7 filmes para buenos aires

7 filmes para conhecer Buenos Aires

Quem aqui está esperando ansiosamente pela viagem para a capital portenha? Para já ir se preparando, separamos 7 filmes para conhecer Buenos Aires. Mas se o seu caso é outro e você morre de saudades da cidade, esse post vai com certeza fazer você relembrar das suas andanças pelas lindas ruas da Paris da América do Sul!

Para auxiliar no seu planejamento de viagem, criamos um roteiro fechadinho com 4 dias de viagem! É o nosso Guia Básico: 4 dias em Buenos Aires. Ou talvez você prefira o Guia Lado B dos pontos turísticos de Buenos Aires, com ótimos locais para se conhecer, porém não tão famosos assim!

7 filmes para conhecer Buenos Aires

Medianeras

medianeras

Esse romance moderno mostra os encontros e desencontros de um programador de sites com uma vitrinista. Eles são vizinhos e vivem em Buenos Aires. O filme mostra bastante os prédios e a arquitetura da cidade e por isso leva o nome de “Medianeras”, algo muito comum nas construções portenhas. Medianera é a lateral de um prédio, onde não há nenhuma janela, apenas parede e por isso é um ótimo espaço para se colocar anúncios.

Ambos moram na Av. Santa Fé, ele no número 1105 e ela no número 1183. O prédio em que a moça sobre infinitos andares de escada é o Edifício Comega, que fica na Avenida Corrientes, 222. Nesse local havia um restaurante com vista panorâmica da cidade, mas hoje não existe mais. Se quiser ir a um restaurante com uma bela vista panorâmica, visite o Zirkel, onde encerramos o Tour Buenas Noches! Ele é pertinho do Comega. O filme mostra também Edifício Kavanagh, a Travessa Corina Kavanah, o Palácio Anchorena (passamor por eles no tour Lado B de Buenos Aires), o Planetário (outro ponto do Tour Buenas Noches) e grande parte das filmagens foi feita em Belgrano. A cena mais fofura do filme ocorre na esquina da Av. Alvear com a Libertad.

 

O Segredo dos Seus Olhos

Segredo_dos_seus_olhos

“O Segredo dos Seus Olhos” ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009 e posso dizer que estranho seria se não ganhasse. O drama é protagonizado por Ricardo Darín, que interpreta um recém aposentado investigador que decide escrever um livro baseado em uma investigação que ele havia participado anos antes. O caso era de uma jovem estuprada e assassinada por um homem misterioso. O filme não é um mero drama policial, pois traz à tona emoções e lembranças, além de focar em um amor reprimido e no vazio da vida.

O protagonista e a mulher por quem ele é apaixonado trabalham no Palácio da Justiça, mas o filme também mostra o campo de futebol do Huracán, numa cena incrível, e também há boas cenas na estação de trens de Retiro, onde há uma despedida entre o casal que não é propriamente um casal!

Filho da noiva

o_filho_da_noiva

Outro filme estrelado por Ricardo Darín, que dessa vez é o filho da atriz Norma Aleandro, que ganhou o prêmio de Melhor Atriz do Festival de Gramado de 2012. Essa comédia dramática conta a história da família de Rafael (Darín), que é dono de um restaurante que herdou do pai e se vê sem tempo para si mesmo devido às excessivas cobranças de sua mãe, de sua namorada e também de sua ex-esposa. Até que ele tem um ataque cardíaco e começa a analisar a vida sobre um novo ponto de vista

A cena do casamento da mãe de Rafael foi gravada na igreja que há em San Isidro, pequena cidade ao norte de Buenos Aires e que fica no caminho para Tigre. O restaurante da família realmente existe, chamado de Centro Montañes e é focado na cozinha espanhola. No filme eles servem um delicioso tiramisú. Temos que ir até lá e provar se eles também fazem. Ele fica no bairro Colegiales, na Jorge Newbery 2818.

O Abraço Partido

abraco_partido

Com um tom ao mesmo tempo dramático e engraçado, “O Abraço Partido” traz Ariel (Daniel Hendler), um protagonista que trabalha na loja de sua mãe, vendendo lingerie. Ele não conhece o seu pai e sabe muito pouco sobre ele, tendo ciência apenas de que seu progenitor saiu da Argentina para lutar na guerra do Yom-Kippur. Com a crise assolando o país ele decide tirar um passaporte polonês e ganhar a vida na Europa, já que seus avós eram da Polônia.

O filme de 2004 teve suas filmagens feitas principalmente nas lojinhas do bairro Once, local onde ficava a loja da mãe de Ariel e dos outros colegas de trabalho que formam o núcleo do filme. A galeria vende, além de lingerie, artigos de feng-shui, tem um quiosque com internet e outras lojas que compõem o cenário.

Nove Rainhas

noverainhas

Mais um ótimo suspense com Ricardo Darín como um golpista veterano que tem a chance de aplicar o maior golpe da sua vida. Ao lado de outro picareta, interpretado por Gastón Pauls, eles se arriscam em uma negociação milionária envolvendo selos falsificados chamados de Nove Rainhas.

O filme se passa no Centro e e em Puerto Madero, com o Hotel Hilton como uma das locações do filme. É possível ver esse lindo hotel com paredes de vidro no nosso tour Buenas Noches. Seu endereço é Macacha Güemes 351.

Relatos Selvagens

relatos_selvagens

“Relatos Selvagens” foi lançado em 2014 e fez grande sucesso na Argentina, tornando-se rapidamente o filme mais visto do país. Produzido por Pedro Almodóvar, o filme conta diversas histórias de pessoas que passam por situações que literalmente dão nos nervos e acabam chegando ao limite. Pode ser uma traição, uma tragédia, um pequeno problema com o carro, tudo isso pode fazer alguém perde o controle. E é claro que um ótimo filme como esse tem o Ricardo Darín no elenco.

Durante o filme há um casamento e ele foi filmado no Hotel Continental, que fica no Centro. O endereço é Calle Moreno 809.

Tetro

tetro

Esse filme foi escrito e dirigido por Francis Coppola, sim o mesmo de O Poderoso Chefão, e retrata o encontro de dois irmãos em Buenos Aires. Eles são norte-americanos e o mais velho veio parar na capital portenha com o intuito de se afastar da família. Ele não atende mais pelo seu nome de batismo, sendo chamado então de Tetro. Seu irmão mais novo trabalha em um navio e quando aporta em Buenos Aires consegue encontrar com ele, que agora está muito diferente do que costumava ser.

Por ter forte presença de trabalhadores portuários e marinheiros, a maior parte das filmagens de “Tetro” foi feita no bairro da Boca. Então dá para conhecer um pouco das peculiaridades do bairro através do filme.

Viu só? Não é à toa que a Argentina é um importante pólo cinematográfico mundial. A indústria do cinema argentino é ampla e muito valorizada pelos portenhos. Agora não tem mais desculpa para você não conhecer o cinema dos hermanos, né?!

Para te ajudar, esses são os filmes que estão disponíveis no Netflix: Medianeras, O Segredo dos Seus Olhos e Tetro. Os demais é possível ver direto no Youtube.

Você já viu algum desses filmes? Escreva nos comentários o que achou, qual gostou mais! Vamos interagir um pouquinho. É sempre bom ter dicas de filmes e opiniões diferentes!

Veja também nosso post sobre Filmes Gringos que se passam em Buenos Aires.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários

  1. Geneci Oliveira

    Adorei o texto!! Já vi todos estes filmes, alguns mais de uma vez. Mas ainda tinha o que descobrir sobre as locações. Parabéns pelo trabalho.

  2. kikadelpiero

    Eu já fiz um tour pelas locações de ” Nueve reinas ” de tão fanática que era pelo filme!!

  3. Pingback: Filmes gringos que se passam na Argentina | Aires Buenos | Turismo, guias de viagem e segredos de Buenos Aires

  4. às vezes tenho a impressão de que vivo no Brasil por detalhe. assisti a todos estes filmes, muitos passei para meus alunos. sou uma entusiasta. meu favorito acho que é El Hijo de la Novia, mas me identifico muito com Relatos Salvajes (aqui na minha cidade éramos quatro pessoas na sessão, sente o drama). meu marido diz que eu sou portenha, que dirijo, bebo e falo como uma. só parei mesmo foi de fumar, e não uso flequillo. na nossa última viagem, fiquei correndo atrás da locação do “bombita”, do depósito dos carros, acabei achando atrás da Facultad de Derecho, só não sei se era real. 🙂 mas valeu o passeio

  5. Mauro Sergio

    Recomendo O Segredo dos Teus Olhos. Um dos melhores filmes que já vi.
    E não é no campo do Huracan, é do Racing.

  6. Pingback: 7 filmes para conhecer Buenos Aires - Bem Blogado

  7. Adorei a lista. Por incrível que pareça, assisti ontem O Segredo do Seus Olhos e adorei o filme. A estação de trem que você mencionou parece linda, também adorei o café que aparece no filme, onde o casal que não é casal rs se encontra. Estou aqui procurando Relatos Selvagens agora, para assistir de graça 😉

  8. Vi o segredo de seus olhos e tbm o Conto Chinês, ambos com Darin… Amei os dois. Hj verei outro!!!! Minha paixão pela Argentina é tanta q todos os dias procuro saber um pouco mais sobre ela!!!!

  9. Pingback: Projeto Palermo Hollywood | Tango 30

  10. Mentinha

    Já assisti Medianeiras e O Segredo dos seus Olhos. Medianeiras é um filme bom, mas causa uma certa melancolia, é um tanto angustiante. O segredo de seus olhos é um filme lindo e tem um desfecho impressionante…super índico…outro filme super legal com o Darin é um Conto Chinês!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *