Desvalorização do peso argentino: como isso afeta o turista?

O fim de 2013 e início de 2014 estão sendo os mais caóticos desde que me mudei para a Argentina em 2006. Ondas de calor, cortes de luz frequentes e agora uma desvalorização brusca do peso.

Em menos de uma semana ele caiu quase 20%, trazendo muitas incertezas para os argentinos. A política econômica da presidente Cristina Kirchner parece tão imprevisível como o Messi, nunca sabe pra que lado ele vai dar o drible. Porém, ao contrário do futebol, a imprevisibilidade é terrível para a economia. Ninguém sabe o que pode acontecer, se vai aumentar ainda mais, se vai baixar e etc.

crisdolares

Mas afinal como isso vai afetar os turistas que passam por Buenos Aires?

1. A curto prazo, com a desvalorização do peso, obviamente o real acaba valendo mais. Ou seja, seu dinheiro acaba podendo comprar mais coisas em Buenos Aires. Talvez volte a valer a pena fazer compras na Villa Crespo e a conta no restaurante fique bem mais barata em reais. Outra coisa é que a diferença de trocar um real no mercado oficial com o real no mercado paralelo tende a cair. Ou seja, repense se você for querer fazer câmbio negro. Essa operação que sempre teve seus riscos começará a oferecer menos vantagens.

2. A longo prazo deve acontecer um aumento da inflação argentina. Afinal com o dólar mais caro, todas as coisas que vem de fora acabam aumentando o preço. Desde um salmão chileno a uma banana equatoriana, comer deve ficar mais caro em pesos. Algumas roupas e outros itens importados também. A única dúvida é o quando será a inflação e o quanto isso afetará o turista. Mas o mais provável é que a Argentina em geral fique mais barata para quem visita.

No mais é esperar e ver o que acontecerá. A própria presidente tinha afirmado há cerca de um ano que não desvalorizaria a moeda e depois fez exatamente o contrário. Como disseram no Twitter: Uma semana na Argentina tem mais ação que todos os filmes do Rambo juntos.

E você, o que acha de todas essas mudanças econômicas? Deixe sua opinião nos comentários!

Para comprar ingressos, transfer e passeios, conheça a parceria Aires Buenos + Turistando Buenos Aires, um atendimento feito por brasileiros.

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

 

172 comentários em “Desvalorização do peso argentino: como isso afeta o turista?”

  1. Túlio. Uma ajuda.
    Viajo com mais uma pessoa agora dia 09/06 para buenos aires. O cambio brasileiro está em R$ 0,35 por peso. Compensa mais trocar no aeroporto de Ezeiza mesmo? Obrigado!

    Responder
  2. como comentamos antes, nunca recomendamos essa empresa para Transfer e faz tempo nem mesmo para cambio. É uma pena, Vinicius. Espero que tirando esse percalco vc tenha aproveiatdo bem Buenos Aires.

    Responder

Deixe um comentário