como fazer passaporte

Como tirar passaporte

É comum ter dúvidas em relação à necessidade do passaporte quando se viaja pela primeira vez para Buenos Aires. Saiba que ele não é obrigatório para o brasileiro entrar na Argentina. Veja mais no nosso post sobre documentos para viajar para Buenos Aires.

Só que viajar vicia e logo a gente quer conhecer outros lugares. Por isso é bom sempre ter esse documento pronto. Caso queira saber como tirar um passaporte para inaugurar sua coleção de carimbos na terra dos hermanos, veja abaixo o que precisa ser feito e qual o custo desse tão desejado documento!

Como tirar passaporte?

O passaporte é um documento válido em todo mundo e no Brasil é emitido apenas pela Polícia Federal. O processo é mais rápido do que muitos outros trâmites burocráticos de emissão de documentos e pode ser feito, em sua maior parte, no site da PF. O que dá mais trabalho mesmo é a primeira parte, que é preencher um formulário com vários dados pessoais. Por isso é importante ter todos os seus documentos à mão antes de começar o processo.

como fazer passaporte

Eu tirei meu passaporte em São Paulo, mas quando fui preencher o formulário inicial, estava na casa da minha mãe, em Santos. Nas minhas primeiras tentativas nada deu certo, porque eu não tinha todos os documentos.

O meu local de atendimento foi no Shopping Light, no centro de São Paulo. Foi bem tranquilo, havia pouca fila e o pessoal que trabalhava lá foi super legal. Antes de começar todo o processo no posto da PF eles conferem seus documentos para ver se está faltando algum. No meu caso, no auge da minha falta de atenção eu levei minha CNH como meu documento de identidade e eles não aceitaram. Atualmente eles aceitam apenas o novo modelo de CNH, porém quando tirei era necessário o RG Original.

Lá dentro tinha uma fila bem pequena, no máximo cinco pessoas na minha frente. Como o horário é agendado você não precisa esperar tanto. Lá eu entreguei todos os documentos, recolheram minhas digitais, minha assinatura e tiraram a tão temida foto. A minha não ficou tão ruim se comparada com alguns outros passaportes por aí. Valeu a pena ter me maquiado e ter dado um trato na cabeleira! O único problema é que eu fiquei com gogó porque a mulher pediu para eu colocar a cabeça mais pra frente. Afinal, não dá pra ser tudo perfeito.

Tem gente que não liga pra foto, mas como essa é a primeira imagem minha em um país diferente, quis que ela estivesse no mínimo apresentável! Mas chega de blábláblá e vamos ao passo a passo:

Para agilizar o processo, tenha em mãos os seguintes documentos:

– Documento de Identidade
– Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (1º e 2º turno, se houver)
– Documento de quitação do serviço militar obrigatório (apenas para homens de 19 a 45 anos)
– Passaporte antigo, se houver
– CPF

1. Preencha pacientemente o formulário de emissão do passaporte do Site da Polícia Federal:

Captura de Tela 2014-09-24 às 22.13.16

2. Após preencher o formulário clique em “Gerar protocolo” (você irá precisar dele mais pra frente) e depois em “Gerar GRU”;

3. Pague a Guia de Recolhimento da União (GRU), é um boleto que o site da Polícia Federal emite e você imprime para pagar no banco. Atualmente (setembro/2014) o valor é de R$156,07, mas ele não costuma aumentar frequentemente. É possível fazer o pagamento em qualquer agência bancária ou lotérica, e também dá para pagar online pelo internet bank. O sistema não aceita cheques nem cartão de crédito.

4. Agende a ida ao posto da Polícia Federal;

5. Na data agendada, vá ao posto da Polícia Federal com os seguintes documentos:
– Protocolo de solicitação
– Comprovante de pagamento da GRU
– Documento de Identidade
– Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição (1º e 2º turno, se houver)
– Documento de quitação do serviço militar obrigatório (apenas para homens de 19 a 45 anos)
– Passaporte antigo, se houver
– CPF
– Certificado de Naturalização se for naturalizado brasileiro
Obs.: Se arrume e vá bem bonito, pois você será fotografado

03Para uma lista de documentos mais detalhada, clique aqui;

6. Retire o passaporte com seu documento de identidade no mesmo posto da PF no dia e horário informados no protocolo recebido. O prazo máximo é de seis dias úteis;

Apenas lembrando que o passaporte tem prazo de validade de cinco anos e que não é possível renová-lo após seu vencimento. É necessário tirar outro e fazer todo o processo novamente.

Esse procedimento deve ser feito para brasileiros maiores de 18 anos, se for o caso de passaporte de estrangeiro ou de emergência, veja o procedimento aqui, se for menor de idade, veja a documentação necessária aqui.

E você, já fez seu passaporte? Quantos carimbos ele tem?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários

  1. Juju, eu “renovei” o meu passaporte há dois meses em Belo Horizonte e eles aceitaram a CNH (o tal do modelo novo com foto) como documento de identidade, tanto no processo de verificação como quando fui buscar o passaporte.
    A minha foto ficou um lixo, claro. Mas eu não me importo com isso, eu ri muito pois parece que fumei uma erva danada antes!!

    Parabéns pelo seu post!! Estou esperando por outros!!!!

  2. Pingback: Índice de posts - Organize sua viagem para Buenos Aires | Aires Buenos

  3. Pingback: Documentos para viajar para Buenos Aires: o que precisa? | Aires Buenos

  4. Pingback: Passaporte Brasileiro – Passo a Passo para Emissão | De Janeiro à Janeiro

  5. Oii, parabéns pelo blog, mas estou com uma dúvida: tem algum problema ser de maior não ter o comprovante de votação. Tirei o título tem pouco tempo, e fiz 18 recentemente.
    Beijos e obrigada

    • Túlio Bragança

      Obrigações eleitorais não influem em nada. Só ter um RG ou passaporte, ou um ou outro.

  6. CRISTIANO RAIMUNDO PEDROSO

    Não votei na ultima eleição porque estava em outra cidade , mas tenho o comprovante de justificativa , sera que serve também?

  7. danieli

    Gente nao tenho guardado o comprovante de votação da última eleição, sera que vou conseguir fazer meu passaporte?

    • Túlio Bragança

      Vc pode ir no site do TSE e tirar uma certidao dizendo que vc está ok com as votacoes. Bem rápido e simples.

  8. Pingback: Dicas sobre Buenos Aires: links úteis | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

Curtiu? Comente aí!