Neve na Argentina

Muito embora seja um país incrível de se conhecer em qualquer época do ano, é a neve na Argentina que faz o maior sucesso entre os turistas.

Durante o inverno, não é incomum saber de lugares que amanheceram com temperaturas negativas. E o melhor de tudo: por ser um país pequeno, é possível conhecer a neve na Argentina e aproveitar para esquiar em vários pontos turísticos espalhados por inúmeras cidades.

Quer saber mais detalhes sobre como aproveitar a temporada de neve na Argentina? Então acompanhe esse post até o final e fique por dentro de tudo!

Economia => Seguro Viagem Argentina (com desconto)

Qual a melhor época para ver neve na Argentina?

passeios em bariloche

Se o motivo da sua viagem for presenciar a neve, então saiba agora qual é a melhor época para curtir a neve na Argentina!

Primeiro de tudo: se quer ver a neve, prepare-se para viajar em qualquer data entre julho e setembro, pois é o período de frio mais rigoroso no país e também é quando a neve costuma aparecer com mais frequência.

Se o seu intuito é, além de ver a neve, também aproveitar a temporada de neve na Argentina para esquiar, de junho a outubro as cobiçadas estações de esqui estarão ao seu dispor!

Como o turismo de inverno é bastante procurado na Argentina, vale sinalizar que este também é o período de alta temporada, por isso o país recebe um grande número de turistas, em sua maioria brasileiros, que vão em busca dos flocos de gelo.

Transporte => Transfer privado do aeroporto de Ezeiza

Neva em Buenos Aires?

Muito embora os termômetros registrem temperaturas muito baixas em Buenos Aires, não é tão comum encontrar neve na Província de Buenos Aires.

Apesar disso, devido a frente fria que assola todo o mundo, durante o mês de julho, os turistas e locais puderam apreciar nevasca em locais pouco acostumados com o fenômeno no Centro da Argentina, mas na cidade mesmo é quase impossível acontecer.

Caso esteja passeando por Buenos Aires durante os meses de inverno, perceberá que normalmente a neve cai apenas na região de Mar del Plata, na costa, e nas áreas de maior altitude da Sierra de la Ventana.

Abaixo mostraremos inúmeros outros lugares onde será possível apreciar a neve na Argentina. Inclua o máximo que puder no seu roteiro, pois com certeza valerá muito a pena!

Leia mais: Turismo na Argentina

SEGURO VIAGEM COM 16% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?!

Clique aqui para encontrar os melhores preços, ganhe até 16% de desconto e pague em até 12 vezes no cartão.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI!


Principais cidades com neve na Argentina

Não é segredo que neva em muitas cidades da Argentina e por tal razão, inúmeros são os turistas que frequentam o país em busca de uma temporada de inverno cheia de diversão e encanto.

São tantas cidades onde você poderá encontrar a neve durante a sua viagem, que resolvemos fazer esse guia, contando um pouco sobre cada uma, para te ajudar na hora de montar o seu roteiro!

Bariloche

A neve e a diversão em Bariloche é garantida! Por estar na beira da Cordilheira dos Andes, você encontrará as montanhas cobertas de gelo e um frio rigoroso durante o inverno!

Você poderá presenciar o fenômeno tanto no centro de Bariloche, quanto nas suas montanhas branquinhas de nevasca.

Por ser uma região famosa, é considerado um dos melhores lugares onde esquiar na Argentina. Muitas são as estações, sendo aproximadamente 120 km de pista para aproveitar o esporte mais famoso da temporada de neve no país.

Leia também:

Somado a isto, em Bariloche você vai encontrar uma boa infraestrutura para toda a família. São muitos hotéis, restaurantes, cafeterias, baladas, loja de roupas, artigos e meio de transporte público que te leva para todos os lados

Caso deseje inserir Bariloche no seu roteiro, separe a roupa mais quente e o casaco mais impermeável que encontrar, pois as temperaturas na cidade chegam a -10°.

Confira => Passeios em Bariloche e arredores

onde fica bariloche

Mendoza

Vizinha das Cordilheiras dos Andes, Mendoza é mais um dos destinos que fazem parte da temporada de neve na Argentina.

Menos procurada pelos turistas, em comparação com a badalada Bariloche, a cidade do vinho pode ser uma ótima alternativa para fugir um pouco do grande foco dos turistas e conseguir curtir a neve com mais tranquilidade.

No entanto, para encontrar a neve, é preciso percorrer aproximadamente 80 km a partir do centro da cidade até Vallecitos, o principal centro de esqui de Mendoza.

O parque conta com 12 pistas de diferentes níveis de dificuldade com capacidade para até 2.400 esquiadores, além de escola de esqui, lojas, restaurantes e hospedagens.

Imperdível!

Villa La Angostura

Quando o assunto é onde neva na Argentina, a pacata Villa La Angostura é um dos lugares mais procurados pelos turistas, não apenas por ser extremamente charmosa, um cenário que se torna ainda mais espetacular com as temperaturas negativas, mas também devido a sua proximidade com Bariloche, são apenas 83 km de distância.

Villa possui um dos principais centros de esqui da Patagônia Argentina, que fica localizado no Cerro Bayo, apenas 10 km de distância do centro da cidade.

São ao todo 25 pistas de esqui que atendem a todos os níveis de esquiadores, além de estacionamento, lojas de alugueis de roupas e equipamentos, escola de esqui, lojas de chocolates, bares e restaurantes.

Caso você esteja por Bariloche, vale a pena dar um pulo em Villa La Angostura!

Saindo de Villa Angostura / Imperdível => Passeio guiado a 7 lagos e San Martin de Los Andes

onde ficar em Villa la angostura
Hostel Villa Angostura – foto do Booking

San Martín de los Andes

Localizado a aproximadamente 108 km de distância de Villa La Angostura, esse pequeno vilarejo possui um incrível cenário de lagos, vulcões e da Cordilheira dos Andes, além de uma boa infraestrutura para receber os seus visitantes.

A encantadora cidadezinha de San Martín de los Andes não pode ficar de fora do seu roteiro de temporada de neve na Argentina, pois ela é a base para o Chapelco Ski Resort, um paraíso para os amantes do esqui, do snowboarding e da neve, localizado no Cerro Chapelco.

O parque possui excelentes estruturas para receber os visitantes que vão em busca de aventuras em suas montanhas cobertas de neve, sendo ao todo 22 opções de pistas de esqui com capacidade para cerca de 18 mil esquiadores.

Para quem viaja com crianças, o ChapelcoSki Resort possui divertidas atividades dedicadas aos pequenos, como por exemplo, o passeio de trenó.

Imperdível => Excursão para San Martín de los Andes pela Rota dos Sete Lagos

Esquel

Outra pequena cidade da Patagônia Argentina que durante o inverno fica literalmente coberta de neve, devido a sua localização bem ao lado da Cordilheira dos Andes.

Devido ao fato de ser montanhosa e ainda, estar localizada perto de um dos lugares mais frios do mundo, é uma ótima região para o ecosturismo e a aventura.

Além disso, esteja preparado para o frio durante praticamente todo o ano! Esquel é o típico lugar onde os carros e as casas ficam literalmente cobertos de muita neve!

Para curtir o fenômeno, Esquel conta com algumas boas estações de Esqui, dentre as quais se destaca o Cerro La Hoya, com excelente estrutura para a pratica de esqui e snowboard.

Por não ser tão badalada como Bariloche, Esquel conta com apenas 4 mil leitos de hospedagens, preços mais em conta e qualidade de neve excelente.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Ushuaia

Com certeza você já deve ter ouvido falar a expressão “fim do mundo”. Se você já ouviu, pode ter certeza que estavam falando de Ushuaia, pois a sua localização no fim do continente da América do Sul, mais parece mesmo que ela está localizada no fim do mundo!

Embora a sua localização não seja fácil, muitos turistas fazem questão de visitar a cidade para se aventurar na neve e conhecer o frio próximo da Antártida. Dá pra imaginar o frio?!

E o encanto de Ushuaia não está apenas na sua localização e por ser um dos lugares procurados para quem busca neve na Argentina, mas também terá a chance de ver pinguins, leões marinhos, baleias e a incrível Cordilheira dos Andes, que junto ao Canal Beagle, traz uma paisagem exuberante!

Aproveite para conhecer a Laguna Esmeralda congelada, fazer trekking para o Glaciar Martial, passear pelo Parque Nacional TierradelFuego e registrar o momento com inúmeras fotos!

Confira => Passeios em Ushuaia e arredores

neve na argentina

Caviahue

Localizada ao noroeste da Província de Neuquén, estão as pistas de Caviahue.

A base da estação fica aos pés da montanha do Vulcão Copahue e junto ao Lago Copahue, com uma altitude de mais de 1640 metros. Por tal razão, as temperaturas negativas duram muito mais em Caviahue que nas montanhas em geral da Argentina, estendendo-se até outubro.

A estação conta com mais de 1.000 hectares, divididos em 20 pistas, separadas por 4 níveis de dificuldade. Além disso, na estação de esqui, também é possível encontrar outras atividades que não estão relacionadas com a pratica de esqui, tal qual: parque para a prática de freestyle, passeio de trenó com cachorros e piscinas termais.

A estrutura é tanta que também conta com restaurantes e opções de hospedagens. A Caviahue é realmente um Ski Resort!

Reserve o seu hotel em Caviahue aqui!

caviahue neuquen
Foto: Copauhue Hotel

O que levar na mala para curtir neve na Argentina

Fazer uma viagem para curtir a neve na Argentina é um momento de pura animação, mas não podemos esquecer de que o gelo e o frio intenso podem ser bastante prejudiciais ao nosso corpo.

Para evitar indesejáveis surpresas que podem interromper a diversão da sua viagem, nós do Turista Profissional selecionamos os principais itens de uma mala ideal para uma temporada de neve na Argentina!

Roupas:

  • Blusas e calças segunda pele (térmicas);
  • Casacos impermeáveis;
  • Jaquetas;
  • Jaquetas Fleece (indicado para práticas de esportes na neve);
  • Blusas de lã;
  • Calças jeans;
  • Roupas de banho (Sim! Para quando houver piscinas/banheiras aquecidas).

Acessórios:

  • Gorros;
  • Luvas;
  • Cachecóis;
  • Meias;
  • Óculos de sol;
  • Goggles (indicado para práticas de esportes na neve).

Calçados:

  • Botas impermeáveis;
  • Botas forradas;
  • Tênis fechados.

Outros:

  • Hidratante corporal e facial (tão importante quanto as roupas impermeáveis e térmicas, pois o frio intenso resseca bastante a pele);
  • Protetor labial;
  • Protetor solar.
cerro bayo villa angostura
Na estação de esqui Cerro Bayo tem diversão pra todo mundo! – Foto: Louise Cardoso

Agora que você já possui a lista de itens essenciais, monte a sua mala de acordo com o estilo e a quantidade de dias da sua viagem.

Lembramos ainda que para se manter bem aquecido em lugares com temperaturas muito baixas é aconselhável se vestir em camadas!

Confira ótimas passagens aéreas para Argentina!

Lista das principais estações de esqui da Argentina

Visitar a temporada de neve na Argentina e não esquiar, é a mesma coisa que não visitar a Argentina, concorda? Praticar esse esporte é um dos motivos que arrastam milhares de turistas todos os anos para a terra dos nossos Hermanos.

neve na argentina

Então, para te ajudar a decidir onde esquiar na Argentina, selecionamos abaixo as principais estações que encherão a sua viagem de emoção e adrenalina:

Cerro Catedral, Bariloche:

Sem dúvidas essa é a estação de esqui mais famosa da Argentina. São 53 pistas de esqui, com os mais variados tipos de dificuldade, sendo 4 para quem está iniciando. Lá você também vai encontrar aluguel de equipamento e instrutores. Na sua base também há lojas, restaurantes, cafeterias e até balada.

Cerro Bayo, Villa la Angostura:

para quem quer fazer esqui e snowboard: esse é o lugar certo! São 14 km de pista e 16 meios de elevação que garante a diversão dos visitantes.

E o melhor: a estrutura do Cerro é tanta que conta com creche para crianças de até 4 anos e esqui para pessoas portadoras de necessidade.

Las Leñas, Mendoza:

Já imaginou esquiar durante a noite: Essa estação é tão iluminada que permite a pratica do esporte qualquer hora do dia!

Ao todo são 29 pistas localizadas bem no coração da Cordilheira dos Andes.

Las Leñas é procurado por turistas do mundo inteiro que busca combinação perfeita entre natureza, esportes de neve e infraestrutura.

Agora que você já sabe tudo sobre como e quando curtir a neve na Argentina, não perca tempo e garanta já a sua passagem com a nossa parceira Passagens Promo.

Boa viagem!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário