3 dias no Uruguai: Colônia e Montevidéu

Recentemente fomos passar três dias no Uruguai, um país agradabilíssimo que sempre visitamos. Depois de ter visitado duas vezes a cidade de Carmelo esse ano, dessa vez fizemos um roteiro curto de 3 dias entre as cidades de Colônia e Montevidéu.

Aqui deixamos um resumão do que fizemos, o que comemos e onde ficamos por lá! Para ter um roteiro completinho com mais de 30 páginas de informação veja nosso Guia O que Fazer no Uruguai – 4 dias em Montevidéu e Colonia.

3 dias no Uruguai: Colônia e Montevidéu

3 dias no uruguai

A viagem

Fomos de barco, saindo bem cedo às 8h da manhã. Compramos o barco mais rápido até Colonia del Sacramento no site do Buquebus. Chegando lá descobrimos que na verdade iríamos com a companhia Seacat. Aparentemente é tudo a mesma coisa. Veja mais sobre as opções no post post Como ir de Buenos Aires para o Uruguai.

No terminal do Buquebus, que fica em Puerto Madero, você faz o check-in e logo depois a imigração. O interessante é que ali funcionam as duas imigrações, a argentina e a uruguai. Você faz tanto o trâmite de saída da Argentina como entrada no Uruguai junto, o que é bem rápido e eficiente. Não existem lugares marcados no barco, como fomos um dos últimos a entrar nossos assentos não eram os melhores. Mas a viagem é bem rapidinha e isso nem importa. Logo você está no Terminal Fluvial de Colônia.

Colônia

3 dias no uruguai

A cidade de Colônia é pequena e muito histórica. Ideal para um bate-volta saindo de Buenos Aires e voltando no mesmo dia. Nós ficamos um dia inteiro lá. Chegamos às 9h da manhã de um dia e saímos às 10h do outro. Fizemos todas as reservas pelo Booking. Escolhemos a Posada El Viajero, que tem uma localização ótima mas achamos que ficou devendo um pouco em tudo. Pelo menos a vista do Rio de la Plata do quarto que ficamos compensou um pouco. Queríamos ter ficado na Posada Don Antonio que a Mariana do Hotel Querido recomenda, mas não tinha mais lugar. Fica pra próxima.

3 dias no uruguai

A calma impera em Colônia. Ruazinhas de pedra, casas antigas, comércios pequenos e de famílias. É realmente uma ótima fuga para o caos de Buenos Aires. Os preços, como todo o Uruguai, são bem mais caros que na Argentina e acaba sendo um choque. A dica é usar sempre que possível o cartão de crédito já que os turistas recebem uma devolução de 18,5% do valor gasto em restaurantes, hotéis e aluguel de carro. Dica valiosíssima!

Tomamos um café da manhã na sorveteria Freddo, andamos pelo forte, as ruas históricas, almoçamos no El Drugstore que é lindíssimo, tomamos um café com um alfajor de sequilho incrível no Ganache, subimos o farol histórico e depois paramos para ver um dos mais lindos por do sol que já vi.

De noite tomamos bastante Medio y Medio junto com uma picada no Pulpería de los Faroles, onde rolava uma bandinha bem animada. Tá certo que a gente fica meio de saco cheio de ouvir Djavan num barzinho pela enésima vez mas tudo bem!

Trajeto Colônia-Montevidéu

No dia seguinte acordamos cedo, tomamos o café no hotel e fomos para a rodoviária de Colônia que fica a menos de 5 min caminhando. Existem duas companhias de ônibus que fazem o trajeto Colônia-Montevidéu: COT e Turil. Uma vai direto e outra vai num pinga-pinga dos infernos. Adivinha qual a gente pegou? A Turil, que para a toda hora, carrega gente em pé no ônibus e é um verdadeiro caos. Uma viagem que normalmente dura 2 horas durou quase 3h. Não sabíamos desse detalhe. Da próxima pegamos a COT!

Montevidéu

3 dias no uruguai

Vista da janela do hotel

Foi minha quinta vez em Montevidéu e, de todas, foi o melhor hotel que escolhi. Veja outros posts das viagens passadas para o Uruguai, Mendoza, Estados Unidos e San Antonio de Areco na categoria Outros Destinos.

Ficamos no NH Columbia, na Ciudad Vieja, bem em frente a Rambla. Escolhemos um quarto com vista incrível para o rio. Quarto confortável, cama daquelas deliciosas de hotel e um café da manhã sensacional, com um janelão que dá também para  o rio.

De cara fomos direto, caminhando mesmo, até o Mercado del Puerto. Um mercadão histórico cheio de restaurantes que vendem o melhor da carne uruguaia e também frutos do mar. Já comi muito bem nesse lugar, mas dessa vez nossa escolha não foi das melhores. Atendimento lento e desatento, comida bem mais ou menos. Tudo bem que o lugar estava cheio, mas isso não era desculpa. Pelo menos tomamos mais Medio y Medio, esse sim nunca decepciona!

3 dias no uruguai

Depois caminhamos um pouco pelo centro e Avenida 18 de Julio. Passamos pela famosa fonte dos cadeados e voltamos caminhando pela rambla, que estava movimentadíssima, até o hotel. De noite ficamos por lá mesmo, batendo papo e conversando. Saímos para comprar umas coisas para comer e beber, incluindo outra vez o Medio y Medio, no supermercado Tata, que tinha uma filial mais ou menos perto.

De dia, depois de um ótimo café da manhã no hotel e fazer check-out no hotel, partimos pra Ciudad Vieja outra vez. Fomos no Museu Torres Garcia e depois nos aventuramos de ônibus até o bairro de Pocitos. Caminhamos pela orla até o famoso letreiro e aproveitamos para tirar umas fotos. Já com fome andamos muito até encontrar um lugar para comer. Perto da orla não tinha simplesmente nada. Mas toda a caminhada valeu demais a pena. Chegamos até o Expreso Pocitos, um bar super antigo que vende os deliciosos chivitos. Atendimento buena onda e uma comida ótima. O preço era um pouco alto, mas nada muito diferente do que é em todo o Uruguai.

3 dias no uruguai

Papo vai e papo vem e já era hora de voltar para o hotel, pegar as malas que tínhamos deixado lá e depois ir rumo ao Terminal Tres Cruces. De lá partiria o ônibus do Buquebus até Colônia, onde pegaríamos o barco de volta pra Buenos Aires. Toda época de feriado na Argentina o Buquebus lota e não foi diferente dessa vez. Filas enormes, uma confusão e quase perdemos o ônibus pela bagunça. No fim deu tudo certo e embarcamos. Chegamos felizes e contentes a Buenos Aires.

Diferenças do Uruguai para a Argentina

Argentina e Uruguai são países bem parecidos, mas na hora do turismo existe enormes diferenças. A principal são os preços. O Uruguai é um país bem mais caro. Além disso no país do Mujica é bem mais negócio usar cartão de crédito, justo o contrário que na Argentina.

No geral acho os uruguaios bem menos estressados e o atendimentos nos locais muito mais agradável. Muita gente diz que é mito, mas morando oito anos em Buenos Aires eu ainda me irrito muito com a demora dos garçons algumas vezes. Um dos dias que estivemos em Montevidéu foi domingo e o centro estava completamente morto. Pouca gente na rua, negócios fechados e quase nada acontecendo. Vale a pena levar isso em conta!

Vi muitos brasileiros em Montevidéu principalmente, mostrando que a capital uruguai está se transformando num destino cada vez mais popular entre os brazucas. Existe muito a se ver e conhecer por lá!

As fotos do post foram tiradas da conta do Instagram do Aires Buenos e da minha pessoal Tuliobraganca. Segue a gente lá!

E você, já visitou o Uruguai? Tem alguma dica imperdível? Deixe nos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 comentários

  1. Oi Tulio!! Eu, de novo, te perturbando….rsss….. Adorei o relato, mas tenho duas dúvidas: como é esse negócio da devolução de 18,5% usando o cartão de crédito em Colônia?? E o que é media y media?? Valeu!!

    • Túlio Bragança
      Author

      Medio y Medio é uma bebida, parece um espumante. A devolução vem no seu cartão de crédito, desde que seja gasto em hospedagem ou restaurante.

  2. Katianny

    Eu e meu marindo vamos fazer esse caminho no final do ano só que inverso. Obrigada pelas dicas, tem nos ajudado muito.

  3. Simone

    Olá, Túlio! Excelente o seu blog, parabéns! Vi que vcs foram e voltaram do Uruguai por Colônia. Sabe me dizer as diferenças (vantagens e desvantagens) de ir por Colônia e voltar a BsAs por Montevidéu? Eu havia pensado em voltar diretamente de Montevidéu, também de Buquebus. Abraço!

    • Túlio Bragança
      Author

      Simone, a diferença é o preço e opções de horário. Volta de Colonia é mais barato e tem muito mais barcos fazendo esse trajeto diariamente.

  4. Valeria Andries

    Tulio, olá! Muito interessante o seu site. Acho o Uruguay um país excelente para se passear. Moro no Rio de Janeiro e Uruguay e Argentina fazem parte dos passeios anuais. Hoje deixarei pequenas observações, que talvez ajudem algum visitante. Hospedar em Pocitos é bem mais interssante, porque à noite o centro é muito deserto. Andar de ônibus em Montevideo é tranquilo e uma excelente opção. Apesar de conhecido por suas carnes , o Uruguay oferece excelentes pescados. Passear pelas ramblas aos finais de semana é um lindo passeio, bem ao estilo uruguayo. Visitar as Feiras Tristan Navarra e do Parque Rodó vai agradar, certamente. Visitas guiadas ao Palácio Salvo ( irmão do Palácio Barolo) e ao Palácio Legislativo é imperdível. Comer em Buceo nos resturantes perto do Puertito ou nos barzinhos à noite é bem agradável. Até uma próxima!. Parabéns pelo trabalho. Valeria

  5. Luciane

    Olá, Túlio, parabéns pelo blog, tirei muitas dúvidas aqui.
    Eu, meu marido e minha filha de 3 anos estamos querendo ir a Montevidéu e Buenos Aires em julho.
    Queríamos alugar um carro em Buenos Aires (sei que não é vantajoso) , atravessar de barco e deixar o carro em Montevidéu.
    Verificamos em duas locadoras de nossa confiança e ambas disseram que isso não é possível.
    Vc sabe me dizer por quê?
    Há alguma locadora que vc conheça que preste esse serviço?
    Obrigada,
    Luciane

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Luciane! Até onde sei não dá porque vc tá pegando o carro em um país e deixando no outro. O ideal é alugar um carro em cada país mesmo.

  6. Boa Noite,

    Vi seu posto na Internet e gostaria de pegar uma sugestão sobre uma viagem combinando Buenos Aires e Montevideu.

    Chegaremos dia 01 de janeiro em Buenos Aires e voltamos dia 12 de janeiro. Somos 2 adultos e 2 crianças (7 e 11 anos)
    Queremos conhecer Montevideo na viagem.

    Estava pensando em ficar do dia 01 a 05 em Buenos Aires, sendo que dia 05 pegamos o barco da Buque Bus para Montevideu por volta das 12hrs

    Como vamos chegar a tardezinha em Montevideu, pensei em ficar na cidade até dia 09, quando voltaríamos pela manhã (10-11hrs) e chegaríamos a tarde em Buenos Aires, onde ficaríamos até o dia 12.

    Neste caso, tirando os dias de chegada e deslocamento ficaríamos 5 dias inteiros em BA e 3 dias inteiros em Montevideu.

    Vc acha que meu roteiro está bom, ou deveríamos ir logo para Montevideu, passar 3 dias, e depois ficar o resto dos dias todos em Buenos Aires.

    Pode me dar uma opinião?

    att, cláudio

    claudioevitor@gmail.com

    • Túlio Bragança
      Author

      Tá bom o roteiro sim! 3 dias tá mais que bom. Qualquer coisa veja nosso ebook sobre lá

  7. Marcelo Silva

    Túlio, ao ler este post (3 dias no Uruguai: Colônia e Montevidéu), fiquei com algumas dúvidas:

    1. Se eu for passar um dia sem me hospedar em Colônia, como faço para guardar minhas malas? Será que é mais vantajoso passar uma noite?

    2. Como funciona essa devolução de 18,5% do valor gasto se usarmos cartão de crédito?

    3. Qual é a melhor forma de trocar o real por pesos uruguaios?

    • Túlio Bragança
      Author

      Marcelo,
      Existem lockers na rodoviária de Colônia. Se vc tem tempo recomendo passar a noite, já que é uma cidade muito agradável.
      A devolução é no cartão. Ou seja, vc paga o valor normal no cartão e depois quando chegar a fatura vc vai ver que esse valor aparece descontado. Mas são alguns gastos só, como restaurantes e hoteis.
      Melhor forma de trocar é no Uruguai memso, tem várias casas de cambio em Colonia, uma delas no proprio terminal do Buquebus.

  8. Túlio, gostaria de dizer que o blog me ajudou muito a curtir Buenos Aires nas minhas últimas férias, a viagem mais buena onda da minha vida. Agora estou planejando ir p/ Uruguai ou Chile, não sei ainda. Indo p/ o Uruguai, na volta, tentarei fazer alguns programas que não consegui em Buenos Aires. Esse trecho (Punta del Leste/Montevidéu/Colonia x Buenos Aires) penso em fazer de barco, assim tenho uma pergunta: como é o procedimento para despachar a bagagem? Tem algum limite?

    Muito obrigado,
    Paulo.

    • Túlio Bragança
      Author

      Paulo, o procedimento da mala é igual a um aeroporto. Vc despacha e pega depois no destino. O limite é bem maior que aviao, mas nao sei exatamente qual nao. Teria que ver na empresa. Abraco

  9. Pingback: Oferta Aires Buenos + Aguiar Maio 2016 | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  10. Oi de novo Túlio! Estarei em Buenos Aires e Montevideo em fevereiro de 2017(Cruzeiro Costa Fascinosa). Será que fazendo apenas o city tour em Montevídeo consigo ter uma noção da cidade?Já conheço B.A.,então lá vou preferir visitar meus lugares favoritos.Ah,aceito sugestões,ok?Abraço.

    • Túlio Bragança
      Author

      Sim, dá pra ter uma noção sim. Centro, Ciudad Vieja e Pocitos principalmente.

  11. Pingback: 5 passeios bate-volta saindo de Buenos Aires | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

Curtiu? Comente aí!