Como funciona o Tax Free na Argentina?

Imagina economizar até 21% nas suas compras em Buenos Aires? Que beleza, né? Esse é o maravilhoso Tax Free, que devolve para o turista uma parte dos impostos dos produtos made in Argentina e pode fazer uma baita diferença no seu orçamento.

Gostou? O problema é que poucas lojas aceitam esse programa e ele não é válido para qualquer tipo de produto. Mas mesmo assim vale a pena conhecer como funciona para saber aproveitar esse desconto.

Entenda como funciona o Tax Free na Argentina

Quem aceita?

Nem todas as lojas aceitam o Tax Free, já que ele não é algo obrigatório. Faz parte do programa quem quer. Para saber se a loja aceita basta procurar pelo adesivo do Tax Free na vitrine. Geralmente eles ficam no mesmo lugar onde as lojas deixam os adesivos de cartão de crédito, por exemplo. Muitas lojas da região dos outlets e da Calle Murillo, especializada em couro, aceitam. A Falabella também é outra que faz parte do programa.

Veja aqui uma lista completa das lojas que aceitam TaxFree na Argentina.

 

tax free argentina

 

Que tipo de produtos estão incluídos?

Apenas compras acima de 70 pesos e produtos feitos 100% na Argentina estão incluídos no programa do Tax Free. Ou seja, pode acontecer de você fazer uma compra numa loja que aceita o Tax Free, mas nem todos os produtos ganhem o desconto. Muitas roupas como Puma e Lacoste, por exemplo, não são fabricadas na Argentina, logo não tem imposto a ser devolvido.

Como peço o retorno do meu dinheiro?

Pedir o retorno é bem simples. Basta solicitar o formulário do Tax Free para o funcionário da loja na hora de fazer a compra e preencher tudo corretamente. São duas vias, uma azul e outra branca. Uma fica com a loja e outro com você. Fique ligado porque você vai precisar preencher com o número do seu RG ou passaporte! Guarde a sua via do formulário, que terá que ser entregue no momento que você sair do país. Guarde também o comprovante da compra.

Onde e como recebo meu dinheiro de volta?

tax free

Você recebe seu dinheiro do Tax Free de volta no momento em que estiver saindo do país. É preciso ir na cabine do Tax Free presente nos aeroportos de Buenos Aires (mapa acima da localização no aeroporto de Ezeiza) ou no terminal marítimo do Buquebus, caso você esteja indo para o Uruguai (Veja no link a lista de todos os locais com Tax Free na Argentina).

Entregue seus formulários para o funcionário, junto com seus documentos e o comprovante da compra. Ele vai verificar tudo e pronto! Você poderá receber a devolução dos impostos direto no seu cartão do crédito, o que pessoalmente acho mais prático e rápido, e também em dinheiro vivo. Para receber em cash o funcionário orientará nos próximos passos.

A dica é chegar com tempo no aeroporto para fazer esse trâmite do Tax Free. Muitas vezes existem filas e o tempo levado nisso pode complicar o voo. Não chegue na última hora e não perca o voo. Vai sair muito mais caro que o dinheiro devolvido!

Pronto! Depois disso você pode embarcar de volta pro Brasil sabendo que pode economizar ainda mais.

Você já usou o Tax Free alguma vez? Tem alguma dica? Conte pra gente nos comentários!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Para comprar ingressos, transfer e passeios, conheça a parceria Aires Buenos + Turistando Buenos Aires, um atendimento feito por brasileiros.

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

86 comentários em “Como funciona o Tax Free na Argentina?”

  1. Olá Túlio, se fizer reserva pelo Airbnb através do cartão de crédito também, consigo os 21% de IVA, como devo proceder?

    Obrigado!

    Responder
  2. Olá! . A devolução dos 21% é somente para as compras pagas com o cartão de crédito ou também para as compras pagas com dinheiro?

    Responder
  3. Vou final de julho para a Argentina… O hostel eu paguei no cartão , mas foi pela decolar.com
    Será que dá pra solicitar os 21%?

    Responder
  4. Viajei pra BAires no carnaval, fiz compras, usei o tax free e nunca fui reembolsada. Tenho a NF mas nao sei onde reclamar.

    Responder

Deixe um comentário