tango em buenos aires

Tango em Buenos Aires: por muito tempo estive errado sobre isso

Preciso confessar. Por muito tempo achei os shows de tango em Buenos Aires uma furada. Nunca tinha ido em nenhum, mas não recomendava pra ninguém. O famoso “não fui e não gostei”.

Acontece que com o tempo passando, parentes e amigos me visitando, leitores comentando, fui conhecendo a maioria das casas de tango e mudando um pouco de ideia.

Faça sua cotação de tangos já com o pessoal do Turistando Buenos Aires e tenha acesso a preços exclusivos a nossos leitores. É só mandar um email dizendo que você lê o Aires Buenos e pedir as opções de tudo que eles oferecem:  info@turistandobuenosaires.com

Tango em Buenos Aires: por muito tempo estive errado sobre isso

tango em buenos aires

Señor Tango, um dos espetáculos mais famosos de Buenos Aires

Um show de tango em Buenos Aires é programa que a maioria dos turistas brasileiros fazem na cidade. A maioria junta jantar, com show e às vezes até mesmo uma aulina de tango. Muita gente vê até mais de um show para poder ver as diferenças.

Na maioria das vezes são espetáculos grandiosos, com produção caprichada, bailarinos de tango super talentosos e músicos incríveis. É realmente um show. Definitivamente um programa feito para turistas e somente para eles. Os portenhos mesmo quando querem sair pra ver tango vão a uma milonga, geralmente lugares menores e sem dançarinos.

Mas onde eu estava errado sobre os shows de tango de Buenos Aires?

tango em buenos aires

A beleza do Piazzola Tango

Por serem programas para turistas, eu simplesmente achava que não valia a pena. Considerava que não eram genuínos, autênticos, nem preocupados em mostrar a verdadeira cultura argentina. Apenas para inglês ver. Ou brasileiro assistir.

Eu achava que o turista podia ter uma experiência de tango verdadeira nas milongas de bairro ou simplesmente com dançarinos na rua, como os que estão sempre na Calle Florida ou na feira de San Telmo. Ok, podem perceber que eu era um cara bem chatinho mesmo né. Nem conhecia e mesmo assim não recomendava.

Mas o que mudou afinal depois que finalmente assisti um show de tango?

tango em buenos aires

Piazzola Tango e seu ambiente incrível

O que eu vi de perto ao conhecer várias casas de tango é o nível da produção, do luxo, talento e dedicação dos artistas. A maioria dos shows de tango em Buenos Aires são espetáculos incríveis, em locais com muita história e uma qualidade finíssima. A entrega dos artistas no palco, o detalhe dos cenários e o alto talento dos músicos é de impressionar. Vale sim o preço pelo altíssimo nível dos espetáculos.

Sem falar que o jantar servido, na maioria das vezes, é bastante bom. Claro que em um ou outro lugar isso pode deixar a desejar mas no final das contas é um pacote bem interessante. Uma noite perfeita para quem quer conhecer um pouco mais desse  clássico ritmo portenho, uma oportunidade muito boa para um momento a dois romântico para um casal de viagem. Cada casa de tango da cidade tem diferentes particularidades. Algumas focam mais na música, outros possuem um lugar incrível, já outras focam em fornecer o menor preço antes de tudo.

Mas afinal qual o melhor show de tango de Buenos Aires?

tango em buenos aires

Tango Porteño, em pleno centro de Buenos Aires

Dos que eu vi os que mais gostei foram do Tango Porteño, uma casa lindíssima que fica num antigo cinema da MGM bem na Av. 9 de Julio. No palco 14 músicos e vários bailarinos. Foi lá que vi uma das danças mais incríveis de todas as casas de tango de Buenos Aires. Outro muito legal foi o do Piazzola Tango, uma casa que fica na Galeria Guemes bem na Calle Florida. Um espetáculo lindo e mais acessível.

Também tem o famosíssimo Señor Tango, a casa de tango preferida pelos brasileiros e também uma das mais caras. Sim, o espetáculo é incrível e talvez a que tenha a maior produção. Tem até cavalo no palco. Muita gente ama. Eu acho um pouco exagerado. Não é ruim. Apenas não precisa ser tão espalhafatoso assim. Muito Broadway. A Gisele do ótimo blog Aqui me Quedo concorda comigo e fala mais nesse post.

Também tem o Madero Tango, muito famoso pela sua vista, a festa de final de ano que reúne muitos brasileiros e seu precito camarada. Ali o show é mais moderno, mas dependendo do dia, quando estiver muito lotado, você pode dar azar e ficar numa mesa sem uma visão boa. Outro tradicionalíssimo é o Casa Carlos Gardel, que fica no bairro do Abasto, berço do tango. Essa casa é lindíssima e o espetáculo tem uma estrutura e cenários caprichadíssimos.

Tem ainda o Tango El Querandí, Café de los Angelitos e o exclusivo Rojo Tango. Um para cada tipo de bolso e público. Saiba mais detalhes sobre todos eles no post Shows de Tango em Buenos Aires, todas as opções.

O Café Tortoni também tem seu show de tango. É um espetáculo muito menor, num ambiente pequeno e sem muitos luxos. A compra é feita somente lá no local mesmo.

Como comprar seu ingresso para o show de tango em Buenos Aires?

tango em buenos aires

Dançarinos do Tango Porteño

Recomendamos muito falar com uma agência de viagem e fazer uma cotação. As agências acabam tendo preços muito menores do que você acha na própria casa de tango, já que as agências negociam compras grandes e ganham muitos descontos.

O Aires Buenos possui uma parceria com a agência Turistando Buenos Aires, que vende com preços exclusivos para nossos leitores os shows de tangos e muitos outros passeios pela cidade. Basta mandar um email dizendo que você lê o Aires Buenos e pedir as opções de tudo que eles oferecem:  info@turistandobuenosaires.com.

Saiba mais sobre como funciona nossa parceria com essa agência no link Parceria Aires Buenos + Turistando Buenos Aires.

Veja mais coisas para fazer em Buenos Aires

Conheça o Aires Buenos Tour, passeios originais organizados pelo nosso blog que mostram um lado diferente de Buenos Aires

Descubra 101 coisas para fazer em Buenos Aires

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários

  1. Patricia Lopes

    Poxa Túlio, estou me sentindo meio mal agora! Morei 3 anos em Buenos Aires e tinha o mesmo pensamento “chatinho” sobre shows de tango! Por sorte meu esposo adorou a cidade e com certeza iremos voltar ano que vem, e com certeza terá um show de tango.
    Novamente, parabéns pelo blog! eu leio desde a época que morava aí, é ótimo não só para turistas.

    • Túlio Bragança
      Author

      Patricia, normal isso né. A gente muitas vezes acha que coisa de turista nunca presta. Mas achei realmente incríve e muito profissional tudo. Lembro que uma vez fui no El Querandi com uma tia minha e depois conversamos com um dos músicos, pegamos o nome dele e depois fui procurar, o cara era super conhecido no mundo todo.

  2. Eu tinha a mesma impressão e fui algumas vezes a Buenos Aires sem ver um espetáculo de Tango. Mas, quando eu resolvi encarar, eu também gostei.

  3. Ana Virgínia

    Oi pessoal, estarei em Buenos Aires pela primeira vez em julho. Algum dessas casas de tango é mais “raiz”?

    • Túlio Bragança
      Author

      Ana, tango mais raiz seria o Viejo Almacen e o El Querandi, lugares menores e prédios históricos. Espetáculo mais intimista.

Curtiu? Comente aí!