Puerto Pirâmides: observação de baleias na Península Valdés

Um dos livros que mais li quando era criança foi O Pequeno Príncipe. Eu adorava a simplicidade das ilustrações e ao mesmo tempo a grande força que tinham, tanto que muitas dessas imagens ficaram gravadas na minha memória.

Será por isso que eu me senti arrepiada ao ver aparecer, através do vidro do ônibus, a figura da cobra que digere o elefante, recortada sob o mar patagônico?

Não vou discutir aqui se é uma jibóia ou um chapéu. Quero somente falar que a “Isla de los Pájaros” ‒ assim que se chama esta pequena ilhota colonizada pelas aves ‒ serviu de inspiração ao aviador e escritor Antoine de Saint Exupéry, um apaixonado pelo nosso sul, para escrever essa historia.

Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)

Avistamento de Baleias em Puerto Pirâmides, Península Valdés

puerto piramides peninsula valdes

O percurso entre Puerto Madryn e Puerto Pirâmides é de uma beleza difícil de descrever. O mar domina a cena e nos acompanha pela esquerda e pela direita: o Golfo Nuevo e o Golfo de San José, e só um pequeno pedaço de terra no meio.

A península de Valdés foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO y possui seis reservas naturais ao longe de seus 4000 kilómetros quadrados. Como ela fica numa área protegida, é cobrada uma entrada de todas pessoas que visitam.

Confira => Passeios pela Península Valdés

puerto piramides peninsula valdes

Foi no ônibus onde conhecemos o Agustín, um menino de onze anos que se ofereceu para ser o nosso guia, e a sua mãe, Betina, uma portenha que se apaixonou pelo lugar depois de acampar num verão, casou com um pescador e acabou se mudando para a região.

Leia também: Trekking na Patagônia

puerto piramides peninsula valdes

Com o sol batendo forte chegamos finalmente a Puerto Pirâmides, a única vilazinha da península, que deve seu nome a uma formação similar a uma pirâmide que orientava aos navegantes.

Turistas do mundo inteiro visitam essa parte da Argentina atraídos pelo espetáculo das baleias francas austrais que, entre maio e dezembro, chegam a suas costas para se acasalar e dar a luz a suas crias.

Imperdível => Observação de baleias costeiras com refeição (a partir de Puerto Madryn)

puerto piramides peninsula valdes

O povoado é pequeno mas tem de tudo: restaurantes, bares, empresas de avistamento de baleias, uma escola, um hospital e até uma caixa automática no deserto.

Caminhamos pela primeira baixada até o mar e desembocamos numa praia de águas tranquilas e penhascos. O contraste entre o mar azul turquesa e a palidez das formações rochosas é uma das paisagens mais lindas que já vi.

Pesquise aqui hospedagem em Puerto Pirámides

puerto piramides peninsula valdes

Agustín, nosso guia mirim, mostrou Pirámides como somente um local conseguiria: passeamos com ele pela praia, os penhascos e contemplamos deslumbrados o pôr do sol no mar, enquanto ele falava da pesca, das baleias e até dos nomes dos cachorros que nos acompanhavam no passeio.

Dica => Passeios para a Reserva de Pinguins de Punta Tombo (a partir de Puerto Madryn)

puerto piramides peninsula valdes

Ao nos despedirmos, ele me deu de presente um dente do tubarão. Disse que são difíceis de ser encontrados e que trazem sorte para quem os possui.

Eu apertei o dente na minha mão e pedi um desejo: voltar a Puerto Pirâmides, embora, como diria a raposa para o Pequeno Príncipe, corra o risco de ser cativada pelo seu maravilhoso pôr do sol.

Onde Ficar em Puerto Pirâmides

puerto piramides peninsula valdez

As opções de hospedagem são mais do que se imagina à primeira vista. Nos hospedamos a convite da hostería ecológica del Nómade, a que mais nos atraiu por sua proposta de cuidado ambiental e seu colorido jardim sob uma pequena colina.

Eles tem um aplicativo bem interessante com muitas informações sobre a península, verifique na página deles. Localização ótima e atendimento de amigo.

Vale a pena => Passeio de dia inteiro pela Península Valdés

Observação de baleias

puerto piramides peninsula valdez

Esta é a excursão obrigatória, pois a Península é um dos poucos lugares do mundo onde podemos ver este grande mamífero (a baleia austral) em seu hábitat natural.

Avistamento de baleias em puerto piramides peninsula valdez

Avistamento de baleias em puerto piramides peninsula valdes

No total são seis as empresas que oferecem os passeios para ver baleias.

Mergulho

Esta atividade pode se fazer durante o ano todo. Puerto Pirâmides é um dos melhores lugares da Argentina para praticar o mergulho por suas águas cristalinas e a fauna diversa.

Lobos e elefantes marinhos

Loberia de Punta Pirámide: Tem lobos marinhos de pelo curto que entre dezembro e março vivem a época de reprodução.

Punta Pardelas: É uma praia ideal para a pesca, o snorkelling e o mergulho. Fica a 12 km de Puerto Pirámides. É possível chegar lá fazendo trekking pelos penhascos.

Punta Norte: Tem a única elefanteria marinha do mundo em território continental.

Caleta Valdés: Chama a atenção este acidente geográfico onde vivem, por temporadas, elefantes e lobos marinhos.

Punta Delgada: Fica no extremo da Península. Lá tem um velho farol que funciona como hotel.

Texto por Maria Eugênia Krauss.

Fotos por Henderson Moret, que faz ensaios fotográficos em Buenos Aires.

Explore mais posts sobre o interior da Argentina

O que fazer em Salta

Todos nossos posts sobre Mendoza

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário