La Bombonera – Buenos Aires

Aficionados por futebol normalmente procuram visitar o estádio La Bombonera quando estão passeando por Buenos Aires. Afinal o Boca Juniors é o time portenho mais conhecido no Brasil, ganhando por pouco do River Plate. La Bombonera, considerado o templo do futebol sulamericano, e seu museu já viraram ponto turístico tradicional da cidade, não é à toa que o nosso Bike Tour passa lá por perto!

Caso ainda não conheça os maravilhosos e muito bem avaliados tours aqui do blog, vale dar uma conferida! Com certeza vai ser ótimo incluir algum deles em seus dias de passeio pela cidade. E não sou apenas eu que digo isso, veja os comentários do Trip Advisor.

La Bombonera – Buenos Aires

La_Bombonera_1

Estádio e história
O estádio La Bombonera recebeu esse nome devido à sua construção retangular, que se assemelha a uma caixa de bombom. Isso porque a área disponível para a construção do estádio era pequena, então o arquiteto optou por fazer três anéis de arquibancadas, que hoje são a marca registrada de La Bombonera. Tal disposição das arquibancadas faz com que o barulho dos torcedores influenciem muito mais os times da partida, tanto positiva quanto negativamente!

Atualmente com capacidade para receber aproximadamente 49 mil expectadores, o estádio Alberto J. Armando (nome oficial) foi inaugurado em 25 de maio de 1940, com uma partida entre o Boca Juniors e San Lorenzo de Almagro.

La_Bombonera_4

Museu
No interior do La Bombonera existe o Museu da Paixão Boquense e por mais que você não seja tão fã de futebol, é muito legal lá dentro! Além de fotos, troféus, jornais relatando vitórias e uniformes, há vídeos que contam a história do time. São dois andares que contam todos os feitos do clube. Em uma parte do museu é possível ter uma visão do campo, o que é ótimo para o visitante que não for fazer a visita guiada.

La_Bombonera_6

Time
As cores azul e amarelo foram escolhidas pelo acaso, consegue acreditar? Foi pura sorte! Os jovens fundadores do Boca Junior decidiram que as cores do recém criado time seriam as mesmas da bandeira do próximo navio que atracasse no porto. Assim sendo, o navio que primeiro atracou veio da Suécia, fixando as cores azul e amarela ao time.

O Boca Juniors é famoso ao redor do mundo, afinal tem uma longa lista de títulos, dentre as vitórias estão seis Libertadores da América, duas Copas Sul-Americanas, três Copas Intercontinentais, quatro Recopas, além de ter sido o líder em diversos campeonatos argentinos. Realmente não é coisa pouca! Além disso é um time carrasco de brasileiros, sempre eliminando as equipes da nossa terra em várias competições.

La_Bombonera_3

Visita guiada
O La Bombonera tem uma visita guiada de mais ou menos uma hora que vale a pena mesmo para quem não curte muito futebol. O guia conta bastante sobre a construção e história do estádio com vários detalhes interessantes e explica quão ruim é para o time adversário jogar lá, além é claro de fazer algumas piadas com o River Plate, time rival do Boca Juniors. E conta também como o Maradona ajudou na construção do estádio e acabou ganhando para sempre um camarote para a família toda! Não é à toa que ele é adorado como Deus no país!

La_Bombonera_2

Bairro
O fica no bairro La Boca, bairro de imigrantes italianos que também abriga o Caminito, por sinal, são duas quadras de distância entre um ponto turístico e o outro. Alguns turistas têm um pouco de medo de visitar o bairro por já terem ouvido algumas histórias de roubo de bolsas e máquinas fotográficas, mas é só não ficar dando sopa com seu iphone 6 por lá! Rsrs! De resto, é bem tranquilo! O bairro é um pouco mais humilde, mas é só andar com um pouco de atenção e não ficar com cara de turista perdido. Evite se embrenhar em ruas desconhecidas e vazias em dias de semana principalmente.

Caminito_4

Como chegar
O endereço é Brandsen, 805. O problema é que lá por perto não há metrô então só resta a opção de táxi ou ônibus. Essas são as linhas que passam por lá: 10, 20, 22, 24, 25, 29, 33, 39, 46, 53, 54, 64, 70, 74, 86, 93, 102, 129, 130, 152, 159, 168.

La_Bombonera_5

Para economizar tempo o melhor a se fazer é visitar o La Bombonera no mesmo dia em que for conhecer o Caminito. Outra dica é emendar o passeio pelo bairro e conhecer a Fundación PROA, que tem um ótimo restaurante e é considerada um dos melhores museus de Buenos Aires.

E se você for amante do futebol, vale conhecer também o museu o River Plate. Há quem diga que é melhor do que o museu do Boca Juniors, até fizemos um post com a comparação entre os dois! Mas o bom mesmo é conhecer os dois e depois você escrever aqui nos comentários o que achou de cada um!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários

  1. Pingback: Três amigas em Buenos Aires | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  2. jhivago

    Bom dia, ja fui 2 vezes para Buenos Aires, mas nunca consegui comprar ingresso para algum jogo do boca, o maximo que consegui era na mão de cambistas, mas obviamente não confiei no negócio. Procurei vendas online e tambem não consegui nada. Pergunto, a outra maneira de conseguir essas entradas?

    • Túlio Bragança

      Infelizmente é assim mesmo. Os ingressos do Boca só são vendidos para sócios. Aí tudo que vc comprar é de alguém revendendo.

  3. Pingback: Apaixonados por medialunas - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  4. Pingback: Roteiro de seis dias em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  5. Pingback: À procura do capuccino perfeito - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  6. Pingback: Use o Aires Buenos para planejar sua viagem - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  7. Mariana

    Olá, eu vou para Buenos Aires dia 30/12 e fico até 03/01. Gostaria de saber se é possível visitar o estádio algum desses dias.

  8. Pingback: Futebol e show de rock em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  9. Lívia Lago Gadelha de Almeida

    Tem alguma forma de saber os horários de visitação com o tour guiado? Para o caso de chegar lá e dar com a cara na porta rs

  10. Pingback: Comemorando 10 anos de casados em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

  11. Ana

    Olá,
    Acompanho o blog há um tempo, pois em breve irei para Buenos Aires, e lendo esse post fiquei com um dúvida. Aqui no Brasil nem sempre é muito seguro uma mulher ir a um jogo de futebol no estádio. Vcs sabem me dizer se é tranquilo ir em jogos aí em BsAs? Obrigada!

  12. Pingback: Segurança em Buenos Aires: 6 dicas para viajar tranquilo | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

Curtiu? Comente aí!