Famosíssimo entre os turistas brasileiros, o Zoo Lujan é um dos lugares turísticos mais controversos da Argentina.
O zoológico, que fica na cidade de Luján, a cerca de 75km de Buenos Aires, tem fãs fervorosos e gente que o odeia na mesma intensidade. O motivo: ele permite que as pessoas entrem nas jaulas e toquem nos animais (que, dizem, são dopados para não se darem conta da proximidade dos humanos).
Imbuída da curiosidade jornalística (aka aproveitei a visita de amigos do Brasil loucos para conhecer o zoo), deixei minhas concepções de lado e fui conhecer o lugar para entender o porquê de tanta fama e conto tudo neste post enorme.
Tentarei ser o mais imparcial possível sobre o Zoo de Lujan, mas não deixarei de dar minha visão para ajudar você a decidir por si só se vale ou não a pena ir até lá. Polêmica à vista!
Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)
Zoo Lujan, saiba tudo sobre o polêmico zoológico de Buenos Aires
A parte (mais ou menos) imparcial
O zoológico é um grande campo com poucas árvores (um sofrimento nos dias de calor) e muita terra batida (um sofrimento nos dias de chuva). Fui em uma quarta-feira e o Zoo Lujan estava relativamente cheio. A fila para entrar nas jaulas variou de 15 minutos a uma hora sob o sol de mais de 30 graus que fez no dia.
A jaula dos filhotes de leão foi a mais concorrida do dia. Esperamos cerca de uma hora para ficar cerca de 3 minutos na jaula, segurando os animais no colo para tirar foto.
Tentei saber um pouco mais sobre os animais, mas os cuidadores só responderam secamente que eles tinham um mês de idade. Apesar de bem cuidados, dava pena ver os dois filhotes se revezando irritados para ir para o colo dos turistas. Rosnavam (?), choravam, se debatiam. Até que os cuidadores davam uma seringa de água (se é água ou remédio não dá para saber) e deixavam os bichinhos de lado para se acalmarem antes de começar uma nova rodada de fotos.
Confira => Passeios em Buenos Aires

Outra jaula bastante concorrida do Zoo Lujan era a dos tigres.
Haviam alguns totalmente separados do contato humano e dois, um tigre asiático e um branco, “aptos” para visita. A beleza e o porte impressionaram e confesso que me deram um pouco de apreensão, especialmente porque os tigres faziam contato visual com os turistas e davam umas voltas em torno da gente, talvez para escolher um lugar mais fresco para dormir (o tigre branco inclusive resolveu deitar em cima do bebedouro para se refrescar).
Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

Já os leões deram medo em todo mundo. Eram dois, meio abobalhados, mas que resolveram se estranhar (ou brincar, vai saber) no momento em que eu e meus amigos entramos na jaula. Depois de serem devidamente afastados pelo cuidador, voltaram a deitar e a contemplar a vida com um olhar totalmente perdido. Esses realmente pareciam que estavam doidões…
Imperdível => Show no Señor Tango (com jantar opcional)

Também fizeram sucesso com os visitantes os dois elefantes Sharima e Arly. Ao entrar no espaço deles, você ganha um punhado de comida para dar para os bichos, que com a tromba agarram a sua mão e levam tudo. Eles também posam para as fotos junto com você.
Outra atração concorrida do Zoo Lujan era o passeio de dromedário, na verdade uma voltinha minúscula, mas pelo menos dá para sentir o gostinho de ser beduíno por um dia.

No Zoo Luján há ainda uma jaula com várias araras (que voam sobre você e montam no seu ombro) e um terrário com cobras e iguanas.
Há ainda jaulas com cervos, cabras, urso Grizzly e macacos, além de alguns outros bichinhos mais “comuns”, esses só para ver e não tocar.
E em todos os lugares, dentro e fora das jaulas, há cachorros de todas as raças, tamanhos e idades. A razão por esse fato curioso é que os cachorros interagem e brincam com os tigres e leões quando sentem alguma mudança de comportamento neles. De certa forma, eles sim agem como seguranças, e não os tratadores!
Transporte => Ônibus Hop-On-Hop-Off Bus com Guia de Áudio

Se a fome ou a sede bater, o Zoo Lujan conta com uma pracinha de alimentação com um buffet de tenedor libre (rodízio) de churrasco. O lugar conta ainda com umas churrasqueiras e mesas de piquenique para quem preferir levar a própria comida.
Como o passeio dura praticamente o dia inteiro (calcule de 2 a 4 horas de deslocamento mais o tempo que você levará conhecendo o lugar), vá prevenido de dinheiro e/ou comida e bebida.
Agora, a parte “crítica” sobre o Zoo Lujan
A pergunta de um milhão de pesos é: vale a pena visitar o Zoo de Luján? Veja abaixo as minhas impressões do lugar e tire suas conclusões:
– Luján é bem longe e o trajeto é feio. Fomos e voltamos de ônibus 57 (mais informações abaixo) e, contando com o tempo de espera, de viagem propriamente dita e do passeio, gastamos cerca de 8h. Mesmo com passeios guiados, é preciso dedicar 1 dia inteiro só para Luján. Se eu fosse turista, nunca perderia tanto tempo da viagem em um só lugar, tão longe e tão diferente do que Buenos Aires e a Argentina possuem de especial.
– Sempre achei que o Zoo Lujan era mesmo feito para turistas, mas não tinha me dado conta que era para turistas brasileiros e só. Só vi um casal que parecia chileno e duas famílias argentinas. Todo o resto dos visitantes, sem exagero, era do Brasil. Quando voltei, consultei um monte de argentinos e todos disseram que é um verdadeiro programa de índio, que ninguém gosta de ir para lá. Encasquetei com a questão: afinal, quem criou no Brasil essa mística em torno do Zoo de Luján? Quem souber responda nos comentários!
– Outra prova de que só dá brasileiro lá é que todos os cuidadores do Zoo Lujan falavam português (ou portunhol). Mesmo se alguém puxava assunto em espanhol eles respondiam em português. Isso, para mim, tira 90% da graça. Para que estar em um país estrangeiro se ninguém tenta se comunicar na língua do lugar?
– O Zoológico de Luján pode ser atraente para famílias que viajam com crianças. Mas é bom saber que só maiores de 18 anos podem interagir com os bichos. E os bichos que “sobram” para olhar são tão comuns que qualquer outro zoológico tem, como o de Palermo, por exemplo, que pelo menos para mim foi uma visita muito mais agradável.
– Para quem pode passar a mão nos bichos, realmente é uma experiência interessante. Mas tenha em consideração o tempo gasto no trajeto e nas filas para ter cinco minutos de contato com cada animal. Pense se vale a pena abdicar de outras experiências só para fazer uma foto!
– Finalmente, os animais são dopados? Realmente não sei. Talvez quem conheça melhor sobre o comportamento de animais selvagens deva saber como é. Os cuidadores alegam que todos os animais são totalmente domesticados e vivem com humanos desde filhotes. Mas, depois de 18 anos observando meus dois cachorros que, mesmo obviamente domesticados, tinham seus rompantes de selvageria (hehe), não consigo deixar de achar estranho que bichos verdadeiramente selvagens nunca tenham esses mesmos momentos.
Muita gente acha que o Zoo Lujan é um zoológico de Buenos Aires, mas acho que agora ficou claro que não, né?!
E você, já foi lá? Se não foi, quer ir? Concorda ou discorda com a nossa opinião? Conte aí nos comentários. Adoramos uma boa discussão!
Serviço
Entrada (valores de março 2020): Não residentes: AR$1.400; Residentes (com DNI): AR$450; Menores de 2 anos: grátis
Horários: segunda a domingo, de 9h às 18h.
Como chegar ao Zoo Lujan: Autopista Acceso Oeste, KM 58, Luján, Buenos Aires.
– Pacote Turistando Buenos Aires: O Aires Buenos tem uma parceria com essa agência de brasileiros que faz passeios ao Zoo de Lujan. É bem mais prático e confortável, além disso junto vai um guia que sabe vários detalhes do local. Mande um email dizendo que você lê o Aires Buenos para cotar tudo que eles oferecem. Saiba aqui mais detalhes sobre a parceria Aires Buenos + Turistando Buenos Aires.
– De ônibus: linha 57 (Lujan-Palermo, ônibus vermelho). Ponto final: Av. Sarmiento (em frente ao centro de exposições La Rural, ao Zoo de Palermo e a estação de metrô Plaza Italia, da Linha D). Avisar ao motorista ao entrar que você vai saltar no Zoo de Luján. O valor da passagem só pode ser pago com o cartão SUBE. Não recomendamos ir com crianças pois o trajeto é longo e dependendo do horário os ônibus estão cheios. Atenção com motoristas canalhas que falam que não precisa passar o cartão e cobram dinheiro de você. É mentira isso. Todos ônibus da Grande Buenos Aires só tem um método de pagamento que é o cartão SUBE.
– De carro: o site do Zoo Lujan informa o caminho a partir de onde você estiver. Há estacionamento grátis no local.
Site com mais informações: http://www.zoolujan.com/
Veja outras dicas de Buenos Aires dadas pelos leitores do Aires Buenos!
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Jornalista, especialista em conteúdo digital e social media. É a metade mulherzinha do Aires Buenos. Foodie, viciada em decoração, design e moda. Mora em Buenos Aires desde 2011 mas nunca deixará de falar espanhol com sotaque carioca.


Muito interessante a matéria.
Deixo agora a minha opinião: se são dopados ou não, não importa realmente. Mas por que estão lá? São animais selvagens, tiraram os animais que têm condições de viver no meio natural para serem deixados em jaulas (por maior que sejam, são jaulas!), acostumando os filhotes a viverem no modo mais não-natural possível. Fizemos isso com os lobos, hoje temos os nossos amigos cães. Já são domesticados, trazem muita alegria para as pessoas e até ajudam aqueles que tem alguma deficiência. Mas por que fizemos isso? Por puro egoísmo, por pensarmos somente em nós mesmo, os homo sapiens, o topo da cadeira alimentar, os inteligentes, que escravizam os mais fracos… Acho que todos concordam que não devemos pegar um lobo no modo de vida natural deles e levar pra casa. Pegar o filhote e começar a acostumar na cadela que está amamentando. Isso é fruto do prazer pessoal, destruindo toda a essência do animal. Sou contra zoológicos. Simplesmente não fazem sentido. Ir visitar um animal selvagem que vive em cativeiro, ir visitar o corrompimento desses animais que deveriam estar soltos na natureza. Se alguém tiver alguma explicação que mostre o porquê desses animais estarem em exposição senão para sustentar o prazer de “realizar um sonho” do ser humano, por favor me diga. Eles não estão lá porque querem, eles não estão lá porque acham que é uma melhor opção do que o meio natural, tenho certeza disso. Dizem: “foi ótimo porque realizei meu sonho”, como sempre, o ser humano pensando apenas em si.
Fui em um local a uns 80km de Brasília, os grandes felinos vivem em cativeiro, mas não porque foram tirados do seu meio natural para ficarem expostos à necessidade do ser humano de tocar num animal, mas sim porque esse mesmo ser humano escravizou, judiou do felino a tal ponto que eles não puderam mais voltar ao seu habitat natural. Casos como sensibilidade no pescoço por conta de anos e anos de acorrentamento, presas LIXADAS, cegueira, entre outros. A ONG resgata esses animais e dão uma vida digna, o máximo que conseguem para que esses animais vivam bem, já que não podem voltar ao seu meio natural. Isso inclui exercícios mentais e físicos, pois é uma necessidade de todo animal estimular a mente, não ficar 24h presos como em muitos zoológicos. E cobram as visitas para custear os gastos, pois é lógico que a ONG não recebe dinheiro suficiente para tratar de todos. Não estou dizendo que em Lujan é assim, nunca fui, não conheço, pode ser que existam esses desafios mentais etc, mas eles estão lá por quê? Porque precisam? Porque querem? Ou porque nós temos uma estranha necessidade de por a nossa vontade acima dos que conseguimos por meio da “inteligência” manipular? É a nossa vontade acima do bom senso.
Sinto alívio ao ver que ainda há pessoas de bom senso.
Fico com dor no coração ao saber que um animal que nasceu para viver na selva, alimentar-se do leite de sua mãe e não de uma cadela (parte importante do vínculo que tem com sua mãe LEOA) seja obrigado a servir de brinquedinho para crianças e adultos EGOÍSTAS que querem te ter 5 minutos de experiência com um animal selvagem (visivelmente alterado e tendo comportamento diverso daquele inerente à sua espécie) à troco de uma vida toda de escravidão. 5 minutos para um humano tocar em um tigre e uma vida toda ingrata para o animal. O ser humano está acostumado a escravizar tudo e todos que se encontrem em situação mais fragilizada do que ele e este zoológico para mim é mais um exemplo disto.
Se tivesse um filho pequeno, ensinaria que um animal deve ser livre para viver conforme seus extintos e no seu habitat e jamais o estimularia a tratar um ser que tem sentimentos de medo, autodefesa como objeto a satisfazer sua curiosidade.
Acho absurdo pessoas que tÊm o sonho de tocar em um tigre. Sonhe com um planeta mais justo, humano. Isso sim tem algum valor.
E para quem diz que os animais selvagens – felinos ficam feito bobalhões durante o dia pq têm hábitos noturnos, convido a entrar em uma jaula de leões que não estão dopados e nem sofreram lobotomia ao meio dia no zoológico mesmo e ver o que acontece. será que eles vão ficar molengas como esse de luján?!
Voce é vegetariana??? Mata animal pra comer???? Então não fala besteira e tente se informar melhor!
Que besteira. Como se os animais na natureza estivessem seguros em algum lugar do mundo. Se os animais são bem tratados, os Zoos estão fazendo um favor para a humanidade, pois estão assegurando a espécie. Ao invés de serem caçados na natureza.
A propósito, você é vegetariana? Pois se não for seu texto é mais besteirol ainda.
Sou vegetariano por 30 anos, toda minha vida. Não mato os animais, mas não tiro os méritos dos zoológicos sérios pelo mundo, que pesquisam os animais, tratam suas doenças, e evitam muitas espécies de serem extintas.
E vem falar que ir ver um leão bem cuidado é egoísmo?? Egoísmo é matar um animal para por no prato.
É exatamente assim que eu penso. Sou vegetariana há mais de 20 anos e, apesar de ficar triste pelos animais que nao tem liberdade, prefiro ver os animais vivos e bem tratados do que caçados! Eu fui no zoo e tenho ctza de que els nao estavam drogados..estavam presos, mas amados e a salvo.
Eu também sou vegetariano e prefiro os animais soltos, passíveis a caças mas livres. Passe um dia com as pessoas te pegando e tirando fotos a cada 3 minutos, você vai concluir que isso não vida digna para nenhum animal, ainda mais filhotes.
Agora pense: felinos têm hábitos noturnos e ficam sonolentos durante o dia… pense… pense! Você, animal selvagem, com sono, querendo dormir… Calminho no colo de humanos o dia todo, tirando fotos? Se o animal quer DORMIR de dia, ele naturalmente ficaria irritadíssimo enquanto ficassem perturbando seu sono!!!! Se nós ficamos mal-humorados quando não dormimos bem e ficamos mal se não dormimos bem por alguns dias… pensem neles… Se não os deixam dormir, não ficariam letárgicos… mas sim irritados!!! Ou passariam a dormir de noite e ficariam com muita energia de dia, agitados e irritados, novamente e não letárgicos! Muito estranho os animais suportarem tudo isso sem dopagem. E não preciso ser veterinária para pensar um pouco… Muitos veterinários trabalham na “saúde” da criação de gado, frango e animais de corte. Muitos usam cobaias em estudos, e não estou criticando estes estudos, mas isto mostra que muitos veterinários não tem compromisso emocional e tratam animais como produtos de consumo. Ou seja, veterinários muitas vezes trabalham com a morte de animas em seu trabalho e nem todos são românticos apaixonados por animais. Assim sendo, não sei até que ponto a opinião de alguns veterinários é maior que o raciocínio óbvio: nós humanos não suportaríamos tirar fotos com pessoas o dia todo por toda a vida ou longos períodos. Como animais selvagens de grande porte fariam isto sem dopagem? A lógica neste caso, parece bem simples!
Vegetariano é um bicho chato até em blog.
“Estavam presos, mas amados e salvos”. Totalmente contraditória a afirmação. Salvos de quem? De predadores naturais? Do homem que pratica a caça comercial? Do segundo, pode até ser, mas a vida toda esses animais passaram por privações. Isso é amor? Francamente, não sei que amor é esse.
O que vc diz não é apenas besteirol, mas não tem a ver com o que eu disse.
Onde disse que um leão bem tratado é egoísmo?? E automaticamente um leão em um zoológico está bem tratado?
Para começar, o tópico é o zoológico de LUJÁN, onde as pessoas ficam tirando fotos, tocando, se aproximando de animais selvagens e as condições neste zoológico, bastante questionáveis. O animal na natureza corre o risco de ser caçado, mas pelo menos teve uma vida inteira LIVRE. Acho que nem tem como continuar a discussão com uma pessoa que não se atém ao ponto.
Adorei sua resposta! Tb sou vegetariana e acho muito engraçada essa senhora que se intitula “jornal feminino”, que MATA animais pra COMER, querer dar uma de sabichona e boazinha. Ela deveria prestar mais atenção ao relato de especialistas, veterinários e biólogos para não falar tanta bobagem. É só procurar no site.
vc é vegetariana e é a favor de zoologicos?? errr tem alguma coisa errada aí…
Bom saber que tem seres humanos racionais aqui! Em sã consciência que bicho viveria bem em terra batida, sem sombra, e com um monte de gente ignorante subindo neles, tirando foto o tempo todo, encarando filas para entrar em jaulas, berrando e etc?!?!?!?!?!
Bota seu bebe em uma barraquinha ao ar livre e deixe-o como um adereço… onde todos se adornam para tirar fotos!
Vcs iriam gostar??? Esses aqnimais existem para VIVER e não sobreviver. Viver significa ser como uma animal que ocupa o topo da cadeia alimentar, viver significa caçar, significa ser LIVREEEEEE!!!!! E isso não ei com sinceridade…se esse local prega! Se eles realmente quisessem o BEM desses animais, cuidariam deles sem os colocarem como adereço, e depois colocariam de volta em seu habitat. Tem gente aqui q falou que sonha em ir la tirar foto com esses animais…. desejo que comam sua cabeça! PESSOAS INSETO!
Isabella, com todo respeito, você falou um monte de bobagens. Bobagens essas que também estão no pensamento de muitas pessoas que falam muito e se informam pouco.
Primeiramente, você fala que tiraram os animais de seu meio selvagem para colocar na jaula. Sim, muita gente já fez e faz isso. Mas não o pessoal desse Zôo e de muitos outros. O Zôo de Luján não tem uma equipe que sai pelo mundo caçando animais para levar para o zoológico. Os animais de lá são descendentes de animais de circo, que foram abandonados quando os circos foram se acabando ou foram sendo proibidos de ter animais selvagens. Você queria o quê? Que devolvessem os animais de circo para a natureza? Isso seria a morte certa para eles, pois jamais aprenderam a caçar e viver na natureza. Eles não durariam 1 semana sequer em uma selva ou savana. E pode ter certeza que não aprenderiam isso sozinhos, depois de adultos. Só restariam duas opções a eles: morrer ou ir para um zoológico: se você fosse um animal selvagem, o que preferiria?
Outra coisa: de onde você tirou a idéia de que o ser humano tirou “lobos da vida selvagem, e que se transformaram nos nossos cães”? Primeiro que já há pesquisas que mostram que cães selvagens, e não lobos, é que se associaram ao homem. E é isso que você leu: SE ASSOCIARAM. A relação cão x homem é muito mais uma troca de favores do que uma exploração. Os cães não são idiotas. Eles observaram que era vantajoso viver junto a grupos humanos e por sua vez, o homem observou que era bom ter cães por perto, porque eles alertavam de perigos de outros animais ou inimigos. Essa relação de amizade perdura até hoje, milhares de anos depois, com vantagens para ambos. E nenhuma das partes quer deixar essa relação.
Outra bobagem é você dizer que é contra zoológicos. Se você diz isso é porque deve pensar que um Zôo é apenas um depósito de animais. Nada disso. Um Zôo é um local de pesquisa, não é à toa que muitos biólogos e veterinários trabalham neles. Os Zôos contribuem E MUITO para o estudo dos animais e a preservação deles na vida selvagem.
Você, como muita gente, deveria se informar antes de falar as coisas. Tudo isso que eu disse aqui, eu sei porque eu faço uma coisa que muita gente deixou de fazer depois que inventaram a internet: eu LEIO. Não apenas blogs e textos da internet, mas principalmente LIVROS, que parecem ser um artigo meio abandonado pelas pessoas hoje em dia.
Gostei do blog, mas, gostaria de explicar várias coisas.
1º): Drogado, sedado, dopado… são todos palavrões para os que amamos o Zoo. Isso é minimizar um trabalho de quase 20 anos. É desvalorizar muito esforço, muito estúdio, muito amor e respeito…
2º) Pode gostar ou não que os bichos estão dentro de jaulas pequenas, mas terá sua explicação se vão com guias que sabem do que falam. E concordara plenamente com esses motivos.
3º) Pode ir por sua conta, mas, desfrutara muito mais, se vão com guias que sabem os horários certinhos e não fazem filas, dão todas as explicações, contando historias e segredos deste lugar único no mundo…
4º) Nao é certo que os menores de 18 anos não podem interagir com os bichos…. Só com leões e tigres, os menores de 16 não podem entrar nas jaulas. Podem sim alimentar ursos, elefoas, pegar no colo bebés de tigre e de leão, passear em dromedário, etc., etc.
5º) Este Zoo é a reserva felina mais grande de América. De aqui saim muitos felinos para Africa e outras partes do mundo pra manter o equilíbrio das especies e não estiem em perigo de extinção. Uma coisa é certa: pobres os outros bichos da selva se o leão, alem de ser Rei, é argentino…!!! hahahahaha…
Poderia continuar contando muitas coisas, mas, já seria muito comercial: sou do equipe de Las Superguias e faz mais de 4 anos que levamos brasileiros para ai, cada dia. Nao cobramos tao caro como quem pago 90 u$D, mas em 6 horas vc sai de ai conhecendo cada passo, cada bicho, cada historia, e aproveitando o tempo ao máximo, sim filas, com a melhor atenção que imagine receber, só por ser o nosso passageiro.
Mas não queria que fora uma simples propaganda. Eu queria que também escutem a opinião de quem ama os bichos, e que esta orgulhosa de ter na Argentina, um Zoo admirado no mundo. Só é casualidade, por coisas da louca economia, que agora tenhamos muitos brasileiros, mas tem que saber que levamos pessoas de todo o mundo, que chegam especialmente a viver o dia mais incrível de suas vidas.
Alem de ter o melhor trabalho do mundo, adoro ajudar algumas pessoas pra cumprir seus sonhos. Adoro meu pais bruto, de índios, adoro o Zoo com lama ou poucas arvores (só 528..!!), adoro beijar as narizes de cada bebe que nasce,
E adoro ver as caras de aqueles que falam bobadas (por ignorância ou desconhecimento), quando um felino esta de frente com seus olhos bem limpos e sim nada que possa mostrar algum tipo de drogas… (Que animal suportaria ser drogado durante anos e anos…? E falamos da Mariana, a puma com 23 anos!! ou Ezequiel, o avó leão com 16..!!, etc. etc.) Por isso, amigos, venham e vivam a emoção, depois podem falar. E aqueles que viram, retornem com Las Superguias…!! kkk…
E desculpem meu portunhol… Falo melhor do que escrevo… hahahah…
Beijos,
Diana.
Olá Diana, fui na última semana ao Zôo e caso morasse perto de BsAs, com certeza seria nosso passeio da família! Fui com visão crítica, mas sou conhecedora de comportamento animal e não vi nada do que se fala…quem reclama ou não foi, ou não conhece animais – talvez conheça zôo mais bonitos, mas nada se parece com Lujan ! Muitos dos animais tb são deixados por seus donos por não conseguirem mais conviver, outros nascidos em cativeiro, enfim
Tb vi muitos estrangeiros (não brasileiros) e o encantamento não era só meu !!!
Amei andar pelo Zôo, comprar comida para dar aos animais não carnívoros e dividir momentos maravilhosos !
Claro que os grandes felinos nos impressionam, a Shamira é uma elefanta fofa, o urso Gordo é fantástico, mas as cabras, os burricos, os gansos e gatos soltos, todos interagindo de maneira harmoniosa chama a atenção de qq pessoa !
Desde que cheguei tenho divulgado o que vi e serei mais uma fã do Zôo de Lujan
Monique vá de onibus, tem alguns especiais que levam direto até lá e o preço é bem mais em conta que esse que te passaram
Eu já fui e adorei, achei uma experiencia incrível, vou a Buenos Aires esse ano de novo e estou pensando em dar uma nova passadinha lá.
É algo muito surreal, eu indico.
Sobre eles serem dopados, infelizmente creio que sim.
E os bichinhos mais atentados são os filhotes.
Olá, gostaria de saber se alguém recentemente foi até o Zoo de táxi, fiz uma cotação com uma empresa de van e ficou 90 dólares ida e volta por pessoa, achei um pouco caro. De ônibus dizem que gasta muito tempo, alguém pode me ajudar?
Obrigada!!!!
De onibus é tranquilo, vá cedo para aproveitar, o preço do onibus é 16,90 com cartão SUBE..