Você já pensou em estudar na Argentina?
Se ainda não, saiba que essa pode ser uma boa ideia!
Existem diversos motivos para que a Argentina tenha se tornado um ótimo destino para estudantes.
Vamos ver aqui porque é uma boa ideia estudar na Argentina!
Nunca viaje sem um bom Seguro Viagem Argentina (veja as opções para estudantes)
Estudar na Argentina
Você sabia que são cerca de 90.000 estudantes estrangeiros estudam em universidades argentinas?
É verdade, são dados da própria Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação da Argentina.
Desses 90 mil estudantes, 95% vem de outros países latino-americanos, incluindo o Brasil, com uma quantidade expressiva de estudantes.
Veja o que você vai encontrar neste post:
Por que estudar na Argentina
Não é pra menos que tanta gente queira ir para a Argentina buscar uma formação. A Argentina tem diversas universidades de alto nível, de prestígio internacional, com ofertas acadêmicas variadas e diferentes do Brasil.
Ainda temos a oportunidade de aprender espanhol fluentemente, além de fazer uma imersão em outra cultura.
Esses são motivos mais do que suficientes para que se pense em estudar na Argentina, não é?
Mas vai além.
Com um custo menor que no Brasil, soma-se a isso o fato do sistema de ensino na Argentina ser gratuito, de caráter público, ou muito mais barato do que no Brasil, até mesmo 10 vezes mais barato.
E, ainda por cima, há uma certa facilidade relacionada à questão migratória, especialmente para países da Latino América, o que é o nosso caso.
Mas, vamos ver com mais detalhes algumas das vantagens de se jogar nessa aventura pelas terras argentinas.
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Universidades de prestígio na Argentina
Uma das explicações para que todos os anos milhares de jovens tomem a decisão de ir estudar na Argentina é o prestígio das universidades.
A educação universitária argentina é considerada uma das mais avançadas e progressistas da América Latina, com 130 universidades distribuídas em todo o país.
São 66 universidades públicas e 64 universidades privadas espalhadas por todas as cidades da Argentina.
E elas são bem antigas e de base muito sólida.
A universidade da Argentina mais antiga é a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), de 1613, ou seja, mais de 400 anos de história, o que a faz também a mais antiga da América do Sul.
Muitos estudantes – inclusive os argentinos mesmo – a escolhem por sua tradição acadêmica, qualidade educacional, diversidade de cursos e instalações de primeira qualidade.
Mas, entre as universidades da Argentina mais antigas, ainda se destacam:
- a Universidade de Buenos Aires (1821),
- a Universidade Nacional de La Plata (1905) e
- a Universidade Nacional do Litoral -Santa Fe- (1919).
EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO
Que tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto.
Universidades em Buenos Aires
Bom, se existem 130 universidades em toda Argentina, é natural que Buenos Aires, a capital, a cidade mais populosa e o centro comercial e cultural da Argentina – seja a cidade com mais universidades.
Cerca de um terço (ou 30%) de todas as instituições de ensino superior está localizada na região metropolitana de Buenos Aires.
Existem instituições de diversos tipos: públicas, privadas, religiosas, laicas, nacionais e estrangeiras. São mais de 500 mil alunos matriculados nas universidades em Buenos Aires.
E lá estão algumas das melhores universidades da América Latina, como
- a Universidade de Buenos Aires (UBA);
- a Universidade Nacional de La Plata (UNLP) – La Plata é a capital da província de Buenos Aires, cidade vizinha á Buenos Aires;
- a Universidad del Litoral (UNL), a qual possui faculdades e centros universitários em 7 cidades: Santa Fé, Esperanza, Gálvez, Reconquista, Avellaneda, Rafaela e Sunchales.
Seguro Viagem para Estudantes
Uma das decisões mais importantes que se deve tomar quando se vai fazer um intercâmbio ou ficar mais tempo em um país que não seja o nosso é o Seguro Viagem.
Especialmente se você vai para estudar, fez planos, juntou dinheiro, passou por muitas etapas e fez muitos planejamentos para a tão sonhada viagem que te dará uma determinada formação, não é uma boa ideia deixar aberta a possibilidade de colocar tudo a perder por não ter um seguro.
Seja para que curso for – curso livre de idiomas, especialização, formação universitária… – se você vai estudar na Argentina, vá com um seguro viagem.
Por quê?
Porque um seguro viagem para estudante vai te dar todo o suporte que você precisa se tiver qualquer problema de saúde (uma queda, um acidente, uma infecção, dor de dente, qualquer coisa) ou mesmo para quaisquer outros problemas, como o atraso ou o extravio da mala, orientação em caso de perda de documentos, ajuda em caso de voo cancelado, auxílio jurídico, garantia de repatriação ou regresso, seguro de vida…
São inúmeros os benefícios de um seguro viagem.
Leia mais aqui sobre:
Documentos para estudar na Argentina
Para estudar na Argentina a nível universitário é necessário que você organize uma série de documentos:
- histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio;
- RG ou passaporte;
- carteira de vacinação;
- histórico de antecedentes criminais;
- comprovante de residência;
- certidão de nascimento.
Sobre o visto de estudante, os brasileiros não precisam de visto para entrar – a Argentina é um dos países que não precisam de passaporte nem de visto para brasileiros – até um período de 90 dias.
Então, caso o seu curso tenha menos de 90 dias, você pode estudar com o visto de turista.
Para períodos maiores você precisará de um visto de residência temporária como estudante, que pode durar até 10 anos.
Veja mais detalhes no site do governo argentino.
Como estudar na Argentina – experiências dos leitores
Diversos leitores e leitoras do nosso blog já foram estudar na Argentina, em diversas modalidades.
Dois deles gentilmente nos escreveram seus relatos.
Esses relatos são importantes para oferecer aos outros leitores e leitoras informações que só quem já teve a experiência pode passar.
Então, nós temos esses posts:
Especialização em Moda em Buenos Aires
Essa viagem foi feita pela Louise. Ela foi fazer uma especialização em Moda durante 14 dias. Mas gostou tanto que já estava planejando estudar lá por mais tempo.
Entre no post e leia o relato dela por completo:
Intercâmbio em Buenos Aires
Neste caso, o Matheus passou 6 semanas em Buenos Aires fazendo um intercâmbio de Espanhol.
Essa pode ser uma boa ideia para você que pretende futuramente cursar uma universidade na Argentina mas ainda não domina totalmente o espanhol.
Especialmente porque a Universidade de Buenos Aires passou a exigir um teste de proficiência em espanhol.
Afinal, apesar de ser uma língua relativamente fácil pela semelhança em alguns aspectos com o português, para cursar uma universidade na argentina pode ser interessante ter o pleno domínio da língua.
Veja então como foi o intercâmbio do Matheus:
Dúvidas sobre Estudar na Argentina
Sim, como dissemos aqui, diversas instituições de ensino argentinas são gratuitas, além de outras que têm valores bem abaixo das universidades brasileiras.
Como você pode ler aqui, as universidades públicas são gratuitas, e as privadas são bem mais baratas que as brasileiras.
Depende de quanto tempo você ficará na Argentina. Clique aqui para mais detalhes.
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
1 comentário em “Estudar na Argentina – por que é uma boa ideia?”