10 programas em Buenos Aires para se sentir um portenho

10 programas em Buenos Aires para se sentir um portenho

Quer se sentir um portenho? Aqui 10 ideias simples de programas em Buenos Aires para parecer um verdadeiro local!

1. Tomar um Café em alguns dos cafés notáveis da cidade

programas em buenos aires

São 54 opções para tomar um café com uma medialuna recheada de muita história. Parar para tomar algo num café é algo extremamente portenho, parar em um Café Notável então é entrar num portal para um passado glorioso de Buenos Aires.

O que difere um café notável de uma cafeteria qualquer é basicamente a sua importância na história da cidade. Eles são escolhidos a dedo pela prefeitura, que raramente adiciona novos na lista. Para ser um notável o lugar precisa ter um patrimônio próprio com fatos culturais significativos, seja pela sua antiguidade, arquitetura ou relevância local. A prefeitura oferece assessoria para seus donos, ajuda com subsídios para melhorar a infraestrutura e incentiva um programa de atividades artísticas para os Cafés Notáveis.

Cada portenho tem um café notável preferido. Aqui você tem uma lista dos 54 com seu endereço e telefone. Os meus preferidos são El Hipopótamo em San Telmo e o El Banderín no Abasto.

2. Comer uma boa milanesa com batata frita

programas em buenos aires

Milanesa com batata frita para o argentino é como o arroz, feijão e bife para os brasileiros. Uma comida básica, simples, mas totalmente deliciosa e presente no seu dia a dia. Para ter uma experiência genuína em Buenos Aires é obrigatório provar pelo menos uma. Recomendo a milanesa napolitana, que vem com queijo, do El Preferido de Palermo. Ou simplesmente vá ao Club de La Milanesa, que oferece inúmeras opções do prato em vários locais da capital argentina.

3. Andar de patins no parque

programas em buenos aires

Nunca fiz isso, mas toda vez que vou em algum parque tenho que prestar muita atenção para não ser atropleado pelos patinadores. Na região do Rosedal e dos Parques de Palermo há uma infinidade de gente praticando esportes, correndo, pedalando e patinando. Outro point da patinação é Puerto Madero, principalmente à noite.

4. Bater panela em uma manifestação

programas em buenos aires

A crise faz parte da vida argentina e as manifestações ocorrem praticamente todo dia. De manhã a TV mostra as condições do tempo, estado dos aeroportos e já dá um panorama de quais ruas vão estar congestionadas por causa dessas manifestações. Dependendo do mês e da burrada que a Cristina Kirchner faz existem maciços panelaços que reúnem milhares de pessoas, como aconteceu em abril de 2013. Os principais pontos de encontros dos protestos são o Obelisco e a Plaza de Mayo. O que nunca entendi é como mesmo com anos de experiência em know-how em bater panelas os argentinos continuam tão sem ritmo.

5. Tomar mate debaixo do sol em algum parque

programas em buenos aires

Se não estão patinando ou correndo num parque, certamente os portenhos estão jogados na grama fazendo fotossíntese e tomando um mate. Não importa se está fazendo um calorão de 40 graus, os locais estão lá tomando mate com aquela cumbuquinha inseparável. Uma das grandes diferenças de Buenos Aires para as cidades brasileiras é a relação que seus moradores tem com a metrópole, fazendo questão de aproveitar todos os seus cantos e espaços públicos. Seja para tomar o chimarrão ou simplesmente dormir.

6. Comer empanada  e tomar vinho com soda

programas em buenos aires

Um programa popular porque é barato. Empanadas podem ser pedidas pelo telefone ou experimentadas em qualquer pizzaria. Já o vinho com soda parece um sacrilégio, mas é uma tradição dos vovôs da cidade. Dizer onde é a melhor empanada da cidade é um desafio enorme, mas recomendo muito a do Guerrín e do El San Juanino.

7. Ir para a balada de busão

Já nem sei quantas vezes fui pegar um ônibus às 3h da manhã e acontecer dele estar completamente lotado. É a hora do rush da balada, onde a juventude está indo para alguma casa noturna. Os ônibus de Buenos Aires são uma ótima forma de se locomover pela cidade e funcionam 24 horas. Geralmente durante o dia o intervalo entre eles é de 15 min e de madrugada meia-hora. Por serem frequentes e baratos, todo mundo vai e volta da náite de busão!

8. Ver alguma peça de teatro na Avenida Corrientes

programas em buenos aires

Não é um programa muito popular entre os brasileiros porque é algo que requer bastante domínio da língua espanhola, mas ver uma peça de teatro na Av. Corrientes, a Broadway portenha, é um programa clássico. É só passar de noite em frente aos inúmeros teatros da avenida, principalmente perto da região do Obelisco, para perceber como esse lugar respira cultura. Não faltam opções, desde as comédias mais escrachadas com mulheres seminuas a outras peças mais densas. Saindo da peça os portenhos lotam os restaurantes da Av. Corrientes, aqui nossa lista dos melhores da região.

9. Assistir um jogo  de futebol da segunda divisão

programas em buenos aires
Crédito: Futebol Portenho

Boca? River? A verdadeira paixão pelo futebol você encontra nos times pequenos. As equipes podem ter pouquíssima expressão mas mesmo assim tem torcidas apaixonadas. Eu mesmo tenho um colega de trabalho que é louco pelo San Telmo, um time que atualmente está na terceira divisão. O grande problema desses times é que a maioria tem estádios em lugares muito afastados do centro da cidade, quase sempre em áreas perigosas. Se você não tem um conhecido argentino para te levar, não vá. Atlanta e Ferro Carril Oeste são as exceções, já que seus estádios estão em bairros movimentados de Buenos Aires, um na Villa Crespo e outro no Caballito. Recomendadíssimo ver um jogo deles!

10. Fechar a noite comendo uma pizza

programas em buenos aires

É tradição fechar a noite comendo uma pizza em algumas das clássicas pizzarias portenhas. A Kentucky de Palermo é uma das poucas que fica aberta 24 horas na cidade. Outras boas opções são Guerrín e Banchero na Av. Corrientes e La Americana na Av. Callao, que ficam abertas até bem tarde.

Já fez algum desses 10 programas em Buenos Aires? Tem algo mais a acrescentar a lista? Diga pra gente nos comentários!

UPDATE

Agora temos uma versão em vídeo desse post no Aires Buenos TV! Veja abaixo:

Para comprar ingressos, transfer e passeios, conheça a parceria Aires Buenos + Turistando Buenos Aires, um atendimento feito por brasileiros.

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

 

25 comentários em “10 programas em Buenos Aires para se sentir um portenho”

  1. Pra ser um portenho mesmo, um portenho raiz. Vocês tem q ir numa manifestação e xingar todo mundo de boludo

    Responder

Deixe um comentário