Avistando baleias em Puerto Pirâmides, Península Valdés

Um dos livros que mais li quando era criança foi O pequeno príncipe. Eu adorava a simplicidade das ilustrações e ao mesmo tempo a grande força que tinham, tanto que muitas dessas imagens ficaram gravadas na minha memória. Será por isso que eu me senti arrepiada ao ver aparecer, através do vidro do ônibus, a figura da cobra que digere o elefante, recortada sob o mar patagônico?

Não vou discutir aqui se é uma jibóia ou um chapéu. Quero somente falar que a “Isla de los Pájaros” ‒ assim que se chama esta pequena ilhota colonizada pelas aves ‒ serviu de inspiração ao aviador e escritor Antoine de Saint Exupéry, um apaixonado pelo nosso sul, para escrever essa historia.

Avistando Baleias em Puerto Pirâmides, Península Valdés

puerto piramides peninsula valdes

O percuso entre Puerto Madryn e Puerto Pirámides é de uma beleza difícil de descrever. O mar domina a cena e nos acompanha pela esquerda e pela direita: o Golfo Nuevo e o Golfo de San José, e só um pequeno pedaço de terra no meio. A península de Valdés foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO y possui seis reservas naturais ao longe de seus 4000 kilómetros quadrados. Como ela fica numa área protegida, é cobrada uma entrada de todas pessoas que visitam.

puerto piramides peninsula valdes

Foi no ônibus onde conhecemos o Agustín, um menino de onze anos que se ofereceu para ser o nosso guia, e a sua mãe, Betina, uma portenha que se apaixonou pelo lugar depois de acampar num verão, casou com um pescador e acabou se mudando para a região.

puerto piramides peninsula valdes

Com o sol batendo forte chegamos finalmente a Puerto Pirámides, a única vilazinha da península, que deve seu nome a uma formaçao similar a uma pirâmide que orientava aos navegantes. Turistas do mundo inteiro visitam essa parte da Argentina atraídos pelo espetaculo das baleias francas austrais que, entre maio e dezembro, chegam a suas costas para se acasalar e dar a luz a suas crias.

puerto piramides peninsula valdes

O povoado é pequeno mas tem de tudo: restaurantes, bares, empresas de avistagem de baleias, uma escola, um hospital e até uma caixa automática no deserto. Caminhamos pela primeira baixada até o mar e desembocamos numa praia de águas tranquilas e penhascos. O contraste entre o mar azul turquesa e a palidez das formações rochosas é uma das paisagens mais lindas que já vi.

puerto piramides peninsula valdes

Agustín, nosso guia mirim, mostrou Pirámides como somente um local conseguiria: passeamos com ele pela praia, os penhascos e contemplamos deslumbrados o pôr do sol no mar, enquanto ele falava da pesca, das baleias e até dos nomes dos cachorros que nos acompanhavam no passeio.

puerto piramides peninsula valdes

Ao nos despedirmos, ele me deu de presente um dente do tubarão. Disse que são difíceis de ser encontrados e que trazem sorte para quem os possui. Eu apertei o dente na minha mão e pedi um desejo: voltar a Puerto Pirámides, embora, como diria a raposa para o Pequeno Príncipe, corra o risco de ser cativada pelo seu maravilhoso pôr do sol.

Onde Ficar

puerto piramides peninsula valdez

As opcões de hospedagem são mais do que se imagina à primeira vista. Nos hospedamos a convite da hostería ecológica del Nómade, a que mais nos atraiu por sua proposta de cuidado ambiental e seu colorido jardín sob uma pequena colina. Eles tem um aplicativo bem interessante com muitas informações sobre a península, verifique na página deles. Localização ótima e atendimento de amigo.

Avistagem de baleias

puerto piramides peninsula valdez

Esta é a excursão obrigatória pois a Península é um dos pocos lugares do mundo onde podemos ver este grande mamífero (a baleia austral) em seu hábitat natural.

puerto piramides peninsula valdez

puerto piramides peninsula valdes

No total são seis as empresas que oferecem os passeios para ver baleias. Nos fizemos a excursão convidados pela Punta Ballena, de Jorge Schmid, reconhecida pela sua longa trajetória. Os caras já fazem isso há mais de 40 anos, sempre com muito amor pela natureza. Foi ótimo.

Mergulho

Esta atividade pode se fazer durante o ano todo. Puerto Pirámides é um dos melhores lugares da Argentina para praticar o mergullho por suas aguas cristalinas e a fauna diversa.

Lobos e elefantes marinhos

– Loberia de Punta Pirámide: Tem lobos marinhos de pelo curto que entre dezembro e março vivem a epoca de reprodução.

– Punta Pardelas: É uma praia ideal para a pesca, o snorkelling e o mergulho. Fica a 12 km de Puerto Pirámides. É possível chegar lá fazendo trekking pelos penhascos.

– Punta Norte: Tem a única elefanteria marinha do mundo em território continental.

– Caleta Valdés: Chama a atenção este acidente geográfico onde vivem, por temporadas, elefantes e lobos marinhos.

– Punta Delgada: Fica no extremo da Península. Lá tem um velho farol que funciona como hotel.

Texto por Maria Eugênia Krauss.

Fotos por Henderson Moret, que faz ensaios fotográficos em Buenos Aires.

Explore mais posts sobre o interior da Argentina

10 coisas para fazer em Salta

Todos nossos posts sobre Mendoza

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curtiu? Comente aí!