chacarita

10 coisas para fazer na Chacarita

(Post atualizado em janeiro de 2017)

Palermo, Recoleta, Puerto Madero, Centro, San Telmo e Boca. O turista brasileiro conhece muito bem a maioria desses bairros de Buenos Aires, que estão cheios de opções de turismo. Porém, se colocarmos no mapa eles não ocupam nem metade de toda cidade.

Existe toda uma área cheia de outras opções a ser descobertas, que já tratamos em no vídeo de Pontos turísticos fora do circuito no Aires Buenos TV. A Chacarita aparece com seu cemitério no vídeo. É lá que Gardel está enterrado e o passeio vale a pena bastante para quem curte a história do tango. Porém esse bairro querido, que comecei a gostar desde que me mudei para aqui, possui muitas outras opções de coisas para fazer.

A região está bem perto de Palermo, porém não tem todo aquele agito de bares e restaurantes. Suas ruas parecem mais as de uma cidade do interior, tanto por suas contruções como por seu clima devagar. São pequenos comércios, alguns muito tradicionais e outros bem moderninhos, que encantam todo mundo e a cada dia vem sendo mais falado na cidade. Se você visita Buenos Aires por vários dias, vale a pena separar uma tarde para conhecer uma região diferente e fora da rota comum dos turistas. Só aconselhamos não se embrenhar muito pro lado da Estação de trem, que possui uma pequena favela que de vez em quando aparece nas notícias por brigas bem tensas!

10 coisas para fazer na Chacarita

1. Cemitério da Chacarita

A morada do Gardel, um cemitério gigantesco. É bastante interessante se você curte a história do tango ou quer conhecer a história de uma cidade e um povo através dos seus mortos. É grande demais o lugar e se você for sem saber exatamente o que quer visitar pode acabar se perdendo. O túmulo do Gardel é de longe o mais visitado, que fica na Rua 33 do Cemitério. Há também um mausoléu de tangueiros no setor 7E.

2. Pizzaria Império de la Pizza

chacarita

É um dos meus lugares preferidos do bairro. Uma pizzaria que está de pé desde os anos 40, bem em frente a estação de trem Federico Lacroze. O ambiente é bastante popular, com muita gente esperando a hora de pegar o trem, e a qualidade da pizza e das fugazzetas sensacionais. Um lugar nada turístico, somente com os verdadeiros trabalhadores portenhos. Quando vou eu prefiro sentar e pedir uma fugazzeta, mas o mais pedido lá é comer al paso. Ou seja, o povo pede um ou dois pedaços de pizza e come em pé. O verdadeiro fast food portenho!

3. Mercado de Pulgas

Para ser bem sincero, o Mercado não fica na Chacarita, mas em Colegiales. Isso não importa muito, já que ele é pertíssimo, ficando na esquina das Av. Dorrego com Niceto Vega. O lugar abriga dezenas de locais que vendem e compras móveis antigos. E convenhamos, que Buenos Aires é um oásis quando o assunto é velharia. Tem de tudo e de todos os estilos. Desde rústico ao mais clássico do auge da Argentina. É muito divertido ver os diferentes móveis e também umm ótimo lugar para se inspirar para decorar a casa. Os preços no geral são um pouco salgados, mas a pechincha está mais que autorizada!

4. Heladeria Occo

Culpada de muitos quilos que engordei, essa sorveteria está despontando como não só a melhor do bairro, como também uma das melhores da cidade. Está super bem cotada no Yelp. A Occo vende sorvete artesanal com sabores simplesmente sublimes. Existem vários ótimos, mas os que sempre peço são o de Cheese Cake de limão e o de Chocotorta. O lugar é atendido pelos seus dois jovens donos, que vão praticamente te obrigar a provar todos os sorvetes. Uma delícia. Pra que Freddo no bairro se você tem Occo? Ela fica na Av. Dorrego 1581, entre Av. Córdoba e Niceto Vega, bem pertinho do Mercado de Pulgas.

5. Mordisco

10 coisas para fazer na chacarita

Foto: Fanpage Mordisco

 

Um restaurantezinho pequeno, mas muito charmoso. Comida caprichada e ao mesmo tempo simples, na Av Dorrego 1301. O cardápio é bem pequeno, mas a comida delicios e o atendimento pra lá de simpático. Dá pra ver todo o funcionamento da cozinha! Cerveja boa e barata!

6. Gambrinus

Tradicionalíssimo point no número 3779 da Avenida Federico Lacroze, o Gambrinus está sempre cheio! Aqui o negócio é comida alemã misturado com o clássico da comida argentina. Um bodegón com tiquinho de Alemanha e muita cerveja gelada.

7. Lekeitio

10 coisas para fazer na chacarita

lekeitio

Cozinha moderna que mistura Espanha, Japão e Argentina. Os pratos são pequenos, para compartilhar mesmo. Bem diferentes e deliciosos. Tem alguns dias da semana que tem jazz e parrilla. Delícia! Fica na Calle Santos Dumont 4056.

8. Museu Fotográfico Simik

bar palacio museu fotografico simik

Um café notável antigo que reúne um montão de câmeras de todos os tipos. Lugarzinho bastante pitoresco, ideal para tomar o clássico café com media lunas e tirar umas fotos bem bizarras, já que o ambiente beira o kitsch. Também ministram curso e workshops pros apaixonados pela fotografia. Fica na Av. Federico Lacroze 3901. Mais no post sobre o Bar Palacio Museu Fotográfico Simik.

9. Ocho Esquinas

Chacarita

Outro bodegón com influências alemãs, onde o chucrute e o tango se misturam. Pequeninho, com decoração cheia de pinduricalhos, mas muito aconchegante. Temos um post exclusivo sobre o Ocho Esquinas. Fica na Av. Forest 1186.

10. Le Blé

A rede de cafés que está crescendo cada vez mais em Buenos Aires teve sua primeira loja no bairro da Chacarita. Seja para um café da manhã com tostagas belgas molhadas no mel, o brunch, saladas ou os sanduíches deliciosos (o meu preferido é o de milanesitas de frango com molho barbecue), o Le Blé é uma cafeteria moderna que não deixa de surpreender. Rola também comprar para comer em casa. Eles tem muffins, medialunas grandes e outras delícias! Fica na Av. Dorrego 999, esquina com a Calle Vera.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 comentários

  1. Brenda Rodrigues

    Muito legal o post! Concordo com você sobre visitar lugares que não sejam só para turistas, o legal é ver a cultura, o dia-a-dia dos nativos.

  2. Guilherme

    Na linha do que disse a Brenda ao sair do Monumental de Nunez e caminhar até a Libertador para tomar o onibus eis que eu descubro um bairro lindo ali, com belas casas, ruas bacanas. Buenos Aires sempre surpreendendo.
    Valeu Tulio!

  3. Máh

    Olá Túlio! Como vai?

    Eu e minha família estamos fazendo nossa primeira viagem a Buenos Aieres semana que vem. Planejamos a viagem sem muita antecedência, foi uma ideia de última hora.
    Estou montando nosso roteiro – e conseguindo graças a seu incrível blog. No meio disso, surgiu uma dúvida e gostaria muitíssimo de uma opinião sua.
    Vamos estar em Buenos Aires do dia 4 ao dia 10 e gostaria de saber se você acha aconselhavel conhecer também Montevideo em um bate-volta. Você acha possível? Se sim, como consigo chegar lá de onibus? Você poderia me dar algumas dicas

    Agradeço muitíssimo por sua atenção. E, novamente, parabéns pelo maravilhoso blog.

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Mah. O melhor pra lá seria ir de barco com as empresas Buquebus ou Colonia Express. Recomendo muito o passeio, mas acho que o melhor seriam 2 dias. Um dia para conhecer Colônia, uma cidade linda, e depois ir pra MOntevideu de noite e aproveitar lá o outro dia. ABs!

  4. Eugenia

    Olá Túlio, acabei de descobrir seu blog e estou adorando! Parabén , ele é bastante informativo e interessante.Queria te perguntar como é a acessibilidade no transporte público e na cidade em geral. Tenho uma filha, de 14 anos, portadora de necessidades especiais , usuária de cadeira de rodas e estou planejando uma viagem com ela agora no segundo semestre. O metro é acessível, os museus, os restaurantes, etc. existe algum serviço de taxis para transporte de cadeiras de rodas? Obrigado, um abraço, Eugenia

    • Túlio Bragança
      Author

      Eugenia, ótima pergunta. Algumas estações do metrô possuem elevadores especiais, mas não são todas. Vejo muita gente que reclama que o acesso é dificil. Imagino que não seria a melhor pedida. A maioria dos ônibus tb estão adaptados e vejo muita gente usando. Comparado com o Brasil, o melhor são as calçadas. Nos bairros quase todas tem as rampas. Aqui tem o link de um casal de blogueiros que usam cadeira de rodas e falam sobre Buenos Aires. Está em espanhol, mas espero que ajude mesmo assim http://www.equalitasvitae.com/es/viajes/viaje.php?id=226 Boa viagem!

  5. Olá Julio tudo bem ?
    Estou indo pra Buenos Aires dia 20 de agosto e passarei 7 dias no Hotel Unique Park Plaza que chegarei do aeroporto aéreoparque , gostaria de saber se é próximo ao hotel e estarei levando 1800 reias como faço troco aqui em salvador , ou levo real , levo peso ? ??? Tira essa dúvida pra min quais uma pontos turístico de alo nível aí pra jantar obg !
    Haaa muito muito bom o blog ajuda a qualquer um a se locomover em Buenos Aires !

    • Túlio Bragança
      Author

      Cássio, meu nome é Túlio! hehe Todas suas perguntas estão respondidas no blog. Sugiro dar uma pesquisada nos nossos posts. Sobre o hotel, é um hotel médio, boa localização e preço atraente.

  6. Welbo Antas

    Tulio, vamos num grupo de 14 pessoas , você acha que é melhor e fazer os passeios de taxi ou um van sai mais em conta?

    • Túlio Bragança
      Author

      Olha, não sei os preços de van. Seria legal ver com o pessoal do Manuel Tienda Leon ou com algum motorista. Infelizmente não tenho essa info. Taxi é tranquilo e rápido

  7. Pingback: Occo Helados: “loccos” por helado! | ¡Pindalolas!

  8. Pingback: Occo Helados: “loccos” por sorvete! | ¡Pindalolas!

  9. Fátima

    Fiquei um tempo desligada e quando volto encontro dicas maravilhosas. É por essas e outras que tenho que voltar. Obrigada, Túlio.

  10. Milena

    Tulio, boa tarde! tudo bem?
    Vou com umas amigas passar o fds em Buenos Aires. Vc tem algum lugar para aprendermos dançar tango que seja legal? e mais qual a melho balada pra dançar flash back, ou musica eletronica?

    • Túlio Bragança
      Author

      Milena, tem o Maldita Milonga em San Telmo que é bem interessante. Outro legal é o La Viruta, em Palermo. Sobre música, gosto do Niceto!

  11. Pingback: Quanto se gasta em uma semana em Buenos Aires? | Aires Buenos

  12. Pingback: Retrospectiva Aires Buenos 2014 | Aires Buenos

  13. Pingback: Bar Palacio - Museu Fotográfico Simik | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

  14. O Cemitério da Chacarita também é a morada da lenda do rock latino Gustavo Cerati.
    Não conheci o bairro quando estive em Buenos Aires em março, mas conhecerei com certeza em uma próxima viagem. Adoro seus posts, inclui vários locais no roteiro por inspiração delas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *