dolara paralelo

3 coisas que você precisa saber antes de trocar dinheiro no paralelo em Buenos Aires

Trocar dinheiro no paralelo vale a pena?

Muita gente vem perguntando isso e pedindo algumas indicações de lugares confiáveis para trocar seus reais ou dólares por peso no mercado paralelo. Afinal por esse meio seu dinheiro pode render até 40% mais na Argentina

No início do cepo cambiario, que é praticamente uma proibição de compra e venda de moeda estrangeira por argentinos sem autorização, eu ficava um pouco com o pé atrás com isso. Parecia uma coisa do submundo, das sombras, mas com o tempo tudo começou a ficar super claro. O governo faz vista grossa total. Só caminhar na Calle Florida para ouvir a cada 10 passos alguém oferecendo câmbio com taxas muito mais atraentes. Já tivemos muita gente que falou que trocou na boa, mas antes de você pensar nessa opção, aqui vão três coisas que você precisa saber!

dolar paralelo

1. Quando você troca no paralelo você não pode destrocar seus pesos por reais no fim da viagem.

Trocou real no paralelo e sobrou dinheiro no fim da viagem? Sua única alternativa é torrar essa grana no freeshop do aeroporto. Esqueça! Você não vai conseguir trocar esses pesos por reais em nenhum lugar. Oficialmente você só conseguiria isso se tivesse algum comprovante da troca inicial de uma casa de câmbio oficial e no paralelo ninguém quer peso. No Brasil as casas de câmbio pagam valores risíveis pelo pesos. Calcule muito bem para não voltar pra casa com um dinheiro morto.

2. Você não tem nenhum comprovante dessa operação

Quer um papelzinho que comprove que você trocou real por peso por algum motivo? Esqueça! Você está fazendo uma operação ilegal, como é que alguém vai querer dar um comprovante disso? Se você vem a trabalho e precisa comprovar que trocou a grana, o paralelo não é pra você.

3. Em caso que dê algo errado você não tem ninguém para apelar.

Conte bem as notas e olhe bem para elas. Não vai adiantar nem ir para polícia depois reclamar se alguém passou alguma nota falsa. Se bem, é bom ressaltar, que todo dia recebemos comentários no blog e ninguém até o momento relatou que recebeu nota falsa no paralelo. Às vezes acho que dá pra confiar mais nos doleiros do que nos próprios taxistas da cidade. Mas enfim, se algo acontecer de errado, babau!

Quer trocar no oficial mesmo? As melhores opções são no Banco La Nación, presente no Aeroporto de Ezeiza e no Aeroparque, ou nas casas de cãmbio da região da Calle Florida, esquina com Sarmiento.

Quer saber se é melhor levar pesos ou dólares para Buenos Aires? Temos a resposta nesse post.

guiaoquefazerembuenosaires2

E onde trocar dinheiro no paraleo em Buenos Aires? Deixo para os leitores deixarem nos comentários suas indicações!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

57 comentários

  1. Gregory Dalla Valle Fonseca

    Esperando ansiosamente por dicas, já que estou indo à BsAs em Dezembro e pretendo trocar USD no paralelo! Abraços!

    • Lorena Rodrigues de Souza

      Estou indo Sábado a Buenos Aires e gostaria de saber se eu for trocar no paralelo o que devo prestar atenção na nota verdadeira.

      • Túlio Bragança
        Author

        Lorena, basicamente olhar nota por nota. Ver se ela nao tem consistencia de papel comum e nem está amassada demais.

  2. Rafa

    Quando fui em junho/lho do ano passado, troquei com o famoso Marcelo, o taxista de indicado dos brasileiros. Cheguei em um dia de feriado, as casas de cambio estavam fechadas e só tinha levado o bendito ccartãode viagem. Ele salvou o meu dia. Fiz um bom negócio, muito melhor que a única casa de câmbio que estava aberta no Ezeiza oferecia. Nenhuma nota falsa.
    Foi a única vez que usei o paralelo. No começo fiquei com o pé atrás, mas no final deu tudo certo.

  3. carolina

    Estive em Bas em setembro e fiz cambio no paralelo. Foi o hotel que me indicou..fica em palermo, na rua malabia entre a av cordoba e niceto vega. No oficial paguei 2.43 no paralelo saiu a 3.50.

  4. Thiago Fernandes

    Na Rua Florida tem várias pessoas gritando Câmbio. No domingo (dia 10) troquei por 3,60, segunda, terça e quarta troquei por 3,80 e ontem eu troquei por 4 pesos. Estou na argentina nesse momento.

  5. Gente, pra trocar dólares posso lhes dar uma dica: ontem fui para Florida e Lavalle ninguém me levou,( já conheco essa casa). Sobre Lavalle, tem uma casa de celulares, sei lá. Pode também pagar servicos, a Sube, e também trocar dinheiro.
    Eles me deram 9.80 por dólar (só notas grandes, de 100).

    E também tenho um amigo taxista que leva gente até (e traz) Ezeiza por 200 pesos, algo assim, se precissarem.

    • Augusto

      Florencia,

      Estou chegando em BsAs no proximo dia 7 de dezembro e se puder , gostaria do endereço da loja da Lavalle que vc recomendou para o cambio. Sabe quanto está o cambio dólar x peso hoje ? Também gostaria do contato do taxista que cobra 200 pesos para o trajeto de Ezeiza ao centro. Obrigado.

      Augusto.

    • Nelson

      Oi, Florencia! Estou indo pra BsAs em novembro/2014… Também gostaria de receber suas dicas… Valeu!

  6. Antonio Marcos

    Estou trabalhando aqui a 3 meses e troco toda a semana com o pessoal da CambioMais Brazucas. Além de terem sempre bons preços, levam o dinheiro onde a gente está sem demoras.unca peguei uma nota falsa e eles ainda dão a opção de transferencia bancaria.

    Segue contato https://www.facebook.com/cambiomais.brazucas

  7. Telma Porto

    Estive com a família na Argentina de 3 a 8 de outubro e trocamos na Av. de Maio em uma barraca por 3,50, não tivemos problema nenhum, no final deixamos o dinheiro para o taxi até o aeroporto de Ezeiza e o que sobrou usamos no freeshop.

  8. Rafael

    Aqui na fronteira Rio Grande do Sul/AR em uma casa de câmbio oficial está 9 pesos cada dólar. Hoje troquei e o peso estava 27 centavos de real, parece que chegou a 24 centavos na semana passada. Aqui sempre está mais em conta que em relação aos valores oficiais divulgados. Vale o mesmo que no paralelo? Está parecendo…

  9. Marsele

    Troquei no Kiosco, dólares – no cambio de 1 para 9. Foi até sem querer que descobri, pq quando fui pagar o passeio do Buenos Aires Bus, não tinha pesos suficientes e o caixa do local me indiciou o kiosco exatemente colado ao ponto de vendas. Depois disso, ia até lá trocar quando precisava, sempre de pouco em pouco para nao sobrar. Confesso que nao me aventuraria a trocar com aquelas pessoas na rua… Dá medinho!!! rsrsrs
    Ah, em alguns lugares me alimentei pagando em dólares, no cambio também de 9.

  10. Daniela

    Florencia

    Poderia deixar o contato do seu amigo taxista?
    E a dica da casa (trocar dólar) na Lavalle, é uma loja de celular, pode melhorar a dica? por favorzinho:)

    Agradeço as dicas

  11. Cezar

    Túlio, você poderia me tirar uma dúvida, por gentileza? Fui pra B.A. de ônibus ano passado imaginando que poderia cambiar meu dinheiro na aduana ou na estação Retiro, o que não aconteceu (hehe), então cheguei lá com reais e nada de pesos. Para minha sorte um brasileiro trocou uma quantia de reais em pesos para que eu pudesse tomar um taxi até uma casa de câmbio. Pretendo visitar B.A. novamente em alguns meses e gostaria de levar alguns pesos para as despesas de locomoção na chegada. Moro no interior do RS e não conheço nenhuma casa de câmbio aqui perto. Você poderia me indicar uma que venda online e trabalhe com entrega? Se tiver alguma outra sugestão, também aceito. Obrigado pela atenção, um abraço e parabéns pelo blog!

  12. Juzinha

    Que dúvida…
    Troca no banco La Nacion ou no Paralelo???
    Não teria um local confiável no paralelo que você conheça????????

  13. Fabio

    Tulio, tudo bem??
    Ouvi falar que para trocar dólares lá a um preço vantajoso só com cédulas de 50 e 100 dólares, pois as de 20 e 10 dólares eles fazem uma cotação de 0,20 pesos menor pra vc!! Isso é verdade?
    Pergunto isso pois estou com muitas cédulas de 20 e 10 dólares e viajo daqui a poucos dias!!

  14. Ramony

    Fui a B.A em junho de 2012 e qdo cheguei troquei um pouco no banco de la nacion no aeroporto de ezeiza, logo troquei no caminito mto bom o cambio, depois troquei em uma lojinha de uma senhora cubana na calle florida mto bom tb. Irei fazer o cambio nesses locais outra vez retorno 27/06 esse ano.
    Abraços

  15. Eder

    Bom dia Túlio. Aqui no Brasil a cotação do peso argentino esta 0,33 já com a taxa inclusa, o que vc sugere? comprar aqui ou em Buenos Aires?

  16. Primeiramente desculpa pela redundância, mas percebo que os comentários acima, estão um pouco antigos, e viajo em setembro /2014.
    Alguém pode me orientar qual moeda levar (peso ou dólar) e se for dólar, quanto vale um dólar HOJE no paralelo.?
    E onde está mais confiável de se trocar?

    MUITO OBRIGADO

  17. Marcus

    Estou na argentina agora e consegui trocar no kiosco real , 1 x 4,20 pesos. O melhor valor que encontrei . Na rua , as pessoas não tem marcado em quem pode ou não confiar , pq se vc pegar $$ falso , já era , e no kiosco a pessoa usa uma máquina para te mostrar que as notas são verdadeiras e conta uma a uma na sua frente. Eu aconselharia essa , pega pouca coisa menos que o pessoal da rua , mas eh muito mais garantido.

    Ao lado do ponto de vendas da buenosairesbus.

    • Túlio Bragança
      Author

      É melhor trocar por dólares pq tem mais aceitação. Se for trocar no mercado negro é melhor aqui.

  18. Icaro

    Consegui fazer “cambios” trocas boas indo a rua “calle” Florida, primeiro troquei o real por dolar no aeroporto por 2,37, depois troquei o dolar por pesos a 11,70, A questão é que eles querem notas de dolar altas, assim fica mais fácil negociar. No final das contas minhas contas para fazer compras ficaram muito fáceis, era só multiplicar por 2 e trazer a virgula para esquerda.
    Ex: Se alguma coisa custava 50 pesos, era só fazer: 2 x 50 = 100. Empurra uma virgula para esquerda = 10,0 Reais
    Deve-se levar Dolares, este está mais valorizado, talvez o dolar e o real estejam compatíveis para o cambio, 4,70 o real, e 11,70 o dolar, mas o dolar é mais fácil de negociar.
    Nunca aceite a proposta do primeiro que encontrar na rua, até porque se você estiver no ínicio da rua, ele sabe que ele é o primeiro e pode oferecer o valor que quiser, já que você não tem uma base de valores. Como um bom negociador, ameace ir embora diante das primeiras propostas, eles sempre aumentam o cambio, se ainda assim ele não aceitar sua proposta, vá embora e procure outro, alguem irá cobrir a proposta, a oferta de doleiros é grande e ninguém quer perder dinheiro por conta de alguns centavos, caso ainda assim não encontre propostas melhores, retorne ao primeiro doleiro, ele vai estar lá te esperando disposto a fazer a troca “cambio”.
    Aconselho a levar uma canetinha de identificação de cédulas falsas, não recebi nenhuma, mas cuidado nunca é demais, para ser rápido, faça como os operadores fazem no cassino, arraste as notas na mesa como se fossem cartas de baralho e passe a canetinha rapidamente sobre as notas, no cassino eles conseguem fazer isso com 1000 pesos em fração de segundo (são bem práticos).
    Como o rapaz falou anteriormente as autoridades fazem vista grossa, de início você toma aquele susto, uns caras parecendo uns mafiosos com aquele jeito desconfiado, parado no meio da rua, quando você passa ele fala discretamente (ou não) “Cambio, Cambio, Cambio”, dai você não entende, os policiais a 10 metros de distância, agindo normalmente como se nada estivesse acontecendo. Resumindo, a Argentina ta quebrada, a moeda está extremamente desvalorizada, dai as coisas estão super caras, não vá iludido achando que encontrará coisas baratas, se manter lá é caro, as coisas são caras, uma gasosa (latinha de refrigerante) custa lá seus 28 a 50 pesos, que dá algo em torno de 5 a 10 reais, quem está mantendo o turismo da Argentina pelo menos Buenos Aires, são os brasileiros, os próprios vendedores com que tive oportunidade de fazer amizade confessaram isso, mas não alardam, porque brasileiro gosta de pichinchar e pedir desconto, imagina se os brasileiros ficam sabendo que eles (nós) é que mantém aquilo funcionando? Ainda que possa parecer desvantajoso desvalorizar o peso ainda mais permitindo o mercado paralelo, o forte de Buenos Aires é o turismo, sem o mercado paralelo o turismo não seria tão forte como é, creio ser este um dos motivos da vista grossa das autoridades.

  19. Guilherme

    Tiago, o que está caro e o que ainda está barato em Buenos Aires? Estou pensando seriamente se ainda vale a pena visitá-la este ano.

  20. CRISTINA

    BOA NOITE TULIO, LI BASTANTE SEU BLOG, MAS NAO ESTOU ENTENDENDO ALGUMAS COISAS. IRE I NO INICIO DE AGOSTO PARA BA. ESTAREI COM CRIANCAS. VOCE TEM O SERVICO DE BUSCAR NO AEROPORTO, FAZER GUIA TURISTICO? AS LOJAS E TAXIS RECEBEM O TRAVEL MONEY? OU TEM QUE SER TUDO NO DOLAR, PESOS OU REAL? O PESO DE BA É O MESMO DE SANTIAGO NO CHILE? VC ACHA QUE COMPRAR O SR TANGO PELA INTERRNET É SEGURO? PEGAR TAXI NA RUA É SEGURA OU SEMPRE PEGAR O TAXI PELO TELEFONE? O QUE TEM DE ATRACAO PRA CRIANCAS?QUAL A DIFERENCA ENTRE O PARALELO E O OUTRO DOLAR? OBRIGADA

  21. Raissa

    Fui no dia 25 de julho agora fiquei ate dia 31 li o blog e ele me ajudou bastante, deu pra aproveitar bastante coisas, troquei o dinheiro no paralelo com a Junya troquei a 4,8 ela é brasileira dá varias dicas , vai até o hotel fazer a troca mostra nota por nota com a luz pra mostrar que não é falsa .

  22. Sheila

    Estive em Buenos Aires no início de agosto. Levei dólares e reais. Ainda no Brasil, tinha visto duas páginas de brasileiros no Facebook que fazem câmbio. Uma delas é a Turismo Baires. Combinei o horário com a Junya e ela veio no meu hotel. As notas dela possuem uma marquinha que permite distinguir a nota verdadeira. Foi ótimo, confortável, super recomendo. A outra página é Cambio Justo, mas essa eu não utilizei, então não posso opinar.

  23. Ben Junker

    desculpem… fica bem claro um certo estresse com o dinheiro… mas nem sempre fica claro o quanto isso torna os preços diferentes dos preços no brasil. 1o reais valem 50 pesos… mas, o que se faz com 10 reais no brasil e com 50 pesos na argentina? alguem comentou da lata de refrigerante… entre 5 e 10 reais… mas, em alguns lugares no brasil custa o mesmo… será que isso prejudica tanto o passeio ?

  24. Pingback: Índice de posts - Organize sua viagem para Buenos Aires - Aires BuenosAires Buenos

  25. Pingback: Crise na Argentina: o que muda para o turista - Aires BuenosAires Buenos

  26. Olá, boa tarde! Achei interessante e promissor os comentários acima. Vou dia 07/09 e gostaria de saber, como identificar uma nota falsa? Quero fazer a troca do real na Florida mesmo. Alguém conhece a brasileira Junya que a Raissa comentou acima? Ou outra pessoa confiável?

  27. Renata

    Túlio, chegou em BA num domingo, 05/10, será que consigo trocar dinheiro na Florida ou Kiosko?

  28. ana

    Preciso de orientação amigo.Estou viajando para luanda Angola,moro em Recife,como faço para compra dolar porque em Luanda angola a moeda é dolar.quando eu chegar no Aeroporto 4 de fevereiro preciso esta com dinheiro em dolar para meus gastos.desde ja agradeço

    • Túlio Bragança
      Author

      Olá, a gente aqui fala sobre Argentina, Buenos Aires e outros países da América do Sul. Sobre Angola nnao sabemos nada

  29. Suelen

    To querendo ir visitar a argentina agora em dezembro por uma semana mais estou meio indecisa em qual região seria melhor visitar essa época do ano, gostaria de saber Tulio se vc teria alguma ajudinha de qual cidade visitar???

    • Túlio Bragança
      Author

      É ótimo! Veja na parte “bairros” ali e procure por Palermo, tá cheio de coisa pra fazer.

  30. Fernando

    Tulio, estou indo agora para BA…e queria saber se o pessoal do Cambio Justo eh realmente confiavel. Desde ja agradeço e parabenizo pelo blog. Vlww

    • Túlio Bragança
      Author

      Fernando, pessoalmente nunca trocamos com ele mas dezenas de leitores já e nunca tiveram problemas.

  31. Fernando

    Obrigado Tulio pela atenção!! Estarei indo agora dia 19/12 e o blog esta ajudando mto. Farei o cambio e o transfer com eles e depois comento a experiencia. Vlw!!!

  32. wagner

    Tb estou querendo fazer transfer e cambio com o pessoal do cambio justo. Por favor alguém que já fez pode comentar a experiência?

Curtiu? Comente aí!