 9 anos morando em Buenos Aires, onde trabalha com legendagem, começou a participar do evento há alguns anos e já virou freguês. “Sempre gostei de praticar idiomas, mas depois de um tempo comecei a achar pouco natural fazer isso com alguém não nativo. Durante meus primeiros tempos aqui, dei aulas de português e sabia como era enriquecedor prosear com um nativo, então decidi investigar o Mundo Lingo e ver onde esse povo se reunia. Para minha sorte, era em um bar perto de casa, no microcentro. Eu já conhecia o bar e gostava muito do lugar, porque era um pub bem tradicional, daqueles com com balcão de madeira, etc”, lembra.

Mundo Lingo
Encontro no Oliver’s club, em Palermo.

Em Buenos Aires, o evento acontece três vezes por semana, cada dia em um bar diferente: toda terça-feira no The Temple Bar (Marcelo T. de Alvear, 945), às quartas no Soria Bar (Gorriti, 5161) e às sextas no Oliver’s club (Guatemala, 4462), sempre a partir das 21h. Para participar basta chegar lá, dizer quais idiomas você fala e te darão adesivos de bandeirinhas dos países correspondentes, sendo a primeira do seu país de origem. A entrada é grátis e você só paga o que consumir, como qualquer outra ida a um bar – há quem acredite que a fluência num idioma é diretamente proporcional ao teor alcoólico do falante 🙂

Mundo Lingo
The Temple, um dos bares que sediam os encontros. (Foto: The Temple bar)

“O que acho mais legal do Mundo Lingo é que as conversas são muito espontâneas, as pessoas vão lá para isso, então não é estranho alguém te abordar para puxar papo porque viu uma bandeirinha diferente na sua blusa. Já fiz muitos amigos lá, e quando estive no Panamá e nos EUA visitei gente que conheci nos eventos”, conta Victor, que fala português, espanhol, inglês e ainda “arranha” no alemão.

Para saber mais, acesse o site ou fanpage do Mundo Lingo.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário