El Cuartito: por outra pizza clássica no centro

Quase todo mundo sabe que pizza rápida, barata e tradicional no centro portenho atende pelo nome de Güerrín. Mas, pra mim, há outra pizza muitíssimo melhor e tão tradicional quanto, a apenas cinco quadras da clássica pizzaria de Corrientes.

El Cuartito: por outra pizza clássica no centro

El Cuartito

O lugar – que, tecnicamente, fica no Barrio Norte – abriu em 1934 e não era maior do que um “quartinho”, daí o nome que leva até hoje. Com os anos, foi aumentando de tamanho e ganhando fama. Conta-se que o ícone do tango Anibal Troilo, um de seus clientes mais notáveis, pedia whisky para acompanhar sua pizza de anchovas quando estava com os amigos, mas quando ia com a esposa, que o proibia de beber, os garçons muito camaradas serviam sua dosezinha escondida no banheiro!

El Cuartito é cheio de lendas como esta, mas vamos direto ao que interessa: sua pizza. Aqui, nada de firulas gourmet, os recheios costumam ser simples e abundantes, e a massa é tipo Pan, daquelas mais grossas e crocantes. Pedimos uma grande, para 3, metade de roquefort, metade de morrón (pimentão), que custou cerca de $ 200 pesos e estava genial.

El CuartitoEl CuartitoFora o sabor, o atendimento é ótimo, o ambiente é autêntico e o preço é a mais pura honestidade (porém, só aceitam dinheiro, nada de cartão). O que mais você podia querer?

El Cuartito

El Cuartito

As paredes do El Cuartito dizem muito sobre a alma do lugar: ali, estão penduradas bandeiras, fotos e camisetas autografadas de ídolos de futebol – algumas desbotadas, de tão velhas . Também nas paredes se pode ler o cardápio da casa, que se resume a pizzas e empanadas. E também a fainás (massa à base de grão de bico que os portenhos costumam colocar em cima da fatia de pizza com o único objetivo de torná-la mais substanciosa e calórica).

Calcula-se que são servidas 800 pizzas por dia, entre almoço e jantar, seja nas mesas ou no balcão. Como El Cuartito fica perto dos teatros Colón, Coliseo, Cervantes e também do agito da Avenida Corrientes, é de se esperar que haja fila na porta, principalmente antes ou depois das sessões de teatro. A dica é ir cedo ou sem pressa. Um lugar com 82 anos de história que vive cheio vale a espera, não acha?

El Cuartito

El Cuartito
Talcahuano, 1900, Barrio Norte
Abre diariamente (menos segunda-feira) das 12h30 à 1h. Aos sábados, até 2h.

Leia também:

Pierino, uma autêntica cantina em Almagro

Para comprar ingressos, transfer e passeios, conheça a parceria Aires Buenos + Turistando Buenos Aires, um atendimento feito por brasileiros.

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

 

3 comentários em “El Cuartito: por outra pizza clássica no centro”

  1. Simplesmente maravilhosa….a pizza, a empanada tudo perfeito

    Responder
  2. Na verdade a pizzaria fica no bairro de retiro, e não existe oficialmente esse barrio norte. Tudo mundo pensa que ali é recoleta, mas até a calle Uruguay ainda é retiro.

    Responder

Deixe um comentário