Trekking na Patagônia

Acho que o sonho dos aventureiros e amantes do ecoturismo seria fazer trekking na Patagônia, não é mesmo?

Pois o sul da Argentina é uma região com lugares remotos e excepcionais para se explorar a pé.

O Trekking é um esporte que permite ao explorador estar em contato com a natureza. Imagina, então, desfrutar das paisagens da Patagônia, ao mesmo tempo em que coloca à prova a sua resistência física em um dos lugares mais impressionantes do mundo?

Para quem pensa que não consegue, saiba que é uma experiência propícia a todas as idades, pois existem diferentes percursos com diferentes graus de dificuldade.

Saiba um pouco mais sobre esse esporte e as travessias argentinas mais populares.

Economia => Seguro Viagem Argentina Barato

Onde fazer trekking na Patagônia

trekking na patagônia argentina

Bariloche

Bariloche tem uma das estações de esqui mais conhecida das américas e fica a 2:20 de Buenos Aires, de avião.

Dona de uma rede hoteleira especial e romântica, a cidade se destaca também por ser ter o trekking como uma de suas opções turísticas.

Há diversos caminhos, desde para os menos experientes, para quem não muita resistência,  até rotas muito difíceis, para quem já domina a prática do esporte.

Os circuitos para quem está iniciando duram somente cerca de 2 horas, em média.

Já as rotas para quem topa maiores desafios, de alta dificuldade, podem durar até 2 dias, fazendo uma pernoite.

trekking em Bariloche
Conheça as paisagens deslumbrantes de Bariloche a pé!

Veja essas duas sugestões de rota:

Cerro Campanario (dificuldade baixa):

A trilha do Cerro Campanario se inicia à direita da base do teleférico. É uma trilha curta, mas que percorre um caminho acidentado e bem íngreme.

A ida dura cerca de 45 minutos e leva até o topo do Cerro Campanario.

Lá no alto, para compensar, você encontra uma confeitaria, banheiros e um mirante com uma vista maravilhosa para os lagos Nahuel Huapi e Moreno, a lagoa El Trébol, a península de San Pedro, a Ilha Victoria, os Cerros Otto, López, Goye, Bella Vista, Catedral, Capilla, o Hotel Llao Llao e os arvoredos de Colonia Suiza.

Sério, vale a pena!

A descida é feita pelo mesmo caminho.

Veja também => Circuito Chico, com teleférico opcional

cerro campanário em Bariloche
Depois do esforço, você verá que valeu a pena

Punta Princesa – Refugio Emilio Frey (dificuldade alta):

Trilha para quem já tem experiência e resistência, para chegar ao início dela,

Primeiro, deve-se ir até o cume da Catedral Alta Patagônia, de teleférico. Chegando ao topo, tem que seguir até Punta Princesa, de onde começa a trilha.

Seguindo a beirada da montanha, após passar por uma área rochosa de cerca de 3,5 km, você verá uma sinalização, em um desvio, indicando à direita o Refugio San Martín, Laguna Jakob.

Continue em frente, prestando atenção às sinalizações e mantendo o percurso. Você verá uma curva à esquerda depois da qual começa uma descida bem acentuada em direção à “Cancha de Fútbol”, como é conhecido o local adiante.

Durante os últimos dois quilômetros, você passará pela Lagoa Schmoll e depois pela Lagoa Toncek, a qual fica próxima ao Refúgio Emilio Frey.

Não perca: Materiais para Trekking em Promoção na Amazon

El Calafate

El Calafate está a 3:15h de voo partindo da Cidade de Buenos Aires.

Conhecido como ¨Big Ice¨, um dos principais circuitos de El Calafate te convida a uma viagem de 7 horas no gelo do Glaciar Perito Moreno. Vai encarar?

Você vai passar por lagoas azuis, fendas profundas, enormes ralos e cavernas misteriosas.

Como não é um percurso simples, ele é adequado para pessoas entre 18 e 50 anos, e que estejam em boas condições físicas.

Agora, dentro do Parque Nacional Los Glaciares, há um percurso mais curto e mais fácil, o Cerro Cristal, com uma subida de cerca de 4 horas.

O percurso leva ao cume do Cerro Cristal que, apesar de não ser o mais alto da região, tem uma vista de arrepiar, de onde se pode avistar o Lago Argentino, o Glaciar Perito Moreno e as Torres del Paine.

Veja aqui => Onde ficar em El Calafate

trekking na Patagônia
As vistas maravilhosas em El Calafate
Trekking em El Calafate
Vai encarar este trekking na Patagônia

El Chaltén

El Chaltén é considerada a capital argentina do Trekking.

A região oferece cenários naturais impressionantes, com várias opções de caminhadas, escaladas, excursões ou passeios.

Dentro de tantas opções, é possível fazer tanto caminhadas curtas (por exemplo, ao ¨Mirador Margarita¨ ou ao ¨Chorrillo del Salto¨) como caminhadas de dia inteiro (como a que vai à ¨Laguna Torre¨ ou ¨Laguna de los Tres¨).

Uma das mais simples e fácil – ideal para quem está começando ou está em família – é a ¨Laguna Capri¨. Ela é uma trilha de 2 horas de subida, com espetaculares vistas do Monte Fitz Roy.

Imperdível => Veja essa Trilha Laguna Torre

trilhas na Patagônia
El Chaltén

Ushuaia

Ushuaia fica a 3:30h de de voo de Buenos Aires.

O ponto de encontro para o ice trekking é o Glaciar Martial, a poucos quilômetros da cidade e um dos pontos turísticos mais importantes de Ushuaia.

O que a galera mais costuma fazer é subir a pista principal do Centro de Esqui Martial, passando pelo riacho Buena Esperanza até chegar ao glaciar.

O caminho é bem sinalizado, permitindo fazer o percurso por conta própria na boa, mas caso vá no inverno, talvez seja bom ter um guia para te auxiliar com sapatos adequados e caminhas no gelo.

Outro trekking que quem vai até Ushuaia costuma fazer é o da Laguna Esmeralda, considerada uma das mais bonitas da Terra do Fogo.

Mas já este trekking mesmo indicado fazer com uma guia ou grupo, pois a sinalização já não é tão e o caminho um pouco mais puxado, ainda que seja considerado um trekking moderado.

Confira => Passeios em Ushuaia e arredores

turismo na Argentina - Ushuaia

Reserve o seu hotel em Ushuaia aqui!

Os possíveis trekkings são muitos, mas não se esqueça de que é fundamental estar com os equipamentos adequados para cada lugar.

Bom, estas foram algumas dicas de lugares para trekking na Patagônia argentina que eu acho que valem a pena!

Qual você escolheria? 😉

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

1 comentário em “Trekking na Patagônia”

Deixe um comentário