buenos aires 2014

O que esperar de Buenos Aires em 2014?

Podem falar mal de argentino à vontade, mas se tem uma coisa que eles sabem fazer muito bem é vender atrações turísticas e torná-las atraentes.

O tempo vai passando e uma coisa não muda: os turistas não deixam de visitar a capital argentina. Passa ano, entra ano, passa crise, entra crise, Buenos Aires continua um dos principais destinos turísticos da América do Sul. Pensando nisso resolvi dar uma de Mãe Dinah e fazer um exercício de futurologia.

O que esperar de Buenos Aires em 2014?

Rosedal - Buenos Aires para Crianças

Clima

O verão 2013-2014 está batendo recordes na cidade. A onda de calor no final de dezembro foi a mais quente dos últimos 100 anos, gerando caos elétrico e muitos cortes de luz. A previsão continua a mesma até o fim de março, com temperaturas bem altas. É bem comum estar acima de 30 graus à meia-noite.  O calor só vai amenizar mesmo no fim de março. Já o inverno pega mais pesado em julho. Pra mim as melhores épocas para visitar a cidade são no outono e primavera, quando chove menos e o clima é uma delícia.

Câmbio

A cada dia que passa o peso vale menos em comparação ao real. Isso por dois fatores básicos: a inflação argentina e a desvalorização cambial imposta pela equipe econômica argentina. Em 2013 o peso desvalorizou quase 30%. Junto a isso existe a proibição de troca de moeda oficial, o que gerou todo um mercado negro. Facilmente percebido por qualquer turista que passa pela Calle Florida. Se o ritmo continuar assim, a coisa vai ficar pior para os argentinos e melhor para os turistas que trocam dinheiro no mercado paralelo. Mas não seja sem noção e se informe um pouco. Aqui três coisas que você precisa saber antes de aventurar no câmbio negro.

Comida

O bife de chorizo, o dulce de leche e os helados vão continuar dominando a culinária portenha, mas ultimamente raramente vemos alguma nova parrilla abrindo. As pizzarias andam dominando, afinal são muito mais baratas. Uma pizza alimenta com o mesmo preço muito mais gente do que um bife de chorizo. A Avenida Corrientes, por exemplo, está cada vez mais cheia delas. Por um lado é ótimo, já que são mais baratas, mas por outro é bastante entediante. Outras modas gastronômicas que chegaram em Buenos Aires para ficar são as cafeterias modernas, nada daqueles sem graça que ficam em esquinas, o clássico brunch e os restaurantes de portas fechadas.

Cultura

Depois do sucesso enorme das exposições do Ron Mueck na Fundación Proa e da Yayoi Kusama no Malba, os museus devem aumentar ainda mais as opções. O Malba tem Mario Testino a partir de março, por exemplo. Na música, o Lollapalooza passa pela primeira vez na Argentina. Em junho chega o Cirque du Soleil. Isso sem falar no BAFICI, festival de cinema, que é sensacional a cada ano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

95 comentários

  1. Pedro

    Tulio!
    Estou indo em fevereiro para BA pela Royal Caribbean e gostaria de saber o que vc acha que vale a pena conhecer la, ja que tenho apenas um dia para curtir! 8:00 as 23:00
    P.S: Adicionar nesse roteiro Lujan e outlets =)

    • Túlio Bragança
      Author

      Acho que pegar o busao turístico é uma boa. Esqueca Lujan, vc perde o dia inteiro la

  2. Nossa, estou adorando ler todas essas dicas!
    Mas ainda continuo com uma certa dúvida. Vou fazer uma viagem bem rápida pra Buenos Aires em Abril e entrei em contato com uma empresa que faz um passeio para o zoo Lujan, Tigre e um show de tando com jantar por 150 dólares. Achei bem em conta, mas não consegui nenhuma informação pela internet sobre essa empresa. Tá aí minha dúvida: vale a pena fazer esses passeios por conta própria levando em consideração que vou ficar poucos dias na cidade?

    • Túlio Bragança
      Author

      Danielle, tem muita empresa que faz esse tour. Dê uma olhada na BsAs 4 U, por exemplo. Se vc conseguir um motorista que te leve acho q vale a pena fazer sim, senao é perrengue demais.

  3. David

    Espero que esteja certo, vou viajar para BA em julho e quero sugar o melhor dessa cidade!

    Poste mais sobre compras, beijos!

  4. Tatiana

    Oi Túlio, parabéns pelo site, estou devorando os posts para montar a minha viagem. Vou ficar aí uma semana durante o Carnaval (não é a melhor época mas era a única que dava para ser liberada). Sobre o que você mencionou de que o calor forte deve ir até o fim de março, o caos elétrico continua? Estão tendo cortes de luz ainda e a rede hoteleira e restaurantes sendo afetados? Pelo que tinha lido ainda estava quente mas a energia tinha normalizado, mas é sempre bom conferir com alguém que mora na cidade… Obrigada!

    • Túlio Bragança
      Author

      Tatiana, está tudo tranquilo por enquanto. Os bairros mais afetados nao sao turísticos

  5. Pedro

    Valeu pela dica Tulio, vou procurar algum empresa de onibus turistico ja para agendar. Compras em Buenos Aires esquece né?! Os preços só agradam na comida e couro e mais nada né?! Nao tem nenhuma lojinha de marca que ainda valha a pena ou acessorios?

  6. Perly

    Olá,

    Vou para BA dia 27/02 volto dia 04/03, vou sozinha, ainda não comprei a passagem, mas são esses os dias que quero, um amigo que mora lá está me ajudando com várias dicas. Mas me diz uma coisa, acha que vou conseguir conhecer e me divertir mesmo indo sozinha? Esse período q é carnaval, tem muitas pessoas lá?

  7. Oi Túlio, tudo bom? Eu irei com alguns amigos no final de Julho 30/07 e ficarei até 08/08, terei tempo de conhecer muita coisa e aproveitar que a moeda está desvalorizada e fazer algumas compras? Obrigado

  8. Oiii Tulio… Tudo bem? Estou indo para B.A. 15/04… Acha que o clima vai estar bom? Ou nessa epoca costuma chover? Estou querendo tbm fazer um bate e volta para o Uruguai… Gostaria q me informasse uma agencia que faz tal serviço… Obrigada pelas dicas… Seus posts estao sendo de grande valia. Abs

    • Túlio Bragança
      Author

      Paula, é melhor dar uma olhada na meteorologia, nunca se sabe. Pra ir para o Uruguai não precisa de agência, procure as companhias Buquebus ou Colonis Express, que fazem o serviço do barco bate e volta. Abs!

  9. david da silva

    Olá túlio vou fazer um mochilão de 4 dias no começo de março,vou ficar na rua florida e querida saber se compensa levar dólares ou real pra fazer o câmbio e se por ventura consigo fazer umas compras bem baratas aiii quais locais me indica…….

    • Túlio Bragança
      Author

      David, dê uma olhada nos ooutros posts do blog onde explicamos que moeda convém trazer mais. Cada caso é um caso. Tem temos um post e um vídeo sobre compras. Abraco!

  10. Paty

    Oi Túlio.
    Estou indo para BA no dia 03/04, com essa queda do peso os preços estão em alta ou permanecem?
    Não tenho a mínima ideia de quanto levar, não quero gastar muito mas comprar algumas coisas..
    Parabéns, adorei as informações, obrigada.

    • Túlio Bragança
      Author

      Paty, os preços subiram um pouco, mas a cotação do dólar aumentou. OU seja, seu dinheiro acaba rendendo mais. Dê uma procurada aqui nos posts, temos alguns que ajudam a pessoa a calcular quanto trazer na viagem! abs

  11. Marcia

    Estarei em Bs As de 28/04 a 05/05. Algum show ou atração especial nessa época. E quanto ao clima nessa época do ano? Obrigada #)

    • Túlio Bragança
      Author

      Marcia, recomendo dar uma olhada na meteorologia, pq outono pode enganar! Sobre atracoes, o melhor é a pagina da Ticketek.com.ar, que vende a maioria dos shows. Lá dá pra ver o que tem!

    • Túlio Bragança
      Author

      Carlos, temos um quase pronto já sobre programas gays! Logo deve entrar no ar!

  12. joao

    Tulio,
    Quando casei passei minha lua de mel em buenos aires
    Agora vou fazer bodas de prata e queria repetir, porem tenho sido persuadido a escolher outro destino pela percepçao de amigos que foram recentemente dizendo que a situaçao do povo esta muito triste, que vc esta jantando num restaurante, bebendo vinho, e vendo na rua pessoas de classe media revirando lixo e familias inteiras mendigando. E’ dificil vc aproveitar uma viagem em meio a uma situaçao tao triste. O que vc aconselha e qual a sua percepçao sobre o os relatos que eu tenho escutado sobre a cidade.
    Obrigado,
    JOAO

    • silvia pinrl de gutierrez

      Acho esse tipl de comentario babaca, perdoe-me……..parece que o brasil e um paraiso………nao e?

  13. Túlio, estou adorando as suas dicas. Irei a Buenos Aires em junho e já estou me programando para ver tudo que me interessa e aproveitar o máximo possível essa linda cidade. Obrigada pelas informações. Bjs, Cris.

  14. Monique

    Olá Túlio, também adorei as dicas. Vou sozinha para Bs As em março e meu voo está previsto para chegar as 22h. Qual a forma mais segura de ir do Aeroporto até o Hotel? Algum tipo de serviço para indicar?

  15. cintia

    Oi Túlio, parabéns. Suas postagens são excelentes. Adoro esse lugar, estive 2 vezes em Buenos Aires a passeio e agora estou com planos de passar de um a dois anos para estudar na UBA….mas…como tenho acompanhado o momento de crise e inflação que o país vive, fico um pouco na dúvida se vale a pena morar em Buenos Aires atualmente. O que você acha? Tá muito caro viver aí?

  16. Olá túlio,chego em buenos aires dia 12/03 e volto dia 16/03 teria algumas dicas de lojas para comprar barato sem gastar muito por aiii…. obrigado pela atenção.

  17. Paula

    Tulio, estou querendo ir em 23 de maio com meu marido. Iremos ficar apenas 5 dias. Essa época costuma chover? É um passeio barato? Devido a inflação estou com receio dos preços dos passeios e restaurantes…

    • Túlio Bragança
      Author

      Paula, chove como qualquer parte do Brasil essa época. É pouco, mas vai saber. Sobre ser barato ou caro, aí depende. Dá pra aproveitar com muito e pouco dinheiro a cidade.

  18. Renata

    Estou indo a cidade no dia 28/08 até 09/09. Até já vi a média do clima nessa época, mas, continuo sem saber a real temperatura (aproximada), é mais frio? (Minha primeira viagem para a Argentina e onde moro é muito calor). Terá alguma atração diferente?
    Muito Obrigada!

    • Túlio Bragança
      Author

      Renata, é só dar uma procurada nos sites de meteorologia que dão a média de temperatura da época. Vc vem no fim do inverno, é frio mas não muito.

  19. Renato Valim

    Eu e minha esposa vamos em Abril, tem em media o valor diaria de gastos com comida e passeios? Obrigado

    • Túlio Bragança
      Author

      Procure uma lista dos cafes notáveis da cidade. Lugares como Tortoni, Las Violetas, La Poesia e por ai vai

  20. anderson macena

    Olá Túlio blza? pretendo ir em outubro, vale a pena? como está o quesito violência? é seguro andar nas ruas? ou está no nível Brasil São Paulo?

  21. maurogondimfreire@bol.com.br

    Olá Tulio, pretendo passar 23 dias em Buenos Aires a partir do dia 10 de outubro? Vala a pena passar tanto tempo assim?
    Mauro

    • Túlio Bragança
      Author

      Oi, Mauro. É bastante tempo mesmo, mas acho que vale. Vc pode aproveitar pra conhecer cidades perto como Tigre, La Plata, San Antonio de Areco e tb dar um pulinho em Colônia no Uruguai. abs

  22. Túlio, estou indo a Buenos Aires com mais ou menos 600-800 pesos pra gastar por dia. Pretendo conhecer os pontos turísticos gratuitos, a cidade mesmo. Fico 4 dias, não busco restaurantes caros nem nada pra ostentar, a ideia é manter a linha comendo mas também aproveitar boas refeições tipo La Cabrera um dia e quem sabe outro restaurante bom em outro dia. No mais, pretendo não comprar roupas ou coisas do gênero: o dinheiro vai ser pra comer, pagar transporte e me aventurar nuns bons alfajores, bares e alguma balada, mas sem perder a linha, e com tudo que falei acima. Acha possível ou realmente preciso de mais grana?

    • Túlio Bragança
      Author

      Fellipe, imagino que não vai ter problema. Só chegue cedo pra isso, pq o processo pra entrar no campo é lento. Passam por várias revistas de policiais e na região do estádio várias ruas estão cortadas. Faz tempo que o River não enche o Monumental, por isso não deve ter problema mesmo.

        • Túlio Bragança
          Author

          é verdade! me confundi! hehehehe entao, a grana dá tranquilo. Mas se prepare que o Cabrera é um pouco caro mesmo!

  23. Luisa

    Túlio, estou indo para Buenos Aires no próximo dia 29 para passar o feriado de 1º de maio.. sabe me dizer se o zoológico de Luján, as lojas, outlets, shoppings e etc abrem nesse feriado ?

    • Túlio Bragança
      Author

      Luisa, shoppings devem estar abertos, já os outlets acho que não. Sobre o Zoo de Lujan, pelo que sei trabalham normalmente nos feriados.

  24. Fabio

    Estou pensando em visitar Buenos Aires no carnaval do ano que vem e tenho alguma dúvidas: a parte turística da cidade ( lojas,parques,zoo,restaurantes,comercio)funciona normalmente? a temperatura é muito alta?

  25. Flávio

    Quanto aos valores de jantar, produtos de consumo diario, shows, etc…subiu muito com a inflação?

  26. Moisés

    E ai Túlio, legal esse trampo de ir dando dicas pra galera. Tu nem sabe como isso é valioso. Entonces, uma contribuição que na minha opinião vale muito a pena é o lance do busão turistico. Eu sou meio contra esse método, mas na última ida e Buenos fiz o passeio no último dia. Estou indo de novo daqui duas semana e vou usar certo, isto porque ele vai passando por vários lugares interessantes, dá para descer dar um tempo, comer, beber e subir na brisa. Show de bola. Nessa ida estou catando dicas com amigos que moram em Buenos ou já moraram sobre lugares roots, onde a moçada que está ai vai comer ou dar um role. Alguma dica de um pub legal?
    Abração.

  27. Muito bom o trampo, estou indo ai em julho passerei 7 dias com meu namorado e minha sogra e estou colhendo infos para conseguir me divertir.
    Em relação ao Bus acho muito bom, morei um tempo fora e quando ia visitar uma pais novo sempre usei esse passeio pois você acaba economizando tempo e visitando logo os pontos que chamam a atenção sobrando tempo para vistar outros lugares legais que nem sempre os moradores locais falam.
    Em relação a compras quais shoppings você indica?

  28. marcos

    Tulio, um amigo me disse que nao esta compensando mais ir a BA pois tudo esta caro, ate a comida. E verdade?

    • Túlio Bragança
      Author

      Marcos, não conheço seu amigo mas ele exagerou um pouco. Se vc compara Buenos Aires de agora com a de alguns atos atrás, sim a cidade está mais cara. Se você compara Buenos Aires com qualquer grande capital brasileira aí não. Hospedagem, transporte e alimentação continuam sendo bem mais baratos que no Brasil!

      • Mariana Dayraut

        Ola querido, muito bom seu blog estou colhendo informacoes irei viajar em novembro com 4 amigas, estou preocupada se a cidade e muito perigosa ??? E se vale a pena ainda fazer compras em buenos 🙂 ? Me ajude me de dicas, me anime pra esta viagem rs

  29. José Simonini

    Túlio estarei indo para B.A no final de julho passar 7dias com minha esposa… Estou vendo que é bem no inverno o que me recomenda levar de roupas e se compensa comprar muita coisa ae? Algumas dicas para curtir um jantar romântico aproveitar o máximo essa cidade maravilhosa.

  30. Mariana Dayraut

    – Reply
    Ola querido, muito bom seu blog estou colhendo informacoes irei viajar em novembro com 4 amigas, estou preocupada se a cidade e muito perigosa ??? E se vale a pena ainda fazer compras em buenos 🙂 ? Me ajude me de dicas, me anime pra esta viagem rs

    • Túlio Bragança
      Author

      Mariana, todas essas dúvidas estão respondidas aqui no blog nos outros posts. Dê uma lida!

  31. Luanda

    Ola, Túlio gostaria de saber se você poderia me indicar algum hotel se possível endereço e contato estou indo para BA em outubro porem sou de Salvador/Ba e está difícil conseguir um pacote em conta por isso estou pensando em ir e arrumar um hotel quando chegar ai.

  32. Carlos Alberto

    Olá tudo bem? Vamos eu esposa e dois filhos 16 e 10 para BA….uma semana. Tem alguma cidade próxima que vc sugere????

    • Túlio Bragança
      Author

      Sugiro San Antonio de Areco, procure os posts aqui no blog sobre essa cidade. Outra boa pedida é pegar o barco para o Uruguai tb.

  33. Necilene

    Olá, estou fechando um pacote para BA para outubro, serão 04 dias, vou com meu marido. Devo me hospedar no Bristol, acha recomendável? No mais, o que vc indica para casal nesse período e quanto de dinheiro devo levar?

  34. Amanda Francisconi

    Oi, Tulio, td bem? To indo na primeira semana de agosto pra BA com a minha mãe. Ela é idosa. Já comprei um show de tango e tava pensando em levá-la em Lujan. Chove muito nessa época? Pois já li que ir neste zoo chovendo é programa de índio. Tem alguma dica de passeio?
    Fico no aguardo.
    Grata,
    Amanda

  35. Adriano Barros

    Olá Tulio, Estou indo a BA em outubro com minha esposa, ficaremos lá 6 dias. O hotel está pago. Você acha que R$ 2300,00 dá pra gente passar tranquilo por lá, com algumas comprinhas leves????

  36. Milton

    Estou indo para Buenos Aires na segunda quinzena de outubro. Será minha primeira viagem para lá. Estou colhendo roteiros e dicas. Alguém vai para lá nesse período?

  37. Carol

    Oi Túlio , estou indo a BA em agosto, com marido e 3 filhas , 4,6,8anos, vamos passar só 2 dias, e vamos a Bariloche depois … Queria aproveitar bastante esses 2 dias. Tipo um intensivo de passeios com as meninas… Fora os jardins e zoos, tem algo q vc ache imperdível ?? Valeu é parabens pelo blog.

  38. Michelle

    Oi Túlio!Adorando suas dicas.Vou pra Bs As nesse fim de semana com um grupo de 18 amigos.Li várias dicas de restaurantes,mas são muitas opções.Ja estivemos na cidade outras vezes,conhecemos Lá Cabrera,Café tortoni ,La Parollacia…Chegamos na quinta e voltamos na segunda.Gostaria q vc me passasse o nome de uns 4 restaurantes imperdiveis na sua opinião.De pé sujo a restaurante legal.Rs..Obrigada.

  39. Marília

    Bom dia Túlio , vou em dezembro passar sete dias , mas fiquei um pouco receiosa por causa da crise que está acontecendo por aí , passou no jornal nacional que em alguns mercantis fecharam e lojas também , que a calle florida estava ficando perigosa, alguns golpes sendo aplicados … Vc acha que mudou muita coisa para nós turistas ? Está perigoso visitar buenos Aires?
    Att

    • Túlio Bragança
      Author

      Marília, perigoso é visitar o Rio de Janeiro e São Paulo. Comparada com essas cidades, Buenos Aires é tranquila. Sim, a crise existe mas não está essa catástrofe toda. Ela afeta mais a vida da classe média do que os turistas. Os restaurantes continuam cheios e os pontos turísticos lotados. Isso de Calle Florida falida e dos golpes é algo que sempre esteve presente, com crise ou sem crise. Existem muitos outros locais para fazer compras.

  40. Uanderson

    Olá Milton já comprei passagens para BsAs entre os dias 13 e 24 de outubro/2014. Já fui duas vezes, foi super bom. Estou indo sozinho. Companhia é sempre bem vinda. Abraço!

  41. Kamila

    Ola, ja comprei minhas passagens para os dias 14 à 20 de outubro de 2014. Estarei indo na companhia da minha tia.
    Ainda não reservamos hotel, estamos conversando com a atendente do hotel America del Sur Hostel – Buenos Aires! É indicado? A duvida que quase todos os brasileiros tem quando viajam para BA (principalmente nós que estamos indo a 1° vez) É melhor levar dólar, real, pesos ou um pouquinhos de todos? rs
    Bom, estou seguindo suas dicas e sempre que eu tiver alguma duvida com certeza vou tirar com você!

    Obrigada desde já!

  42. luzia

    Olá, gostaria que vc me desse uma dica sobre em que bairro ficar. Já fiquei em San Telmo em um hostel muito bem humorado.Adorei! Mas agora gostaria de um lugar mais descolado: viajo com uma amiga e queremos sair para baladas contemporaneas, vinho, jazz, gente bonita. Um lugar seguro, Será em outubro, Alguma dica? Outra questão: a feira de Matadouros vale a pena?

  43. Alain

    Túlio! tudo bem?? Fui pra buenos Aires em agosto e adore! Tenho planos de me mudar e fazer faculdade de arquitetura ai… Vc acha que está absurdo conseguir emprego? Que não devo bem cogitar isso? Adorei o clima de buenos Aires .. E se não for para Argentina, irei para irlanda.. Gostaria de mais dicas para mudança definitiva!

    • Túlio Bragança
      Author

      Alain, difícil dizer. Tem muita gente fazendo faculdade, mas nem sempre é fácil conseguir emprego. Sugiro vc entrar no grupo do Facebook “Brasileiros em Buenos Aires”, que a galera pode te ajudar.

  44. Pingback: O que esperar de Buenos Aires em 2015 | Aires Buenos

  45. Gilmar Machado

    Ola Galera gostaria de saber se tem alguem indo agora final mes para Buenos vou dia 29 qualquer coisa me avisem por e-mail encontraremos-la

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *