Malba – Buenos Aires

O Malba, Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires,  é um dos pontos turísticos mais visitados da capital portenha. Ele reúne obras em diversos formatos como quadros, desenhos, colagens e fotografias, formando um conjunto de arte de vários artistas da América Latina, desde a América Central até a Argentina. Inclusive recomendamos a visita dele no nosso Guia Básico – O que fazer em Buenos Aires em 4 dias.

Mas o MALBA não é interessante apenas para quem curte arte, pois lá há também filmes e teatros, o que ajuda a difundir a cultura para aqueles que não são tão apaixonados por ela! Também tem um restaurante muito bom e super movimentado. Então, mesmo você não gostando de museus, vale a pena visitar o local.

MALBA – Buenos Aires

malba buenos aires

Quem diria que o quadro mais famoso do Brasil estaria em Buenos Aires, no MALBA?

O que você encontra lá no Malba

São mais de 220 peças que juntas dão ao visitante uma ampla visão da arte latino-americana do século 20. Dentre os artistas brasileiros se destaca Tarsila do Amaral e sua obra Abapuru. Além dela, há obras de arte de Hélio Oiticica, Wanda Pimentel, Antônio Dias, Nelson Leirner, Lygia Clark e outros artistas tupiniquins.

Em sua coleção permanente se encontram obras de Cândido Portinari, Diego Rivera, Joaquím Torres Garcia, Emilia Pettoruti, Antonio Berni, David Alfaro Siqueiros, Xul Solar e Frida Kahlo com seu famoso auto-retrato. Outra exposições temporárias apresentam obras de importantes artistas, tanto argentinos quanto internacionais.

malba buenos aires

Para os amantes de literatura, o museu promove encontro com escritores, cursos, seminários, discussões literárias e também o empréstimo de livros.

E o café de lá, o Café des Arts, tem uma vista linda para os parque próximos. Também vale a pena conferir a lojinha do museu e se apaixonar pelas câmeras fotográficas antigas!

malba buenos aires

História

Inaugurado em 21 de setembro de 2001 por Eduardo Costantini, o MALBA foi iniciado a partir da grande coleção de obras de arte do empresário, que comprou suas duas primeiras peças em 1970.

O lindo e arejado prédio foi desenhado e construído pela AFT Arquitectos, empresa que buscou integrar o edifício à cidade ao mesmo tempo que apresenta um interior propício para a observação das peças artísticas.

malba buenos aires

Como chegar

O endereço é Avenida Figueroa Alcorta, nº 3415, Palermo. Você consegue chegar lá pegando qualquer uma dessas linhas de ônibus: 10, 37, 38, 41, 59, 60, 67, 92, 93, 95, 102, 108, 110, 118, 124, 128 e 130 ou então de subte, descendo nas estações Bulnes ou Scalabrini Ortiz, ambas da linha D, a verde. Mas se for de metrô, é necessário uma boa caminhada para chegar da Avenida Santa Fé até lá.

Outra boa pedida é ir caminhando desde a Recoleta. Aproveite para visitar o Museu de Bellas Artes próximo ao cemitério e depois caminhe por cerca de 10 min na avenida.

Valor da entrada

A entrada é 100 pesos. Estudantes, professores e aposentados pagam meia, sendo que quarta-feira todos pagam meia.

Horário de funcionamento

O MALBA funciona de quinta a segunda-feira, incluindo feriados das 12h às 20h. Quarta-feira fica aberto até 21h e permanece fechado às terças-feiras.

Informações úteis

O museu promove visitas guiadas em inglês e espanhol para grupos fechados. É necessário agendar antecipadamente pelo telefone.

Site: www.malba.org.ar
E-mail: info@malba.org.ar
Telefone: (54 11) 4808-6500 / 6515

Malba_4

De maneira geral, o MALBA tem um ar mais moderno, tendo assim o perfil do público atual. Ele tem uma cara mais jovem e descolada, fazendo dele um grande atrativo para os turistas. Além disso, algumas de suas exposições temporárias retratam um tipo de arte fantástica, sendo isso um grande diferencial para aqueles que não curtem passar um longo tempo apreciando quadros feitos séculos atrás. Eles já tiveram, por exemplo, a exposição de fotos de arte do fotógrafo Mario Testino, que falamos nesse post.

O museu é muito organizado e parece cumprir muito bem o seu papel de difusor da arte e cultura, não importa qual seja, desde quadros, livros e filmes. O que importa é atrair as pessoas e aguçar o seu lado artístico. Caso queira saber qual exposição vai estar rolando quando você estiver em Buenos Aires, dá uma olhadinha na agenda deles.

Se você já passou por lá, comenta aí falando o que achou do MALBA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários

  1. Eu adorei ter conhecido esse museu. Cheio de coisa legal pra ver (inclusive diversos tipos de mídia), preço bom e fica numa região muito gostosa! Foi ótimo andar por ali!

  2. Pingback: Museu Nacional de Bellas Artes - Buenos Aires | Aires Buenos

  3. Pingback: O que fazer em Buenos Aires quando está chovendo | Aires Buenos

  4. Pingback: Museo Nacional de Arte Decorativo - Buenos Aires | Aires Buenos

  5. Pingback: Os 10 melhores Museus de Buenos Aires | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  6. Pingback: Roteiro de 6 dias em Buenos Aires | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  7. Pingback: Jardim Japonês | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  8. Pingback: Use o Aires Buenos para planejar sua viagem - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  9. Pingback: Tranquilidade em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  10. Pingback: Guia de Palermo - Buenos Aires | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  11. Pingback: Pontos turísticos de Buenos Aires: o que não pode faltar | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

Curtiu? Comente aí!