Doce de Leite Argentino

O doce de leite argentino é praticamente uma unanimidade: é o melhor do mundo!

Todo mundo que gosta de doce de leite – quem não gosta tem algum problema… rs – concorda comigo, não é?

Um dos presentes mais legais que a gente pode ganhar de alguém que vem da Argentina, seja de Buenos Aires, seja de qualquer outra cidade, é um bom pote de doce de leite argentino!

A gastronomia argentina tem alguns elementos mundialmente famosos, entre eles a parrillada (churrasco), a empanada, os chás e… o doce de leite!

Vamos então conhecer tudo sobre esse doce incrível?

Economia => Seguro Viagem Argentina Barato

doce de leite argentino

Vá direto ao ponto!

Veja o que você vai encontrar neste post:

Delicie-se!

O que é o doce de leite?

O nome já tá dizendo, não é? É um doce à base de leite e açúcar. Em geral, o tradicional é feito fervendo-se o leite com açúcar (veja a nossa receita de doce de leite no final), mas ele pode ser feito diretamente do leite condensado, que é cozido até endurecer – o que também é super mega delicioso – ou, ainda, misturando-se o leite com uma calda de açúcar já derretido.

Esse doce é tradicional em vários países da América Latina, incluindo o Brasil e a Argentina – sobre o que falaremos hoje.

Ele pode ser pastoso ou sólido, comido puro ou usado em recheio de bolos, biscoitos, em sorvetes, em balas… enfim, é infinito.

Menu – Topo

Origem do doce de leite

No século XV e século XVI, nas ilhas ibéricas atlânticas, no Brasil, na América Central e nas Antilhas houve uma rápida e grande expansão na produção da cana-de-açúcar e a origem dessa mistura divina provavelmente está ligada à preservação do leite, tanto de vaca quanto o de cabra, usando-se o açúcar, produzido em grande quantidade.

Há ainda uma versão argentina da origem do doce de leite, segundo a qual essa maravilha teria sido inventada por um ex-presidente do país no século XIX, de nome Juan Manuel de Rosas – ou teria sido sua cozinheira?

De acordo com esta versão, a cozinheira estaria preparando um pouco de leite quente com açúcar para tomar em uma típica tarde de inverno argentino, quando esqueceu a panela no fogo, pois foi atender alguém que havia batido à porta, o que deu origem ao doce de leite.

Bom, inúmeras descobertas da ciência ou da culinária mundial tiveram, de fato, origem ao acaso e em “erros”… vai que foi isso mesmo que aconteceu, não?

Leia também: Onde ficar em Buenos Aires: detalhes de cada bairro

tirar fotografias em Buenos aires FOTÓGRAFO BRASILEIRO EM BUENOS AIRES

Fazer um ensaio fotográfico em Buenos Aires é ótima maneira de conhecer a cidade, podendo guardar suas lembranças de uma maneira linda que resiste ao tempo.

O Henderson Moret é um fotógrafo brasileiro em Buenos Aires que tem uma ótima parceria com o Aires Buenos: nossos leitores ganham um super desconto e saem com uma lembrança incrível da cidade!

São diversos planos e, com certeza, você vai achar um pra você e sua família. Ah, além de tudo, o Henderson é um super guia da cidade!

Envie uma mensagem de Whatsapp agora! Não esqueça de dizer que o conheceu aqui no Aires Buenos!

 

Menu – Topo

Doce de Leite Argentino

Bom, o fato é que, assim como o chocolate na Bélgica, os queijos na França, o café no Brasil, o doce de leite argentino é considerado hoje um dos melhores – se não o melhor – do mundo.

E, realmente, quem teve a oportunidade de provar diversos doces de leite de diferentes origens, inclusive os doces de leite aqui do Brasil, tem que admitir que o doce de leite produzido pelos argentinos tem uma diferença.

Os do Brasil são gostosos, sim… mas os de lá são deliciosos.

Eles têm uma certa consistência diferenciada, um sabor mais aprofundado.

Chega a ser uma das atrações da Argentina e um dos campeões no quesito compras na Argentina.

De qualquer forma, apesar desta distinção em relação a outros doces de leite pelo mundo, mesmo dentro dos argentinos, há uma diferenciação entre as diversas marcas de doces de leite argentinos.

Veja abaixo algumas das marcas mais famosas.

Leia também: Hotéis Baratos em Buenos Aires – 10 opções

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Menu – Topo

Doce de Leite Argentino – Melhores marcas

Existem diversas marcas de doces de leite argentinos, sendo essas as mais conhecidas:

Havanna

Esse com certeza é o mais famoso, principalmente entre os brasileiros, até por conta de outro típico doce argentino, o alfajor.

Dizem que é, além do mais famoso, o melhor. Hoje em dia dá pra encontrar no Brasil, em quiosques em aeroportos (por exemplo, no Aeroporto de Guarulhos) e shoppings.

De textura bem cremosa e consistente, ele é geralmente vendido em embalagens de vidro.

doces de leite argentinos

Sancor

Outro que pode ser encontrado no Brasil. É considerado um pouco mais popular por ser mais baratinho, mas não de menos qualidade. Dá pra encontrar em qualquer mercado.

Campo Quijano

Doce de leite artesanal, de fabricação familiar, é mais difícil de encontrar, mas, se achar, vale a pena provar.

É considerado um doce de leite gourmet, feito de leite super fresco.

Chimbote

Outro doce de leite premium, estilo do Quijano, é uma marca antiga e tradicional da de doce de leite Argentino. Como é artesanal, também não e encontrado em todo lugar, apesar de ser mais fácil que o concorrente, mas também mais caro.

Não é muito enjoativo, pois é mais suave, mais macio, ideal para quem não gosta de doce ‘muito doce’.

La Sereníssima

Uma marca do time dos mais gostosos mas, ao mesmo tempo, mais barato, é o doce de leite La Sereníssima.

É fácil de encontrar em qualquer supermercado, usado para comer no pão (sim!) e em recheios de tortas e doces. Encontrado em embalagens de plástico.

doce de leite argentino

La Salamandra

Mais um doce de leite argentino considerado premium ou gourmet, é leve e cremoso, uma delícia, mas difícil de achar.

San Ignácio

Existe diversas versões do doce de leite argentino San Ignácio, dentre elas com misturas com banana e chocolate, sem açúcar ou com  menos gorduras.

Para quem é purista, a melhor versão é o clássico mesmo, cremoso e suave.

Cachafaz

Doce de leite mais recente, há uma lenda que diz que os antigos donos do Havanna, depois de vender a marca, iniciou esse novo negócio com as antiga receitas dos alfajores e doces de leite Havanna. Sendo ou não, é um dos mais apreciados.

melhor doce de leite argentino

San Bernardo

Doce de leite familiar, artesanal, de receita secreta, feitos com ingredientes super frescos, como o Quijano. O melhor para consumo direto é a versão Clássica.

Patagonian Life

Este é também do tipo premium ou gourmet, mas é um típico doce de leite argentino voltado ao mercado consumidor externo. Vem em frascos de vidro.

Menu – Topo

Onde comprar doce de leite argentino

Há duas duas lojas famosas em Buenos Aires especializadas em doces de leite: a La Casa del Dulce de Leche, em San Telmo e a Dulce de Leche & Co., com três lojas, uma em Palermo, uma em San Telmo e outra no Microcentro.

Como era de se esperar, nelas você poderá conhecer inúmeras marcas de doces deleite argentinos, além das já citadas. São mais de 50 marcas!

Nessas lojas você poderá provar algumas e ver, inclusive as variações – mais pastosas, mais cremosas, mais doces, clássicas, etc.

Além dessas lojas, algumas marcas têm lojas exclusivas, sendo as mais famosas e fáceis de achar as lojas Havanna.

No mais, em supermercados você encontra muitas marcas de doces de leite argentinos à disposição, a um preço realmente acessível.

Em lojas destinadas a turistas, especialmente perto dos pontos e regiões turísticas, como no Caminito e na Calle Florida, você também encontra. Neste caso, sugiro pesquisar antes os preços e comparar com os supermercados.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Menu – Topo

Buenos Aires e o Doce de Leite Argentino

Citamos apenas 10, mas são mais de 50 marcas de doces de leite argentinos, todas de muita qualidade e sabor… será difícil escolher rs.

Mas prove, comprove, entre nas lojas, experimente, pergunte… afinal, o turismo gastronômico faz parte do sucesso argentino com os visitantes.

Buenos Aires tem muita delicatessen, existem muitas casas de chá e cafés em Buenos Aires que valem a visita.

Ah, claro, e vá também em algum supermercado e veja a variedade de doces de leites que você vai encontrar em Buenos Aires!

Você com certeza vai entender porque os argentinos – o os camaradas portenhos – lideram o ranking mundial de consumo de doce de leite! São cerca de 3 quilos anuais per capita!

E o doce de leite por lá é tão popular e adorado que a maioria das sobremesas usam o doce e até mesmo o Mc Donalds usa o doce de leite como um sabor do sorvete: é ou baunilha, ou doce de leite!! 🙂

Menu – Topo

Dia Internacional do Doce de Leite

Você sabia que existe um Dia Internacional do Doce de Leite??

Pois tem!

É no dia 11 de outubro que se celebra esse doce que é quase uma unanimidade.

Então, se você estiver na Argentina neste dia, aproveite bastante e, não se esqueça de fazer bonito por lá, concordando que o doce de leite foi uma invenção deles… rs.

Diferenças entre o doce de leite argentino e o brasileiro

Bom, como vimos lá no início, a base de um doce de leite é a mistura de leite (integral) e açúcar.

Mas, como veremos abaixo, o doce de leite argentino leva uma boa dose de bicarbonato, o que evita que a proteína do leite coagule, e ainda leva baunilha – na receita original, em fava, mas pode ser essência.

O bicarbonato também escurece mais a mistura, além de dar mais cremosidade e espessura ao doce de leite.

No Brasil, o doce de leite em geral é mais clarinho e, com menor proporção de bicarbonato, não recebe mais nenhum ingrediente além do leite e do açúcar. Mas também é delicioso! rs

Como curiosidade, o melhor doce de leite brasileiro é esse abaixo, o Doce de Leite Viçosa, de Minas Gerais! Ao menos, é o que garantem os mineiros, rsrs.

Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

doce de leite viçosa

Receita de Doce de Leite Argentino

Ingredientes:

  • 2 litros de leite integral
  • 500 g de açúcar
  • 6 g de bicarbonato de sódio
  • 1 fava de baunilha (ou 1 colher de sopa rasa de açúcar de baunilha ou essência)

Como fazer:

  1. Esquente o leite com o açúcar em fogo médio para que se dissolva.
  2. Quando começar a ferver, acrescente o bicarbonato (o qual terá uma reação de efervescência) e mexa.
  3. Deixe essa mistura cozinhando durante três horas, aproximadamente, em fogo bem baixo.
  4. Mexa o tempo todo para que a mistura não grude no fundo da panela.
  5. A água que tem no leite irá evaporar e a mistura pegará cor, enquanto também ganha corpo.
  6. A última hora de cozimento é a mais delicada e quando é preciso mais atenção para não queimar.
  7. Quando estiver faltando pouco para atingir o ponto desejado (por volta de dez minutos, quando souber o tempo total), coloque a fava de baunilha.

Confira => Passeios em Buenos Aires


Dica extra - Passagem aérea para Buenos Aires

Se você ainda não achou a sua passagem para Buenos Aires, nós vamos te dar uma dica: pesquise em um comparador de passagens!

É um site onde você coloca as suas informações (destino e data provável de viagem) e ele te dá os melhores resultados em diversas companhias aéreas ao mesmo tempo. Você pode comparar os voos, os valores e o custo x benefício, além de comprar ali mesmo e ainda parcelar.

Pesquise aqui a sua Passagem Aérea para Buenos Aires


Leia também:

Dúvidas sobre Doce de Leite Argentino

Qual o doce tradicional da Argentina?

Há dois doces super tradicionais na Argentina, o alfajor e o doce de leite. Veja aqui os melhores doces de leite argentinos.

Quem inventou o doce de leite?

Não se sabe ao certo, mas há uma lenda argentina que afirma que foram os argentinos que inventaram…

Deixe um comentário