Roteiro San Pedro de Atacama

A Antônia Canto fez uma viagem sensacional pelo Chile e Bolívia, passando pelo deserto do Atacama e o Salay de Uyuni, e nos mandou todos os detalhes desses lugares.

Essa é a segunda parte do relato da viagem dela. A primeira você lê aqui Deserto de Atacama e Salar de Uyuni e a terceira aqui Roteiro Salar de Uyuni.

Roteiro San Pedro de Atacama

1º dia – Vale de La Luna

roteiro deserto atacama

Horário: 16h – 20h
Preço: cerca de $10.000 pesos chilenos por pessoa

Esse lugar misterioso fica a apenas alguns minutos de San Pedro e pode ser visitado de bicicleta. Mas é interessante ir com um guia para poder entender a história da fantástica formação rochosa desta região desértica, que no passado era coberta de agua.

Aparentemente este local é o que temos de mais parecido com a superfície da lua. Por isso a NASA já vez vários testes na região.

O pôr do sol daqui é inesquecível. Em uma questão de minutos a paisagem se transforma com uma incrível luz avermelhada, fazendo você se sentir em outro planeta. Uma comunhão íntima com a terra.

2º dia – Salar de Tara

roteiro deserto atacama

Horário: 10h – 18h
Preço: cerca de $50.000 pesos chilenos por pessoa

Este é um dos passeios mais caros de San Pedro, mas sem dúvida um dos mais bonitos. O cenário muda completamente ao longo do caminho e você passa por paisagens que beiram o surrealismo. Se puder, vá!

roteiro san pedro de atacama

Você vai atravessar dunas, um deserto com rochas gigantescas, falésias avermelhadas e no final, o presente: o Salar de Tara. Impossível descrever esse lugar.

Lá o guia prepara um almoço bem simples mas gostoso, antes de começar a volta. (tomate, pepino, atum, ovo cozinho, arroz e frutas).

3º dia – Vale del Arcoiris

roteiro deserto atacama

Horário: 8h – 13h
Preço: cerca de $25.000 pesos chilenos por pessoa

O Valle del Arcoiris é dos lugares mais incríveis que já visitei. As montanhas são coloridas, variando do vermelho para o amarelo, verde, lilás, laranja e branco. Um efeito causado pela mistura de argila com minerais e restos vulcânicos.

Depois disso seguimos para uma área histórica onde é possivel ver petroglifos (inscrições antigas nas pedras) que datam de diferentes períodos. Nesse passeio encontramos muitas lhamas, uma ótima oportunidade para boas fotos.

3º dia – Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche

roteiro deserto atacama

Horário: 14h – 20h
Preço: cerca de $15.000 pesos chilenos por pessoa

A belíssima Laguna Cejar fica a aproximadamente 28 km de San Pedro. Ela tem uma cor azul escuro impressionante e toda a borda é branca, pois é formada de sal. Lindo demais.

Devido à alta concentração de sal é possível flutuar na água. Uma experiência divertida. Mas cuidado: se tiver qualquer machucado na pele vai arder.

A concentração de sal é tanta que você sai da água com o corpo branco. Por isso ali mesmo há um apoio com chuveiros e trocadores.

roteiro san pedro de atacama

Depois seguimos para os Ojos del Salar, dois pequenos poços. Num deles é possível tomar banho. Quando a água está parada o poço vira um espelho, refletindo a paisagem e proporcionando ótimas fotos.

O tour termina com um lindo por do sol na Laguna Tebinquiche (que na realidade é um salar). Por causa da alta temperatura a água evapora e forma um manto branco de sal puro.

4º dia Lagunas Altiplánicas (Laguna Chaxa, Lagunas Miscanti y Meñiques)

roteiro san pedro de atacama

Horário: 8h – 17:30h
Preço: cerca de $35.000 pesos chilenos por pessoa

O passeio começa na Laguna Chaxa, que faz parte da Reserva Nacional dos Flamingos. As águas paradas refletem o céu e transformam o local em um cenário de sonho. Além disso os flamingos voam livremente, sem medo dos visitantes. Lindo demais.

roteiro deserto atacama

Depois seguimos para as Lagunas Miscanti y Meñiques, que possuem uma impressionante cor verde, efeito do depósito de sedimentos vulcânicos que se acumularam no fundo.

Elas se formaram há cerca de um milhão de anos após a erupção de um vulcão, e no passado eram uma única lagoa.

Então é hora de parar para o almoço e fazer uma visita ao vilarejo Toconao, onde é possível comprar artesanato local.

5º dia – Geiseres del Tatio

roteiro deserto atacama

Horário: 4:30h – 11h
Preço: cerca de $22.000 pesos chilenos por pessoa

O motivo do tour começar tão cedo é que o horário de maior atividade dos gêiseres ocorre exatamente ao nascer do sol. Aqui faz muito, muito frio. A temperatura chega a cair mais de 10 graus da registrada em San Pedro.

Quando cheguei faziam 4 graus negativos. É preciso caminhar com cuidado por entre os gêiseres, por causa dos jatos de vapor que chegam a atingir alguns metros de altura. O visual é impressionante.

roteiro san pedro de atacama

Um dos pontos altos do passeio é o banho em uma piscina naturalmente aquecida. Mesmo com o frio é uma experiência inesquecível… e a água é bem quente. Sem falar do visual impressionante, pois você está rodeado de vulcões e montanhas cobertas de neve.

Na volta há uma parada no vilarejo de Machuca. Não deixe de experimentar o espetinho de lhama e as empanadas de queijo de cabra. Deliciosos!

No caminho é comum avistar a simpática raposa andina e as vicunhas, que são parentes das lhamas, muito comuns no deserto nos pampas alpinos.

TOUR ASTRONÔMICO

Existe também um tour noturno que dura cerca de 2h e é bastante indicado – mas eu não consegui fazer por causa do mau tempo. Quem organiza é a agência Space (Calle Caracoles, 166), que tem um dos maiores telescópios do Chile. Durante a visita as pessoas vêem as crateras da Lua, os anéis de Saturno, muitas constelações e outras maravilhas do universo.

Para ter uma ideia dos valores do post: 1 real custa mais ou menos 235 pesos chilenos.

Curtiram? Só as fotos já são uma viagem. Imaginem ao vivo! Em breve a Antônia conta o roteiro completo para o Salar de Uyuni na Bolívia. Para ver mais fotos dessa e de outras viagens da Antônia, sigam o Instagram dela: antoniacanto.

Quer compartilhar com a gente um roteiro de uma viagem incrível que você fez? Mande para airesbuenosblog@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 comentários

  1. Pingback: Deserto do Atacama e Salar de Uyuni | Aires Buenos

  2. Raif

    Show!

    Conheci o blog antes de ir para Buenos Aires no final do ano passado e aprovei todas as dicas.

    Esse ano vou passar o Reveillon no Chile (Santiago + San Pedro de Atacama) e esse post veio bem a calhar.

    Parabéns pelo trabalho!

    Raif

  3. Pingback: Roteiro Salar de Uyuni | Aires Buenos

  4. Maximiliano Chagas

    Cara, estamos pensando em ir em abril /2015 p atacama, vamos de avião mas lá não pretendo alugar carro. Sabes se é possível contatar alguma agência para fazer estes passeios?

  5. Pingback: Aires Buenos em 2015 | Aires Buenos

  6. Oi, Tudo bem?

    Post muito legal!

    Adorei o fato de explicar cada lugar, colocar uma foto e ainda por os preços!

    Fica muito mais fácil visualizar a viagem.

    Estou com uma dúvida, é necessário reservar os passeios com guia ou dá para alugar um carro e ir conhecendo?

    • Túlio Bragança
      Author

      Valeu, Paula! A Antonia, amiga nossa, que fez com muito carinho. Segundo ela o ideal é fazer passeio com o guia já que a região não é nada fácil!

  7. juliana

    parabens pelo blog, esta sensacional! o melhor que ja li sobre o atacama e salar. estou indo agora em Junho, porem terei apenas 6 dias para fazer atacama e salar =(
    o que me aconselha em atacama, que acha imperdivel? para ter tempo de conhecer o salar tbm

Curtiu? Comente aí!