El Gato Negro, um clássico em Buenos Aires

Alguns anos atrás, enquanto fuçava livros nos sebos da avenida Corrientes, descobri por acaso um dos cafés mais charmosos – e cheirosos! – de Buenos Aires: El Gato Negro.

Desde então, sempre que estou por ali e quero fazer um lanche não muito apressado, tomar um chá ou comprar uma lembrancinha pra alguém, costumo voltar àquele bar e café que, como já era de se esperar, integra a seleta lista dos notáveis de Buenos Aires.

Economia => Seguro Viagem Para a Argentina (com desconto)

El Gato Negro, um clássico na Corrientes

El gato negro
El Gato Negro em Buenos Aires, um café imperdível!

Aberto em 1928 no trecho mais emblemático da Corrientes, entre as ruas Montevideo e Rodríguez Peña, o lugar começou como um armazém de cafés, chás, especiarias e condimentos. Só muito tempo depois, em 1997, é que colocou mesas para servir os clientes no salão.

Ao entrar ali, antes mesmo de reparar no maravilhoso mobiliário de carvalho e freixo italiano muito bem conservado, uma delicada onda de canela, jasmim, curry, cravo de cheiro e outros aromas invadirá suas narinas. Sem esquecer do cardamomo, que, aliás, é a senha do wifi.

A mistura é saborosamente confusa e estimulante aos sentidos. Não por acaso o escritor e tradutor Marcelo Barbão, nosso amigo, descreveu que seria como entrar num daqueles mercados árabes que vemos em filmes.

Confira => Passeios em Buenos Aires

El gato negro

Segundo o pesquisador Carlos Cantini, que há anos vem escrevendo a história dos cafés portenhos no blog Café Contado, o primeiro dono do lugar foi um espanhol que, antes de fincar raízes na Argentina, viveu entre o Ceilão, Singapura e as Filipinas, onde conheceu a fundo o mundo das especiarias.

O primeiro nome do Gato Negro foi La Martinica, mas depois de um ano foi rebatizado em homenagem a um café de Madri, onde era comum ver um gato preto com uma gravata borboleta sentado tranquilo na vitrine – ícone que acabou virando a marca registrada do café portenho.

E por falar na capital espanhola, que tal ler sobre onde ficar em Madrid, caso um dia resolva visitar a cidade?!

El gato negro

Da última vez que fui, pedi um chá verde com laranja e gengibre e uns sanduichinhos de miga que estavam uma delícia.

Também é possível comprar ervas aromáticas, sementes, condimentos e especiarias a granel no balcão – os vendedores costumam ser atenciosos.

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR + 5% DE DESCONTO

Chip de viagemQue tal já chegar ao seu destino já conectado? O chip da American Chip tem planos de dados ilimitados, que funcionam em mais de 200 países. Bom, né?! Use o cupom TURISTAPROFISSIONAL quando for fechar o pagamento e ganhe 5% de desconto

COMPRE SEU CHIP AQUI!


A casa ainda vende chocolates, frutas cristalizadas e cafés exóticos, torrados e moídos na hora. As latinhas com a logomarca do gato preto são irresistíveis, além de serem um souvenir de viagem muito original.

No salão do andar de cima costumam haver mostras artísticas e concertos musicais, geralmente com entrada franca.

Pesquise seu hotel em Buenos Aires aqui!

El gato negro

El Gato Negro fica na Corrientes, 1669, bem no meio das estações de metrô Callao e Uruguay.

O horário de funcionamento é das 9h em diante, todos os dias (segundas até às 22h, terças até 23h, quarta e quinta fecha à meia-noite, sexta e sábado às 2h e, aos domingos das 15h às 23h).

 – Veja mais coisas para fazer perto do El Gato Negro no post 10 restaurantes na Avenida Corrientes que você precisa conhecer

– Acesse nosso Guia do Centro de Buenos Aires com toda informação turística sobre esse bairro

Leia também:

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

4 comentários em “El Gato Negro, um clássico em Buenos Aires”

  1. Lindo, exótico ,chás e bolos deliciosos! Charme puro

    Responder
  2. Gente, uma dica que vale para qualquer viagem!!!
    Tomem cuidado ao comprar especiarias, café e qualquer outro produto alimentício a granel!!!!
    Se forem parados na alfândega aqui no Brasil, eles podem não deixar vocês entrarem com os produtos se eles estiverem apenas embalados em sacos plásticos (à vácuo ou normal mesmo), sem ter nenhuma etiqueta de inspeção sanitária!!!
    Digo isso pois na minha viagem para a Turquia, trouxe um monte de temperos e chás do Mercado das Especiaria e tudo foi retido na alfândega pois eles não podiam verificar se os produtos não continham pragas e tal..
    Sim, foi tudo para o lixo da PF.. provavelmente incinerado. =(
    Fiquei muito triste pq alguns eram presentes… fora o dinheiro que gastei.

    Responder
  3. Uhum… Três tipos de desejo de conhecer e provar desse Café!!!

    Responder

Deixe um comentário