Mercado del Puerto de Montevidéu

Para quem visita a capital uruguaia e quer ter uma experiência gastronômica inesquecível, o Mercado del Puerto de Montevidéu é a opção perfeita! Lá há diversos restaurantes, lojas de souvenirs e uma estrutura metálica linda de estilo inglês!

O Aires Buenos Blog é especializado em Buenos Aires, mas podemos dizer que também conhecemos muito bem nosso vizinho Uruguai, tanto que temos um guia de viagem com roteiros para quatro dias, com passeios, restaurantes e outras dicas úteis, é o guia “O Que fazer no Uruguai – 4 dias”. E claro que no guia há o maravilhoso Mercado del Puerto, uma experiência única que você vai viver no Uruguai!

Mercado del Puerto de Montevidéu

O que tem de bom
Comida, quer coisa melhor? Na verdade não é qualquer comida que você encontra por lá! Além de restaurantes que servem massas e frutos do mar, a maioria serve a deliciosa e exótica parrillada, que é nome que eles dão para churrasco. Parrilla na verdade é onde as carnes são feitas, uma chapa com diversos tipos de carnes sendo assadas na grelha pela lenha.

Há infinitos tipos de pratos, individuais e para duas pessoas, mas saiba de antemão que é muita comida e dificilmente você vai conseguir comer tudo, apenas se você já for acostumado ao ritmo frenético dos comilões! O churrasco uruguaio inclui miúdos, mas como muitos turistas olham torto para essas iguarias, há também a versão da parrillada para turistas, com as carnes que a galera já está mais habituada. Além disso os vegetarianos não foram deixados de lado, afinal na parrilla eles assam também legumes, então há pratos vegetarianos!

Um ponto importante a ser destacado e a questão dos lugares para se sentar nos restaurantes. Na maioria deles você pode escolher ficar nas mesas do lado de fora ou então bem pertinho da parrilla, vendo a carne sendo assada e salivando enquanto seu prato não chega. O detalhe para quem escolhe ficar perto do forno é que você, assim como as carnes, vai sair de lá defumado! É muita fumaça, mas isso pode deixar a experiência ainda mais divertida, vai de cada um.

Além da comida maravilhosa, no Mercado del Puerto você vai encontrar os deliciosos vinhos locais, as cervejas tradicionais uruguaias como Patricia, Zillertal e Pilsen e também o medio y medio, uma mistura sensacional de vinho branco e espumante que você simplesmente precisa experimentar, drink dos deuses esse!

Meu pai no Mercado del Puerto experimentando uma cerveja diferente. Olha a cara de felicidade!

Preços
Local para turistas, preço para turistas, saiba disso! Prepare-se para valores mais salgados, mas que definitivamente valem a pena, afinal é uma experiência gastronômica única. Saiba que o local está sempre cheio e com garçons nas portas dos restaurantes te convidando para entrar, quase uma Calle Florida de comida, rsrs! Evite ir lá no domingo pois é quando fica lotado mesmo.

História
A construção do Mercado del Puerto de Montevidéu data de 1868, quando as placas metálicas chegaram no porto, porém a história é um pouco nebulosa. A história que dizem ser a real é a que relata que inicialmente lá se vendiam frutas, legumes e carnes, devido à localização ser um ponto estratégico, já que é próximo do porto.

A lenda começa com a chegada das placas metálicas, pois muitos acreditam que elas chegaram por acaso ao Uruguai. Diz-se que as placas iriam formar uma estação de trem na Bolívia, porém o pagamento foi sustado e a empresa vendeu a estrutura por um preço módico em Montevidéu e os empresários locais não quiseram perder a oportunidade.

A lenda mais aventureira diz que o navio que transportava as placas metálicas naufragou na costa do Uruguai, então as peças foram vendidas como sucata em Montevidéu. Não importa qual a versão da história você decida acreditar, o lugar continua lindo, com um relógio inglês de mais de cem anos no centro do mercado e toda a magia da culinária uruguaia!

Um dos raros momentos do Mercado del Puerto vazio

Um dos raros momentos do Mercado del Puerto vazio

Como chegar
O Mercado del Puerto fica no bairro Cidade Velha, na Rambla 25 de Agosto, esquina com a rua Perez Castellano. É possível chegar lá caminhando pois ele está na ponta de baixo da Cidade Velha, pertinho do Buquebus. Caso não queira dar uma andadinha básica, é só chamar um táxi que não vai sair muito caro!

E você, já visitou o Mercado del Puerto de Montevidéu? O que achou?

Veja aqui dicas de hospedagem em Montevidéu

Saiba como ir de Buenos Aires para o Uruguai

Confira nosso final de semana no Hotel Dazzler em Colônia de Sacramento

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários

  1. Carla Coutinho

    Como sempre, vcs me ajudando! Vou ficar umas 3 noites em Montevideu e mais umas 5 em Punta del Este, em fevereiro. Acham que é um bom período para ir?

Curtiu? Comente aí!