San Telmo, Buenos Aires: o que fazer, como chegar

Está com dúvidas sobre o que fazer e como chegar no bairro de San Telmo, Buenos Aires? Descubra nesse post as melhores dicas!

Para quem vai viajar à Argentina, não pode deixar de conhecer esse rico e charmoso bairro, com ruas de paralelepípedos, casarões antigos, cafés tradicionais, lojas de antiguidades, mercado, cervejarias artesanais e rodeado de museus.

É um bairro que com certeza não pode faltar na sua lista e nós vamos te mostrar o motivo nesse post.

Há muito o que fazer em San Telmo!

Caso você esteja na Argentina, prepare-se para um circuito turístico recheado de boa gastronomia, feira de antiguidades e museus com histórias imperdíveis.

Economia => Seguro Viagem para Argentina (com desconto)

feira de san telmo
Barracas da Feira de San Telmo

San Telmo, Buenos Aires

Para facilitar a apresentação do que fazer em San Telmo, decidimos separar por tópicos. Veja o que você vai encontrar por aqui:

O que fazer em San Telmo

San Telmo é um bairro clássico de Buenos Aires, antigamente um bairro aristocrata, de famílias abastadas.

Mas, se não é mais um bairro em que famílias nobres e ricas procuram, San Telmo tornou-se um dos bairros mais icônicos da cidade, com seus prédios e casarões antigos, suas praças, seus museus e diversos antiquários.

Ele é marcado também pela vida boêmia, restaurantes, bares, uma agitada vida noturna.

Só de caminhar por San Telmo à esmo já é um bom passeio. Andar por suas ruas observando sua arquitetura, deixar o tempo fluir, observar cada detalhe… entrar em um ou outro antiquário para ver as peças que antigamente estavam dentro das casas dos moradores.

Mas, veja abaixo as atrações de San Telmo e aproveite tudo que o bairro oferece!

Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Feira de San Telmo

Atraindo milhares de argentinos e turistas todos os domingos, a Feira de San Telmo é um passeio que você não pode deixar de fazer em Buenos Aires.

A tradicional e curiosa feira teve inicio em 1970 com a comercialização de antiguidades na Plaza Dorrego. Atualmente é possível encontrar muito mais, como por exemplo: roupas, artesanatos, lembrancinhas, quadros, além de variadas apresentações artísticas de rua.

  • Endereço: A Feira de San Telmo está localizada na parte central fica na Plaza Dorrego, na esquina da Calle Humberto com a Calle Defensa, tendo a extensão de 1km!
  • Funcionamento: A Feira de San Telmo funciona todos os domingos, faça chuva ou faça sol, das 10h às 17h, mas como a ela fica muito cheia no final da tarde, é recomendável fazer o passeio entre 10h e 14h.

Imperdível => Passeio para o Delta do Tigre c/ Passeio de Barco

conhecer Buenos Aires Plaza San Telmo
Feira de San Telmo

Museus em San Telmo

No bairro mais antigo da cidade há diversos museus para serem visitados e vale a pena incluir ao menos alguns deles no seu roteiro por San Telmo!

O Museu Histórico Nacional da Argentina, por exemplo, está instalado em um prédio do início do século XIX, localizado na Calle Defensa 1600, e abriga milhares de objetos e documentos históricos sobre a história da Argentina.

Já no Museu de Arte Moderna (MAMBA) os visitantes encontram um rico acervo de obras de arte moderna e contemporânea, em sua maioria criada por artistas argentinos. O museu funciona de terça a domingo e em todas as terças-feiras a entrada é gratuita. O MAMBA fica localizado na Avenida San Juan 350, San Telmo.

Outra opção bastante interessante é o Museu da Cidade de Buenos Aires localizado na Calle Defensa 219. Esse museu foi fundado no ano de 1968 e possui uma coleção baseada na história do cotidiano da cidade de Buenos Aires, trazendo objetos como móveis e fotografias.

Lá também é possível encontrar a farmácia mais antiga da cidade, que ainda em funcionamento, possui arquitetura e móveis originais desde a sua fundação. A boa notícia é que o Museu da Cidade possui entrada gratuita!

Outros museus da região para incluir no seu roteiro são:

  • Museu de Arte Contemporânea (MACBA): Av. San Juan 328
  • Museu Etnográfico Juan B. Ambrosetti: Calle Moreno 350
  • Museu da Emigração Galega (MEGA): Calle Chacabuco 955
  • Museu Nacional da História do Traje: Calle Chile 832

Confira => Passeios em Buenos Aires

mamba buenos aires

Estátua da Mafalda

A Estátua da Mafalda em Buenos Aires é parada obrigatória para quem está visitando o bairro de San Telmo!

Localizada na esquina das ruas Chile e Defensa, atrai milhares de visitantes em busca de uma foto junto com a rainha dos quadrinhos argentinos.

E o melhor de tudo: os amigos Susanita e Manolito também foram homenageados e suas estátuas também estão disponíveis para fotos.

A homenagem foi feita para Joaquín Salvador Lavado Tejón, o Quino, criador da Mafalda e sua turma. Ele nasceu em Mendoza no ano de 1932, mas foi morar em Buenos Aires por volta de 1954, justamente no bairro de San Telmo, onde criou a menininha que encanta o mundo até hoje.

San Telmo abriga, inclusive, o “Paseo de la Historieta”, um roteiro que passa pelas estátuas de várias personagens dos quadrinhos argentinos, tendo como ponto de partida a estátua da Mafalda.

Dica => Passagem de barco para Colônia de Sacramento (com tour opcional)

mafalda
Vá a San Telmo e pose para fotos com a Mafalda e seus amigos!

Mercado de San Telmo

O Mercado de San Telmo é mais uma atração do bairro boêmio para quem ama fazer comprinhas ou apenas caminhar e observar tantas curiosidades!

Inaugurado em 1870, o histórico mercado ainda preserva uma estrutura original de quando apenas era usado para atender a grupos de imigrantes que chegavam à região.

Atualmente, em um passeio pelo Mercado de San Telmo é possível encontrar praticamente de tudo, como restaurantes de comidas típicas, bares, cafeterias, lojas de temperos, queijos, frutas, legumes, peixes, aves, carnes, doces, além de lojas de lembrancinhas, e claro, as famosas lojinhas de antiguidades e relíquias.

O mercado funciona todos os dias, porém pode ser que algumas lojas não estejam funcionando em dias de semana e aos domingos o mercado costuma receber uma quantidade grande de pessoas.

Transporte => Transfer privado do aeroporto de Ezeiza

Antiquários de San Telmo
Mercado de San Telmo: para se perder no tempo.

Antiquários

No boêmio bairro de San Telmo, existe uma grande variedade de antiquários que guardam inúmeras relíquias.

A grande maioria dos antiquários de San Telmo estão bem próximo de onde acontece a Feira de San Telmo, na Calle Defensa, podendo o passeio ser feito totalmente a pé.

No seu passeio pelos antiquários, você irá encontrar dezenas de antiguidades. Serão copos, pratos, câmeras antigas, cristais, telefones antigos, facas, objetos em prata antigos, colares, anéis, ferramentas em geral e até livros!

E o melhor de tudo: os valores são negociáveis!

Nada como uma boa pechincha para conseguir um bom desconto e levar consigo uma linda antiguidade de recordação.

Transporte => Ônibus hop on hop off

Antiquários de San Telmo

Tango

San Telmo respira tango!

Os shows de tanto normalmente são acompanhados de um bom jantar e a apresentação tem uma duração média de duas a três horas.

Alguns lugares em destaque nessa área são: La Ventana, o tradicional bar El Federal, o Grand Parrilla del Plata e a Maldita Milonga.

Se for a San Telmo, não deixe de se encantar com um show de tango. Ah, que podem ocorrer também no meio da rua, na praça, na feira…

Imperdível => Show do Tango Porteño (com jantar opcional)

san telmo buenos aires
Casal dando um show de tango na Feira de San Telmo

Como chegar a San Telmo

O bairro de San Telmo é bem acessível e para chegar até ele é bem fácil.

Para quem não quer pegar taxi, é possível ir de metrô (ou Subte como é chamado) ou ônibus. A linha de metrô que deixará mais próximo do bairro é a Linha C, é só desembarcar na Estação de San Juan e caminhar por aproximadamente 8 minutos.

Já para quem prefere ir de ônibus, as linhas que atendem a região são 22, 24, 28A, 28B, 29, 33, 54, 61, 62, 74, 86, 93, 103, 111, 126, 130, 143, 152 e 159.

Lembrando que para se locomover utilizando o transporte público em Buenos Aires, é preciso adquirir o O cartão SUBE, sem ele você não vai conseguir embarcar.

Hotel com desconto e pagamento parcelado

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no El Quarto, uma plataforma brasileira onde você consegue os melhores preços. E mais: ganhe 5% de desconto usando o nosso cupom AIRESBUENOS, pague com PIX ou em até 12 vezes no cartão de crédito. O bom é que em praticamente todos os hotéis é possível cancelar ou alterar datas sem custo.

Reserve aqui!!!


Agora que você já conhece mais sobre o bairro, com certeza percebeu que é parada obrigatória na sua viagem.

San Telmo é charmoso, cheio de boas histórias, encantador, boêmio e não cansa de surpreender os seus visitantes.

Leia também:

Boa viagem!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

1 comentário em “San Telmo, Buenos Aires: o que fazer, como chegar”

Deixe um comentário