Recentemente fomos passar 3 dias no Uruguai, um país agradabilíssimo que sempre visitamos. Depois de ter visitado duas vezes a cidade de Carmelo esse ano, dessa vez fizemos um roteiro curto de 3 dias entre as cidades de Colônia e Montevidéu.
Aqui deixamos um resumão do que fizemos, o que comemos e onde ficamos por lá!
Obrigatório => Seguro Viagem Uruguai (com desconto)
3 dias no Uruguai: Colônia e Montevidéu
A viagem para o Uruguai
Fomos de barco, saindo bem cedo às 8h da manhã. Compramos o barco mais rápido até Colonia del Sacramento no site do Buquebus. Chegando lá descobrimos que na verdade iríamos com a companhia Seacat. Aparentemente é tudo a mesma coisa. Veja mais sobre as opções no post post como ir de Buenos Aires para o Uruguai.
No terminal do Buquebus, que fica em Puerto Madero, você faz o check-in e logo depois a imigração. O interessante é que ali funcionam as duas imigrações, a argentina e a uruguaia. Você faz tanto o trâmite de saída da Argentina como entrada no Uruguai junto, o que é bem rápido e eficiente.
Não existem lugares marcados no barco, como fomos um dos últimos a entrar nossos assentos não eram os melhores. Mas a viagem é bem rapidinha e isso nem importa. Logo você está no Terminal Fluvial de Colônia.
Colonia del Sacramento
A cidade de Colônia é pequena e muito histórica. Ideal para um bate-volta saindo de Buenos Aires e voltando no mesmo dia. Nós ficamos um dia inteiro lá.
Chegamos às 9h da manhã de um dia e saímos às 10h do outro. Fizemos todas as reservas pelo Booking. Escolhemos a Posada El Viajero, que tem uma localização ótima mas achamos que ficou devendo um pouco em tudo. Pelo menos a vista do Rio de la Plata do quarto que ficamos compensou um pouco. Queríamos ter ficado na Posada Don Antonio que a Mariana do Hotel Querido recomenda, mas não tinha mais lugar. Fica pra próxima.
Vale a pena => Passeios em Colonia del Sacramento
A calma impera em Colonia del Sacramento. Ruazinhas de pedra, casas antigas, comércios pequenos e de famílias. É realmente uma ótima fuga para o caos de Buenos Aires.
Os preços, como todo o Uruguai, são bem mais caros que na Argentina e acaba sendo um choque. A dica é usar sempre que possível o cartão de crédito já que os turistas recebem uma devolução de 18,5% do valor gasto em restaurantes, hotéis e aluguel de carro. Dica valiosíssima!
Tomamos um café da manhã na sorveteria Freddo, andamos pelo forte, as ruas históricas, almoçamos no El Drugstore que é lindíssimo, tomamos um café com um alfajor de sequilho incrível no Ganache, subimos o farol histórico e depois paramos para ver um dos mais lindos por do sol que já vi.
Leia mais:
De noite tomamos bastante Medio y Medio junto com uma picada no Pulpería de los Faroles, onde rolava uma bandinha bem animada. Tá certo que a gente fica meio de saco cheio de ouvir Djavan num barzinho pela enésima vez mas tudo bem!
Leia mais: Roteiro de um dia em Colonia del Sacramento saindo de Buenos Aires
SEGURO VIAGEM COM ATÉ 20% DE DESCONTO
Não esqueça de fazer um bom Seguro Viagem, afinal, você não vai querer ficar desprotegido longe de casa, né?! Clique aqui para encontrar os melhores preços garantidos, pague no boleto, pix ou em até 12 vezes no cartão. Aproveite e ganhe até 20% de desconto, é só apertar no botão abaixo.
Trajeto Colonia-Montevidéu
No dia seguinte acordamos cedo, tomamos o café no hotel e fomos para a rodoviária de Colônia que fica a menos de 5 min caminhando.
Existem duas companhias de ônibus que fazem o trajeto Colônia-Montevidéu: COT e Turil. Uma vai direto e outra vai num pinga-pinga dos infernos. Adivinha qual a gente pegou?
A Turil, que para a toda hora, carrega gente em pé no ônibus e é um verdadeiro caos. Uma viagem que normalmente dura 2 horas durou quase 3h. Não sabíamos desse detalhe. Da próxima pegamos a COT!
Montevidéu
Foi minha quinta vez em Montevidéu e, de todas, foi o melhor hotel que escolhi. Veja outros posts das viagens passadas para o Uruguai, Mendoza, Estados Unidos e San Antonio de Areco na categoria Outros Destinos.
Ficamos no NH Columbia, na Ciudad Vieja, bem em frente a Rambla. Escolhemos um quarto com vista incrível para o rio. Quarto confortável, cama daquelas deliciosas de hotel e um café da manhã sensacional, com um janelão que dá também para o rio.
Mais dicas => Onde ficar em Montevidéu
De cara fomos direto, caminhando mesmo, até o Mercado del Puerto. Um mercadão histórico cheio de restaurantes que vendem o melhor da carne uruguaia e também frutos do mar. Já comi muito bem nesse lugar, mas dessa vez nossa escolha não foi das melhores. Atendimento lento e desatento, comida bem mais ou menos. Tudo bem que o lugar estava cheio, mas isso não era desculpa. Pelo menos tomamos mais Medio y Medio, esse sim nunca decepciona!
Leia também:
Depois caminhamos um pouco pelo centro e Avenida 18 de Julio. Passamos pela famosa fonte dos cadeados e voltamos caminhando pela rambla, que estava movimentadíssima, até o hotel.
De noite ficamos por lá mesmo, batendo papo e conversando. Saímos para comprar umas coisas para comer e beber, incluindo outra vez o Medio y Medio, no supermercado Tata, que tinha uma filial mais ou menos perto.
De dia, depois de um ótimo café da manhã no hotel e fazer check-out no hotel, partimos pra Ciudad Vieja outra vez. Fomos no Museu Torres Garcia e depois nos aventuramos de ônibus até o bairro de Pocitos.
Caminhamos pela orla até o famoso letreiro e aproveitamos para tirar umas fotos. Já com fome andamos muito até encontrar um lugar para comer. Perto da orla não tinha simplesmente nada. Mas toda a caminhada valeu demais a pena.
Chegamos até o Expreso Pocitos, um bar super antigo que vende os deliciosos chivitos. Atendimento buena onda e uma comida ótima. O preço era um pouco alto, mas nada muito diferente do que é em todo o Uruguai.
Confira => Passeios em Montevidéu e arredores
Papo vai e papo vem e já era hora de voltar para o hotel, pegar as malas que tínhamos deixado lá e depois ir rumo ao Terminal Tres Cruces. De lá partiria o ônibus do Buquebus até Colônia, onde pegaríamos o barco de volta pra Buenos Aires.
Toda época de feriado na Argentina o Buquebus lota e não foi diferente dessa vez. Filas enormes, uma confusão e quase perdemos o ônibus pela bagunça. No fim deu tudo certo e embarcamos. Chegamos felizes e contentes a Buenos Aires.
Diferenças do Uruguai para a Argentina
Argentina e Uruguai são países bem parecidos, mas na hora do turismo existe enormes diferenças. A principal são os preços. O Uruguai é um país bem mais caro. Além disso no país do Mujica é bem mais negócio usar cartão de crédito, justo o contrário que na Argentina.
No geral, acho os uruguaios bem menos estressados e o atendimentos nos locais muito mais agradável. Muita gente diz que é mito, mas morando oito anos em Buenos Aires eu ainda me irrito muito com a demora dos garçons algumas vezes.
Um dos dias que estivemos em Montevidéu foi domingo e o centro estava completamente morto. Pouca gente na rua, negócios fechados e quase nada acontecendo. Vale a pena levar isso em conta!
Vi muitos brasileiros em Montevidéu principalmente, mostrando que a capital uruguaia está se transformando num destino cada vez mais popular entre os brazucas. Existe muito a se ver e conhecer por lá!
E você, curtiu nosso pequeno roteiro de 3 dias no Uruguai? Já visitou o país? Tem alguma dica imperdível? Deixe nos comentários!
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Sou brasileiro e moro há vários anos em Buenos Aires. Cansei de ver brasileiros entrando em roubadas na cidade, por isso sempre tento trazer dicas e as últimas informações para quem quer conhecer a capital portenha. Trabalho no Departamento de Criação da Fox International Channels.
Você pode me achar no Google+
Olá, Túlio! Excelente o seu blog, parabéns! Vi que vcs foram e voltaram do Uruguai por Colônia. Sabe me dizer as diferenças (vantagens e desvantagens) de ir por Colônia e voltar a BsAs por Montevidéu? Eu havia pensado em voltar diretamente de Montevidéu, também de Buquebus. Abraço!
Simone, a diferença é o preço e opções de horário. Volta de Colonia é mais barato e tem muito mais barcos fazendo esse trajeto diariamente.
Eu e meu marindo vamos fazer esse caminho no final do ano só que inverso. Obrigada pelas dicas, tem nos ajudado muito.
Beleza hein Tulio, eu e Graci já estamos planejando uma viagem a Montevidéu num futuro próximo.
Vale a pena
Espumante??…..hummmmm….. Vou querer experimentar. Muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas. Valeu Túlio!!!
Oi Tulio!! Eu, de novo, te perturbando….rsss….. Adorei o relato, mas tenho duas dúvidas: como é esse negócio da devolução de 18,5% usando o cartão de crédito em Colônia?? E o que é media y media?? Valeu!!
Medio y Medio é uma bebida, parece um espumante. A devolução vem no seu cartão de crédito, desde que seja gasto em hospedagem ou restaurante.