Roteiro San Pedro de Atacama

A Antônia Canto fez uma viagem sensacional pelo Chile e Bolívia, passando pelo deserto do Atacama e o Salay de Uyuni, e nos mandou todos os detalhes desses lugares.

Essa é a segunda parte do relato da viagem dela. A primeira você lê aqui Deserto de Atacama e Salar de Uyuni e a terceira aqui Roteiro Salar de Uyuni.

Economia => Seguro Viagem Chile (com desconto)

Roteiro San Pedro de Atacama

1º dia – Vale de La Luna

roteiro deserto atacama

Horário: 16h – 20h
Preço: cerca de $10.000 pesos chilenos por pessoa

Esse lugar misterioso fica a apenas alguns minutos de San Pedro e pode ser visitado de bicicleta. Mas é interessante ir com um guia para poder entender a história da fantástica formação rochosa desta região desértica, que no passado era coberta de agua.

Aparentemente este local é o que temos de mais parecido com a superfície da lua. Por isso a NASA já vez vários testes na região.

O pôr do sol daqui é inesquecível. Em uma questão de minutos a paisagem se transforma com uma incrível luz avermelhada, fazendo você se sentir em outro planeta. Uma comunhão íntima com a terra.

2º dia – Salar de Tara

roteiro deserto atacama

Horário: 10h – 18h
Preço: cerca de $50.000 pesos chilenos por pessoa

Este é um dos passeios mais caros de San Pedro, mas sem dúvida um dos mais bonitos. O cenário muda completamente ao longo do caminho e você passa por paisagens que beiram o surrealismo. Se puder, vá!

roteiro san pedro de atacama

Você vai atravessar dunas, um deserto com rochas gigantescas, falésias avermelhadas e no final, o presente: o Salar de Tara. Impossível descrever esse lugar.

Lá o guia prepara um almoço bem simples mas gostoso, antes de começar a volta. (tomate, pepino, atum, ovo cozinho, arroz e frutas).

3º dia – Vale del Arcoiris

roteiro deserto atacama

Horário: 8h – 13h
Preço: cerca de $25.000 pesos chilenos por pessoa

O Valle del Arcoiris é dos lugares mais incríveis que já visitei. As montanhas são coloridas, variando do vermelho para o amarelo, verde, lilás, laranja e branco. Um efeito causado pela mistura de argila com minerais e restos vulcânicos.

Depois disso seguimos para uma área histórica onde é possivel ver petroglifos (inscrições antigas nas pedras) que datam de diferentes períodos. Nesse passeio encontramos muitas lhamas, uma ótima oportunidade para boas fotos.

3º dia – Laguna Cejar, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche

roteiro deserto atacama

Horário: 14h – 20h
Preço: cerca de $15.000 pesos chilenos por pessoa

A belíssima Laguna Cejar fica a aproximadamente 28 km de San Pedro. Ela tem uma cor azul escuro impressionante e toda a borda é branca, pois é formada de sal. Lindo demais.

Devido à alta concentração de sal é possível flutuar na água. Uma experiência divertida. Mas cuidado: se tiver qualquer machucado na pele vai arder.

A concentração de sal é tanta que você sai da água com o corpo branco. Por isso ali mesmo há um apoio com chuveiros e trocadores.

roteiro san pedro de atacama

Depois seguimos para os Ojos del Salar, dois pequenos poços. Num deles é possível tomar banho. Quando a água está parada o poço vira um espelho, refletindo a paisagem e proporcionando ótimas fotos.

O tour termina com um lindo por do sol na Laguna Tebinquiche (que na realidade é um salar). Por causa da alta temperatura a água evapora e forma um manto branco de sal puro.

4º dia Lagunas Altiplánicas (Laguna Chaxa, Lagunas Miscanti y Meñiques)

roteiro san pedro de atacama

Horário: 8h – 17:30h
Preço: cerca de $35.000 pesos chilenos por pessoa

O passeio começa na Laguna Chaxa, que faz parte da Reserva Nacional dos Flamingos. As águas paradas refletem o céu e transformam o local em um cenário de sonho. Além disso os flamingos voam livremente, sem medo dos visitantes. Lindo demais.

roteiro deserto atacama

Depois seguimos para as Lagunas Miscanti y Meñiques, que possuem uma impressionante cor verde, efeito do depósito de sedimentos vulcânicos que se acumularam no fundo.

Elas se formaram há cerca de um milhão de anos após a erupção de um vulcão, e no passado eram uma única lagoa.

Então é hora de parar para o almoço e fazer uma visita ao vilarejo Toconao, onde é possível comprar artesanato local.

5º dia – Geiseres del Tatio

roteiro deserto atacama

Horário: 4:30h – 11h
Preço: cerca de $22.000 pesos chilenos por pessoa

O motivo do tour começar tão cedo é que o horário de maior atividade dos gêiseres ocorre exatamente ao nascer do sol. Aqui faz muito, muito frio. A temperatura chega a cair mais de 10 graus da registrada em San Pedro.

Quando cheguei faziam 4 graus negativos. É preciso caminhar com cuidado por entre os gêiseres, por causa dos jatos de vapor que chegam a atingir alguns metros de altura. O visual é impressionante.

roteiro san pedro de atacama

Um dos pontos altos do passeio é o banho em uma piscina naturalmente aquecida. Mesmo com o frio é uma experiência inesquecível… e a água é bem quente. Sem falar do visual impressionante, pois você está rodeado de vulcões e montanhas cobertas de neve.

Na volta há uma parada no vilarejo de Machuca. Não deixe de experimentar o espetinho de lhama e as empanadas de queijo de cabra. Deliciosos!

No caminho é comum avistar a simpática raposa andina e as vicunhas, que são parentes das lhamas, muito comuns no deserto nos pampas alpinos.

TOUR ASTRONÔMICO

Existe também um tour noturno que dura cerca de 2h e é bastante indicado – mas eu não consegui fazer por causa do mau tempo. Quem organiza é a agência Space (Calle Caracoles, 166), que tem um dos maiores telescópios do Chile. Durante a visita as pessoas vêem as crateras da Lua, os anéis de Saturno, muitas constelações e outras maravilhas do universo.

Para ter uma ideia dos valores do post: 1 real custa mais ou menos 235 pesos chilenos.

Curtiram? Só as fotos já são uma viagem. Imaginem ao vivo! Em breve a Antônia conta o roteiro completo para o Salar de Uyuni na Bolívia. Para ver mais fotos dessa e de outras viagens da Antônia, sigam o Instagram dela: antoniacanto.

Quer compartilhar com a gente um roteiro de uma viagem incrível que você fez? Mande para airesbuenosblog@gmail.com

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Para comprar ingressos, transfer e passeios, conheça a parceria Aires Buenos + Turistando Buenos Aires, um atendimento feito por brasileiros.

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

19 comentários em “Roteiro San Pedro de Atacama”

  1. As agencias de san pedro levam ate salar de uyuni? Quantos dias?

    Responder
  2. parabens pelo blog, esta sensacional! o melhor que ja li sobre o atacama e salar. estou indo agora em Junho, porem terei apenas 6 dias para fazer atacama e salar =(
    o que me aconselha em atacama, que acha imperdivel? para ter tempo de conhecer o salar tbm

    Responder
  3. Oi, Tudo bem?

    Post muito legal!

    Adorei o fato de explicar cada lugar, colocar uma foto e ainda por os preços!

    Fica muito mais fácil visualizar a viagem.

    Estou com uma dúvida, é necessário reservar os passeios com guia ou dá para alugar um carro e ir conhecendo?

    Responder
    • Valeu, Paula! A Antonia, amiga nossa, que fez com muito carinho. Segundo ela o ideal é fazer passeio com o guia já que a região não é nada fácil!

      Responder
  4. Cara, estamos pensando em ir em abril /2015 p atacama, vamos de avião mas lá não pretendo alugar carro. Sabes se é possível contatar alguma agência para fazer estes passeios?

    Responder

Deixe um comentário