Como usar o App EcoBici em Buenos Aires – Dica do leitor

O post de hoje foi feito por um leitor do blog, por isso ele entra na seção Dica do leitor. O Daniel Aguiar mandou um e-mail lindo para nós agradecendo pelos nossos passeios e explicando passo a passo como usar o App EcoBici em Buenos Aires, veja abaixo!

Olha ele aí no Tour Lado B. Foto da Maria Navarro.

Nós recomendamos muito que você conheça a capital portenha a pé e de bicicleta, para nós aqui do blog é o melhor jeito, sem dúvida.

Aproveite que a cidade é plana e pedale bastante. Deixe o táxi apenas para ir a um evento mais chique, mas abuse e use dos transportes públicos, bicicletas e caminhe bastante para perder as calorias ingeridas nos jantares, almoços, lanches, etc!

Mas antes de ver a dica do Daniel, saiba que para usar o aplicativo você vai precisar ter internet da rua, o querido 4G, então veja o post comprando chip de celular em Buenos Aires.

Economia => Seguro Viagem Argentina (com desconto)

Como usar o App EcoBici em Buenos Aires

Gostaria de agradecer a atenção a nós dispensada e os belos passeios realizados.

Minha viagem de 8 dias a Buenos Aires foi maravilhosa e gostaria de contribuir com o blog dando dica de como se cadastrar no sistema de Locação Gratuita de Bicicletas mantido pela prefeitura, o chamado EcoBici.

Antes de mais nada, gostaria de expor aos amigos e futuros visitantes que a cidade, por ser totalmente plana, pode e arrisco até a dizer que, deve ser explorada sobre duas rodas, além de ajudar a queimar as calorias obtidas pela enorrrrme quantidade de massas presentes nas comidas…. 😉

Encontramos uma estação EcoBici praticamente a cada 4 quarteirões (no App é possível saber qual a mais próxima), e a locação é super simples sendo liberada pelo App. Você pode pegar uma bicicleta na Recoleta e devolvê-la em outra estação do outro lado da cidade, sendo que entre uma devolução e uma nova locação é necessário um tempo mínimo de 5 minutos.

O limite de tempo que podemos ficar com a magrela varia conforme o dia da semana: de domingo por exemplo, como a demanda por bikes é maior, o tempo máximo é 60 minutos; durante a semana são 120 minutos. Super suficientes para poder chegar ao destino ou estação próxima dele.

Vamos ao passo a passo para o cadastro:

1) Baixe o App BA Ecobici tanto para Android quanto para IOS.

2) Para ter acesso ao aplicativo, que é individual (se for um casal os dois precisam ter para usar), o usuário deverá previamente efetuar um cadastro no site https://servicios-bicis.buenosaires.gob.ar/portalEcobiciba/ e clicar no link “Registrarme”

3) Preencha o cadastro, se atentando ao Tipo de Documento, que deverá ser escolhido o DNI (Documento Nacional de Identificação), que no caso é o nosso RG e ao final preencher uma senha de 4 a 6 números que será usada para o acesso ao App.

4) Após o preenchimento e envio do formulário, o usuário deverá entrar em sua conta de e-mail informada e confirmar o cadastro, que é recebido automaticamente pelo sistema. Ao clicar no link abrirá uma nova página.

Confira => Passeios em Buenos Aires

5) Nesta nova página, aberta após a confirmação do e-mail o usuário deverá mandar, OBRIGATORIAMENTE, cópia digitalizada do documento no formato PDF, sendo necessários dois arquivos em PDF. Isso porque, além da cópia do seu documento, você vai precisar mandar uma cópia do papel que você preenche para passar pela imigração quando chega no aeroporto. Então use um PDF para a frente do papel da imigração e a frente do Documento (ou passaporte aberto na mesma imagem), e outro PDF para o verso do RG e do papel se for o caso. Na própria página terão dois campos para carregamento destes arquivos, que só são aceitos no formato PDF.

Dica: quem planeja usar o EcoBici, deixe estes documentos já digitalizados em PDF aqui no Brasil, pois você poderá encontrar alguma dificuldade em achar um local que digitalize-os. Apesar de haver várias lan houses por lá, não achei nenhuma que fizesse isto… Eu, por sempre carregar meu notebook, tirei foto dos documentos pelo celular, mandei para o meu e-mail e converti para PDF através do note. Há também um aplicativo para smartphone chamado CamScanner, que você consegue fotografar e salvar em PDF.

Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

Foto: www.buenosaires.gob.ar/

6) A validação final do seu cadastro levará de 1 a 2 dias úteis, e será confirmada por e-mail. Poderá haver casos em que a pessoa deverá comparecer a um local com os documentos originais, mas no meu caso foi liberado sem nenhum problema.

Após isto, use o App com o RG e a senha cadastrada, e na frente de alguma estação digite o número dela no App e ele lhe mostrará as biciletas disponíveis e com apenas um toque e aguardando alguns segundos a sua bike estará liberada. 🙂

Dica final: antes de pedir a liberação de alguma bike, dê uma checada nas condições dela (pneu, corrente, freios), pois por ser um serviço público nem sempre elas estarão em bom estado. Das diversas vezes que solicitei bike pelo App, apenas duas estavam bem detonadas.

Espero que aproveitem a dica e façam como eu fiz: conheçam BA pedalando e economizando.

Foto: www.buenosaires.gob.ar/

Ah, Daniel, que maravilha que foi essa sua dica! Com certeza vai ser útil para a viagem de muitos leitores aqui do blog. Obrigada por compartilhar esse passo a passo conosco!

Veja relatos de outros turistas brasileiros em Buenos Aires na seção DICA DO LEITOR.

Se você tem alguma dica útil igual ao Daniel ou quer compartilhar sua experiência de viagem, mande um e-mail para nós: airesbuenosblog@gmail.com. Não esqueça de junto enviar algumas fotos!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

8 comentários em “Como usar o App EcoBici em Buenos Aires – Dica do leitor”

  1. Tem alguma bicicleta com suporte para levar criança?

    Responder

Deixe um comentário