Metrô de Buenos Aires

Ah, o famoso subte! Também conhecido como o metrô de Buenos Aires, o subte é para nós o melhor meio de locomoção para o turista e também para o próprio portenho! Temos prática e muita vivência com ele, por isso dizemos sem sombra de dúvida: use e abuse do metrô.

É barato, abrange praticamente toda a cidade e sempre tem um perto do ponto turístico que você precisa ir! Muitas pessoas reclamam que o metrô é velho e algumas vezes muito sujo, o que é bem verdade, mas ele funciona muito bem e é bastante prático. Você vai chegar muito mais rápido do que indo de táxi, principalmente se houver trânsito ou uma passeata no meio do caminho.

Metrô de Buenos Aires

metrobuenosaires3

As linhas do metrô
Atualmente o metrô de Buenos Aires conta com seis linhas que são identificadas por letras, indo da letra A até a E, além da linha H. Elas completam mais de 52km de extensão.

  • Linha A: Essa linha, cor azul claro, sai de baixo da Casa Rosada, passa perto do Congresso e percorre toda a Av. de Mayo, indo até a Av. Rivadavia. Ela termina na esquina da Rivadavia com Carabobo.
  • Linha B: A cor da linha B é vermelha. Ela passa por toda a Av.Corrientes e pelos bairros Abasto, Villa Crespo e Chacarita.
  • Linha C: É nessa linha de cor azul escuro que você encontra o maior número de baldeações (intersecção de uma linha com outra, com opção de mudar de linha). Ela passa pelo Retiro, Centro e passa por baixo da Av. 9 de Julho.
  • Linha D: Começando no Centro, bem pertinho da Catedral, a linha D, conhecida como verde, pasasa por boa parte da Avenida Santa Fé por Palermo e Belgrano.
  • Linha E: Também começando no Centro, mas dessa vez perto da Calle Bolívar, a linha E, de cor roxa, passa em baixo da Av. San Juan e também por Boedo, terminando no bairro Flores.
  • Linha H: De cor amarela, a linha H é a menor de todas, mas isso por pouco tempo pois ela está em fase de ampliação. Ela passa em baixo da Av. Jujuy e Pueyrredón. Nela é possível fazer baldeação com as linhas A e E.

Actualización Mapa Red

Como funciona o cartão SUBE
Muito são os turistas que perguntam sobre o cartão SUBE, que pode ser usado tanto no metrô como nos ônibus de Buenos Aires. A primeira coisa a se fazer é comprar um cartão SUBE, que custa 25 pesos. Existem vários lugares que vendem o cartão, mas se não quiser errar, procure um kiosko ou veja nesse site os pontos de venda. Se você for desembarcar no Aeroparque, lá também é possível comprar o cartão.

Após comprar você precisa recarregá-lo, o que também pode ser feito direto nas estações. Daí é só fazer as contas de quantas viagens você pretende fazer e prontinho, seu SUBE está pronto para ser utilizado!

Valor
O bom de utilizar o cartão SUBE é que quando se compra mais do que 20 viagens há desconto. Veja os valores em pesos:

1 a 20 viagens: $4,50
21 a 30 viagens: $3,60
31 a 40 viagens: $3,15
41 viagens ou mais: $2,70

Se você não for utilizar o cartão SUBE, não se preocupe, você vai precisar apenas comprar os tickets na bilheteria.

metrobuenosaires5

Horário de funcionamento
Cada linha tem um horário diferente, mas no geral durante a semana o metrô abre às 5h e fechas às 23h. Aos sábados o horário continua o mesmo, mudando apenas o horário de abertura no domingo, que passa a ser às 8h.

Estações diferentes
Algumas estações são bem características e contam um pouco da história portenha através dos muitos murais e obras artísticas espalhadas por elas. Alguns dos objetos já foram considerados patrimônio cultural da cidade e outros são considerados Monumentos Históricos Nacionais.

São tantos murais que existe até um “Passeio do tango” feito apenas nas estações da linha H. Na estação Corrientes há um mural inspirado nas composições do tangueiro Enrique Santos Discépolo, na estação Once o homenageado é o compositor e violinista Julio de Caro, além de muitas outras homenagens nas demais estações. Há também na estação Catedral murais da Mafalda, famosa personagem do país.

metrobuenosaires2

História
O subte foi inaugurado em dezembro de 1913 e nessa época contava apenas com a linha A. Este foi o primeiro metrô a ser inaugurado em todo o Hemisfério Sul! Em 1930 foi inaugurada a linha B, 18 anos após ter seu projeto aprovado. Após a 2ª Guerra Mundial o ritmo de ampliação das linhas diminuiu e no fim da década de 90 se deu início ao planejamento de quatro novas linhas.

Pontos negativos
São poucos os pontos negativos do metrô de Buenos Aires, um deles é que os trens demoram um pouco mais para passar durante os finais de semana. E é verdade que ele é velho, algumas estações são sujinhas e as poltronas de camurça podem te deixar com nojinho. Outra coisa ruim é que ainda não há nenhuma estação na Recoleta, bairro com vários pontos legais para se conhecer, mas isso é por pouco tempo, porque futuramente a linha H vai chegar lá pelas redondezas!

metrobuenosaires4

E então agora você já pode pegar o subte tranquilamente, afinal já está sabendo tudo sobre ele, não é mesmo?! E apenas para esclarecer, baldeação não existe em espanhol, caso queira ir de uma linha para outra pergunte por “combinaciones”, ok? Não vá pagar aquele mico com o portunhol e querer saber da “baldeaciones”! Rsrs!

Quem aqui já andou pelo metrô de Buenos Aires? Achou um bom meio de transporte? Diga sua opinião nos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

50 comentários

  1. Utilizamos o Subte e realmente é uma mão na roda.
    Compramos o cartão SUBE que usamos tanto no metrô quanto nos ônibus.
    Voltaremos em outubro e aproveito para perguntar, se vocês soubrerem me informar. O SUBE tem alguma validade? Digo, porque compramos ano passado e a a um ano não recebe carga. Será que ainda receberá em outubro?

  2. Fui pra BsAs ha 2 anos atras, e praticamente soh andamos de sub e onibus, eh uma maravilha pq vc economiza bastante. Eu nao cheguei a comprar o cartao, pq na epoca eu nem sabia q era tao facil assim. Estou indo pra BsAs de novo em setembro e vou comprar o cartao assim q eu chegar nas terras porteñas. Mais um otimo post de vcs =)

  3. Ana Claudia Medeiros

    Esses valores são do cartão ou das passagens? Caso seja apenas do cartão, sabe informar quanto está o ônibus e o metrô? Estou na fase de cálculos para a viagem. Obrigada.

  4. Ana Batista Klaus

    Acabo de voltar da cidade, fiquei hospedada pelo Airbnb e a nossa anfitriã nos deixou um cartão sube, que foi uma mão na roda!!! Nossa! Recomendo muitíssimo o uso do metrô! Super rápido e nem achei tão sujo. Ficamos na recoleta, rua anchorena com rua charcas, ali tem sim duas estações de metrô perto, uma chamada Pueyrredon e a outra aguero, são da linha D, que param praticamente em todos os pontos turísticos! Nos dias em que tivemos lá, na maioria das vezes o metrô não estava tão cheio, apenas um dia, que voltamos para casa pelas 18h, ai sim me senti como uma sardinha enlatada. Usamos o sube também com a linha 57 que vai até Lujan, até o zoo são 30 pesos para ir e 30 para voltar.

  5. Eloisa

    O que achei o máximo foi o cartão permitir viagens mesmo quando está no saldo zero, ficando negativo até um determinado valor. Quebrou um super galho quando estive ai!

  6. Guilherme

    Eu sou um amante dos ônibus.Acho que a gente vai vendo a cidade , faz-se o trajeto e ganha-se um tour. As vezes pelo caminho você descobre algo interessante e desce 😀
    Por isso recomendo fortemente que baixem o aplicativo “Como Llego” da prefeitura ou use o site do mesmo nome. Com a indicado de onde esta e para onde vai ele diz que onibus pegar. E com o cartão SUBE é muito barato. Em uma semana em Buenos Aires eu não gastei mais do que 70 pesos com transporte. So no busão! 🙂

    Abracos

  7. Pingback: Dicas básicas para Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  8. Sou uma amante do metrô, pena que estão tirando os vagões antigo, que davam charme. Nunca tive nojinho rs.
    da última vez que fui comecei a usar o ônibus porque comprei o cartão ao invés dos tiquetes avulsos, o que me deu liberdade maior ainda sem depender de táxi. Afinal, minha mala havia sido extraviada e tive que gastar dinheiro até com roupa e casaco rs.
    Vale a pena usar subté, mas com os cuidados de sempre. Tentaram me roubar saindo da estação que dá ao shopping Abasto e levaram só uma garrafa de água vazia porque sou escolada. Malandro é malandro; mané é mané.

  9. Ja vi que posso utilizar pra 2 ou mais pessoas, mas sera aque pode 7?
    Estou indo com um grupo de amigos agora dia 29, e talvez seja complicado perguntar em portunhol pra atendente, ja que chego so com um amigo, e os outros 5 chegarão mais tarde.

    • Paulo Roberto

      Já fui 6 vezes a Argentina em várias cidades e em Buenos Aires duas vezes e posso lhe garantir: fale um português culto e lentamente (despacio em espanhol) que eles entendem 90%, evite gírias, palavras populares e use sinônimos quando eles não entenderem, um bom exemplo: a palavra entendes (verbo entender) se eles não entenderem fale então compreendes que e o mesmo do espanhol. Viajei praticamente por toda América do Sul e Panamá e falava o português lentamente, na Colômbia foi onde mais facilmente me entendiam ao falar português, aliás até em Milão lá na Itália eu falei português lentamente e as pessoas entendiam. Leve um dicionário de espanhol para nomes de comidas pois algumas mudam significativamente. exemplos: fresa, ciruela, plátano, frijoles, zapallo, zanahoria, cerdo, jamón, pollo, lomo, chorizo etc… No restaurante precisa-se de um dicionário.

  10. Diego Oliveira

    Olá! Estou indo para Buenos Aires em fevereiro e estou pesquisando como fazer as próprias viagens com a minha família, pois as agência de turismo cobram até bem mais que o dobro dos gastos normais, verdadeiro absurdo… Tentarei deixar somente o transfer na noite de tango, pois é a noite e não quero arriscar ficar perdido por aí… Vou chegar em Buenos Aires a noite, quase 22 horas, sabe se consigo comprar o cartão sube no aeroparque neste horário? Pois quero no outro dia já ir me dirigindo ao Temaiken sem ter que ficar procurando onde comprar este bendito cartão… Vou me hospedar no microcentro. Talvez tenha por lá também. Outra questão sobre o transporte são os ônibus de turismo, realizei a cotação e vi que está saindo mais caro comprar um ticket dele do que pagar uma agência de turismo, única que realmente leva vantagem @_@

    • Túlio Bragança

      Diego, dá pra comprar sim. O cartao fica na parte de chegadas nacionais, é no outro lado que vc chega. Vja nosso post sobre Aeroparque que explicamos melhor.

  11. Pingback: Use o Aires Buenos para planejar sua viagem - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  12. Ana

    Olá! Por que quando descemos do trem, temos que passar o cartão novamente e ele desconta um valor de 3 pesos?

    • Túlio Bragança

      Oi, Ana!
      Qdo vc desce do metro nao precisa passar o cartao nao.
      Quando vc desce do trem vc passa e ele confere o valor apenas, cobra uma diferenca dependendo de onde vc desceu

  13. Pingback: Tranquilidade em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  14. Pingback: Guia da Villa Crespo - Buenos Aires | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  15. Pingback: 30 pontos turísticos em 12 dias - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  16. Pingback: Quanto custa o metrô e o ônibus em Buenos Aires - 2016 | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  17. Beth

    Olá, Estou indo pela segunda vez a Buenos. Amei de paixao! Enfim, já foi inaugurado a estação Las Heras na recoleta?

  18. Beth

    Maravilha Tulio! Recoleta é minha parte favorita (Não sei se vai ser depois que eu conhecer San Telmo.rsrs). Agora com metrô… Perfeito!! Obrigada

  19. Carlos Eduardo

    Olá Túlio, tudo bem? Tenho um cartão Sube que comprei quando estive em Bue em abril do ano passado, e recentemente ouvi uns boatos que agora o cartão Sube tem validade. Procede essa informação Túlio?
    Grande abraço!

  20. Pingback: Buenos Aires com um argentino ao lado - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  21. Pingback: Roteiro de seis dias em Buenos Aires - Dica do leitor | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  22. Flávia

    Olá.

    Vou a Buenos Aires esta semana e minha intenção é comprar o cartão Sube logo que chegar ao Aeroparque,
    porém, meu voo chega às 21h10. Sabem me dizer o horário de funcionamento do guichê do Sube no Aeroparque?

    Obrigada.

  23. Paulo Roberto

    O metrô de Buenos Aires é funcional e nos leva aos principais destinos turísticos da cidade a um preço irrisório. Nesse quesito, eles estão século luz na nossa frente em relação aos transportes de massa subterrâneo. Andam lotados dias de semana e na hora do pico (manhã e fim de tarde) é praticamente uma sardinha em lata e é quando os batedores de carteiras se aproveitam. Sim não pensem que ladrão e vagabundos só existem no Brasil, não mesmo, numa das vezes que fui em Buenos Aires lá em 2007, eu vi 5 (cinco) furtos a luz do dia, meio dia nas ruas, praças e metrô e de cortesia vi um rapaz puxar um relógio de um nativo que estava sentado na janela de um ônibus do centro para Palermo e nesses casos as vítimas saiam correndo atrás dos meliantes e atualmente soube de argentinos que trabalham comigo que eles evoluíram e estão andando armados atualmente. Quer um consolo? Se rouba demais em Paris, então relaxe, tenha cuidado com seus pertences e desfrute de Buenos Aires.

  24. Kaline

    Boa tarde, Túlio!

    Gostaria de saber de quanto em quanto tempo, mais ou menos, os ônibus passam pelos principais bairros (Palermo, Recoleta, Puerto Madero, Centro e La Boca) de Buenos Aires?

    • Túlio Bragança

      Kaline, a média de 1 ônibus a cada 15 min. Da Boca Até Palermo dá em torno de 40 min num dia normal

  25. Marcos

    Pretendo fazer um bate e volta saindo de Montevideu. Desejo conhecer A Casa Rosada, A Catedral Metropolitana, o bairro da Ricoleta e o bairro das casa coloridas (acho que se chama Caminito). A balsa desembarca em Porto Madero. De lá dá p/ visifar todos esses lugares de metrô? Preciso comprar o SUBE ou posso pagar as passagens com dinheiro?

    Obrigado

  26. Marcelo

    Olá estou indo a BA em setembro com minha esposa. Já falaram que o SUBE pode ser usado por por duas ou mais lessoas desde que tenha saldo, mas já vinpessoas falando que não é possivel nos ônibus, os motoristas impedemb e etc. Gostaria de saber se é verdade e se é possível usar um cartão para duas pessoas apenas no metrô. Obrigado.

  27. Pingback: Um passeio pelo primeiro metrô da América Latina | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

  28. Pingback: 10 Dicas Práticas de Viagem para Buenos Aires - Argentina

  29. Pingback: 5 dias de muita argentinidade - Dica do leitor | Aires Buenos | Simplesmente tudo sobre Buenos Aires

Curtiu? Comente aí!