O Malba, Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires, é um dos pontos turísticos mais visitados da capital portenha. Ele reúne obras em diversos formatos como quadros, desenhos, colagens e fotografias, formando um conjunto de arte de vários artistas da América Latina, desde a América Central até a Argentina.
Mas o MALBA não é interessante apenas para quem curte arte, pois lá há também filmes e teatros, o que ajuda a difundir a cultura para aqueles que não são tão apaixonados por ela!
Também tem um restaurante muito bom e super movimentado. Então, mesmo você não gostando de museus, vale a pena visitar o local.
Economia => Seguro Viagem Argentina (com desconto)
MALBA – Buenos Aires
O que você encontra lá no Malba
São mais de 220 peças que juntas dão ao visitante uma ampla visão da arte latino-americana do século 20. Dentre os artistas brasileiros se destaca Tarsila do Amaral e sua obra Abapuru. Além dela, há obras de arte de Hélio Oiticica, Wanda Pimentel, Antônio Dias, Nelson Leirner, Lygia Clark e outros artistas tupiniquins.
Em sua coleção permanente se encontram obras de Cândido Portinari, Diego Rivera, Joaquím Torres Garcia, Emilia Pettoruti, Antonio Berni, David Alfaro Siqueiros, Xul Solar e Frida Kahlo com seu famoso auto-retrato. Outra exposições temporárias apresentam obras de importantes artistas, tanto argentinos quanto internacionais.
Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!
Para os amantes de literatura, o museu promove encontro com escritores, cursos, seminários, discussões literárias e também o empréstimo de livros.
E o café de lá, o Café des Arts, tem uma vista linda para os parque próximos. Também vale a pena conferir a lojinha do museu e se apaixonar pelas câmeras fotográficas antigas!
Confira => Passeios em Buenos Aires
História
Inaugurado em 21 de setembro de 2001 por Eduardo Costantini, o MALBA foi iniciado a partir da grande coleção de obras de arte do empresário, que comprou suas duas primeiras peças em 1970.
O lindo e arejado prédio foi desenhado e construído pela AFT Arquitectos, empresa que buscou integrar o edifício à cidade ao mesmo tempo que apresenta um interior propício para a observação das peças artísticas.
Como chegar ao Malba
O endereço é Avenida Figueroa Alcorta, nº 3415, Palermo. Você consegue chegar lá pegando qualquer uma dessas linhas de ônibus: 10, 37, 38, 41, 59, 60, 67, 92, 93, 95, 102, 108, 110, 118, 124, 128 e 130 ou então de subte, descendo nas estações Bulnes ou Scalabrini Ortiz, ambas da linha D, a verde. Mas se for de metrô, é necessário uma boa caminhada para chegar da Avenida Santa Fé até lá.
Outra boa pedida é ir caminhando desde a Recoleta. Aproveite para visitar o Museu de Bellas Artes próximo ao cemitério e depois caminhe por cerca de 10 min na avenida.
Valor da entrada
A entrada é 100 pesos. Estudantes, professores e aposentados pagam meia, sendo que quarta-feira todos pagam meia.
Horário de funcionamento
O MALBA funciona de quinta a segunda-feira, incluindo feriados das 12h às 20h. Quarta-feira fica aberto até 21h e permanece fechado às terças-feiras.
Informações úteis
O museu promove visitas guiadas em inglês e espanhol para grupos fechados. É necessário agendar antecipadamente pelo telefone.
Site: www.malba.org.ar
E-mail: info@malba.org.ar
Telefone: (54 11) 4808-6500 / 6515
Imperdível => Show do Tango Porteño (com jantar opcional)
De maneira geral, o MALBA tem um ar mais moderno, tendo assim o perfil do público atual. Ele tem uma cara mais jovem e descolada, fazendo dele um grande atrativo para os turistas.
Além disso, algumas de suas exposições temporárias retratam um tipo de arte fantástica, sendo isso um grande diferencial para aqueles que não curtem passar um longo tempo apreciando quadros feitos séculos atrás. Eles já tiveram, por exemplo, a exposição de fotos de arte do fotógrafo Mario Testino, que falamos nesse post.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
O museu é muito organizado e parece cumprir muito bem o seu papel de difusor da arte e cultura, não importa qual seja, desde quadros, livros e filmes. O que importa é atrair as pessoas e aguçar o seu lado artístico. Caso queira saber qual exposição vai estar rolando quando você estiver em Buenos Aires, dá uma olhadinha na agenda deles.
Se você já passou por lá, comenta aí falando o que achou do MALBA!
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Jornalista, roteirista e apaixonada em planejar viagens. Mora no Brasil, já foi várias vezes para Buenos Aires e teve a oportunidade de entender melhor os portentos e sua cultura. Está aqui para dar dicas de viagem e dividir suas experiências.
Eu adorei ter conhecido esse museu. Cheio de coisa legal pra ver (inclusive diversos tipos de mídia), preço bom e fica numa região muito gostosa! Foi ótimo andar por ali!