Quando vim a Buenos Aires pela primeira vez, em 2005, eram poucos os que se aventuravam sobre duas rodas não-motorizadas pelo trânsito infernal dessa cidade. Muita coisa mudou de lá pra cá, felizmente, e hoje a capital parece estar vivendo uma verdadeira revolução ciclística, com 3,5% da população se locomovendo em bicicletas.
Se você é afim de conhecer a capital portenha numa velocidade mais amigável e sob outro ponto de vista, descubra agora como descolar uma magrelinha e sair por aí.
Economia => Seguro Viagem Argentina (com desconto)
De bicicleta por Buenos Aires
Única cidade da América Latina a integrar o ranking das cidades mais “bike-friendly” do mundo, onde ocupa o décimo quarto lugar entre 122 centros urbanos avaliados pela instituição dinamarquesa Copenhagenize Design Co, Buenos Aires vem descobrindo nas bicis um meio de transporte não-poluente, saudável, barato e prazeroso.
Hotel com desconto e pagamento parcelado
Pesquisando hotel?! Então, dê uma olhada no El Quarto, uma plataforma brasileira onde você consegue os melhores preços. E mais: ganhe 5% de desconto usando o nosso cupom AIRESBUENOS, pague com PIX ou em até 12 vezes no cartão de crédito. O bom é que em praticamente todos os hotéis é possível cancelar ou alterar datas sem custo.
Reserve aqui!!!
Por que é tão fácil pedalar em Buenos Aires?
A resposta é bastante óbvia: a cidade é super plana. Mas não é só por isso!
Há cinco anos, o governo local se inspirou no parisiense Vélib e criou o Ecobici, um sistema de aluguel público e gratuito de bicicletas.
São mais de 150 mil usuários cadastrados e quase 150 km de ciclovia exclusivas (que aqui eles chamam de “bicisenda“), a maior parte protegida dos carros por uma mureta, o que dá muita segurança pra quem não se arriscaria a dividir o espaço com ônibus e motoristas aloprados (aqui tem bastante, acredite).
Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!
Qualquer pessoa maior de 18 anos pode usar o sistema, inclusive turistas, basta apresentar o passaporte (no caso dos brasileiros, o RG também vale) e o selo de entrada no país. O cadastro pode ser feito online ou pessoalmente, numa sede da Ecobici.
Para retirar a bike numa das 32 estações disponíveis, existem três possibilidades: usar um aplicativo de celular (você vai precisar de rede), ligar pro 2424 (você vai precisar de uma linha local ou ser milionário) ou ainda fazer uma tarjeta VOS. Foi o que fizemos.
Confira => Passeios em Buenos Aires
Começamos a usar o sistema há algumas semanas e já adoramos. Ainda há apenas 850 bicicletas rodando, mas o aplicativo do Ecobici mostra quantas estão disponíveis e qual é a estação mais perto de você.
Na prática, porém, prepare-se para algumas chatices: nem sempre o sistema está funcionando redondinho e às vezes ele não atualizou as informações, então pode acontecer de você caminhar até um posto de bici e chegar lá para descobrir que não tem nenhuma.
Outra chatice é ter apenas 1 hora pra pedalar direto, mas aí você pode devolver a magrela e pegar outra em questão de 5 minutos. Nos finais de semana, o período é de 2 horas.
Se você prefere gastar uns pesos mas garantir um conforto maior, o jeito é alugar uma bike. Há várias empresas que prestam este serviço aqui em Buenos Aires, como a Biking Buenos Aires e a Bicicleta Naranja.
Transporte => Transfer privado do aeroporto de Ezeiza
Leia também:
Para quem está morando na cidade ou vai passar uma temporada mais longa, sempre existe a ideia tentadora de comprar uma magrelinha.
A boa notícia é que, como não precisa de marcha para pedalar numa cidade plana, qualquer Barra Forte usada resolve o problema. Uma playera, por exemplo, pode custar menos de mil pesos.
Já uma dobrável Aurorita fica na faixa dos 6 mil, segundo minhas buscas no Mercado Libre. O comércio de bicicletas em Buenos Aires é uma loucura e há até grupos no Facebook para facilitar as negociações.
Imperdível => Passeio para o Delta do Tigre c/ Passeio de Barco
Pra se ligar nas dicas, notícias e curiosidades sobre o mundo do pedal em terras portenhas, não deixe de acompanhar o excelente programa de rádio Baires en Bici, que também mantém um blog no La Nación. Como diz seu slogan: “El auto ya fue“. Ou, em bom português: “o carro já era”.
Vem pedalar em Buenos Aires, vem! Depois, conta pra gente como foi essa experiência.
E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉
Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.
Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!
COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>
E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉
Sou jornalista e tradutora brasileira, e há doze anos visito regularmente Buenos Aires. Em agosto de 2015 vim pra cá de mala e cuia para passar uma longa temporada. Livros, cinema e cultura em geral são meus assuntos preferidos. Você pode acompanhar minhas andanças aqui no Aires Buenos e também no Medium.
Se os lugares forem muito distantes um do outro e, por exemplo, eu quiser pegar metrô ou ônibus, eles aceitam bikes?
Isso considerando até ser minha bicicleta…
Mayara, não é possível levar sua bicicleta no metrô nem nos ônibus. Como a cidade é plana, dá para ir pedalando por longas distâncias!
Bom dia,
Amei o post: contém muita informação <3
Gostaria de saber se com apenas 1 cadastro ou uma tarjeta, da para retirar mais de 1 bike.
Obrigada
Oi, Babi! Sim, uma bike por cadastro apenas. Nesse post tem o passo a passo: https://airesbuenosblog.com/app-ecobici-buenos-aires-dica-do-leitor/