Desvalorização do peso argentino: como isso afeta o turista?

O fim de 2013 e início de 2014 estão sendo os mais caóticos desde que me mudei para a Argentina em 2006. Ondas de calor, cortes de luz frequentes e agora uma desvalorização brusca do peso.

Em menos de uma semana ele caiu quase 20%, trazendo muitas incertezas para os argentinos. A política econômica da presidente Cristina Kirchner parece tão imprevisível como o Messi, nunca sabe pra que lado ele vai dar o drible. Porém, ao contrário do futebol, a imprevisibilidade é terrível para a economia. Ninguém sabe o que pode acontecer, se vai aumentar ainda mais, se vai baixar e etc.

crisdolares

Mas afinal como isso vai afetar os turistas que passam por Buenos Aires?

1. A curto prazo, com a desvalorização do peso, obviamente o real acaba valendo mais. Ou seja, seu dinheiro acaba podendo comprar mais coisas em Buenos Aires. Talvez volte a valer a pena fazer compras na Villa Crespo e a conta no restaurante fique bem mais barata em reais. Outra coisa é que a diferença de trocar um real no mercado oficial com o real no mercado paralelo tende a cair. Ou seja, repense se você for querer fazer câmbio negro. Essa operação que sempre teve seus riscos começará a oferecer menos vantagens.

2. A longo prazo deve acontecer um aumento da inflação argentina. Afinal com o dólar mais caro, todas as coisas que vem de fora acabam aumentando o preço. Desde um salmão chileno a uma banana equatoriana, comer deve ficar mais caro em pesos. Algumas roupas e outros itens importados também. A única dúvida é o quando será a inflação e o quanto isso afetará o turista. Mas o mais provável é que a Argentina em geral fique mais barata para quem visita.

No mais é esperar e ver o que acontecerá. A própria presidente tinha afirmado há cerca de um ano que não desvalorizaria a moeda e depois fez exatamente o contrário. Como disseram no Twitter: Uma semana na Argentina tem mais ação que todos os filmes do Rambo juntos.

E você, o que acha de todas essas mudanças econômicas? Deixe sua opinião nos comentários!

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

170 comentários em “Desvalorização do peso argentino: como isso afeta o turista?”

  1. Oi Tulio. Estou chegando agora dia 03/05. Gostaria de saber se o comercio vai estar aberto para fazer a troca de real para dólar na florida? Tudo fecha como aqui no brasil?? Terei a tarde deste dia livre e gostaria de ir a feirinhas, sabe de alguma?

    Responder
    • OI, Angelica. Quinta e sexta é feriado. Muita coisa fecha sim. Feirinha só sabado e domingo, recoleta e San telmo!

      Responder
  2. Oi Tulio! Com esse aumento do dolar em relação ao real aqui no Brasil, fico perdida se interfere minha ida a BA, Minha pergunta é: tá valendo a pena ir viajar a passeio pra Buenos Aires? Ou está mais caro que o normal? Obrigada!

    Responder
  3. Olá Túlio, aqui no Brasil a cotação está 1 peso para 0,45 centavos, achei essa cotação boa…
    e do uruguai está 1 peso uruguaio para 0,17 centavos

    Responder
    • Marcia, péssima cotação do peso no Brasil. Troque aqui na Argentina. A do peso uruguaio também tá horrível.

      Responder
  4. Tulio, os taxi trazem de volta ao Brasil? vou para foz e gostaria de atravessar a fronteira? Tenho medo de entar com meu carro lá, pode me orientar?

    Responder

Deixe um comentário