aerolineas argentinas

Aerolineas Argentinas: Como é viajar por essa companhia aérea

Faz duas semanas fiz uma coisa que achava impensável: viajei para o Brasil pela Aerolineas Argentinas. Em oito anos morando em Buenos Aires nunca tinha usado a companhia aérea estatal argentina. Era uma mistura de medo de greves, que antes eram constantes, com política. Sofro todo dia com as atitudes da Cristina Kirchner e não queria dar um centavo para suas empresas.

Mas enfim, calhou que tive que ir para o Brasil e voar de Aerolineas Argentinas era de longe a opção mais barata.

Veja como é voar de Aerolineas Argentinas

1. Aeroporto

buenos aires roteiro 4 dias

Uma das maiores vantages de voar de Aerolineas Argentinas é usar o Aeroparque. Esse aeroporto fica dentro de Buenos Aires e o trajeto é menos da metade para Ezeiza, além do mais você paga um terço do valor do táxi do que seria para o outro aeroporto. O Aeroparque antes era meio mambembe, mas ultimamente o governo argentino tem investido muito no local. O que era um aeroportozinho muito do safado hoje tem ótima estrutura. Ainda perde para Ezeiza nesse quesito, porém compensa em outros. Outra vantagem essencial da Aerolineas Argentinas são seus voos diretos. A companhia é uma das poucas que possui voos diretos para grandes cidades brasileiras. Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Brasília tem voos direto, sem ter que fazer escalas chatas. Rio e São Paulo, por exemplo, tem várias opções de voos diários. Fui e voltei para o RJ em voos bastante vazios, o que me faz pensar se essa estrategia comercial está dando certo.

2. Check-in

Bobeei e não fiz o check-in online, mas mesmo assim foi tudo rápido. Tanto na ida como na volta. A Aerolineas Argentinas tem vários guichês no Aeroparque, o que facilia a rapidez nessa hora.

3. Os aviões

Tanto ida como volta foram em aviões 737-700. Básicos mas eficientes. Alguns voos são com aviões Embraer, que são menores, porém muito confortáveis, com televisões em todos assentos e super novos.

4. Pontualidade

Fica difícil julgar a companhia só pelo meu voo, mas fiquei impressionado como saímos na hora nas duas vezes. Analisando o histórico deles dos últimos anos, vemos que estão entre os mais pontuais do país. Que mudança para a companhia que era alguns anos atrás!

5. Lanche

aerolineas argentinas

Como a Aerolineas Argentinas possui a passagem mais barata geralmente entre Brasil e Argentina, não surpreende que eles economizam também no lanchinho. Apenas um sanduichinho de pão de forma com um alfajor. Pelo menos a caxinha é simpática.

6. Conexões

Se você vem para outra cidade da Argentina que não é Buenos Aires, a Aerolineas é uma das melhores e únicas opções junto com a LAN. Caso seja preciso trocar de aeroporto na conexão eles oferecem traslado grátis.

7. Milhas

Uma das razões que comprei a passagem na Aerolineas Argentinas foi essa. Agora eles tem uma parceria com a Gol e você pode acumular milhas Smiles. Ou também comprar passagem da Aerolineas com milhas da Gol. Interessante!

Veredito: Perdi muito meu preconceito com a companhia. Achei todos os comisários muito educados e prestativos e os voos super pontuais. A vantagem de ter voos diretos, usar o Aeroparque e acumular Smiles é bastante interessante. Um amigo que sempre viaja a trabalho com a Aerolineas já vinha comentando desde o ano passado como a empresa estava mudada. Definitivamente vou considerar a companhia nas próximas viagens, porém precisa de mais alguns anos até ser minha preferida.

Veja outros posts sobre aeroportos e companhias aéreas:

Voos para Buenos Aires, qual companhia aérea é melhor?

Como é voar pela Turkish Airlines

Viajando de Emirates para Buenos Aires

Como é viajar de Qatar Airways para Buenos Aires

Viajando pela Classe Executiva da Qatar Airways.

Aeroparque ou Ezeiza, qual é o melhor aeroporto de Buenos Aires Como ir do Aeroparque para o centro de Buenos Aires

Como ir de Ezeiza para o centro de Buenos Aires

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 comentários

  1. Mesmo sem concordar com a politica atual, devo reconhecer que Aerolíneas Argentinas tem melhorado bastante o seu serviço nos últimos tempos. Utilizo frequentemente os seus voos, seja por causa do meu trabalho dentro da Argentina, ou bem para ir e voltar ao Brasil (onde resido). E eu também fiquei surpreso, no bom sentido, pela pontualidade e eficiência oferecidas. Os preços das passagens é outro ponto mais do que importante, principalmente se comparados com a TAM, ou até a Gol (que sempre teve os preços mais baixos). Obrigado pelo artigo, Túlio: penso que consegue afastar um pouco essa imagem negativa que a própria empresa foi cultivando nas ultimas duas décadas e mostra uma boa alternativa para viajar dentro e fora da Argentina. Um abraço.

    • Túlio Bragança
      Author

      Patricio, quebrei muito do meu preconceito com a companhia. Como me mudei pra cá em 2006, vi muita notícia de greve e isso sempre me deixou com medo. Imagens de passageiros abandonados nos aeroportos sem ter muito o que fazer, mas parece que isso mudou ultimamente. Uma coisa preocupante foi a taxa de ocupação dos voos. Fui e voltei para o RJ em voos bem vazios, com menos de 50% dos assentos ocupados. Não é a toa que a empresa ainda é deficitária! Um abraco!

  2. Ao contrário da sua, minha primeira experiência (e provavelmente a última) com a Aerolíneas não foi nada agradável. Programei e paguei minha viagem junto com uma amiga e um casal de primos com meses de antecedência e na hora do check-in, simplesmente me informaram que nosso voo tinha sido cancelado, nossas passagens remarcadas para o dia seguinte e que quando eles reabriram o voo na tínhamos sido encaixados nele novamente, ou seja, foi um foda-se pra mim e as pessoas que estavam comigo.

    Estávamos aproveitando o feriado prolongado da semana santa e um dia a menos bagunçaria toda a nossa programação, além do prejuízo com os passeios que já estavam marcados e o hotel reservado. Se minha prima que estava comigo não tivesse tido a presença de espírito de ir ao guichê de vendas da empresa pra perguntar quanto custaria comprar novas passagens e por sorte (porque em momento algum nos deram qualquer esperança ou informação de algo assim pudesse ser feito) encontramos uma atendente que percebeu que a falha havia mesmo sido deles e nos encaixou no voo. Ficamos literalmente nos últimos lugares do avião que foi com gente pela tampa. Mais 5min e não teríamos viajado, como víamos acontecer com várias pessoas que estavam na mesma situação que nós. Quanto ao avião, eu sinceramente devo ter muito azar mesmo, porque o que eu viajei era bem antigo, as poltronas apertadas e não tinha TV, rádio o qualquer outra coisa para dar mais conforto e ajudar a passar o tempo.

  3. Baran

    Você não imagina como fico mais tranqüilo lendo isso… emiti bilhetes pela Aerolíneas para novembro usando milhas Smiles. Já voei com eles e nunca tive problemas, mas conheço gente que pegou uma greve em 2008 e não conseguiu voltar ao Brasil no dia marcado.

  4. eu viajei a trabalho esse ano e achei um lixo imenso! pra piorar na volta, meu voo que era aeroparque mudou pra ezeiza e atrasou. resumindo era pra chegar onze da noite cheguei as 5 da manha no rio !

  5. Viajei de AA em maio e não tive nenhum problema. Foi minha terceira vez com esta companhia. Fiz Rio – Buenos Aires – Ushuaia por Ezeiza e volta Ushuaia – Buenos Aires e 1 semana depois Buenos Aires – Rio pelo Aeroparque, todos saíram na hora marcada. Os aviões poderiam ser mais confortáveis e o lanche um pouco melhor. A equipe é muita atenciosa.

  6. alexandre

    Voei de Aerolíneas em 2007, foi Rio – Buenos Aires – Ushuaia – El Calafate – Buenos Aires – Rio. Não tive problema na época, mas todas as pessoas que conheço que voaram de Aerolíneas tiveram problemas como cancelamentos e atraso de horas. Vou para El Calafate no fim do ano e tentei comprar pela Aerolíneas, mas o site não ajudou muito, além do quê, para quem compra do Brasil, a tarifa é bem mais cara. Uma conhecida teve o mesmo problema no site e acabou indo até o escritório, onde fez o pagamento e emitiu as passagens.

  7. Denys mota

    Boa tarde Túlio, será a minha primeira experiência de voo com a Aerolíneas. Viajarei na quarta-feira dia 16/06, espero ter boa experiência com a companhia. Sou Design com especialização em Moda, viajo como turista no prazer do “dolce far niente”, na esperança de conhecer novos lugares, saborear a boa culinária e apreciar bons vinhos. Deixarei vocês informados sobre toda a viagem. Ótimo blog. Muito útil e informativo. Conheçam meu instagram @rs_dennysmotta.

  8. Utilizamos a Aerolineas Argentinas/Austral em nossa viagem para Mendoza, com escala longa, propositada, na cidade de Buenos Aires. Pontualidade: eles conseguiram atrasar todos os vôos, sendo que um deles por quase 12 horas porque não tinha piloto. Check in: normal, mesmo padrão ruim das brasileiras. Aviões: Padrão Gol, exceto aqueles utilizados nos vôos entre Buenos Aires – Mendoza que foram operados pela Austral em aeronaves da Embrarer, ótimas, mesmo padrão da Azul.
    Aerolineas passou a ser, assim como a Gol, minha última opção, mas, obviamente, não deixaria de viajar caso seja a única opção. Ainda prefiro a Lan, Turkish e a Qatar para viajar para a Argentina.
    Fiz o relato completo em meu blog:
    http://www.comidaparaviagem.wordpress.com

  9. Patricia

    Oi Túlio,
    Estou devorando seu bolg, e adorando. Já coloquei no favoritos do meu iPad para levá-lo comigo para Buenos Aires e consultá-lo sempre. Está sendo de muita ajuda. Obrigada.
    Então, sobre voar com a Aerolineas Argentinas, está sendo a minha opção de ida e volta ao RJ, justamente por ser o voo direto e em horários que as outras operadoras não possuem. Eu quero ir na 6ª feira bem cedo e voltar no domingo por volta das 20h e só encontrei na Aerolineas.
    Mas ainda não comprei, vc acha que até a minha partida, out/2014, a empresa continuará operando nessas condições, já que o país encontra-se em crise? Estou receosa.
    obrigada.

  10. Amanda

    Estou com viagem com milhas emitidas pela com com aerolineas para cacun. Antes da viagem ja mudaram os horarios duas vezes. Alguem ja foi pra cancum com eles?

  11. Pingback: Uma semana em Buenos Aires - Dica do Leitor | Aires Buenos

  12. Pingback: Como foi voar com Aerolíneas Argentinas - Mineiros na estrada

  13. Pingback: Atrasos e cancelamentos de voos - conheça seus direitos | Aires Buenos

  14. Já tivemos problemas de atraso e mau atendimento na Aerolíneas. Mas os preços e a vantagem do Aeroparque fizeram com que nós utilizássemos a companhia nas duas vezes em que visitamos Buenos Aires.

  15. Pingback: Turkish Airlines: Como é viajar por essa companhia aérea | Aires Buenos

  16. André Alvarez

    Fala Tùlio!
    Só pra deixar o testemunho: desta vez voamos de Aerolíneas Argentinas pela AUSTRAL (a regional deles) que está fazendo vôos SP-Buenos Aires com o Embraer 190.
    Era a opção mais barata que encontrei e foi tudo perfeito: pontualidade, lanchinho satisfatório, comissários educados e avião novo e confortável (parece mais espaçoso e tem televisões individuais) além de levar poucos passageiros (98) o que diminui as filas em geral 🙂

  17. Fernanda

    Vocês sabem dizer se não fizer checkin e consequente não embarcar na data e horário do voo comprado, como se deve proceder para utilizar a passagem durante o ano de sua validade?

    • Túlio Bragança
      Author

      O melhor é entrar em contato com a companhia. Existe uma multa para isso provavelmente.

  18. Flor

    Viajei duas vezes pela AA, decepção em ambas.
    na primeira vez,extravio de bagagem por mais de 01 semana, já na segunda vez eles literalmente quebraram minha mala, foi direto para o lixo! O descaso com o cliente é evidente.
    Nas conexões que tive que realizar foram mais prejuízo, pois o traslado gratuito é puro golpe. Cheguei em cima da hora no aeroparque e tinha menos de 01 hora para meu voo de volta sair de EZE. LOUCURA!!!!
    Definitivamente, pago mais caro , mas não viajo pela aerolineas nunca mais

  19. Paulo Italo

    Olá, Túlio. Estou planejando a viagem para dez/2016 e já estou dissecando seu blog! Tem notícias atuais sobre a companhia em questão? Não tenho lido coisas boas em outros sites. Abraço!

    • Túlio Bragança
      Author

      Paulo, realmente dificil saber. Estao prometendo melhorar ela no próximo governo. Eu só compro Aerolineas quando está muito mais barato que as outras.

  20. zeca

    Voei pela aerolineas em fevereiro/2016 em um embaer 190. Não tive problemas. Excelente atendimento, desde o check-in até a aterrissagem no Aeroparque. Muito bem atendido. Serviço de bordo excelente. Muito melhor que a bolachinha da Gol/Tam. Recomendo a empresa pelo atendimento. Uma pena que cancelaram o voo direto de BSB para BA.

  21. Pingback: Aeroporto de Mendoza ficará fechado por 3 meses | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  22. Pingback: Como foi voar com Aerolíneas Argentinas

Curtiu? Comente aí!