entranha argentina

Você precisa conhecer a entranha argentina

Todo brasileiro que visita terras portenhas acaba devorando quilos e quilos de carne, na maioria das vezes bife de chorizo, bife de lomo ou ojo de bife.

Tudo uma delícia, mas que tal conhecer uma parte diferente e cada vez mais famosa em Buenos Aires e que não existe no Brasil? Sim, você precisa conhecer a entranha argentina. Aproveite e leia depois nosso post Chimichurri: Como usar para comer junto com sua carne!

Você precisa conhecer a entranha argentina

entranha argentina

Antes de mais nada é bom esclarecer que o nome desse corte não tem nada a ver com vísceras. É chamado entranha (entraña em espanhol), mas é um pedaço de carne. Nada de bucho e tripa, meu povo!

Diz a lenda que a entranha começou a ficar mais pop na Argentina depois da crise econômica de 2001. O pessoal já não tinha dinheiro para comprar bons cortes de carne e começaram a apelar para outras partes do boi. E não é que eles acharam uma delícia essa entranha e continuam comendo até hoje?

entranha argentina

Geralmente a entranha nem entra no prato! (Foto: TripAdvisor)

Esse corte corresponde a parte de fora da diafragma do bicho. Sabe quando a gente fica soluçando e contrai uma parte da barriga? Então, é mais ou menos isso!

A entranha tem duas partes, a fina e a grossa. Ambas são muito gostosas, mas a fina é a melhor, já que é menos gorda e mais macia. O gosto dela é mais forte e menos macia que o bife de chorizo por exemplo, mas é perfeita para o carnívoro que quer conhecer novos cortes. Acompanhada com um chimy-churry então aí a mistura fica matadora. Outra boa notícia é que o corte de entranha geralmente é enorme! Haja pança pra encarar esse bicho.

Brandon Palermo

Foto: Fanpage do Brandon

Se você curte carne bem passada, esqueça da entranha. Como ela tem muito sangue e cordura, fica boa mesmo mal passada. Se ela passa do ponto fica seca e horrível!

entranha argentina

Olha só que coisa delícia! Achei num fórum de carnes

Você vai encontrar uma boa entraña praticamente em qualquer parrilla de Buenos Aires. As que mais gosto são do La Dorita e do Brandon. Mas você acha na Parrila del Plata, Don Ernesto, Miranda, La Cabrera, Parrilla Peña e Parrilla Tito.

Já no Brasil é bem difícil achar uma entranha. Quem sabe em restaurantes argentinos e olhe lá. Segundo o Clube da Carne, site especializado no assunto, ela é conhecida como fraldinha do diafragma. Agora, vai pedir isso pro seu açougueiro e ver se ele entende. Será? Aqui nesse vídeo eles explicam como fazer em casa uma.

Saiba mais no nosso Breve Guia da Carne Argentina

Veja nossa lista dos 5 melhores bifes de chorizo de Buenos Aires

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários

  1. Adriano Snel

    Tulito, a entranha é vendida no sul do Brasil como vazio, no restante é Fraldinha ou Fralda. Explico: são partes indissolúveis aqui, a parte magra e gorda. Já na argentina e no Uruguai, eles vendem tanto junto como separado. Aí dão a nomenclatura de entraña pra parte magra e vacio para inteiro ou parte gorda.

  2. Tonoli

    No Rio grande do sul chamamos de ponta do vazio este corte. Muito saboroso, deve ser servido mal passado ou ao ponto.

  3. Rafael

    O La Caballeriza, restaurante argentino em que fica na alameda campinas, 530 em SP, tem uma excelente entranha. Macia e saborosa! Recomendo.

Curtiu? Comente aí!