San Antonio de Areco é uma cidadezinha que fica ao norte de Buenos Aires, passeio ideala para o visitante mais frequente quer fazer algo diferente.
Sabemos que Buenos Aires é um dos destinos preferidos dos brasileiros na hora de viajar, mas, mesmo com tantas opções de turismo na capital argentina, chega um momento que gostaríamos de fazer algo diferente.
Para essas pessoas ou para quem quer dar uma escapada para relaxar do estresse da capital, recomendamos San Antonio de Areco.
Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)
San Antonio de Areco
Veja abaixo o que vamos abordar neste artigo:
| Índice: |
Onde fica San Antonio de Areco?
San Antonio de Areco fica ao norte da província de Buenos Aires, Argentina. Está localizada às margens do rio Areco e a 113 km da cidade de Buenos Aires, capital do país.
Veja no mapa abaixo onde fica San Antonio de Areco em relação a Buenos Aires.
Como chegar em San Antonio de Areco?
É super fácil chegar lá, inclusive para fazer um bate e volta, pois a viagem dura cerca de 2 horas. Você pode ir de carro alugado, de ônibus ou de excursão.
De ônibus:
Existem ônibus saindo do Terminal de Retiro de Buenos Aires com vários horários todos os dias para San Antonio de Areco. A passagem custa cerca de 10 dólares e é possível comprar direto no site da companhia Nueva Chevallier. A viagem dura cerca de 2 horas.
De carro:
Outra opção, claro, é ir de carro alugado, o que pode ser ótimo, porque você vai aproveitando o caminho, parando quando quiser e tendo mobilidade sem ficar dependendo de transporte público.
Vá pela Ruta Nacional N° 8, é muito simples chegar. De carro a viagem demora somente 1:30h. Veja o trajeto no mapa.
De excursão:
Existem empresas que fazem excursões de 1 dia, um bate e volta, para San Antonio de Areco saindo de Buenos Aires.
Se você não quer esquentar a cabeça com nada, esta é a sua melhor opção. Eles te pegam no seu hotel, te levam até lá, com guia, tem diversas atividades incluídas e, no final do dia, te entregam em seu hotel novamente. Super cômodo.
Veja estas opções:
- De Buenos Aires: Excursão de um dia a um rancho e a um gaúcho em San Antonio de Areco
- Experiência gaúcha em San Antonio de Areco
Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.
História da cidade
Essa cidadezinha de cerca de 20 mil habitantes, que está 113 km de Buenos Aires, é carregada de história. Por conta disso, foi declarada cidade de interesse histórico nacional pelo Governo Argentino.
Fundada em 1730, mesmo ano que foi inaugurada a igreja principal da sua praça, San Antonio de Areco é conhecida por ser um dos lugares que mais mantém a tradição dos gauchos.
Não é nada estranho cruzar com alguns vaqueiros com belas roupas de gauchos passando pela cidade, sentados num barzinho ou até mesmo dirigindo um carro totalmente bêbado.
Sim, presenciei essa cena!
O que fazer em San Antonio de Areco
Pacata como qualquer pequena cidade, San Antonio de Areco possui ótimas opções de turismo rural ou turismo relaxante.
Algumas estâncias proporcionam um dia de gaucho, perto do Rio Areco, ou você simplesmente pode pegar uma bicicleta ou alugar um cavalo, andar pelas estradas que levam às fazendas e sentar na sombra de uma árvore e ver aquele infinito campo verde com vacas, cavalos, ovelhas e até mesmo lhamas
La Vieja Sodería, um bar mais novo mas com ares de antiguidade é uma boa opção para tomar uns bons drink. Fica na Bolivar 196.
Mas um dos locais tradicionalíssimos da cidade, onde encontramos uma patota de gauchos conversando e bebendo tranquilamente, é o Boliche de Bessonart.
Antigo ponto de encontro de vaqueiros e gauchos da região, esse bar foi fundado nos idos de 1850 e pelo jeito até hoje sua fachada nunca sofreu uma reforminha. Esse clima rústico e até mesmo primário dá mais autenticidade para o lugar, que fica na esquina das calles Zapiola e Segundo Sombra.
Imperdível => Passeio Estância, Churrasco e Folclore em San Antonio de Areco
(saindo de Buenos Aires)
O que comer e onde comer em San Antonio de Areco
Numa cidade que cultiva suas tradições, obviamente a comida aqui é o churrasco. O tradicional asado argentino pode ser devorado em praticamente todos os restaurantes.
O Almacén de Ramos Generales (Calle Zapiola 143) é um dos mais movimentados da cidade, dos mesmos donos do La Vieja Sodería. Com uma decoração cheia de quinquilharias e itens do campo, tem um ambiente bastante pitoresco.
- Leia o livro Almacén de Ramos Generales: Miscelánea argentina
Como nesse dia não estávamos muito afim de bife, escolhemos uma truta com roquefort que estava uma belezinha.
Além do mais, o Almacén vende coca de 1,25 litro! Um fator preponderante para saber se um lugar é honesto é quando eles vendem coca de litro. O Manolo, em Buenos Aires, é um deles.
O restaurante Guida (Calle Arellano 75) chama atenção por pegar pratos tradicionais e modernizá-los um pouco.
Por exemplo, que tal um bife de bondiola com molho de cerveja e mostarda? Ou um peito de frango recheado acompanhado de risotto de pesto?
Como quase todos lugares de San Antonio de Areco, o Guida possui um pátio interior em que o almoço a céu aberto numa sombrinha fica ainda mais saboroso.
Para sobremesas, não há outro local senão a Fábrica de Chocolates La Olla de Cobre (Calle Matheu 433). Esse pequeno lugar é ponto de peregrinação de todo turista que visita a cidade.
Sentamos lá para tomar um café por alguns minutos (o chocochino estava uma delícia) e pudemos ver a movimentação de visitantes de um dia, excursões de aposentados e várias famílias.
Todos em busca dos deliciosos e caseiros chocolates vendidos por quilo, alfajores e vários outros tipos de doces. O ritmo de fabricação é frenético. Nunca imaginaria que esse casinha tão diminuta produzisse tantas delícias!
Para o finzinho da tarde, comecinho da noite, está o bar El Mitre. Localizado na esquina das Calle Mitre e Alsina, na praça principal da cidade, esse bar também é super histórico.
Mas, afinal o que não é histórico em San Antonio de Areco? rs
El Mitre só abre no finzinho da tarde e vende ótima cerveja, comida e uma picada deliciosa. Perfeito para sentar e olhar o não movimento dessa calma cidade. Pode parecer programa de velho, mas tem certas horas que tudo que você mais quer é fazer nada, não é?
Onde ficar em San Antonio de Areco
Para quem quiser passar ao menos uma noite lá, ao invés de faer um bate e volta, há ótimos hotéis e pousadas. Pode ser uma boa para sentir toda a atmosfera da cidade, incluindo a noite.
Eu fiquei encantado por tudo de San Antonio de Areco, mas tenho certeza que metade de todo encantamento veio pelo hotel onde fiquei, o Paradores Draghi.
Confira outras opções de hospedagem em San Antonio de Areco aqui
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Por fim, vale a pena olhar o site de turismo da cidade, que é bem completinho e tem informação sobre o que fazer, além de muitos lugares para comer e se hospedar.
Boa viagem!
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Sou brasileiro e moro há vários anos em Buenos Aires. Cansei de ver brasileiros entrando em roubadas na cidade, por isso sempre tento trazer dicas e as últimas informações para quem quer conhecer a capital portenha. Trabalho no Departamento de Criação da Fox International Channels.
Você pode me achar no Google+
Existem comentários que simplesmente não merecem ser publicados. O “ser” vem em um blog dedicado a um determinado assunto, e se põe a falar mal sem nenhuma base. Não sei onde VC foi, mas sua descrição em NADA se parece com a maravilhosa e belíssima capital argentina, a qual já fui em 3 oportunidades e voltarei com certeza em breve e muitas outras vzs. Com certeza VC deve ter ficado infelizmente restrita ao circuito turístico. Não existe uma só capital brasileira q tenha o charme e a beleza da capital portenha. Alem de se comer mto, mas mto bem e muito mais barato do q nas grandes cidades daqui.
p.s.: e ainda por cima, sobre a visita a San Antonio de Areco, a rodoviária aqui é suja, desorganizada (tive que esperar 1 hora de atraso pelo ônibus da Chevallier – que aliás, estava com o ar condicionado quebrado, com as janelas emperradas, e com as poltronas velhas, rasgadas e as peças meio enferrujadas), e o pessoal não respeita (em lugar nenhum) o aviso de não fumar (os argentinos são uma chaminé ambulante).
Acabo de voltar desta cidade (que procurei conhecer após indicação deste blog e por não aguentar mais Buenos Aires depois de 1 semana aqui) e minha impressão é a de que não vale a pena a ida.
109 pesos perdidos.
Não há nada de anormal nem que valha a pena a visita, sinceramente falando.
Há casas que lembram algumas do interior de algumas cidades brasileiras. E só.
Uma praça, uma paróquia, e comidas caras, cruas ou cheias de presunto (como encontramos pelo centro de Buenos Aires).
Aliás, a decepção com Bs As foi enorme desde que cheguei. E não melhorou, infelizmente, durante o passar dos dias.
O pior é que ainda terei de aguentar a cidade por mais 3 dias (dos 10 que comprei).
Na melhor das intenções, vim conhecer nossos hermanos, suas comidas, roupas, hábitos e sairei daqui com más impressões (e realidades).
Há tantos lugares bem mais bonitos, interessantes e menos caros no nosso próprio Brasil.
Com todas as nossas dificuldades e problemas, temos um país muito bom que oferece muita coisa boa para nós e para os turistas.
Vir para Buenos Aires abriu meus olhos. Talvez essa questão e a ida ao Homero Manzi (uma das dezenas de casas de tango daqui) tenham valido a pena a vinda.
As carnes são quase cruas, comem muito presunto (até parece que só existe “jamón” no planeta), muito pão, muita batata frita, as saladas são raríssimas (e não são boas), muita pizza (e nem de longe são boas), não conhecem arroz (é difícil encontrar), e muito hamburguer (McDonalds e Burguer King em tudo quanto é lugar).
E tudo muito caro.
Um suco custar 30 pesos (cerca de 15 reais, se vc comprar peso no Brasil é isso que custa) é um absurdo!
As vitrines são empoeiradas e as roupas e sapatos parecem usados e velhos.
As frutas nem existem (são caríssimas e nem existe a variedade que temos no Brasil).
O transporte público é tétrico: se você não tiver moeda nem anda de ônibus (e moeda é algo muitíssimo raro por aqui)!
O metrô é um lixo fedorento.
No mais, não vale a passagem.
Na melhor das hipóteses, vale vir só por, no máximo, 3 dias. E pronto.
Túlio, sei que sua intenção em compartilhar as ideias de Buenos Aires é a melhor possível.
E tendo esta intenção é que compartilho a minha péssima impressão desta cidade.
Nunca pensei que fosse dizer isso: mas sinto saudades imensas de comer no Giraffa’s e até de pegar ônibus em Brasília (e olhe que quem conhece sabe da real situação por lá).
Vou aproveitar para conhecer, assim que puder, o meu Brasil rico de oportunidades.
No mais, um Feliz 2013!
Att,
Endie Eloah.
Obrigado, Túlio!
Mais uma informação, se possível.
Existem taxis ou ônibus de arenco para as estâncias? as estâncias fornecem transporte para quem quiser passar 1 dia de campo? visto que, que as estâncias são afastadas do centro da cidade.
Abs, Gilberto.
P.S. Valeu pelas
Gilberto, na rodoviária existem alguns remises, que sao carros particulares, algo como o táxi. Nao sei essa informacao sobre quais estancias dao transporte, mas seria legal vc entrar em contato com as estancias para isso. Imagino que devam ter transporte sim. Senao, pelo menos vao te indicar o preco certo que os remises cobram. Abraço!
Obrigado.
Adorei. To pensando ir um final de semana qualquer com meu namorado!!! qnto custa o passeio de cavalo e os precos dos restaurantes sao parecidos com o da capital?
😉
Oi Karla, alugam Cavalo por 25 pesos! As comidas são mais ou menos o mesmo preço de Bs As. Um prato bom sai por volta de 50 pesos.
As dicas foram importantes, obrigado.
Restou apenas uma. Reservei hospedagem no Draghi paradores (80,00 dólares o casal). Pretendo fazer 1 dia de campo em alguma estancia. Não sai mais barato ficar hospedado direto numa estancia? Visto que, já estaria incluído as refeições. Pelo que pesquisei um dia de campo estaria na faixa de 80,00 dólares p/p, ou seja, casal 160,00 dólares + 80,00 do hotel = 240,00 dólares sem comida, na cidade.
Oi, Gilberto! Legal que vc curtiu as dicas. O Paradores Draghi é legal exatamente por estar na cidade, bem perto de tudo, o que acaba rendendo num passeio com mais opções do que ficar numa estância, conhecendo bastante de San Antonio. Se seu objetivo é passar um dia de campo mesmo, com eventos gauchescos, talvez seja melhor concentrar tudo na estância.