Mar del Plata, Argentina

Conhecida por ser o principal balneário argentino, Mar del Plata recebe todo verão milhares de visitantes em busca de sol, praia, calor e muita diversão de dia e de noite.

Além das praias lindas que são extremamente convidativas, o local apresenta boa infraestrutura turística, com hotéis e bares bastante animados, além de atividades de lazer voltada para as maravilhas do oceano, como é o caso do Museu do Homem do Porto e um aquário com show de animais.

Se você gosta de curtir uma praia, vivenciar cultura e navegar em histórias sem dúvidas o balneário argentino é parada obrigatória na sua viagem.

Veja neste post um guia completo de Mar del Plata!

Seguro Viagem Argentina Barato – Com desconto!

Mar del Plata

Mar del Plata, Argentina: tudo o que você precisa saber!

Vai viajar para a Argentina? Nesse artigo iremos te contar todos os motivos pelos quais Mar del Plata deve estar no roteiro da sua viagem.

Descubra aqui onde fica, como chegar, o que fazer e tudo o que você precisa saber para sua viagem ao destino “La Feliz”.

Veja abaixo o que você vai encontrar por aqui:

Não perca! => Tour panorâmico por Mar del Plata

Onde fica Mar del Plata

A cidade de Mar del Plata está localizada no litoral da Província de Buenos Aires, mais precisamente no centro-leste da Argentina e distante pouco mais de 410 km da capital Buenos Aires.

Devido a sua localização na costa do Oceano Atlântico, essa é uma das cidades mais importantes e mais visitadas pelos argentinos principalmente no verão.

Mar del Plata onde fica
Veja onde fica Mar del Plata em relação à Buenos Aires

Menu – TOPO

Vamos saber como chegar até lá?

Como chegar à Mar del Plata

Saindo do Brasil, primeiramente, é preciso chegar até a cidade de Buenos Aires.

Então, a partir de Buenos Aires há diversas maneiras de chegar ao balneário.

De carro:

De carro é praticamente uma linha reta entre Buenos Aires e Mar del Plata.

São cerca de 4:30h indo direto pela Ruta Provincial 2 (RP2). Veja no mapa.

De ônibus:

De ônibus o trajeto dura aproximadamente 5h30 e o valor da passagem custa a partir de $ 3.000 pesos o trecho.

As passagens podem ser compradas através deste site.

De trem:

Também é possível utilizar o serviço de trem para chegar à Mar del Plata.

Neste caso, a viagem dura cerca de 6 horas e a passagem pode ser adquirida através deste site.

De avião:

Outra opção, e a mais rápida, é ir de avião. A companhia área que realiza esse trajeto é a Aerolíneas Argentinas e a duração de voo saindo de Buenos Aires é de menos de 1 hora.

Carro Utilize a RentCars e ache o melhor preço de aluguel de carro comparando em mais de 100 locadoras de uma só vez. Pague em real, parcelado em até 12x e com atendimento em português. CLIQUE AQUI E CONFIRA.

 

Menu – TOPO

Precisa de Seguro Viagem para Mar del Plata?

Como Mar del Plata é um município da Argentina e, para entrar na Argentina não é obrigatório o turista a ter um seguro viagem, você não precisa ter seguro para ir para lá.

A Argentina é um dos países em que não precisam de passaporte, podemos entrar somente com a carteira de identidade, desde que a foto seja recente.

Mas, acredite, ele continua super importante e nós aconselhamos fortemente você a contratar um Seguro Viagem Argentina. Como em qualquer viagem, estamos suscetíveis ao aparecimento de certos problemas, seja problema de saúde, seja com a mala, com as passagens… Um seguro viagem vai te ajudar em quaisquer

Faça uma cotação do seu seguro viagem com até 20% de desconto aqui!

Menu – TOPO

Qual a melhor época para ir para Mar del Plata?

A cidade é um destino de praia, com toda a sua infraestrutura dedicada ao banho de mar, portanto, a melhor época para visitar Mar Del Plata é mesmo o verão.

Só que, como você pode imaginar, nesta época a cidade é mais cheia e, consequentemente, mais cara.

Mas, se você não puder ir neste período, aproveite o que a cidade tem a oferecer além das praias, a começar pelo seus lindos visuais.

Veja todos os passeios e tours em Mar del Plata

o que fazer na Argentina
As praias preparadas para receber os banhistas

Menu – TOPO

Quantos dias ficar em Mar del Plata, Argentina?

Deu para perceber que Mar del Plata tem muito a oferecer, não foi?

Então, para curtir tudo o que a cidade tem de bacana indicamos uma permanência de no mínimo 7 dias. E não hesite em ficar mais dias se possível, hein?!

Entretanto, caso não tenha tantos dias disponíveis, vale a pena selecionar as atividades que mais lhe agradou e montar um roteiro para a quantidade de dias possíveis.

O importante é não deixar de conhecer a “Ciudad Feliz”!

Menu – TOPO

Clima em Mar del Plata

Em Mar del Plata as estações são bem definidas durante todo o ano.

De dezembro a março tem o verão, com dias secos e ensolarados, com possibilidade de breves pancadas de chuva. No verão a temperatura pode alcançar os 30°C.

De junho a setembro temos o inverno, que costuma ser bastante frio! Durante o dia, a temperatura pode chegar aos 14°C e durante a noite ela facilmente alcança os 3°C.

De setembro a dezembro temos a primavera, com um clima ameno e a temperatura fica por volta de 20°C. O mesmo acontece entre março e junho, no outono

Imperdível => Passeio de barco em Mar del Plata.

praias em Mar del Plata
O ponto alto de Mar del Plata é o verão, com temperaturas quentes e praias lotadas

Menu – TOPO

Melhores praias de Mar del Plata

Mar del Plata tem muitas praias, mas podemos dizer que duas são as principais e mais conhecidas.

Playa Varese

A Playa Varese fica bem no centro da cidade e é uma das amadas pelos turistas e também pelos banhistas locais. Ali você vai aproveitar a praia para banho, tomar sol, mas também para a prática de esportes em suas areias.

Ali em sua orla está o Torreón del Monge, um “castelo” que é um verdadeiro clube de praia, com piscina, varandas, restaurantes…  Nós chegamos a tomar um café da tarde lá e é um local que vale a pena.

Vale a pena => Trilha pela Laguna de los Padres

praias de Mar del Plata
Torreón del Monge, na Playa Varese em Mar del Plata, Argentina

Playa Bristol

Outra praia muito badalada em Mar del Plata, bem na região central da cidade, é a Playa Bristol. Se quiser ficar por ali, no verão, é bom chegar cedo, pois suas areias ficam sempre lotadas nessa época.

A faixa de areia é bem extensa e sempre cheia, porque é a praia mais procurada da cidade. Até porque ela está bem próxima do centro comercial da cidade.

A Playa Bristol tem em sua orla a Plaza Colon, a qual fica bem em frente ao Casino Central. Aquela região também fica cheia de turistas e moradores caminhando, fazendo esportes, apreciando a vista.

Aventura => Trilha pela Costa de Mer del Plata

o que fazer em Mar del Plaza
A Plaza Colon em frente à Playa Bristol

Menu – TOPO

O que fazer em Mar del Plata

Como já mencionamos anteriormente, o local é um dos destinos favoritos na Argentina, não apenas pelo seu litoral, mas também por ser conhecida como o balneário mais alegre e descolado do país e devido a isso, é carinhosamente chamada de “La Ciudad Feliz”.

Por lá os visitantes vão encontrar além de praias, muitas atividades culturais, históricas, parques, atividades esportivas e muito mais!

Vem conferir com a gente o que fazer em Mar del Plata!

Porto de Pescadores:

Iniciamos a nossa lista com o lugar mais imperdível da cidade.

Na visita ao Porto de Mar del Plata é possível observar e tirar muitas fotos com o visual dos barquinhos coloridos atracados no mar, além da fofura dos lobos-marinhos que aparecem para encantar os visitantes!

E não termina por aí… No porto ainda é possível comprar frutos do mar frescos e saborear pratos locais e nacionais em um dos diversos restaurantes disponíveis nas redondezas do porto.

lobos marinhos em Mar del Plata
Os lobos marinhos descansando nas areias do balneário

Menu – TOPO

Praias de Mar del Plata:

Com cerca de 40 km de extensão, o litoral da cidade possui diversas praias de diferentes características.

Entre as principais praias da região estão a Playa Varese e a Playa Bristol, bastante frequentadas por estarem localizadas numa região mais central e a poucos passos de comércios e hotéis.

No geral, as praias da cidade possuem boa estrutura para receber os visitantes com aluguel de guarda-sóis, cadeiras e barracas.

A temporada de praia em Mar del Plata acontece principalmente nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro e caso esteja indo nesse período, é preciso chegar cedo para conseguir um lugarzinho na disputada faixa de areia.

Visita guiada por Mar del Plata

praias de Mar del Plata
Uma das praias de Mar del Plata preparada para receber os banhistas

Menu – TOPO

Museus:

Para os amantes da cultura, história e da arte, Mar del Plata é um verdadeiro paraíso, pois conta com diferentes e interessantes museus e centros culturais para visitação.

O Museu Municipal de Arte Juan Carlos Castagnino fica localizado em uma antiga casa de veraneio que, até hoje, em seu primeiro andar, mantém todos os moveis originais da época.

Nas salas do térreo, segundo e terceiro andar, artistas argentinos expõem suas mais de 600 coleções de obras artes. Outra curiosidade do edifício é que nele foi construído o primeiro elevador da cidade.

O Museu Municipal de Arte Juan Carlos Castagnino funciona de quarta-feira a segunda-feira das 14h às 19h e a entrada custa $ 200 pesos.

O Museu de Arte Contemporânea (MAR) também é outra incrível opção para um passeio cultural em Mar del Plata. O museu tem apenas 9 anos de inauguração e possui exposições culturais de artistas nacionais e internacionais.

Na frente do museu, uma escultura de lobo-marinho de aproximadamente 10 metros de altura é um dos elementos que mais chamam à atenção dos visitantes, todo mundo quer uma selfie com ele!

A entrada para o MAR é gratuita e funciona de terça-feira a sexta-feira das 10h às 16h e nos sábados e domingos das 14h às 20h.

Outras opções que valem super a pena uma visita são:

  • o Museu Municipal De Ciências Naturais Lorenzo Scaglia,
  • o Museu Municipal Jose Hernandez,
  • o Museu del Hombre del Puerto Cleto Ciocchini,
  • o Museu Casa del Puente e
  • o Centro Cultural Victoria Ocampo.
o que fazer em Mar del Plata
Todo mundo quer tirar foto com esse enorme leão-marinho em frente ao MAR… inclusive nós! rs

Menu – TOPO

Cassinos e bingos:

Esse tipo de entretenimento para maiores de 18 anos é bastante comum em Mar del Plata.

O Casino Central é o mais famoso e visitado, ele fica em um edifício do ano de 1938 bem na frente da Playa Bristol.

Outras opções de Cassinos e bingos na cidade são:

  • Casino del Mar,
  • Casino Hotel UTHGRA Sasso,
  • Bingo Puerto,
  • Bingo Peatonal,
  • Bingo Mar e
  • Bingo del Sol.
Cassino em Mar del Plata
Entrada do Cassino em Mar del Plata

Menu – TOPO

Tour Cervecero Cervecería Antares:

Famosa em todo o país, a cervejaria Antares abre as portas da sua fábrica em Mar del Plata para visitação guiada e demonstração do processo de fabricação de suas cervejas.

Além de assistir ao processo, os visitantes ganham um copo e podem degustar até 4 cervejas no local.

As visitas guiadas acontecem nas sextas e sábados às 16h, 17h e 18h e só é permitido até 10 pessoas por visita. A fábrica da Cervecería Antares está localizada na 12 de Octubre 7749.

tour cervejeiro em mar del plata
Clique na imagem para saber mais

Menu – TOPO

Parque Aquático Aquarium:

Que tal ver de pertinho e assistir a um espetáculo com animais marinhos como pinguins, golfinhos, leões marinhos, tubarões, peixes, mestiços, lêmures e tartarugas?

Em Mar del Plata é possível!

O Parque Aquático Aquarium possui cerca de 9 hectares e além dos espetáculos e aquários, os visitantes podem curtir exposições e palestras educativas, além de áreas de relaxamento, jogos, atividades aquáticass e alimentação.

Para compra de ingressos e consulta dos horários de funcionamento e shows acesse o site do Aquarium.

Mar del Plata o que fazer
A entrada do Aquário

Menu – TOPO

Esportes:

Para os fãs de esportes, Mar del Plata é recheada de espaços para a prática de vários tipos de esportes.

Um dos mais populares na cidade é o surf, onde devido as suas praias de boas e grandes ondas atrai muitos surfistas e apaixonados pelo esporte.

Para quem quer aprender a pegar uma onda, há diversas escolas de surfe e locais para aluguel de pranchas espalhadas por todo litoral.

O golf é outro esporte bastante praticado na cidade e atualmente há na região 4 clubes com campos de diferentes características, são eles: Mar del Plata Golf Club, Sierra de los Padres Golf Club, Club Mar del Plata Golf “Los Acantilados” e o Marayui Country Club.

Para os mais corajosos, na cidade, bem longe da costa, há também diversos pontos para a prática de mergulho com cilindro, onde é possível a observação de uma grande diversidade de animais marinhos da região.

Para acessar os pontos de mergulho, é necessário estar acompanhado de guias autorizados.

Oportunidade => Curso de Surf em Mar del Plata

mar del plata esportes aquáticos
O surf em Mar del Plata é bem organizado!

Menu – TOPO

Outros eventos:

Durante o ano inteiro há diversas atrações como festivais musicais, esportivas, teatrais e muito mais!

Para saber quais eventos irão acontecer durante a sua passagem por La Ciudad Feliz, acesse o site do Turismo em Mar del Plata e baixe o calendário para mais dicas de o que fazer na cidade!

Vale a pena => Tour panorâmico por Mar del Plata

Mar del Plata
Nós ficamos uns 3 dias na cidade e não deu para aproveitar tudo… rs

Menu – TOPO

Onde ficar em Mar del Plata: dicas de hospedagem

A cidade está cheia de opções de hospedagem, desde os com preços mais acessíveis para os viajantes econômicos até os mais sofisticados, para os mais exigentes!

Nesse tópico vamos te ajudar com dicas de hospedagem em Mar del Plata! Vem conferir!

Puerto Nómade Hostel Internacional

Começamos nossas dicas com essa opção econômica que fica a menos de 2 km da região central da cidade e a 2 minutos de caminhada da Praia de La Perla, o Puerto Nómade Hostel.

A propriedade dispõe de quartos compartilhados separados para homens e mulheres, além de wi-fi gratuito, café da manhã, sala com TV e lareira.

Os hóspedes podem contratar aula de surf diretamente com a Puerto Nómade Hostel Internacional!

VER PREÇOS

onde ficar em Mar del Plata
Este hostel fica em um lindo casarão antigo – Ver todas as fotos

Menu – TOPO

Hostel Sauce

Outra opção com preços mais acessíveis e com quartos compartilhados ou privativos, o Hostel Sauce fica na região central da cidade e a 10 minutos a pé da praia. O local ainda oferece wi-fi gratuito, cozinha compartilhada e jardim.

VER PREÇOS

onde ficar em Mar del Plata
O quarto privativo do Hostel Sauce – Veja todas as fotos

Menu – TOPO

Hotel Denver Mar del Plata

Com opções de quartos para até 4 pessoas, o Hotel Denver oferece academia, piscina, bar, café da manhã e estacionamento. Os quartos são modernos e equipados com TV, ar condicionado e cofre. Além disso, o Aldrey Shopping Mall e o Cassino Central ficam a poucos metros da propriedade.

VER PREÇOS

onde dormir em Mar del Plata
O quarto confortável do Hotel Denver – Ver todas as fotos

Menu – TOPO

Hotel Uthgra Sasso

Para quem busca um hotel 5 estrelas em Mar del Plata, o Hotel Uthgra Sasso é uma das principais opções! O hotel é completo e oferece serviços como SPA, hidromassagem, sauna e academia, além de bar, restaurante, parque infantil e piscina interior e exterior. O hotel também conta com um dos principais cassinos da cidade.

VER PREÇOS

Hotel em Mar del Plata
Hotel com quartos confortáveis em Mar del Plata – Ver todas as fotos

Menu – TOPO

Agora você já sabe: Mar del Plata é uma ótima opção para você que está indo viajar para a Argentina e deseja conhecer seu litoral da melhor forma!

Boa viagem!!

 

E não viaje para Buenos Aires sem o nosso super guia: várias dicas organizadas para facilitar a sua vida, além de um roteiro dia-a-dia, com mapa e como chegar aos lugares. 😉

guia de buenos aires turista profissional

Confira todas as nossas dicas de hotéis em Buenos Aires. São vários posts com resenhas, melhores bairros e muitas outras dicas.

Se está planejando sua viagem para Buenos Aires, não deixe de contratar um bom seguro viagem. Ninguém espera que algo aconteça, mas vai que acontece. Melhor estar prevenido, não é?!

COTAÇÃO DE SEGURO VIAGEM AQUI >>

E não deixe de conferir todos os passeios e ingressos que poderá comprar com antecedência. 😉

Deixe um comentário