El Cuartito

El Cuartito: por outra pizza clássica no centro

Quase todo mundo sabe que pizza rápida, barata e tradicional no centro portenho atende pelo nome de Güerrín. Mas, pra mim, há outra pizza muitíssimo melhor e tão tradicional quanto, a apenas cinco quadras da clássica pizzaria de Corrientes.

El Cuartito: por outra pizza clássica no centro

El Cuartito

O lugar – que, tecnicamente, fica no Barrio Norte – abriu em 1934 e não era maior do que um “quartinho”, daí o nome que leva até hoje. Com os anos, foi aumentando de tamanho e ganhando fama. Conta-se que o ícone do tango Anibal Troilo, um de seus clientes mais notáveis, pedia whisky para acompanhar sua pizza de anchovas quando estava com os amigos, mas quando ia com a esposa, que o proibia de beber, os garçons muito camaradas serviam sua dosezinha escondida no banheiro!

El Cuartito é cheio de lendas como esta, mas vamos direto ao que interessa: sua pizza. Aqui, nada de firulas gourmet, os recheios costumam ser simples e abundantes, e a massa é tipo Pan, daquelas mais grossas e crocantes. Pedimos uma grande, para 3, metade de roquefort, metade de morrón (pimentão), que custou cerca de $ 200 pesos e estava genial.

El CuartitoEl CuartitoFora o sabor, o atendimento é ótimo, o ambiente é autêntico e o preço é a mais pura honestidade (porém, só aceitam dinheiro, nada de cartão). O que mais você podia querer?

El Cuartito

El Cuartito

As paredes do El Cuartito dizem muito sobre a alma do lugar: ali, estão penduradas bandeiras, fotos e camisetas autografadas de ídolos de futebol – algumas desbotadas, de tão velhas . Também nas paredes se pode ler o cardápio da casa, que se resume a pizzas e empanadas. E também a fainás (massa à base de grão de bico que os portenhos costumam colocar em cima da fatia de pizza com o único objetivo de torná-la mais substanciosa e calórica).

Calcula-se que são servidas 800 pizzas por dia, entre almoço e jantar, seja nas mesas ou no balcão. Como El Cuartito fica perto dos teatros Colón, Coliseo, Cervantes e também do agito da Avenida Corrientes, é de se esperar que haja fila na porta, principalmente antes ou depois das sessões de teatro. A dica é ir cedo ou sem pressa. Um lugar com 82 anos de história que vive cheio vale a espera, não acha?

El Cuartito

El Cuartito
Talcahuano, 1900, Barrio Norte
Abre diariamente (menos segunda-feira) das 12h30 à 1h. Aos sábados, até 2h.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 comentário

  1. Na verdade a pizzaria fica no bairro de retiro, e não existe oficialmente esse barrio norte. Tudo mundo pensa que ali é recoleta, mas até a calle Uruguay ainda é retiro.

Curtiu? Comente aí!