Esquel, Argentina

Localizada na Patagônia Argentina, a pequena cidade de Esquel é parada obrigatória para quem está em busca de ecoturismo e bastante aventura, que vão de lagos a centro de esqui.

Está viajando pela Patagônia Argentina durante o inverno? Vá a Esquel! Está viajando pela Patagônia Argentina durante o verão? Também vá a Esquel! A verdade é que independente do clima e da temperatura que estará na sua viagem, não vão te faltar opções incríveis do que fazer na sua viagem.

Embora não seja uma cidade tão conhecida por estar um pouco isolada entre montanhas e colinas verdejantes, Esquelnão decepciona na questão infraestrutura. Além de ser um ótimo local para turismo de lazer, também é maravilhoso em questão de gastronomia, estadias e cultura.

Antes de fazer as malas para viajar, saiba que você encontrou o guia perfeito e que irá sanar todas as suas dúvidas sobre onde fica, como chegar, o que fazer e muito mais!!

Seguro Viagem Argentina – É necessário fazer?

guia de buenos aires turista profissional

Esquel, Argentina: tudo o que você precisa saber!

Por ser uma cidade pequena, desvendar Esquel não é difícil!

Prepare o papel e a caneta para anotar tudo e fazer as melhores escolhas para uma viagem inesquecível!

Veja no quadro abaixo as informações a que você terá acesso e vá direto ao ponto!

Vamos lá!

Onde fica Esquel

A pequena cidade de Esquel possui uma área de 1.170 km² e está localizada no departamento de Futaleufu, uma das províncias de Chubut, cerca de 1.900 km de distância da capital Buenos Aires e 290 km de distância da encantadora Bariloche.

Esquel é uma das cidades que fazem parte da famosa região da Patagônia Argentina e é um dos destinos mais charmosos para se visitar na América do Sul!

A seguir você vai descobrir os vários motivos para visitar essa pequena cidade encantadora.

onde fica Esquel
A posição de Esquel no mapa da Argentina e as cidades de Buenos Aires e Bariloche – fonte: Google Maps

Menu – TOPO

Como chegar a Esquel

Infelizmente, não é possível chegar a Esquel em voos diretos partindo do Brasil, obrigatoriamente tem-se que fazer conexão.

Então, para chegar a Esquel é preciso primeiramente chegar a Buenos Aires e, de lá, pegar um voo de aproximadamente 2 horas, operado pela Companhia Aérea Aerolíneas Argentinas, para o Aeroporto Internacional Brigadier General Antonio Parodi, em Esquel.

O Aeroporto de Esquel fica localizado a 21 km de distância da cidade e, nesse caso, será necessário ainda contratar um transfer ou um táxi para chegar até o hotel.

A cidade também está a 164 quilômetros de El Bolsón e 285 de Bariloche, destinos mais viáveis para viajar por terra, de carro alugado, pela Ruta Nacional 40, normalmente caminho realizado por quem está fazendo uma roadtrip.

De Bariloche leva-se cerca de 4 horas de carro (ver no mapa) e de El Bonsón são cerca de 2:20h de viagem (ver no mapa)

Para quem prefere viajar de ônibus, saiba que Esquel possui uma rodoviária localizada em uma das principais avenidas da cidade, e opera viagens regulares de e para diversas partes da Argentina.

Saindo de Bariloche, por exemplo, as empresas Don Otto, Via Bariloche e Marga Taqsa realizam viagens diariamente e as passagens custam a partir de R$ 26,00 o trecho.

Para consultar valores, horários e adquirir as passagens de ônibus, acesse o site da BusPlus.

Menu – TOPO

O que fazer em Esquel

Esquel e seus arredores oferecem muitas atividades ao ar livre e com paisagens espetaculares para viajantes de todas as idades, além de, é claro, atividades na neve durante o inverno argentino.

A beleza da Patagônia já é exuberante, e parece que, em Esquel, ela ficou ainda mais bela.

Por isso, tantas atividades ao ar livre são boas oportunidades para admirar a beleza patagônica.

Vem conferir!


Maxmilhas

Parque Nacional Los Alerces

O Parque Nacional Los Alerces foi criado em 1937 e declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2017, fazendo fronteira com o Chile.

Ele inclui, entre suas belezas, diversos lagos, como Futalaufquen, Verde, Krüger, Rivadavia, Menéndez, Amutui Quimei e o rio Arrayanes. Além disso, há mais de vinte trilhas para pedestres e também caminhos para ir de carro a diversos pontos.

Dentro de suas fronteiras esta a pequena cidade turística de Futalaufquen, com cerca de 50 casas e 200 habitantes. Lá está a administração do parque, assim como o Centro de Informações e um Museu.

Para acessar o Parque Nacional Los Alerces de carro a partir de Esquel, você deve pegar a Estrada Nacional n.º 259 e chegar à Estrada Provincial n.º 71, que atravessa a área protegida no sentido norte-sul, pela qual você chega a Villa Futalaufquen. Ver no mapa.

esquel

Menu – TOPO

Monte Bianco

Localizado a 20 km de distância de Esquel, o Monte Bianco é uma das opções para quem deseja curtir a temporada de neve da Argentina.

Apenas é possível chegar ao Monte Bianco com o uso de veículos 4×4 e por lá a diversão e a aventura é garantida com atividades como trekking nas montanhas de neve e esquibunda.

SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO

Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.

COTAÇÃO DE SEGURO AQUI! >>>


Menu – TOPO

Estação de esqui La Hoya

A Estação de esqui La Hoya é uma das maiores e principais estações de esqui da Argentina para a prática de esqui e snowboard, sendo assim uma das atrações que mais atrai os turistas para a cidade de Esquel.

La Hoya é a segunda estação de esqui mais antiga do país, pois existe desde 1974 e atualmente conta com 30 pistas divididas em 5 modalidades, que vão desde pistas para quem quer aprender a esquiar até as pistas mais difíceis destinadas para quem já é especialista no assunto!

Na base da colina os visitantes encontram estacionamento, locais para compra e aluguel de equipamentos, escola de esqui e snowboard para todos os níveis, serviço de creche, locais para alimentação disponíveis em várias partes da montanha, além de funcionários disponíveis para prestar serviços médico, serviços de fotografia e salva-vidas em todas as suas pistas.

Na alta temporada (10/07 a 30/07) o ingresso custa a partir de $ 2.600, na média temporada (03/07 a 09/07 e 31/07 a 27/08) o ingresso custa a partir de $ 2.100 e nos outros dias do ano o ingresso custa a partir de $ 1.700.

Para adquirir e obter mais informações acesse o site da estação.

o que fazer em esquel

Menu – TOPO

La Trochita

Você já se imaginou a bordo de um trem a vapor do ano de 1922? Em Esquel isso é possível ter essa incrível experiência!

O La Trochita ou também chamado de Viejo Expreso Patagónico, é uma relíquia de locomotiva que atualmente é utilizada apenas para o turismo, onde leva os passageiros para uma inesquecível viagem de paisagens encantadoras!

A viagem começa na estação de Esquel e vai até a estação Nahuel Pan e ao todo são 18 km de pura emoção!

Ah, e além da experiência e das lindas paisagens, durante a parada do trem é possível conhecer a comunidade indígena Mapuche, o Museu das Culturas Originais, as Feiras de Artesanato e a Feira Tokom Topayiñ.

O ticket de ida e volta com serviço de guia custa $7.500 e pode ser adquirido numa agência de turismo ou na própria estação, mas é bom garantir com antecedência, ok?!

esquel trem turístico
La trochita – fonte: Depositphotos

Menu – TOPO

Trevelin

Se você pretende ficar alguns dias em Esquel não deixe de incluir a cidade de Trevelin no seu roteiro, a cidade tem uma das paisagens mais belas do país!

Descoberta por galeses, Trevelin fica localizada a apenas 30 minutos de carro de Esquel seguindo pela Ruta Nacional 259 e tem todo o encanto de uma cidadezinha galesa, com direito a campos de tulipa no mês de outubro, vinícolas, e charmosas casas para provar um bom chá galês!

Trevelin abriga ainda um antigo moinho de farinha, hoje conhecido como Museu Nant Fach, que é fundamental no turismo da cidade, pois preserva e retrata toda a sua história para os visitantes.

o que fazer em esquel
Paisagem bucólica de Trevelin, Argentina – Fonte: Depositphotos

Menu – TOPO

Cachoeiras de Nant y Fall

Seguindo a Ruta Nacional 259, aproximadamente 18 km de Trevelin, está localizado uma área de proteção natural com as cachoeiras Larga, Mellizas e La Petiza, também chamadas de cachoeiras de Nant y Fall.

As cachoeiras possuem tamanhos diferentes, mas a maior delas pode chegar até 64 metros de altura e para ter acesso é preciso fazer uma pequena trilha de dificuldade fácil a moderada.

O parque Nant y Fall é bastante visitado no verão e conta com local para comprar comida e bebida, além de banheiros. O valor da entrada é de $ 300 por pessoa com funcionamento das 10h às 19h.

Oportunidade! => Excursão às cascatas de Nant e Fall

esquel argentina
Uma das quedas nas cachoeiras de Nant y Fall – Fonte: Wikimedia

Menu – TOPO

Laguna La Zeta

Apenas 4 km do centro de Esquel fica a Laguna La Zeta, uma reserva natural urbana que atrai muitos visitantes principalmente durante o verão.

Por lá é possível praticar a pesca, se aventurar em passeios de caiaques que estão disponíveis para aluguel ou simplesmente fazer um piquenique enquanto aprecia a vista da natureza e das montanhas do Cerro La Hoya.

Para chegar até a Laguna La Zeta é possível ir de carro ou táxi. Outra opção para os viajantes mais dispostos é realizar o percurso a pé numa caminhada de aproximadamente 1h considerada leve.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


Menu – TOPO

Túneis de gelo

Que tal ter uma experiência fantástica ao caminhar por dentro de um túnel de gelo de aproximadamente 100 metros de comprimento formado por um fenômeno natural?

Essa atração é mais uma das surpresas de Esquel e fica localizada no Cerro La Torta, sendo possível o acesso apenas com carros 4×4 e com o acompanhamento de um guia especializado.

Por se tratar de uma formação natural onde o degelo acontece de dentro pra fora, o túnel só pode ser visitado uma vez ao ano, geralmente entre o mês de janeiro e fevereiro.

cerro la torta
O incrível túnel de gelo de Cerro La Torta – Fonte da imagem

Menu – TOPO

Campos de tulipa

Está viajando para Esquel no mês de outubro? Então, um passeio entre as plantações de tulipas da cidade de Trevelin é uma excelente opção para o seu roteiro de o que fazer em Esquel!

Cultivadas desde 1997 as tulipas florescem no mês de outubro e com suas cores vibrantes deixam a paisagem ainda mais linda!

As agências de turismo de Esquel oferecem o passeio de ida e volta com acompanhamento de um guia por $ 4.000 por pessoa. Já o valor da entrada para o campo de tulipa de Trevelin é de $ 800 por pessoa.

tulipas em trevelin
Campo de Tulipas em Trevelin – Foto: Martin René

Menu – TOPO

Piedra Parada

Isolados em meio ao deserto, estão os vestígios de um antigo vulcão que se formou há cerca de 60 milhões de anos atrás. Após o fim da sua atividade, o vulcão desmoronou e o que restou foram pedaços da borda deste gigante.

Um desses pedaços é a famosa Piedra Parada, uma pedra de 210 metros de altura que também concentra em suas paredes pinturas rupestres de povos que ali habitaram.

O local é bastante procurado por quem vai fazer escalada, trekking e até pesca às margens do Rio Futaleufu.

esquel argentina
A famosa Piedra Parada – Fonte Mariano Srur

Menu – TOPO

Rafting

Finalizamos as nossas dicas de o que fazer em Esquel com mais uma opção para quem curte um bom turismo de aventura na natureza!

Através do Rio Corcovado, um dos principais da patagônia para a prática de rafiting, é possível se aventurar por até 17 km de correntes d’águas turbulentas e repleta de adrenalina!

A boa notícia para quem não possui experiência é que há trechos com níveis de dificuldade baixa e descidas menos turbulentas, ideais para quem nunca praticou rafiting antes.

Mas para quem já é acostumado com o esporte, o Rio Futaleufu pode ser mais convidativo, pois oferece um grau de dificuldade maior e consequentemente mais adrenalina!

O passeio de rafiting no Rio Corcovado custa a partir de $ 2.800 e tem duração de até 4 horas.

É fornecido serviço de guia especializado, uma palestra de orientação e todo o equipamento necessário, e então é só partir para a aventura!

rafting na patagônia argentina

Menu – TOPO

Quantos dias ficar em Esquel, Argentina?

Apesar de pequena, deu para perceber que Esquel oferece muitas atividades incríveis, não é?

Então, se você quer conhecer tranquilamente todas as atrações, curtir o clima da cidade e ainda se aventurar nas atividades esportivas e radicais, recomendamos separar pelo menos 7 dias no seu roteiro de viagem por Esquel.

Mas, para quem dispõe de pouco tempo e não quer deixar de conhecer o charme da cidade, em 1 ou 2 dias dá para ao menos aproveitar bem o centro de Esquel, provar o famoso cordeiro patagônico em um dos restaurantes e tirar muitas fotos!

O fato é que você deve buscar uma oportunidade para conhecer Esquel!

Portal das Malas

Menu – TOPO

Onde ficar em Esquel: dicas de hospedagem

Esquel possui uma boa infraestrutura para receber os visitantes e a grande parte dos hotéis e pousadas da cidade ficam localizados no centro, facilitando assim o acesso ao comércio, lojas, restaurantes e, para quem chega de ônibus, à rodoviária.

Separamos algumas dicas de hospedagem para te ajudar a escolher onde ficar em Esquel!

Pintó Terraza Hostel

Essa propriedade conta com opções de camas em dormitórios mistos e quartos privativos para até 3 pessoas com banheiro compartilhado. Os hóspedes podem usufruir ainda de um café da manhã gratuito, cozinha compartilhada e lounge. VER PREÇOS

  • Endereço: Fontana Don Bosco, 9200 Esquel, Argentina.
  • Reservas e mais informações:

Pintó Tereza Hostel

Hotel Rayentray Tehuelche

Bem no centro da cidade, próximo da Praça General San Martín, esse hotel possuem quartos espaçosos e modernos equipados com TV, frigobar, wi-fi, armário e mesa. Também há restaurante, bar, estacionamento e lavanderia à disposição dos hóspedes! VER PREÇOS

  • Endereço: 9 de Julio 831, 9200 Esquel, Argentina.
  • Reservas e mais informações:

Hotel Rayentray Tehuelche

Hotel Las Bayas Home Suítes

O Hotel Las Bayas é uma opção mais completa também próxima do centro de Esquel. As suítes são completas, espaçosas, com banheiro privativo com banheira e ainda conta com uma mini cozinha para preparo de refeições rápidas. O café da manhã está incluído! VER PREÇOS

  • Endereço: Avenida Alvear 985, 9200 Esquel, Argentina.
  • Reservas e mais informações:

Hotel Las Bayas Home Suítes

Hotel com desconto e pagamento parcelado

Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no El Quarto, uma plataforma brasileira onde você consegue os melhores preços. E mais: ganhe 5% de desconto usando o nosso cupom AIRESBUENOS, pague com PIX ou em até 12 vezes no cartão de crédito. O bom é que em praticamente todos os hotéis é possível cancelar ou alterar datas sem custo.

Reserve aqui!!!


Menu – TOPO

Outras dicas para visitar Esquel

– Na Avenida Fontana há dois supermercados (Supermercados Todo e La Anónima) para quem deseja fazer compras;

– Há um centro de turismo na Av. Alvear para ajudar os visitantes com quaisquer dúvidas;

– Se precisar sacar pesos argentinos, há opções de agências bancárias na 25 de Mayo. Já para fazer câmbio há a Super Cambio Money Exchange Credito Movil também localizada na 25 de Mayo. A dica também é pedir indicações de locais para câmbio no seu hotel.

Agora que você já sabe tudo sobre Esquel, pode organizar a mala e embarcar rumo um dos lugares mais bonitos da Patagônia Argentina.

Boa viagem!!

Outras dúvidas sobre Esquel

Onde fica Esquel?

Esquel fica na Patagônia Argentina. Veja aqui com mais detalhes onde fica Esquel.

Tem hostel em Esquel?

Sim, em Esquel existem alguns hostels. Um dos melhores é o Pintó Terraza.

Quais as melhores atrações de Esquel?

Tanto em Esquel mesmo quanto em locais próximos existem diversas atividades ao ar livre para fazer em Esquel. Veja aqui quais são as melhores atrações de Esquel.

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário